Pinturas por números

Como envernizar uma pintura por números?

Como envernizar uma pintura por números?
Contente
  1. O que você pode cobrir?
  2. Instruções
  3. O que fazer após o revestimento?

O revestimento lacado é a etapa de acabamento da pintura por números. Mas opcional. Muitos amantes dessa criatividade nem imaginavam que o produto acabado também poderia adquirir uma superfície de verniz. Mas realmente faz sentido: a camada de pintura dura mais, a imagem torna-se mais profunda e mais volumosa, a camada de tinta torna-se resistente a danos.

O que você pode cobrir?

É preciso dizer que nem toda pintura, pintada por números, vale realmente a pena envernizar. Mas, para a maioria dos trabalhos, a camada de verniz não fará mal. Se o quadro for pintado com guache ou acrílico, ou se for usada a técnica de arte fluida, esse trabalho vai secar completamente em uma semana, e alguns dias depois você pode aplicar verniz nele. Mas se produtos secos foram usados ​​como materiais - carvão ou sépia - você pode envernizar imediatamente.

O tempo de secagem mais longo é sugerido por tintas a óleo - pelo menos seis meses antes da secagem completa. Mas as imagens em números são freqüentemente pintadas com acrílico, então todo o processo levará uma semana e meia: desde a preparação da imagem até a camada seca de verniz. A propósito, para ver se a pintura está realmente seca, você pode fazer isso - passe um guardanapo de algodão branco sobre qualquer parte da obra. Você não precisa pressionar, os movimentos são delicados. Se não sobrar absolutamente nada no guardanapo, você pode envernizar.

A principal diretriz na escolha do verniz é a indicação em sua embalagem, segundo a qual o verniz se destina à pintura. Qualquer outra pessoa pode não produzir o efeito esperado. O verniz para pintura é criado para sua preservação, realce da cor. Não destruirá a composição da tinta, não mudará sua estrutura e, conseqüentemente, sua aparência.

É difícil encontrar algo melhor do que verniz acrílico, acontece:

  • brilhante - as tintas após esse revestimento ficarão ainda mais brilhantes;

  • semi-mate - o brilho também está presente, mas muito macio, delicado;

  • fosco - eles formam uma película protetora fina e invisível, as cores permanecem saturadas.

Mas apenas esses três tipos não se limitam à escolha do verniz. Por exemplo, vernizes brilhantes também são divididos em subespécies. Portanto, o mais popular entre eles é o verniz dummar. Mas, embora seja barato, embora fácil de trabalhar, dá o efeito de amarelado. Se a imagem for pintada com cores quentes, está tudo bem (é ainda melhor), mas se estiver frio, pode ser um problema.

E também a escolha pode ser voltada para a composição acrílico-pistache, por isso vai apenas satisfazer os desejos de quem pintou o quadro em tons frios. Sua camada é totalmente transparente, não se torna turva. Apenas o preço de tal composição é visivelmente mais alto do que o de uma dammar. E tem também o verniz acrílico-estireno, aliás, ele é considerado um análogo do acrílico-pistache, também retém sua cor notavelmente, seca rápido, o amarelo não é característico dele. Também é considerado um dos mais resistentes à água.

O verniz de retoque (existe um) não é recomendado para revestir pinturas. Seu uso se justifica quando a imagem já secou e algo tem que ser fixado nela. Ele pode ser usado para amaciar a camada superior da tinta. Ou seja, tal verniz é aplicado antes da correção da obra e após sua finalização.

Os vernizes de mástique e copal também não são uma opção. Para misturar tintas, elas são boas. Mas se você cobrir a pintura com verniz de mástique, ela escurecerá significativamente, haverá escuridão. O verniz copal é ruim porque não pode ser removido com solvente, em princípio é usado por artistas, mas apenas por profissionais (e mesmo assim não por todos).

Pois bem, para materiais secos, que também são usados ​​na pintura de pinturas por números, o verniz fixador é considerado uma boa opção. Também forma uma película muito fina e durável, que não tem medo de poeira (e, como resultado, tira o pó da obra do autor), evita de forma confiável o desbotamento das cores.

Ao escolher um verniz, é necessário verificar se o prazo de validade expirou. A composição fresca é totalmente transparente, a antiga é turva.

Instruções

E agora sobre como exatamente aplicar verniz na tela. O processo, entretanto, não é o mais comum.

Para uma cobertura de alta qualidade, você precisará de:

  • o próprio verniz;

  • o recipiente do verniz é bastante largo para que seja confortável mergulhar a escova (por exemplo, um prato descartável);

  • uma escova larga e plana com cerdas sintéticas, também serve uma escova de flauta (com a escova, na hora da compra, vale a pena verificar se ela adere firmemente à base das vilosidades);

  • guardanapos de algodão sem fiapos limpos (eles escolhem uma escova e o gargalo de um recipiente de imersão);

  • cobrindo a mesa, luvas, avental;

  • respirador.

É melhor trabalhar em uma sala bem ventilada, espaçosa e sem poeira. A imagem deve ser mantida horizontalmente em relação ao mestre e à fonte de luz. Esta é a posição mais conveniente para o controle de envernizamento. Se a pintura estiver em pé, as áreas não marcadas podem passar despercebidas. Se a tela for muito grande, você pode enviá-la para o cavalete - então a luz deve vir do lado da mão que está trabalhando.

Como envernizar corretamente uma pintura por números.

  1. Passe um pouco de verniz no pincel.

  2. Você pode começar do canto superior esquerdo (este é o mais conveniente). Com um movimento lento e amplo, o pincel é desenhado paralelo ao fundo da tela. E assim, ampla, lentamente, em estrito paralelismo, todo o quadro é coberto. Não deve haver movimentos caóticos.

  3. Depois disso, você precisa mudar para movimentos transversais. Se no início o movimento ia da esquerda para a direita, agora a tela é coberta de cima para baixo. Mas a largada será no mesmo canto superior esquerdo.

  4. Agora você precisa pegar um pincel seco - começa o polimento. Isso significa que você precisa tentar distribuir a composição o mais uniformemente possível. Não é necessário voltar às zonas de secagem, caso contrário formar-se-ão grumos que dificilmente serão removidos.

  5. A camada de verniz não deve ser espessa.O pincel deve ser limpo de vez em quando com um guardanapo para que o excesso de revestimento não se acumule sobre ele. Com um pincel, o verniz deve ser aplicado nas bordas da imagem.

Se a camada de verniz for excessiva, deverá ser lavada com uma escova limpa embebida em solvente. E percorra a mesma trajetória do envernizamento da tela.

A pintura acabada deve brilhar moderadamente. Uma camada será suficiente para proteger a pintura pintada e iluminar a pintura. Se o revestimento for espesso, reflexos indesejados aparecerão.

O que fazer após o revestimento?

A imagem deve ser seca, e horizontalmente. Se você fizer isso verticalmente, o verniz pode vazar e os pingos ficarão na tela. A foto geralmente fica seca por um ou dois dias. Os artistas às vezes usam este método: algumas horas após o envernizamento, colocam a pintura com seu lado pitoresco inclinado para a parede, e assim ela ficará lá por um ou dois dias. Mas baixas temperaturas, alta umidade - tudo isso deve ser excluído. Isso evita a poeira da tela.

Os pincéis devem ser enxaguados imediatamente após o envernizamento se quiser usá-los novamente mais tarde. Primeiro, eles são limpos com um solvente (é assim que os resíduos de verniz são removidos da pilha). Em seguida, os pincéis são lavados com água corrente e sabão neutro. Use os dedos para aplicar pressão nas cerdas para um melhor enxágue.

Depois de alguns dias, a imagem pode ser definitivamente pendurada na parede, colocada em uma cômoda, em um console e assim por diante. Como a poeira se acumula nele (e irá se acumular, como em qualquer outro elemento interno), ele precisa ser limpo. Com um pano de algodão úmido, caminhe ao longo da tela em uma determinada direção - e pronto. O verniz não se deteriora, as tintas não desbotam.

Talvez, para alguém, revestir uma pintura com verniz permanecesse um procedimento opcional. Mas se o trabalho só se beneficia disso, por que não tentar.

O vídeo a seguir explica como envernizar uma pintura.

sem comentários

Moda

a beleza

casa