Copiadora

Como se tornar um redator do zero?

Como se tornar um redator do zero?
Contente
  1. Por onde começar?
  2. Aprendendo o básico e treinamento
  3. Ações seguintes
  4. Erros comuns
  5. Segredos de direitos autorais

Um redator na mente de uma pessoa comum é uma pessoa que não se separa do computador, digita texto em uma velocidade reativa e pode trabalhar até mesmo em uma cidade siberiana coberta de neve, mesmo em uma Bali tranquila. E não há grandes equívocos nessa visão: tudo isso é mesmo possível, mas o caminho profissional pode ser mais espinhoso, e o sucesso sério chega aos mais criativos e dispostos a aprender muito e a se trabalhar.

Por onde começar?

Tornar-se um redator do zero é um pedido muito popular na Internet, pois muitas pessoas gostariam de trabalhar remotamente, de casa, sem as tediosas idas ao escritório pela cidade. E essa é uma vantagem indiscutível da profissão. Mais um - você pode trabalhar sem educação especial. Embora este ponto exija reservas: nem sempre. Algumas empresas, e também clientes individuais, estão interessadas em um diploma de redator e exigem conformidade. É possível dizer que jornalistas e filólogos têm maiores chances, mas nem sempre. Por exemplo, a redação médica raramente contrata pessoas sem formação médica.

O ingresso em uma profissão inclui os seguintes fatores.

  • Cursos profissionais. Eles podem ajudar, mas não dão garantias. Se a pessoa precisa de uma base, está acostumada a fazer trabalhos de estudo e isso ajuda a entender a profissão, os cursos ajudam (dependendo de qual, claro). Se ele é um praticante puro e não gosta de teoria, mas aprende certo no processo, é improvável que os cursos justifiquem as expectativas. Talvez seja melhor estudar este último tipo depois de entrar na profissão, quando ele se encontra nela e decide se firmar.
  • Vontade de construir um portfólio há muito tempo, muito e com alguns riscos. Nem tudo será pago.Nem tudo será pago, pois o próprio redator estima seu trabalho. Ele com certeza se encontrará com golpistas pelo menos uma vez. Por uma vez, pode ser derrotado por um crítico ou um cliente. Talvez, para se declarar em um recurso grande e com boa reputação, ele envie para lá uma dúzia de artigos, e apenas o décimo atirará e se tornará seu cartão de visita.
  • Entender que você terá que escrever não apenas artigos, mas também fazer páginas de destino, descrições publicitárias de produtos, trabalhar em boletins informativos por e-mail e escrever resumos. Essas competências profissionais podem assustar um iniciante, mas se assim for, é melhor não se envolver com direitos autorais. Ele é flexível, ele muda, conforme muda a agenda do ambiente de informação, e ele ama quem está pronto para aprender toda a sua vida profissional.

Se uma pessoa entende esses três pontos importantes, aceita, escolhe algum tipo de desenvolvimento em sua relação, ela pode começar a trabalhar sem nenhuma experiência. Direto de segunda-feira, do zero, sentado à mesa em casa.

Claro, você terá que se candidatar a trabalho autônomo (se o cliente não o empregar), mas é melhor resolver esse problema assim que chegar o primeiro sucesso profissional.

Aprendendo o básico e treinamento

Nenhum treinamento. Se cursos caros são muito caros, mas um iniciante considera necessário entender como e com o que ele vai trabalhar, você pode construir um esquema de treinamento individual para você.

Um exemplo de tal esquema.

  1. A experiência de outros. Existe um grande número de artigos e posts na Internet sobre o tema “Como me tornei redator”. Eles são bons em se introduzir na profissão e ajudar a evitar erros com a experiência de outra pessoa. Depois de ler 5 a 10 desses artigos, uma imagem geral das perspectivas já está surgindo.
  2. Tentativa de escrever. O número de recursos que um iniciante publica gratuitamente é enorme. Nesse caso, não é crime: a pessoa escreve, manda, posta trabalhos e olha para ver se conseguiu. Ele pode submeter este artigo ao julgamento de colegas de redes sociais públicas profissionais e receber as primeiras avaliações. Eles também são ótimos para aprender o básico.
  3. Aulas gratuitas. Se não houver dinheiro extra para treinamentos e cursos pagos para entrar na profissão, você pode ligar o Rutube e encontrar várias palestras grandes e de alta qualidade lá, que também fornecem uma ampla compreensão do trabalho de um redator.
  4. Assista a episódios de blogueiros populares falando sobre direitos autorais. Também é gratuito e muito educacional.
  5. Leia literatura que ensina você a escrever textos. Entre esses livros, por exemplo, Denis Kaplunov "redação comercial", Ilyakhov e Sarycheva "Escreva, corte", Sasha Karepina "Escrevemos de forma convincente. Meu próprio redator ", Roy Peter Clarke" 50 maneiras de escrever ", Nora Gal" A palavra viva e morta ". É sempre útil ler para um redator, e não apenas no início profissional.
  6. Aprenda com os melhores. Existem tantos sites bons na rede para os quais autores talentosos trabalham que não será um problema para ninguém compilar sua própria seleção. E então tudo é simples: encontramos o trabalho deles, lemos com atenção, escrevemos momentos especialmente legais. Não, provavelmente você não terá que usá-los, porque essas são as descobertas do autor. Mas todos os talentos foram copiados no início, então o estilo foi aperfeiçoado.

O princípio básico do período de treinamento é que teoria e prática sempre andam juntas. Durante o dia você pode ouvir palestras uma após a outra, pode demorar mais meio dia para estudar as obras-primas de outras pessoas, mas à noite você precisa se sentar em frente ao computador e escrever algo você mesmo. Mesmo uma página.

Ações seguintes

Para dominar a profissão de redator, você precisa conhecer o mercado. Isso é freelance, o que significa que ninguém vai dar o trabalho, você precisa assumi-lo sozinho.

Pesquise pedidos fáceis

Para encontrar seu primeiro emprego, você precisa reduzir imediatamente o nível de exatidão. Pedidos caros - para eles já existe uma fila dos melhores autores que também começaram com artigos baratos. Mas você não pode criar um portfólio sem eles.

A melhor opção são as trocas. Lá você precisa se cadastrar, ler as condições de trabalho, entendê-las e começar rapidamente.Há trocas com etiquetas de preços altos, mas os editores fiscalizam o trabalho aos poucos e os artigos são abocanhados pelos concorrentes no momento. Tem trocas onde pagam pouco, mas dá muito trabalho e toda a equipe está trabalhando com presteza.

Atenção! Para quem trabalha remotamente, o princípio do pagamento é importante. Algumas trocas são fechadas com os autores no máximo uma vez a cada 2 semanas, o que não é muito conveniente. Existe um princípio de pagamento linha a linha, quando o dinheiro do trabalho é retirado uma ou até duas vezes por dia. Leia as condições de pagamento antes mesmo de levar o artigo para o trabalho.

Existe o preconceito de que não se pode ganhar muito com as trocas e não se deve perder tempo com elas. Mas um grande número de redatores dirá "você não pode colocar seus ovos na mesma cesta." Portanto, mesmo autores muito experientes podem trabalhar em trocas modestas, onde entendem tudo, e as exigências, o pagamento, os tópicos dos artigos são mais do que satisfeitos. Mas isso é apenas uma parte de sua carga de trabalho profissional: eles também preenchem sites com conteúdo, conduzem redes sociais (eles escrevem como "a voz da marca") e assim por diante.

Ou seja, a bolsa é um dos locais mais estáveis ​​para um redator, então não é uma pena ficar lá.

Escrevendo artigos para venda

Muitas bolsas oferecem a exibição de seus próprios artigos, ou seja, não aqueles que o cliente solicita e fornece os termos de referência, mas os seus próprios. Eles não são comprados tão rapidamente, às vezes ficam na bolsa por um mês, mas você pode tentar. Especialmente se o autor conhece SEO, entende semântica e palavras-chave, e entende quais tópicos estarão em demanda e como escrever um artigo para que as pessoas queiram comprá-lo.

Você pode vender um artigo apenas uma vez: após a venda, os direitos passam para o comprador. Este é um ponto muito importante, no qual os iniciantes costumam furar.

E mesmo que eles não tentem vender o artigo duas vezes, eles podem usá-lo como um teste, o que também não podem.

Tornando-se um redator universal

Um generalista é um especialista que pode desempenhar uma ampla gama de funções. Este é um guru do texto que sabe como uma longa leitura difere de uma mala direta de publicidade (não apenas na forma, mas também na forma de apresentação do texto).

O que um redator universal faz:

  • cria slogans;
  • está empenhado em nomear;
  • escreve scripts para vídeos (vídeo e áudio);
  • organiza suporte de informações para uma variedade de recursos;
  • faz apresentações brilhantes e significativas;
  • prepara comunicados de imprensa;
  • pode trabalhar como redator de discursos;
  • tem experiência em edição e revisão.

Hoje, redatores também podem se dedicar à criação de roteiros para filmes corporativos, comerciais e outros produtos de mídia da marca. Este é um campo de atividade muito amplo, portanto, um redator nem sempre é uma pessoa que não pode ser arrancada do computador. A ideia do mesmo roteiro de um filme para a empresa vai nascer na cabeça dele, ele vai pensar nos mínimos detalhes e só então escrever. E o autor ganha um bom dinheiro com esses pedidos.

Coleção de portfólio

Um ponto muito importante, porque portfólio é um cartão de visita do autor, o que afeta seu sucesso profissional.

O que deve estar em um portfólio.

  • Links para os melhores trabalhos. Sim, são os links que importam. Um cliente em potencial os segue até o local e vê o trabalho em ação.
  • Sumário breve. Você só precisa escrever sobre você de uma forma simples, interessante, concisa e significativa. Menos clericalismo e burocracia, o texto deve ser vivo, letrado, para que o cliente só veja a partir dele o potencial do autor.
  • Decoração agradável. Você pode criar seu próprio site, uma página em uma rede social - hoje é muito mais adequado do que enviar um documento para um cliente.

O portfólio deve ser atualizado regularmente. É desejável que haja uma foto do autor: você pode “ser criativo” sobre ela, a imagem do autor também vende.

Desenvolvimento de base e busca de clientes

É aconselhável não se limitar a um cliente. Você precisa atualizar constantemente seu banco de dados, concordar com uma nova parceria, realizar projetos únicos. E inclua tudo isso em seu portfólio, em sua versão ampliada. Existem públicos de redatores nas redes sociais, onde os clientes procuram regularmente por performers. Boca a boca também funciona, colegas compartilham trabalho, clientes, conexões antigas funcionam.

Perfeição

Cada autor pode "escrever". Mesmo os mais talentosos, experientes e eficientes. Portanto, uma reinicialização profissional é necessária pelo menos a cada seis meses. É ótimo quando o autor tem seu próprio território, onde escreve apenas o que ele mesmo quer. Pode ser seu próprio canal, site, blog, grupo de rede social. E às vezes o autor só precisa ir a esse nicho por 3-4 dias, para lidar com seus textos. Assim, ele foge de tarefas do mesmo tipo, instruções passo a passo, requisitos estritos.

Melhoria também é análise, sistematização da experiência. Você pode fazer um blog para redatores novatos; isso ajudará o autor a ver seu trabalho de fora.

Aumento do custo dos serviços

Esperar justiça total do preço de direitos autorais é impossível. Freqüentemente, o autor vale tanto quanto afirma. E você pode ser modesto, sem cruzar uma certa linha de preço por muitos anos, ou pode se sentir à vontade para pedir um aumento. Este é um momento delicado, depende apenas da autoestima profissional do autor, da sua vontade de correr riscos, de se declarar, de estabelecer novos padrões.

Mas muitas vezes o autor escreve a taxas diferentes: nas bolsas ele se contenta com preços modestos (mas lá tudo é estável e o dinheiro está à mão quase todos os dias), e ele lidera redes sociais e escreve roteiros por taxas altas.

Em conjunto - um bom rendimento, carga horária uniforme, diferentes áreas da escrita, o que significa um tom profissional.

Erros comuns

A lista a seguir contém erros que mais de um redator corrigiu:

  • tome por quantidade - você pode escrever 50 quilos por dia (50.000 caracteres), mas a qualidade se perde, e o autor logo entenderá que ele não é feito de ferro;
  • trabalhar sem fins de semana e férias - fins de semana e férias são uma necessidade, você precisa entender isso imediatamente;
  • "Mergulhe" na profissão sem ter uma ideia - se uma pessoa não descobriu o que é reescrever e o que é copyright, é muito cedo para ela aceitar ordens;
  • fazer tarefas de teste volumosas de graça - é legal para golpistas, para o autor - uma grande decepção;
  • ignore os serviços populares de verificação de texto - em primeiro lugar, o cliente não aprovará isso e, em segundo lugar, essa é uma ferramenta de trabalho, ponto final.

Todos os erros não podem ser evitados, mas você precisa tratá-los como aprendizado e tentar corrigi-los apenas uma vez, não os encontrando mais no caminho.

Segredos de direitos autorais

Existem alguns segredos universais, mas existem dicas que raramente se revelam inúteis.

  1. O trabalho é separado da vida cotidiana. Escrever com uma das mãos e preparar sopa com a outra é uma magia que nem todos conseguem dominar. Não, você deve levar o seu trabalho a sério, desligando o som dos mensageiros e pedindo para sua família não incomodar. E assim - desde o primeiro dia.
  2. Um redator geralmente recebe dinheiro mais de uma vez por mês, mas com muito mais frequência, e há a tentação de gastá-lo à medida que ele entra. Também é melhor pensar sobre o esquema para armazenar dinheiro e distribuir as despesas imediatamente.
  3. Trabalhar em um texto pode demorar mais do que escrever: encontre especialistas, estude estatísticas, leia um mar de fontes, decida a forma e o design. Mas tudo isso é a garantia de um bom texto que muitas pessoas irão ler.
  4. Trabalhar em um computador requer a mudança regular para aquecimento, exercícios e descanso do corpo após esse trabalho sedentário. Andar muito, arejar a sala com mais frequência - essas regras são inabaláveis ​​para um redator.
  5. Ler o melhor, seguir tendências, não se cansar de desenvolver - esta é a chave do sucesso.

E, claro, muito o que escrever. Sem isso, de forma alguma, mesmo os redatores mais bacanas sabem que sua força está no fato de serem trabalhadores e amarem o texto muito como um fenômeno, como uma ferramenta, como uma forma de influenciar o leitor e o consumidor.

sem comentários

Moda

a beleza

casa