Carreira

Tudo que você precisa saber sobre uma carreira

Tudo que você precisa saber sobre uma carreira
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Modelos
  4. Etapas principais
  5. O que é preciso para fazer uma carreira?

Freqüentemente, em seu campo de trabalho, a pessoa tenta assumir uma posição consciente de se empenhar pelo crescimento na carreira. Isso geralmente é seguido por mudanças de emprego, mudanças salariais e atualizações de habilidades. Dependendo dos objetivos e atitudes, cada pessoa pode construir sua carreira.

O que é isso?

O avanço bem-sucedido em atividades oficiais, políticas, sociais, científicas e outras é chamado de carreira. No Pequeno Dicionário Acadêmico, publicado no início do século XX, a seguinte definição é registrada: carreira significa sucesso rápido no serviço e em outro campo.

Atualmente, o conceito é uma interpretação mais extensa. Essa palavra pode ser usada para se referir a uma ocupação geral, por exemplo, "carreira como médico" ou "carreira como professor". A frase sinônima "elevação social" indica a conquista de fama, popularidade, benefício. A carreira também se assemelha a uma escada, cujos degraus sobem até o topo.

Muitas pessoas se esforçam para realizar seus desejos e objetivos, com foco na atividade profissional. Carreirista é sujeito ousado, decidido, ambicioso e responsável. Uma carreira de sucesso ajuda a melhorar sua posição na sociedade. O avanço profissional inclui o desenvolvimento de um funcionário como um especialista qualificado em seu setor ao longo de sua carreira. Pode se desenvolver em duas direções:

  • aprofundamento em uma especialização escolhida na fase inicial do percurso profissional;
  • domínio paralelo de diferentes campos de atividade.

Algumas pessoas sonham em ser chefes de departamento ou de empresa. A nomeação para uma posição de liderança abre novas oportunidades para uma pessoa. Junto com o aumento do nível de responsabilidade, o funcionário pode agora influenciar o desenvolvimento de sua organização, realizar novas tarefas criativas. Ele adquire um status diferente na sociedade e com benefícios financeiros, melhorando assim sua própria condição e a vida de seus entes queridos.

Uma carreira profissional é um conceito mais multifacetado do que uma carreira empresarial ou promoção profissional e de qualificação. Isso significa que esses planos de carreira são subtipos de uma carreira profissional. Uma carreira empresarial está intimamente ligada à obtenção de sucesso no comércio, negócios e outras áreas que gerem lucro, rendimentos e vários benefícios pessoais.

A busca sem princípios pelo sucesso pessoal em vários campos de atividade é chamada de carreirismo. A palavra geralmente tem uma conotação negativa, porque algumas pessoas que desejam melhorar sua posição em uma esfera profissional ou outra negligenciam as normas de moralidade e ética. No caminho para o seu objetivo, eles não levam em consideração os sentimentos e interesses dos outros, os laços familiares.

As pessoas dizem sobre essa pessoa: "Ele anda sobre as cabeças (sobre os cadáveres)." Nesse caso, o carreirista se torna uma pessoa insensível e imprevisível, capaz de ações inadequadas em prol de uma posição elevada na sociedade, bons salários ou outra recompensa financeira.

Visão geral da espécie

Existem diferentes tipos de progressão na carreira. Existem carreiras estáveis, lineares, espirais e fluidas. As características desses tipos são as seguintes:

  • uma carreira sustentável implica o emprego ao longo da vida de um sujeito em um campo de atividade;
  • carreira linear significa crescimento gradual da carreira na área de trabalho;
  • o tipo espiral envolve uma mudança nas profissões e áreas de atividade de competências semelhantes;
  • uma variedade mutável é caracterizada por uma mudança de profissões que não estão relacionadas entre si.

Do ponto de vista psicológico, uma carreira pode ser dos seguintes tipos:

  • o crescimento situacional na carreira não depende do próprio funcionário, acontece repentinamente devido a algumas circunstâncias que alteram o curso de trabalho;
  • a administração promove ativamente o subordinado, independentemente de sua opinião;
  • o desenvolvimento da empresa contribui para o crescimento profissional do colaborador;
  • uma pessoa constrói sua própria carreira por meio de um trabalho ativo e bem-sucedido;
  • o funcionário é promovido, superando eventuais obstáculos e varrendo tudo em seu caminho para atingir o objetivo desejado.

A carreira política está disponível para deputados e cientistas políticos, a carreira pública - para várias figuras públicas e jornalistas. Existem grandes perspectivas para os jovens especialistas alcançarem o seu auge na carreira na área da política económica e regional.

A carreira profissional implica o crescimento de conhecimentos, competências e habilidades nas atividades oficiais. Uma pessoa pode subir na carreira no âmbito de sua profissão ou organização. Dependendo da trajetória de seu movimento, os seguintes tipos de carreiras são diferenciados.

  • Intraorganizacional. Um sujeito dentro de sua organização pode ter crescimento horizontal em diferentes subdivisões do mesmo nível de hierarquia: uma mudança do papel oficial para uma posição existente com a expansão e complicação das funções funcionais. Tudo isso é acompanhado por um aumento de salários. O nível vertical de uma carreira está associado à promoção do emprego: uma ascensão para a próxima etapa estrutural com um aumento dos salários. Além da carreira ascendente, há um modelo de cima para baixo - mover um funcionário para baixo na carreira. Uma anti-carreira está mais frequentemente associada ao desejo de reduzir o nível de responsabilidade ou de liberar tempo para sua família. Uma carreira centrípeta envolve uma abordagem gradual do funcionário às autoridades da empresa.
  • Interorganizacional. Um funcionário pode passar por todas as etapas de desenvolvimento de carreira em diferentes instituições. Primeiro, uma pessoa recebe uma educação e, em seguida, consegue um emprego. O local de trabalho pode mudar periodicamente. A ascensão na carreira será inevitavelmente seguida de rescisão do contrato de trabalho devido ao início da idade de aposentadoria e, para alguns, devido à deficiência. A carreira especializada é a trajetória de trabalho de um especialista na mesma profissão em diferentes empresas. A carreira não especializada envolve a passagem pelas etapas do percurso produtivo como funcionário de diferentes direções profissionais. Ao mesmo tempo, às vezes as instituições mudam e às vezes um funcionário trabalha na mesma empresa.
  • Pisado. Esse tipo de carreira é construído com base no princípio da alternância de movimentos nos planos vertical e horizontal. Implica uma transição sequencial de uma posição para outra. Cada posição ocupada subsequente é baseada na posição anterior com a expansão dos poderes, aumento da responsabilidade e aquisição de novas competências e habilidades. Às vezes, há uma combinação ou alternância de carreiras intra-organizacionais e interorganizacionais.
  • Escondido. A variedade centrípeta (latente) implica deslocar-se para o cerne da gestão da empresa, fortalecendo a sua posição na administração e participando em importantes tomadas de decisão. Esse tipo de carreira está disponível para um círculo restrito de funcionários. Na maioria das vezes, esses funcionários têm boas relações comerciais fora de sua organização. A gerência convida o subordinado para reuniões abertas e informais. Um funcionário recebe uma remuneração adicional por concluir tarefas importantes.

Modelos

Existem várias estratégias de desenvolvimento de carreira. Baseiam-se na combinação de princípios e valores de vida com os objetivos perseguidos pelo colaborador ao longo de sua carreira. As trajetórias de movimento estão sujeitas a certos padrões.

  • "Escada". Freqüentemente, um funcionário qualificado, usando suas capacidades criativas e experiência de trabalho, sobe na carreira. Ele dá todas as suas forças para trabalhar e depois de um certo tempo consegue um novo cargo. Ela geralmente é indicada após o próximo aperfeiçoamento e treinamento avançado. Assim, a pessoa constrói gradativamente uma carreira vertical com um período de existência claramente definido a cada crise. Após atingir determinadas alturas, ocorre uma lenta descida dos degraus de serviço devido à diminuição gradativa do potencial disponível. O funcionário é forçado a fazer um trabalho moderado sem estresse desnecessário. Pode ser especialmente difícil abandonar a posição de um chefe. Encontrar-se nas sombras depois de deixar uma posição de liderança é difícil. Para apoiar essas pessoas, recomenda-se incluí-las no conselho de administração e oferecer o papel de consultor.
  • "Springboard". Freqüentemente, um funcionário atinge facilmente os níveis desejados de uma carreira vertical, ocupa uma posição bem remunerada e se esforça para permanecer nela por muito tempo. Segue-se uma espécie de desmontagem do trampolim - uma saída para um merecido descanso. Na maioria das vezes, essa opção de carreira é típica para alguns tipos de gerentes ou funcionários comuns que não buscam progredir na carreira. O funcionário está confortável com a posição que ocupa e deseja mantê-la até a aposentadoria.
  • "Cobra". Esse desenvolvimento de carreira envolve a mudança de um funcionário de um local de trabalho para outro para estudar atividades nessa área. A pessoa está envolvida em algum tipo de trabalho por um curto período de tempo e, a seguir, é promovida a uma posição superior. Movendo-se de um local de trabalho para outro, o funcionário ganha uma valiosa experiência profissional. Posteriormente, ele se tornou um excelente líder.Esse modelo de crescimento na carreira no plano horizontal é contra-indicado para pessoas melancólicas e fleumáticas, pois percebem dolorosamente qualquer rotação. Este padrão de movimento é comum no Japão. Graças à experiência pessoal adquirida, o líder japonês possui uma visão holística da empresa.
  • "Encruzilhada". Muitas empresas modernas operam de acordo com o esquema americano de movimentos verticais e horizontais de pessoal. Um funcionário é promovido de acordo com os resultados da certificação obtidos no decorrer de uma avaliação abrangente do pessoal. As qualidades profissionais e pessoais do funcionário são levadas em consideração.

Este modelo é freqüentemente usado por empresas conjuntas.

Etapas principais

O período preliminar dura em média 25-28 anos. Inclui a escolha do campo de atividade e a preparação para o processo de trabalho. Nesse momento, a pessoa recebe ensino médio e superior. Um jovem especialista pode iniciar sua carreira profissional buscando a direção certa. Às vezes, ele tem que mudar várias posições. Quando o sujeito encontra um lugar adequado, começa a se afirmar como pessoa. Ao mesmo tempo, ele monitora a segurança da existência e zela pelo reconhecimento social.

A fase de formação costuma durar de 25 a 30 anos. Nesse período, ocorre o desenvolvimento de responsabilidades profissionais, a formação e aprimoramento de qualificações, o desenvolvimento de competências profissionais e a construção de carreiras. O funcionário está empenhado em conquistar a independência. A pessoa está muito preocupada com questões de saúde e segurança. Muitas pessoas começam famílias nesta fase. Agendar e ter filhos aumenta a necessidade do funcionário por salários mais altos.

O próximo período está associado à ascensão na carreira. Tem uma duração de 30 a 45 anos. Durante esse tempo, há um aumento significativo nas qualificações, no acúmulo de habilidades práticas, experiência e habilidade. A pessoa já está menos focada na segurança. Ele se esforça para se aperfeiçoar, ganhando algum peso na sociedade, alcançando sucesso e um status superior. Nesse estágio, os tipos de carreira que mudam rapidamente podem se sobrepor. O funcionário sonha com aumento de salário e se interessa por fontes adicionais de renda. A auto-expressão do indivíduo é observada.

A etapa de preservação está associada à consolidação dos resultados alcançados, à consolidação da situação existente. O período é observado por cerca de 15 anos: de 45 a 60 anos. O funcionário está no auge da autoexpressão e independência. Ele sente uma decolagem criativa, portanto, aumenta a necessidade de respeito e transferência de seus conhecimentos para outras pessoas. A promoção ainda é possível. A pessoa ainda está se esforçando para aumentar seus ganhos.

Durante a fase de conclusão, que dura em média de 60 a 65 anos, o sujeito começa a sentir desconforto fisiológico e psicológico. O colaborador sonha sinceramente em manter o nível de remuneração, em busca de fontes adicionais de renda, na esperança de receber um sólido complemento de seu benefício de aposentadoria. Enquanto espera por um merecido descanso, o funcionário busca um substituto e treina candidatos para a vaga.

A fase de aposentadoria é caracterizada pelo fim da carreira. O aposentado busca oportunidades de expressão em outras atividades. Muita atenção é dada à saúde. Para manter sua condição financeira, alguns concordam em realizar trabalhos temporários ou sazonais em sua própria instituição.

Outros aposentados transformam seus hobbies em fonte de renda.

O que é preciso para fazer uma carreira?

Somente uma pessoa interessada pode construir uma carreira de sucesso. A educação recebida desempenha um papel importante. O treinamento em línguas é frequentemente essencial para subir na carreira. O bom conhecimento de línguas estrangeiras permite que você avance muito em uma grande corporação.A impaciência, o desejo de obter benefícios exclusivamente materiais, vários medos impedem as pessoas de chegar ao topo do sucesso.

Uma pessoa com propósito é guiada pelo autodesenvolvimento. Tente adquirir o número máximo de habilidades: estude vários programas e editores de texto, participe de uma grande variedade de cursos. Qualquer certificado pode ser útil para construir uma carreira. Graças a ele, você pode avançar até a nomeação para um cargo de liderança. Lembre-se que o chefe do departamento ou o chefe do setor deve ter experiência de trabalho de pelo menos 3 a 5 anos.

Os psicólogos fornecem algumas diretrizes para construir sua carreira do zero. Em primeiro lugar, um carreirista iniciante precisa escolher uma profissão adequada. Em seguida, você precisa determinar uma meta específica e desenvolver um plano de carreira pessoal, que é uma espécie de navegador pessoal de uma pessoa que deseja construir sua carreira. O plano deve descrever objetivos de longo e curto prazo, maneiras de alcançá-los. É necessário monitorar regularmente a implementação de todas as tarefas atribuídas.

Você pode tomar como base as regras de alguma personalidade notável que conseguiu alcançar um sucesso sem precedentes no trabalho. O planejamento começa com a correspondência de seus desejos com as possibilidades de alcançar o nível desejado de carreira.

  • Analise seu status profissional atual. Avalie seus conhecimentos, habilidades, educação, experiência. Eles são suficientes para uma carreira de sucesso? Em que área você pode realizar seu potencial? Considere se idade, sexo e estado civil são importantes em sua situação.
  • Determine preferências pessoais e expectativas de carreira. Encontre uma área profissional na qual queira se realizar. Qual posição é do seu interesse?
  • Analise a oferta e a demanda no mercado de trabalho. Estude os requisitos de potenciais empregadores para candidatos a emprego, o número de ofertas, o salário proposto. Liste os cargos e profissões disponíveis. Avalie a experiência e o nível de habilidade dos concorrentes.
  • Determine as opções para as posições desejadas. Explore oportunidades de treinamento corporativo e outras oportunidades de desenvolvimento profissional.
  • Pare com um plano realista, pense em todos os detalhes e fatores que podem ser influenciados. Seja crítico ao avaliar seu status profissional e o momento de seu desenvolvimento.

Existe uma técnica especial de Edgar Shane, "Anchors of Career", que visa identificar orientações de valor na hora de subir na carreira. Com o auxílio desse diagnóstico, são determinadas as atitudes sociais, a motivação para a atividade, os interesses característicos de uma determinada pessoa.

O teste permite identificar competência profissional, estabilidade, capacidade empreendedora e outras orientações de carreira.

A autodisciplina é essencial para o avanço na carreira de uma pessoa. Ele permite que você avalie adequadamente as tarefas à frente, para distribuir seus pontos fortes e capacidades. Uma pessoa precisará de qualidades como dedicação, responsabilidade e muito trabalho. Além disso, é importante seguir as seguintes dicas:

  • encontre-se um mentor sábio;
  • seguir à risca as instruções existentes na empresa;
  • faça seu trabalho com consciência e eficiência;
  • comece a jornada de trabalho um pouco mais cedo do que os outros colegas e termine um pouco mais tarde;
  • não apoie rumores sobre métodos de gestão incorretos, não espalhe boatos;
  • esteja atento às pessoas, seja cuidadoso nas suas falas;
  • tente dizer a verdade;
  • adotar uma abordagem responsável para o desempenho de quaisquer tarefas;
  • não evite nenhuma atribuição, tome a iniciativa;
  • traga o caso ao fim, trabalhe pelo resultado;
  • não repasse a terceiros o cumprimento de suas tarefas e a tomada de decisões;
  • evitar ações ilegais;
  • não seja limitado pelo escopo das responsabilidades do trabalho;
  • trate o trabalho como se fosse seu;
  • prometa menos e faça mais;
  • exercitar-se, fazer caminhadas ao ar livre, dormir o suficiente, comer bem;
  • sempre se vista bem, sorria com mais frequência;
  • não perca a oportunidade de crescer profissionalmente constantemente;
  • melhorar constantemente, melhorar suas qualificações.
sem comentários

Moda

a beleza

casa