Kanzashi

Tudo sobre kanzashi para iniciantes

Tudo sobre kanzashi para iniciantes
Contente
  1. Regras básicas de fabricação
  2. O que preparar?
  3. Como fazer flores com pétalas diferentes?
  4. Mais ideias
  5. Recomendações

Se fitas de cetim ou seda são dobradas como origami, depois coladas e costuradas, decoradas com miçangas ou strass, você obtém flores requintadas a partir das quais os acessórios femininos originais são formados. Esta peculiar técnica japonesa é chamada de kanzashi. Em nosso artigo, vamos falar sobre a arte de criar fitas de flora e dar várias master classes para iniciantes.

Regras básicas de fabricação

Inicialmente, incríveis flores de fita foram criadas pelas mãos de gueixas cativantes e tinham o objetivo de decorar penteados. Além disso, as mulheres japonesas acreditavam em sua habilidade mística de afastar os maus espíritos.

Hoje, graças a uma arte simples e barata, toda mulher pode não só receber uma joia exclusiva, mas também se tornar sua autora, investir sua energia, apresentando aos outros com habilidade impecável, seu estilo e gosto peculiares.

Hoje em dia, não só o cabelo é decorado com flores de fita, mas também é usado para enfeitar bolsas, guarda-chuvas, roupas, caixas, porta-retratos, porta-cortinas e muitos outros utensílios domésticos.

A técnica kanzashi há muito ultrapassou o escopo da floricultura., além de flores, animais, brinquedos de Natal, flocos de neve, árvores de Natal de cetim e outras coisas agradáveis ​​são coletados de fitas.

O que preparar?

Para criar flores e figuras de cetim em miniatura, você deve se preparar com antecedência. Para trabalhar, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  • fitas de cores diferentes;
  • agulha com linha;
  • tesoura;
  • vela ou isqueiro;
  • giz para marcação;
  • cola transparente;
  • pinças;
  • régua.

Materiais adicionais são selecionados conforme necessário. Strass, miçangas, rendas, cordões decorativos ou tranças podem ser úteis. É preciso também cuidar da base sobre a qual serão fixadas as futuras joias (caixão, grampo de cabelo, cartão postal).

Nos tempos antigos, as mulheres japonesas escolheram fitas de cetim e seda para seus artesanatos. Hoje é recomendado o uso de suas contrapartes sintéticas. As bordas dos itens são queimadas com a chama de uma vela para evitar o derramamento. Os materiais naturais queimam bem, mas não derretem bem, então as artesãs modernas preferem os sintéticos.

Adesivos desenvolvidos para tecidos podem ser adquiridos em sua loja especializada. É fácil para eles trabalhar com uma pistola de cola. Para finalmente fixar as pétalas, algumas artesãs usam spray para cabelo.

Como fazer flores com pétalas diferentes?

Os profissionais não precisam de instruções, eles escolhem técnicas mais complexas combinadas com elementos de tecelagem e origami... Os mestres do seu ofício procuram utilizar os mais diversos elementos numa composição de forma a atingir o volume e a naturalidade do produto.

Na maioria das vezes, dobrando artesanato de fita, eles se voltam para elementos florais - pétalas, folhas, botões. As artesãs novatas devem dominar apenas duas técnicas para fazer tais produtos: com pétalas redondas e afiadas. Para criá-los, você precisará dos esquemas mais simples, fitas finas e mais densas de 5 cm de largura.

Com rodada

Considere a criação passo a passo de pétalas redondas, a partir das quais formaremos uma flor.

  1. Cortamos seis quadrados de uma fita larga.
  2. Nós os dobramos diagonalmente como produtos de papel de forma a obter triângulos isósceles.
  3. Viramos a peça de trabalho em ângulo reto para baixo e trazemos dois cantos agudos para ela, reunindo todas as três extremidades da figura em um ponto. O resultado é um quadrado menor, mas mais volumoso.
  4. Puxamos os cantos laterais do quadrado em direção um ao outro até que fiquem no centro da figura, prendemos com uma pinça e cortamos cuidadosamente a borda inferior da peça de trabalho (é melhor cortar em ângulo, ficará mais limpo) . Uma forma triangular com uma extremidade arredondada já se assemelha a uma pétala.
  5. Derretemos o corte inferior da pétala com a chama de um isqueiro e pressionamos com os dedos ainda quentes.
  6. Para fixar o produto, colamos adicionalmente a parte fundida.
  7. No último estágio, colocamos todas as pétalas em uma flor e costuramos ou colamos.
  8. Coloque uma conta bonita no centro do item.

Com afiado

Agora vamos aprender a fazer flores com pétalas afiadas. Passo a passo, o processo é o seguinte.

  1. Corte os quadrados da fita, como na versão anterior.
  2. Dobramos os quadrados na diagonal, formando triângulos.
  3. Dobramos os espaços em branco novamente, combinando cantos agudos.
  4. E pela terceira vez dobramos o triângulo ao meio, tornando-o muito pequeno, mas volumoso.
  5. Um dos cantos agudos se tornará a parte superior da pétala; segure a peça de trabalho pelo segundo canto pontiagudo. Em seguida, queime suavemente o fundo (base) e prenda com os dedos.
  6. Formamos uma flor a partir dos espaços em branco, virando-os até o núcleo com os cantos chamuscados. Decoramos o centro com uma conta.

Se essa flor for feita de dois quadrados contrastantes dobrados, você obterá um produto mais eficaz com um lindo contorno escuro.

Mais ideias

Para dominar totalmente a técnica kanzashi, saber como fazer dois tipos de pétalas básicas não é suficiente. Oferecemos a você a oportunidade de explorar outras técnicas populares de costura.

Formação de botões

Para criar um botão de rosa exuberante, é melhor levar uma fita de cetim, fica incrível nas dobras, imitando as linhas delicadas das pétalas. Os iniciantes devem ser avisados ​​que trabalhar com atlas é difícil, ele desliza e dobra mais difícil, mas o resultado é incrível.

  1. É necessário começar a trabalhar desenrolando a fita acetinada passada sobre uma superfície dura.
  2. Em seguida, a borda é ligeiramente dobrada para fora (ao longo de todo o comprimento).
  3. Em seguida, torça cuidadosamente o produto em um pequeno rolo, a linha superior do qual permanece curva.
  4. A parte plana inferior é puxada com fios (costurada), formando a base do botão, e disparada.
  5. O molde resultante é aberto cuidadosamente de cima para baixo, tentando não quebrar a dobra da fita de cetim. Com movimentos habilidosos, o rolo retorcido se transforma em um botão de rosa exuberante.

Tendo dominado as técnicas para fazer pétalas afiadas e redondas, você pode começar a criar coisas mais complexas. A partir de detalhes vazados, obtêm-se figuras espetaculares - uma árvore, um ouriço, uma coroa, um cisne e outros produtos fofos.

Fazendo uma borboleta

Sugerimos que você se familiarize com outra master class, da qual fica claro como é fácil montar uma borboleta usando as habilidades básicas de fazer pétalas afiadas e redondas. Então, vamos coletar um lindo inseto do tecido, passo a passo.

  • Corte em quadrados fitas de diferentes cores e tamanhos.
  • A partir das peças obtidas, formamos os seguintes tipos de pétalas: um par de grandes espaços em branco pontiagudos (pétalas) são feitos para as asas superiores; a seguir formamos um par de pétalas arredondadas de tamanho médio a partir de uma fita escura, instaladas sobre grandes vazios das asas superiores (a fixação pode ser feita com cola ou fios); outro par de luz em miniatura, pétalas afiadas, são colocadas no centro dos fragmentos escuros das asas superiores. Em seguida, trabalhamos com as asas inferiores - fazemos pétalas redondas de uma fita leve, cujo tamanho é semelhante aos parâmetros das inserções do meio das asas superiores; tornamos os espaços em branco arredondados feitos de tecido escuro menores e os inserimos nas asas inferiores preparadas.
  • Costuramos a borboleta acabada ou fixamos com cola.
  • Puxe a fita de renda de uma borda longitudinal, obtendo uma bela flor a céu aberto, na qual colocamos nossa borboleta. A cor do laço deve combinar com as inserções das asas escuras.
  • Miçangas e miçangas ajudam a dar ao produto uma aparência finalizada., a partir da qual formamos a cabeça e as antenas do inseto, além de decorar outros elementos da borboleta.

Para ter certeza de como são bonitos os produtos na técnica kanzashi, sugerimos que você se familiarize com os novos produtos pertencentes às mãos de artesãs talentosas:

  • uma flor com pérolas de tecido denso;
  • molduras para fotos no estilo kanzashi;
  • almofadas decorativas de cetim amarelo bordadas com fitas de flores;
  • Conjuntos de casamento para noivos, feitos na técnica kanzashi;
  • ganchos e escovas para cortinas;
  • bouquet de noiva, no qual flores naturais são substituídas por análogos de fitas;
  • bolsa de malha de marca, decorada no estilo kanzashi.

Recomendações

Para iniciantes que ainda não têm experiência suficiente na técnica kanzashi, nossas recomendações podem ser úteis.

  1. Ao começar a trabalhar em um produto, você precisa primeiro passar o material, fitas amassadas arruinarão a aparência final da flor.
  2. Para estatuetas de kanzashi, é melhor escolher fitas densas, eles são mais fortes e precisos para manter sua forma. Basta trabalhar com náilon e outros tecidos finos para criar flores arejadas. Para os iniciantes, na hora de escolher entre cetim e seda, recomendamos seda, é mais conveniente dobrá-la e formar pétalas.
  3. É melhor começar a dominar a técnica kanzashi com fitas escuras, eles têm defeitos de canto menos perceptíveis. Depois de ganhar experiência, você pode continuar a trabalhar com materiais leves.
  4. Em vez de uma vela ou isqueiro, as artesãs costumam usar um ferro de solda., não é seguro, mas evita o contato com fogo aberto.
  5. Para que não haja vestígios de cola no produto, é necessário escolher formulações transparentes e espessas, por exemplo, "Cristal Moment".
  6. As peças de trabalho são mantidas sobre o fogo com uma pinça, mas é mais conveniente formar pétalas sem ele, usando apenas os dedos.
  7. Se você trabalha com uma chama aberta, é melhor levar a pétala até a base, isso lhe dará a oportunidade de derreter, e não queimar.
  8. Ao criar um pedaço de pétalas pontiagudas, você precisa se certificar de que todas elas giram na mesma direção, caso contrário, a percepção da flor "viva" será perdida.

Esperamos que nossas recomendações simples sejam úteis em seu trabalho e ajudem os iniciantes a criar produtos bonitos e exclusivos.

Você pode assistir a dicas úteis para iniciantes no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa