Óleos cosméticos

Óleo de argão para cabelo: propriedades e regras de uso

Óleo de argão para cabelo: propriedades e regras de uso
Contente
  1. Efeito e composição
  2. Recursos benéficos
  3. Contra-indicações
  4. Recursos do aplicativo
  5. Receitas
  6. Avaliações

Em textos publicitários sobre o novo xampu milagroso, a combinação "óleo de argan" é usada de vez em quando. Vamos descobrir o que é esse óleo, se ele realmente é quase uma panacéia para vários problemas de cabelo e se pode ser usado em casa em sua forma pura ou como parte de máscaras caseiras.

Efeito e composição

O óleo de argão é extraído dos frutos da planta de mesmo nome, que cresce no norte da África. A árvore de Argania marroquina produz frutos semelhantes a azeitonas, mas maiores e carnudos. É deles que o óleo de argan é extraído pelo método de prensagem a frio.

O processo de prensagem desta forma consome muita energia e requer uma grande quantidade de matéria-prima, razão pela qual o produto acabado tem um custo bastante elevado. Mas é com este método de obtenção que é possível preservar todas as propriedades curativas dos frutos de Argânia.

Para o cuidado do cabelo, você deve escolher óleo para procedimentos cosméticos, de uso externo. Não sofre tratamento térmico, o que significa que retém mais elementos úteis. Também existe óleo de argan culinário que pode ser usado para cuidar do cabelo, mas você não deve esperar muito dele. Seu principal objetivo é cozinhar.

A composição do produto cosmético contém muitas vitaminas e ácidos graxos benéficos, o que torna possível o uso com sucesso do produto para fins cosméticos - para melhorar a condição e o tratamento da pele e dos cabelos.Assim, a vitamina A contida tem efeito antioxidante, promove a produção de colágeno, aumenta a taxa de regeneração dos tecidos e regula o metabolismo das gorduras nas células.

Outro antioxidante do óleo de argan é a vitamina E, que também é responsável pelo transporte de oxigênio para as células, melhora a regeneração e retarda o processo de mudanças nas células relacionadas à idade.

A vitamina F promove uma melhor assimilação dos demais ingredientes da composição, "monitora" o teor de umidade suficiente nas células e proporciona a hidratação necessária.

Entre os antioxidantes do produto, vale destacar os polifenóis, que, além disso, restauram as células e retêm o pigmento nelas. Os processos de auto-rejuvenescimento, além de retardar o processo de aparecimento dos cabelos grisalhos nos cabelos, são proporcionados por uma substância do produto chamada esterol, que é de origem orgânica.

Mais de 80% do óleo de argan consiste em ácidos graxos - palmítico e oleico. Eles são necessários para manter a composição desejada das células, e também protegê-las dos efeitos negativos do meio ambiente. Por fim, a composição contém os chamados antibióticos fitoterápicos, que ajudam o couro cabeludo a resistir a fungos, micróbios e caspa.

Com danos menores ao cabelo, os primeiros resultados do uso do produto serão perceptíveis após algumas semanas de uso. Se houver danos graves, então serão necessários 4-6 meses de tratamento, o efeito positivo visível do óleo é sentido após 2 meses de aplicação regular da composição.

Regular neste caso significa usar o produto pelo menos 2 a 3 vezes por semana.

Recursos benéficos

A riqueza e naturalidade da composição permitem falar do amplo efeito complexo do óleo na pele e nos cabelos. Portanto, os ácidos graxos são úteis para pontas duplas enfraquecidas, finas. O óleo ajuda a alisar as escamas capilares, devido às quais os cabelos ficam mais fortes, a "fofura" desaparece, surgem maciez e brilho.

Com ação no couro cabeludo, o óleo de argan o amolece e normaliza os processos lipídicos. Isso permite que você esqueça o ressecamento e uma sensação de aperto no couro cabeludo, alivia a oleosidade excessiva, a caspa (graças à vitamina F).

Com efeito antioxidante e retardando o processo de envelhecimento, o óleo ajuda a fortalecer e nutrir os folículos capilares, fazendo com que os fios fiquem mais fortes e densos, com menos queda. Com o uso frequente do produto, é possível prevenir o aparecimento precoce de cabelos grisalhos.

Os benefícios do produto para cabelos coloridos e descoloridos são óbvios:

  • em primeiro lugar, compensa o déficit de umidade que invariavelmente ocorre nos cabelos tingidos;
  • em segundo lugar, ajuda a reter o pigmento na estrutura do cabelo, o que significa maior preservação da cor e do brilho dos cabelos coloridos.

Cabelo tingido e ainda mais descolorido muitas vezes torna-se claro e fofo. Isso ocorre porque a tinta levanta as escamas do cabelo para entrar. Como já mencionado, o óleo de argan fecha, suaviza as escamas. Graças a isso, o cabelo não frizz, é alisado e mantém por mais tempo a tonalidade obtida com o tingimento.

Assim, as seguintes direções principais de uso de óleo de cabelo podem ser distinguidas:

  • tratamento de pontas duplas danificadas, incluindo as pontas;
  • tratamento do couro cabeludo (caspa, seborreia oleosa, infecções fúngicas);
  • hidrata e preserva a cor dos cabelos pintados, prevenindo os cabelos grisalhos precoces.

Contra-indicações

O óleo de argan natural é considerado um produto que raramente causa alergias. No entanto, por estar saturado com ingredientes ativos, o produto ainda pode causar uma reação negativa no organismo.

Um teste de alergia ajudará a prevenir esse incômodo. Na sua forma pura, o óleo é aplicado em uma fina camada no pulso e deixado por 4 horas.Se durante esse período surgirem coceira, inchaço, vermelhidão, erupções cutâneas, o uso de óleo (mesmo como parte de máscaras com outros componentes) deve ser abandonado. Se não houver reação negativa, o produto pode ser usado.

O uso de óleo não é recomendado para doenças dermatológicas graves do couro cabeludo. Na presença de feridas abertas, queimaduras, escoriações e arranhões. Nesse caso, deve-se aguardar a cicatrização da pele.

É importante usar um produto natural de qualidade. Óleo de baixa qualidade ou defeituoso, como um produto vencido, na melhor das hipóteses não terá nenhum efeito, na pior, provocará reações alérgicas.

O óleo de qualidade é vendido em recipientes de vidro escuro e geralmente equipado com uma tampa doseadora. O país de origem deve ser Marrocos, em apuros - os países vizinhos. A vida útil de um produto natural sem conservantes é de no máximo um ano.

Se o óleo armazenado na geladeira (e é onde deve ser guardado) escurecer e formar um precipitado, isso indica a presença de impurezas na composição. É improvável que o produto possa ser considerado 100% seguro.

Aliás, o cheiro também fala da presença de impurezas. O produto natural tem um cheiro doce, tem um leve aroma a pipoca. A ausência de cheiro ou âmbar floral é uma evidência de que o óleo passou por alguns procedimentos não previstos pela tecnologia de prensagem a frio.

Recursos do aplicativo

O óleo é adequado para uso em cabelos secos e úmidos. No primeiro caso, uma pequena quantidade é aplicada ao longo da linha do cabelo e nas pontas como spray ou condicionador. É conveniente aplicar apenas algumas gotas de óleo na palma da mão, esfregar um pouco e depois, por assim dizer, alisar os cabelos, evitando que a composição chegue à raiz. Você não precisa lavá-lo, você pode começar a modelar imediatamente.

Para tratamento do couro cabeludo e fortalecimento da raiz, aplique o óleo corretamente na base do cabelo. O produto é esfregado no couro cabeludo enquanto se faz uma massagem suave. Em seguida, a composição é distribuída por todo o comprimento do cabelo. Como a maioria das máscaras de óleo, o óleo de argan requer aquecimento da cabeça, portanto, após aplicá-lo, é aconselhável colocar uma tampa de plástico na cabeça e se aquecer com uma toalha. Você precisa guardar a máscara de uma hora a várias horas, pode até deixá-la durante a noite.

Para obter um efeito maior do uso do óleo, ajuda-se aquecendo-o em banho-maria a 37-38C. Ele aquece rapidamente, portanto, antes de aplicá-lo no couro cabeludo, é necessário colocar o óleo no pulso. Se a temperatura parecer confortável, pode-se usar óleo. Se ainda estiver quente, deixe a comida esfriar um pouco.

Deve-se entender que o produto é muito concentrado, por isso é recomendável usá-lo em sua forma pura no máximo 2 a 3 vezes por semana. O produto principalmente não diluído é aplicado nas pontas. A combinação do óleo de argan com outros óleos cosméticos o ajudará a obter uma máscara segura e eficaz.

A composição é lavada com bastante facilidade, na maioria dos casos, uma é suficiente, raramente - duas lavando a cabeça. Se você tem medo de que, após as máscaras de óleo, seu cabelo fique pendurado como "pingentes de gelo" e fique oleoso, você pode adicionar uma colher de chá de bálsamo para o cabelo ao óleo ou uma máscara baseada nele. Útil para esses fins e gema de ovo, que é esfregada no couro cabeludo antes de usar o produto marroquino.

Após o procedimento, você pode enxaguar o cabelo com água misturada com suco de limão ou vinagre de maçã. Eles também neutralizam o excesso de oleosidade.

O óleo de argão pode ser combinado não apenas com outros óleos, mas também com equivalentes essenciais. Os últimos também têm muitas variedades e, portanto, um propósito. Os óleos essenciais são adicionados em pequenas quantidades ao produto de argão - não mais do que 2-3 gotas.

Você pode combinar óleos essenciais de ylang-ylang, sândalo, óleo bey com óleo marroquino. Esses tandems irão aliviar a secura e as pontas duplas.A combinação de um produto marroquino com óleos essenciais de toranja, limão, lavanda, alecrim e bergamota irá salvá-lo do teor excessivo de gordura. Da perda - sua combinação com ésteres de eucalipto, neroli, cedro.

Receitas

O óleo de argão tem uma ampla gama de utilizações. Adicionando este ou aquele componente a ele, você pode aprimorar um certo efeito da máscara. Vamos dar uma olhada nas receitas de máscara de argan comprovadas mais populares para vários problemas de cabelo.

Tratamento de cabelo seco

A composição medicinal de acordo com esta receita reaviva o cabelo naturalmente seco e dá-lhe a hidratação necessária. Também é indicado para quem estragou o cabelo com manchas frequentes, usando um modelador, um secador de cabelo.

Além do óleo de argan, você precisará de óleos de amêndoa e bardana para preparar a máscara. Os óleos são ingeridos em quantidades iguais e aplicados no cabelo. Fique por uma hora.

Para cabelos oleosos

A composição irá aliviar a oleosidade excessiva do couro cabeludo, devido ao qual o cabelo ficará fresco por mais tempo, será possível lavá-lo com menos frequência.

Você pode obter a máscara misturando 1 colher de chá de óleo de argan, uva e abacate. Adicione 2 gotas de óleo de noz de cedro a esta mistura (como regra, é vendido em pequenos frascos, como óleos essenciais, por isso será conveniente pingar). Se o cabelo estiver abaixo das omoplatas, dobre o número de ingredientes.

Mexa os componentes da mistura, aplique na raiz, combinando o processo com uma leve massagem, e depois distribua por toda a mecha. O tempo de exposição é de 30-40 minutos.

Máscara de crescimento capilar de óleo de argão

O óleo de argão nutre os folículos capilares, previne o envelhecimento celular. Se você adicionar uma porção adicional de vitaminas A e E, poderá criar uma máscara que promova o crescimento acelerado do cabelo.

Para isso, você deve misturar 1 colher de chá de óleo de argan e óleo de rícino, adicionar a mesma quantidade de suco de limão espremido na hora e mel líquido. Por último, adicione 10 gotas de vitamina A e 5 ampolas de tocoferol.

A máscara é esfregada nas raízes e o resto é distribuído pelos fios. Não será muito oleoso. Em seguida, o cabelo é seco com secador de cabelo e deixado nesta forma por 2 horas.

Máscara para cabelos tingidos a seco

Pelas peculiaridades da composição, essa máscara de óleo marroquina hidrata os fios, restaura sua estrutura e também retém o pigmento dos fios coloridos, livrando-os do ressecamento. Também é útil fazê-lo no verão depois de uma viagem ao mar, onde, sob a influência do sol e da água do mar, o cabelo está perdendo umidade ativamente.

Esta máscara é à base de argão e azeite de oliva, que são ingeridos em 2 colheres de sopa. Em seguida, você precisa adicionar 1 colher de chá de óleos de lavanda e sálvia à mistura. Aqueça a mistura em banho-maria e, em seguida, acrescente a gema de um ovo. A duração da ação da mistura medicamentosa é de 20 minutos.

Composição de brilho

Se os fios ficarem opacos, fofos e não se ajustarem bem, o óleo de argan (2-3 colheres de sopa), ao qual é adicionado macadâmia ou manteiga de karité (1-2 colheres de chá), ajudará. A mistura é aplicada em todo o comprimento com ligeiro desvio da raiz (literalmente de 1-1,5 cm) e deixada no cabelo por 45 minutos.

Elixir para cabelos descoloridos

Cabelo descolorido e tingido tem mais probabilidade de precisar de umidade. Eles perdem muita umidade e, portanto, na ausência de cuidados adequados, tornam-se quebradiços, secos, emaranhados. A situação é agravada pelo uso regular de pinças e secador de cabelo. O óleo de argão resolverá os problemas listados e neutralizará os danos causados ​​pela pintura e aplicação de calor.

A máscara é preparada com uma colher de sopa de óleo de argan, que é misturada com a mesma quantidade de suco de babosa. 10-15 minutos antes, o pão de centeio sem aditivos deve ser embebido em leite. Quando amolecer, esprema o pão, misture o mingau resultante com uma mistura de óleo-vegetal e distribua pelos cabelos. Isole e mantenha por 50-60 minutos.

Para esta composição, o aloe deve ser retirado de uma planta adulta, que tenha pelo menos 5 anos de idade.Uma folha previamente rasgada deve ser mantida na geladeira por pelo menos dois dias, embrulhada em um guardanapo de papel.

Avaliações

O óleo de argão recebeu muitas críticas positivas quando usado no cuidado do cabelo em geral. As próprias meninas notam que o efeito visível é alcançado com o uso regular (pelo menos 2 vezes por semana) do produto.

Ao contrário de outros óleos (bardana, rícino, oliva), o óleo de argan é lavado na primeira vez e não causa cabelos oleosos. Além disso, pode ser utilizado com segurança por moças de cabelos louros - o produto não causa amarelecimento dos fios loiros.

A maneira mais fácil de usar o óleo é literalmente aplicar 1-2 gotas em um pente, distribuir por todos os dentes e pentear o cabelo sem tocar no couro cabeludo. Isso os torna instantaneamente mais suaves e fáceis de estilizar.

O melhor de tudo é que as fotos antes e depois de usar o óleo de argan mostram as propriedades medicinais do óleo de argan.

Por exemplo, neste caso, o cabelo das meninas não pode ser chamado de severamente danificado. Pode-se ver que falta umidade - pontas secas, fofura. Após a aplicação do óleo de argan (conforme indicado na revisão, por 4 semanas), o cabelo fica vibrante, com brilho e fica com aspecto saudável e bem cuidado.

As fotos a seguir mostram um resultado semelhante. Aqui o óleo era usado apenas para os fins. Depois de um mês de uso, as pontas duplas ficaram seladas, adquiriram vivacidade, livraram-se da secura. Observe que o cabelo ficou brilhante, o que é especialmente notável devido à tonalidade dos fios.

      A próxima dica é da dona do cabelo cacheado. Antes de usar óleo de argan, o cabelo estava seco e sem vida, crespo. Após a aplicação, os fios ficam hidratados e mais lisos.

      Percebe-se que também foi utilizado como condicionador antes da modelagem. Ajudou a deixar os cachos mais estruturados, proporcionou brilho.

      Para uma análise em vídeo do uso de óleo de argan para cabelos, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa