Kanzashi

Fazendo uma caixa usando a técnica kanzashi

Fazendo uma caixa usando a técnica kanzashi
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Ferramentas e materiais
  3. Master classes
  4. Recomendações

Caixa estilo kanzashi se tornará a verdadeira decoração de uma penteadeira feminina ou de uma cômoda elegante - nessas lindas caixas você pode guardar joias e joias, bem como coisinhas úteis para a criatividade. Ao mesmo tempo, não é necessário comprar caixas nas lojas - usando técnicas populares de arte aplicada, você sempre pode fazer um produto exclusivo com as próprias mãos.

Peculiaridades

A técnica kanzashi teve origem no Japão há cerca de 400 anos.quando no século XVI. penteados tão complicados se tornaram moda entre as mulheres locais que tiveram que ser corrigidos de alguma forma. Assim foi criada a joalheria de grampo, chamada "kanzashi". Se no origami o papel é a principal fonte de material, então no kanzashi ele é usado seda natural.

A técnica baseia-se na dobragem de cortes retangulares de tecido em pétalas de diferentes formatos.

Eles formam belas joias, com as quais as artesãs podem realmente surpreender os outros. Neste caso, eles são feitos como florzinhas simplese mais decorações complexas em forma de cascatas. Com o tempo, esse método foi emprestado para criar itens de decoração, em particular, caixas elegantes para guardar pequenas coisas.

Às vezes, parece para as mulheres agulhas novatas que esta é uma técnica muito complexa e demorada. Na verdadeÉ absolutamente fácil fazer uma caixa, já que o trabalho se baseia em apenas uma técnica - dobrar a fita... Mas vai demorar muito para fazer a caixa, vai demorar precisão e escrupulosidade - afinal, para decorar uma caixinha, você terá que dobrar várias dezenas de flores pequenas e maiores a partir de pequenos cortes de fitas de cetim.Mas acredite em mim - todos esses esforços valem a pena, sem dúvida, e como resultado, aparecerá um produto exclusivo que nem tem vergonha de presentear a um ente querido.

Se desejar, as caixas podem ser decoradas adicionalmente. Nos últimos anos, os caixões redondos decorados com bonecas de plástico tornaram-se muito populares. Para criar uma pequena coisa original, é tomada sua parte superior - isto é, o corpo, assim como a cabeça e os braços. O espaço em branco é fixado no topo da tampa da caixa, após o que é finalizado com elementos no estilo kanzashi, de modo que o resto da decoração emoldure a caixa inteira como um vestido de baile fofo.

Em tais caixas graciosas, as mulheres costumam manter anéis, broches, correntes, pingentes e outras coisas caras a seus corações.

Ferramentas e materiais

Para criar uma caixa no estilo kanzashi, você precisa das seguintes ferramentas:

  • pinças com pontas pontiagudas e curvas;
  • tesouras afiadas;
  • um pedaço de giz ou um resto;
  • vela de cera;
  • agulha de costura longa;
  • régua.

Quanto ao material para fazer a caixa de kanzash, é melhor dar preferência sintéticos, já que a queima de suas bordas evita o desprendimento dos fios, enquanto as fibras naturais não se fundem. Na maioria das vezes eles usam fitas de cetim larguras diferentes, embora rayon ou organza também possam funcionar se você tiver o talento e experiência com esses tecidos.

Para o trabalho, deve-se preparar os fios no mesmo tom das fitas utilizadas, além da cola transparente.

Para deixar a caixa mais decorativa, você pode usar adicional materiais. Normalmente, os seguintes são usados:

  • contas, contas, lantejoulas;
  • fitas e cordões finos.

Quadro para artesanato, geralmente são feitos de papelão. Para fixar o material na moldura de papel, você precisa de alfinetes ou grampos de cabelo.

Master classes

Existem muitos métodos diferentes de fazer uma caixa usando a técnica kanzashi com suas próprias mãos. Vamos considerar passo a passo esquema de trabalho no exemplo da master class mais simples. Por base vamos aproveitar a ideia de fazer um módulo preto e branco, e se desejar você sempre pode mudar o esquema de cores na sua discrição.

Portanto, os seguintes materiais devem ser preparados para o trabalho:

  • tecido branco - um círculo com diâmetro de 7 a 8 cm, além de pequena margem para desenho da parede lateral;
  • tecido preto - dois círculos com diâmetro de 7-8 cm;
  • fita de cetim preta com 5-6 cm de largura e 55 cm de comprimento - esses espaços precisarão de 11 peças;
  • fita de cetim preta com 2 a 6 cm de largura e 1 m de comprimento - serão necessárias 56 peças dessas peças em branco;
  • fita de cetim branca com 5-6 cm de largura e 180 cm de comprimento - você precisa preparar 34 desses elementos;
  • qualquer decoração decorativa - você pode usar qualquer flor ou boneca pronta para decorar a tampa;
  • contas de prata ou de cor preta - são necessárias para decorar as laterais.

Para fazer caixas no estilo kanzashi, todas as ferramentas de trabalho e materiais básicos devem ser colocados na mesa à sua frente, prepare uma pistola de cola - conecte-a à rede e reabasteça. Você não deve acender uma vela imediatamente, você precisará dela mais tarde.

É aconselhável levar como base uma caixa arredondada pronta.

Se um não estiver disponível, você sempre pode Faça você mesmo... Para fazer isso, recorte dois círculos com 7 cm de diâmetro em um papelão grosso - essa será a futura tampa e o fundo da sua caixa. De forma semelhante, as paredes laterais da caixa são cortadas do mesmo material.

Algumas artesãs usam uma capa de fita adesiva ou parte de um copo de plástico.

Além disso, a matéria branca deve ser cuidadosamente cobrir todas as paredes laterais internas sua caixa e prenda a tela com adesivo. O fundo da caixa é colado com um pano preto, pode ser consertado com uma sobreposição - esta será a parte inferior da embarcação, uma gota de cola quente é aplicada nas bordas do excesso de tecido.

Depois disso cola o pano branco, neste caso, não há necessidade de sobreposição - tente encaixar o círculo de forma que fique o mais uniforme possível, corte o excesso de tecido branco. Tudo o que resta é tampa superior - também é coberto com tecido preto. Como resultado de todo o trabalho, você receberá uma base para a caixa.

Avançar 11 elementos quadrados são cortados em tom preto de uma fita de 5 a 6 cm de largura.Cada quadrado é dobrado ao meio de forma que um triângulo é formado, e este triângulo é dobrado ao meio novamente. Depois disso, as bordas do triângulo resultante devem ser cuidadosamente puxadas para o centro, formando uma pétala de ângulo agudo... Sua base é fixada com cola. Todo o excesso deve ser cortado com uma tesoura - mantendo-os em um ângulo de 35-45 graus. Essas pétalas serão usadas para colar a linha inferior da parede lateral da caixa.

Em seguida, acenda uma vela, e traga cada pétala formada para a tribo com a parte inferior - assim você queimará a borda e removerá todas as desnecessárias.

34 quadrados devem ser feitos de uma fita branca de 5-6 cm e as pétalas em ângulo agudo devem ser dobradas em um padrão semelhante: 11 deles serão usados ​​para fazer a linha inferior da parede lateral da caixa, eles são colocados alternadamente com os pretos, e os 22 restantes serão usados ​​para decorar a parte superior. Todas as pétalas resultantes devem ser chamuscadas no fogo, reservadas por um tempo.

Depois disso, 56 pétalas devem ser feitas de uma fita preta de 2-3 cm de largura para finalizar a tampa: 29 deles são necessários para a primeira linha e, portanto, 27 para a segunda.

A tampa ficará quase toda decorada com pétalas, o vazio formado no centro é recortado com uma flor - pode ser adquirido pronto, feito de organza, ou também enrolado em fitas, como o kanzashi.

Então você pode prosseguir com segurança para colar as paredes laterais da caixa com pétalas. A linha inferior alterna tradicionalmente entre espaços em branco e preto e a linha superior consiste inteiramente em brancos. Cada peça em branco é fixada na base da caixa com cola. Depois que as duas fileiras da caixa forem fixadas, comece a decorar. Para fazer isso, um pouco de cola é aplicada na base das contas e fixada firmemente entre duas fileiras, enquanto as contas grandes devem ser alternadas com as pequenas - com este método você pode remover todas as lacunas entre as pétalas coladas.

Sua caixa está pronta, agora você pode colocar com segurança suas joias favoritas. E se você construir várias caixas semelhantes de tamanhos diferentes ao mesmo tempo, poderá criar uma decoração muito eficaz para o canto feminino. De maneira semelhante, você pode criar de forma rápida e fácil um depósito para os materiais de uma costureira.

Recomendações

As artesãs novatas costumam ter três perguntas: como cortar fitas, como chamuscá-las e como colá-las. Vamos tentar descobrir.

Como cortar?

O principal é que todos os quadrados saem equilátero, só neste caso você pode criar pétalas perfeitas.

Existem duas maneiras simples de cortar a fita.

  1. No primeiro caso, a ponta é dobrada 90 graus e cortada, resultando em um quadrado. É aplicado sobre uma fita de cetim e as mesmas são cortadas ao longo dela. A desvantagem deste método é a duração do processo de trabalho, mas o ideal é que mesmo quadrados do mesmo tamanho na saída se tornem uma vantagem indiscutível.
  2. No segundo caso, é necessário fazer um estêncil de tamanho adequado, enrolar a fita várias vezes e fazer uma incisão com uma tesoura afiada. Na saída, você terá vários quadrados de uma vez. Observe que você não deve enrolar muita fita, caso contrário, a fita pode ficar torta durante o processo de corte. A vantagem deste método reside na alta velocidade de trabalho, mas também existem desvantagens - os quadrados nem sempre ficam uniformes.

Como eles são derretidos?

Na terra natal de kanzashi no Japão, as pétalas da fita não derretem, mas são fixados com cola de arroz especial - não deixa absolutamente nenhum traço e dá aos produtos a forma desejada, o material depois de não se desintegrar.Porém, você ainda precisa aprender a trabalhar com tal composição, além disso, você raramente a encontra em nossas lojas.

Nossos compatriotas costumam usar uma vela... Você só precisa acendê-lo e derreter quantos espaços em branco forem necessários, enquanto suas mãos permanecem relativamente livres. Algumas costureiras usam mais leve, fósforosaté aproveite ferro de soldasoldando todos os cortes - a escolha é sua.

Atenção: se você estiver trabalhando com fogo, será necessário queimar a fita na base da chama, caso contrário as pontas do tecido ficarão pretas.

Como colar?

Idealmente, as pétalas devem ser coladas na base cola especial para kanzashi, neste caso, o material permanecerá elástico e não endurecerá com o tempo. No entanto, funcionará muito bem e pistola de cola... E também algumas costureiras recomendam usar "Moment-gel" - seca muito rapidamente, sem deixar vestígios desnecessários, além disso, é impermeável, transparente e segura o material firmemente. As composições "Titan" e "Moment-Kristall" têm um bom efeito.

O vídeo a seguir apresenta uma aula magistral sobre a criação de uma caixa de kanzashi.

sem comentários

Moda

a beleza

casa