Panelas

Potes de vidro: tipos, características de escolha e uso

Potes de vidro: tipos, características de escolha e uso
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Objetivo e volumes
  4. Critérios de escolha
  5. Recomendações de uso

A loiça da cozinha desempenha um papel importante, pelo que, para todas as donas de casa, o seu aspecto, funcionalidade e comodidade serão de grande importância. Hoje, junto com os potes de metal, os produtos de vidro são procurados. Possuem características individuais que levam a um aumento do interesse pelas vidrarias de cozinha.

Descrição

Panelas de vidro são utilizadas por chefs e donas de casa desde o século XIX. O comissionamento de tais produtos está relacionado com a descoberta de vidro refratário de borossilicato. Hoje, muitas marcas se dedicam à fabricação e comercialização de utensílios de cozinha a partir desse material, o que repercute positivamente na gama de produtos. No processo de fabricação, o vidro Pyrex resistente ao calor atua como um material, que é inerentemente resistente ao aquecimento até + 300C-400C.

O tratamento térmico dos produtos nessas embalagens pode ser feito em fornos, fornos de micro-ondas, bem como em fogão convencional, independentemente das opções de aquecimento.

A resistência ao calor dos produtos se deve às peculiaridades da composição química do vidro, bem como à sua espessura. Além das dimensões das paredes e do fundo o material adquire resistência a altas temperaturas devido à presença de compostos refratários na composição, seu número aumenta a resistência ao calor, reduzindo o coeficiente de expansão. Mas a gama de fabricantes também inclui panelas de vidro de paredes finas.

São projetados para aquecer até + 300C, o que também permite que sejam usados ​​no forno, no forno ou no fogão, mas devido às características mais baixas da espessura, tais produtos requerem um manuseio mais cuidadoso durante a operação. Além disso, em comparação com os potes com paredes de vidro grossas, os pratos de paredes finas têm uma capacidade de calor inferior, o que é extremamente importante para assar ou estufar alimentos.

Hoje em dia, as panelas de cozinha são feitas de vidro transparente, marrom e fumê, no entanto a tonalidade do material não afeta suas propriedades de forma alguma. Portanto, a escolha dependerá apenas das preferências pessoais de gosto do chef. Os produtos transparentes às vezes são também decorados com vários padrões, o que realça suas qualidades estéticas.

Os utensílios de cozinha feitos do vidro mais resistente ao calor são capazes de suportar o aquecimento de até + 1000C, mas essas matérias-primas, como as endurecidas, não são usadas para a produção de potes.

Além do vidro comum, a cerâmica de vidro pode ser usada hoje em dia para fazer potes.

Exteriormente assemelha-se à porcelana, mas destaca-se pela elevada resistência ao calor, à luz da qual pode ser utilizada para cozinhar no forno ou no fogão.

Vantagens e desvantagens

Os potes de vidro resistentes ao calor são muito populares, mas não são amplamente utilizados na cozinha. Isto deve-se à presença de pontos fortes e fracos na loiça, que surgem durante o funcionamento. Portanto, suas vantagens incluem o seguinte.

  • Alguns dos materiais com os quais os utensílios de cozinha são feitos podem reagir com certos tipos de alimentos, afetando assim o sabor. Tais características não são inerentes ao vidro, portanto, as qualidades organolépticas dos pratos nas panelas de vidro permanecerão inalteradas.
  • Uma panela térmica de vidro transparente ou translúcido permite que a dona de casa controle visualmente o processo de cozimento, o que não é possível em recipientes de metal com tampa fechada.
  • Os produtos de vidro têm uma finalidade universal, portanto são compatíveis com todos os tipos de placas. No entanto, para placas de indução, elétrica e a gás, será necessário instalar uma divisória especial.
  • O vidro não é suscetível à corrosão e oxidação, como muitas ligas de metal, portanto, pratos com o devido cuidado não mudarão sua aparência.
  • Devido à superfície lisa, os produtos de vidro são muitas vezes mais fáceis de lavar, pois a gordura e os resíduos de alimentos não entopem nos poros. Além disso, nada queima no recipiente de vidro. O seu cuidado dispensa o uso de compostos especializados, além disso, o vidro fica perfeitamente lavado na máquina de lavar louça.
  • Ao contrário de alguns dos materiais mais comumente usados ​​em utensílios de cozinha, os recipientes de vidro podem ser colocados no congelador, pois o vidro é resistente a baixas temperaturas.

Entre as desvantagens de tais pratos, deve-se observar o seguinte.

  • Uma característica do vidro é sua baixa condutividade térmica, à luz da qual o processo de cozimento pode demorar mais do que recipientes feitos de ligas metálicas.
  • Mesmo que os vasos sejam mais grossos, eles ainda serão mais frágeis. Se manuseados sem cuidado, os pratos podem ser facilmente esmagados no concreto ou no chão de ladrilhos. Além disso, o recipiente pode ser danificado por colheres de metal, garfos, etc.
  • Os recipientes de vidro não são resistentes a mudanças bruscas de temperatura. Portanto, não é recomendável colocar a panela diretamente da geladeira no fogão quente ou no forno quente.
  • Os produtos de vidro são pesados ​​quando comparados aos potes convencionais de aço ou alumínio leve.
  • Nem sempre os recipientes têm alças confortáveis, além disso, as alças de vidro aquecem junto com a louça, o que pode ser inconveniente de usar.

Objetivo e volumes

Existe uma classificação de vidrarias, com base na qual os potes são de tipo universal ou destinados apenas a fornos e microondas.

Em regra, os pratos têm uma forma cilíndrica padrão, pelo que são adequados para preparar não só o primeiro, mas também o segundo prato, alguns chefs usam panelas de vidro para fazer bolos e outros produtos de padaria. Uma panela de vidro com tampa funda pode ser usada como frigideira, já que a tampa pode ser usada para assar ou estufar uma variedade de alimentos.

Assim, será possível economizar e, em vez de dois produtos para a cozinha, adquirir um.

Recipientes de paredes finas são usados ​​para servir sopas frias ou bebidas na mesa. Panelas com paredes grossas podem ser usadas diretamente para cozinhar uma variedade de pratos. Conjuntos de vidro geralmente consistem em três itens, diferentes em seu deslocamento.

O volume da panela de vidro varia de meio litro a 5 litros. Quanto maior o volume, mais pesado será o produto. Via de regra, o volume mais conveniente será de 2 ou 3 litros. A marcação é feita com base no diâmetro do fundo do recipiente, esses valores vão de 14 a 26 centímetros.

Critérios de escolha

Ao escolher jogos ou potes individuais de vidro para funcionamento, deve-se atentar para as principais características dos produtos propostos.

    A qualidade e a aparência das paredes e do fundo

    Os recipientes para cozinhar devem estar isentos de defeitos de lisura e de vários chanfros. Quaisquer covinhas ou ondas indicarão claramente utensílios de cozinha de baixa qualidade.

      Recursos de vidro

      Um bom vidro à prova de fogo pode ser facilmente testado em relação a critérios específicos. Para isso, basta trazer o recipiente selecionado para a luz, ao sol um bom material será homogêneo, sem quaisquer inclusões e bolhas estranhas.

        Adequado para uso com placas diferentes

        Para um fogão elétrico, panelas de vidro moído são as melhores. Se os pratos forem usados ​​em placas diferentes, incluindo um forno e um micro-ondas, você precisará comprar uma divisória de indução ou um adaptador além das panelas. Com ele, os recipientes de vidro se tornarão universais. Como mostra a prática, pratos de vidro grosso são mais adequados para fogões a gás, produtos semelhantes podem ser encontrados no sortimento de fabricantes nacionais, marcas estrangeiras são mais voltadas para fogões elétricos.

          Para fogões de indução, existem tipos especiais de recipientes de vidro que possuem uma camada de metal na parte inferior com propriedades magnéticas.

          Forma de placa de aquecimento

          As dimensões e circunferência do fundo das panelas de vidro devem corresponder à área da resistência do recuperador.

            Uso do forno

            Se futuramente pretende utilizar utensílios de cozinha para cozinhar no forno, antes de comprar vale a pena estudar as informações do produto para se certificar de que a panela pode ser utilizada desta forma. A panela de vidro absolutamente resistente ao calor ainda não foi inventada, portanto, a compatibilidade e a resistência ao fogo do produto proposto devem ser consideradas primeiro.

            Recomendações de uso

            Hoje, os potes de vidro de alta qualidade são usados ​​ativamente para estufar, cozinhar, assar, aquecer alimentos, fazer bebidas e até assar. Dada a sua multifuncionalidade, é necessário destacar algumas regras de bom funcionamento, o que prolongará a vida útil do produto.

            • Se os recipientes foram adquiridos para cozinhar no fogão ou fogão a gás, bem como para uso com fogões elétricos, é proibido colocar a panela no fogo. Para esses fins, você deve sempre usar um adaptador de malha especial.
            • As panelas ovais ou retangulares são mais utilizadas em fornos ou fornos de micro-ondas, pois as zonas de cozimento redondas não aquecem o recipiente de maneira uniforme em toda a área. Além disso, o vidro tem uma baixa condutividade térmica, o que aumenta muito o tempo necessário para o cozimento. O aquecimento desigual pode não só estragar os alimentos, mas também fazer com que o recipiente simplesmente rebente no fogão.
            • Não aqueça um recipiente de vidro vazio.
            • Independentemente do tipo de placa que utiliza, o exterior da panela deve estar sempre seco durante a cozedura.
            • Para evitar queimar alimentos no fundo, é necessário verificar se havia uma pequena camada de gordura ou líquido no fundo.
            • Se for cozinhar um prato grosso, deve-se mexer regularmente para que o cozimento seja uniforme em todas as camadas.
            • Se a receita envolver a adição de uma certa quantidade de líquido ao alimento que está sendo cozido, a panela deve primeiro ser removida do fogo e o líquido deve ser despejado estritamente no centro. Este método evitará que ele caia nas paredes quentes do recipiente, evitando assim a formação de rachaduras devido a uma queda brusca de temperatura.
            • Uma vez retirada do fogo, a panela não deve ser colocada sobre uma superfície úmida ou fria. Isso se aplica ao uso de pratos no microondas, forno ou em qualquer fogão. Recomenda-se o uso de uma placa ou almofada especial de silicone como base.
            • O processo de cozimento deve ocorrer em fogo baixo, sem oscilações bruscas de temperatura que possam afetar adversamente a integridade do vidro.
            • Use uma colher de silicone, plástico ou madeira, escumadeira ou espátula para misturar os ingredientes. Não é recomendado o uso de objetos de metal.
            • Usando potes de vidro, você precisa encher os recipientes com alimentos não mais do que 60-70%.
            • As pegas dos pratos resistentes ao calor aquecem juntamente com todo o recipiente, pelo que, durante a cozedura, deve utilizar luvas de forno adicionalmente.
            • É proibido operar recipientes mesmo com pequenos defeitos, pois o vidro pode deformar e rachar ainda mais com o aquecimento.
            • Os fabricantes geralmente marcam seus produtos com pictogramas especiais. Essas designações ajudarão a compreender as nuances do funcionamento das panelas de vidro, bem como a sua compatibilidade com os fogões.
            • O cuidado da louça não requer o uso de quaisquer produtos e formulações especializadas. Após cozinhar ou armazenar os alimentos, os recipientes podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar louça.

            Porém, durante o processo de limpeza, recomenda-se evitar pós e escovas abrasivas, que podem danificar a superfície lisa do fundo e das paredes.

            Para uma visão geral da bandeja de vidro, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa