Patins

Preciso afiar novos patins e como isso é feito?

Preciso afiar novos patins e como isso é feito?
Contente
  1. A necessidade de afiar
  2. Onde e como os patins são afiados após a compra?
  3. Erros comuns

Ao comprar novos patins, muitas pessoas pensam se precisam afiar as lâminas imediatamente. Por um lado, um novo produto deve ser adequado para uso, por outro lado, nem todos os fabricantes preparam acessórios para gelo a um nível que garanta um deslizamento suave e correto. Como arrumar as lâminas cruas, em que casos é necessário afiar novos patins, como fazer corretamente - mais sobre isso no artigo a seguir.

A necessidade de afiar

Em 90% dos casos, você terá que afiar novos patins... Apenas alguns modelos são vendidos com nitidez e a maioria requer processamento antes do primeiro passeio. Portanto, será melhor para os patinadores iniciantes arrumarem imediatamente este acessório de gelo deles. Se alguém pensa que será mais fácil e seguro para uma criança de patins com lâminas cegas dominar os movimentos no gelo, isso é um equívoco. Os patins infantis comprados devem ser afiados. O processamento industrial de chapas muitas vezes fica aquém das expectativas dos atletas e amadores.

Para determinar a frequência de nitidez, você precisa analisar o passeio. Os seguintes motivos podem indicar que é hora de encaminhar os patins ao mestre:

  • durante a condução, é cada vez mais difícil manter o equilíbrio;
  • é preciso mais esforço para ganhar velocidade;
  • tornou-se difícil fazer rotações;
  • o raio de giro mudou para um lado maior com as mesmas posições dos pés.

Quando você desliza com esforço, fica mais difícil chegar à velocidade desejada. Este é um sinal de que os patins precisam ser afiados, sejam eles novos ou já tenham sido experimentados mais de uma vez.... Quando o usuário se sente desconfortável no gelo, é mais difícil para ele manter o equilíbrio, realizar figuras complexas em movimento, o que significa que é necessário afiar o equipamento com urgência.

Deve-se notar que as lâminas feitas de material de qualidade não precisam ser afiadas com muita frequência, mesmo com uso intensivo. Além disso, quanto mais dura for a superfície das lâminas, mais tempo os patins deslizarão nas mesmas condições e forças.

Onde e como os patins são afiados após a compra?

O afiamento das lâminas às vezes é feito nas mesmas lojas de esportes onde os patins são vendidos. Se esta for uma loja especializada, é provável que haja máquinas para o processamento de lâminas. Não será supérfluo entrar em contato com o gerente do outlet após a compra. Com grandes pistas de gelo ou de patinação, também há oficinas onde colocarão rapidamente o equipamento em ordem. Isso é muito conveniente para os entusiastas da patinação no gelo, pois o raio do perfil e a espessura das lâminas podem ser corrigidos na hora.

Finalmente, isso pode ser feito pelos funcionários dos pontos onde os equipamentos esportivos são reparados. É verdade que, neste caso, é aconselhável entrar em contato com um especialista certificado. O fato é que, ao afiar, o mestre deve levar em consideração o estilo de pilotagem, ou seja, entendê-lo.

Você pode tentar afiar os patins sozinho em casa. Para fazer isso corretamente, você deve dominar pelo menos um dos métodos para esse trabalho.

  • Afiação com limas de agulha (você vai precisar de um torno, uma estrutura de madeira feita de barras dobradas com a letra "P" e uma lima de seção redonda).
  • Afiar com rebolos. Aqui você vai precisar de uma esmerilhadeira ou furadeira elétrica, um rebolo para a ferramenta apropriada, um dispositivo para fixar os patins com segurança, por exemplo, um canto de aço com grampos.

Como você pode ver, no segundo caso, você precisa de um equipamento. Vamos considerar cada método separadamente.

Nitidez de arquivo

Nesta versão, proceda da seguinte forma:

  • Eles fixam bem os produtos em um torno com as lâminas para cima, colocando os dois patins em paralelo.
  • O arquivo é fixado em uma ranhura especial em um bloco de madeira.
  • Uma barra com uma lima é instalada perto da ponta da crista, a configuração do sulco é delineada com movimentos para trás.
  • A seguir, um bloco com uma lima é colocado perpendicularmente às superfícies pontiagudas dos patins, após o que o sulco é progressivamente cortado até a profundidade desejada.
  • A força de pressão é distribuída igualmente por todo o comprimento das lâminas (normalmente até 25 cursos são feitos em ambos os lados da ranhura).
  • Assim que o som do movimento deixar de emitir um rangido, a lâmina pode ser considerada afiada.

Se um arquivo com uma barra não estiver disponível, uma pedra de amolar pode ser usada. Mas então você precisa pré-tratar as lâminas com um lubrificante especial para afiar ou usar óleo e água. Esta lubrificação evita que as partículas de poeira se espalhem ao trabalhar com uma pedra de amolar.

Na ausência de um torno, você pode usar grampos especiais que fixam com segurança cada patim nas áreas dos dedos e calcanhar.

Afiando com um rebolo

Neste caso, os patins também são fixados no suporte e, a seguir, é realizada uma série de ações de acordo com o algoritmo abaixo.

  • É necessário organizar uma área de trabalho segura para usar uma trituradora ou furadeira, e também não se esqueça da segurança contra incêndio (faíscas voam ao afiar). O uso de óculos e luvas de proteção é obrigatório. Um respirador com tampões de ouvido para proteger a respiração e a audição não fará mal - especialmente em um espaço confinado.
  • Monte o rebolo com segurança no instrumento.
  • Ligue o equipamento elétrico, equilibre o rebolo.
  • Determine o raio necessário (para iniciantes na equitação - de 9,5 a 12,5 mm). Com um raio menor, a aderência na superfície do gelo será mais confiável, mas o esqui rápido não funcionará, e com um raio maior, a velocidade de aceleração aumentará, mas a probabilidade de quedas será significativamente maior.
  • Marque manualmente a configuração da ranhura em placas não tratadas.
  • A afiação é feita movendo a ferramenta elétrica da frente do patim até o calcanhar. Em cada lado das lâminas são passadas várias vezes.

Ao trabalhar com um amolador, você deve seguir todas as regras de segurança necessárias, incluindo o uso de macacão ou avental não incinerável e colocar o cabelo sob um chapéu. As roupas não devem ser soltas - você precisa ter cuidado ao colocar as partes penduradas no disco giratório.

O método de afiar com lima é mais seguro e, para o segundo, além de tudo, são necessárias certas habilidades para trabalhar com esmerilhadeira ou furadeira elétrica.

Erros comuns

O erro mais comum que os novatos cometem ao afiar patins é presumir que eles precisam ser afiados da mesma forma que as facas de cozinha. Se você fizer isso, será difícil se equilibrar no gelo: haverá dificuldades de equilíbrio, será impossível manter a estabilidade. Os patins terão claramente uma má aderência no gelo devido à afiação inadequada. Existem mais alguns erros que podem ser identificados.

  • A diferença na altura das costelas. O afiamento desigual das bordas fará com que a ranhura não fique alinhada com o eixo da bota, dificultando o equilíbrio no gelo.
  • Costura excessiva. Afastar mais o calcanhar ou a ponta do patim irá perturbar o desequilíbrio da estrutura.
  • Diferença no esmerilhamento dos lados das lâminas... Se os lados interno e externo forem diferentes, o equilíbrio no gelo será difícil.

Nem você pode afiar seus patins segundo o princípio "mais afiado, melhor". Lembre-se de que esta não é uma faca de cozinha. É assim que os patins podem ser afiados apenas para profissionais, mas não para amadores. Pela primeira vez, é melhor afiar os patins com um especialista, e depois manter você mesmo a configuração desejada das lâminas, evitando os erros listados acima. Só se pode testar o trabalho no gelo, e a avaliação visual vem com a experiência.

Não só o conforto no gelo depende do estado das lâminas, mas também a segurança do amante das arenas de gelo e do resto dos visitantes. E para atletas profissionais, trata-se também da eficácia do treinamento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa