Pedras e minerais

Como distinguir a pedra natural da artificial?

Como distinguir a pedra natural da artificial?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Quais pedras são imitadas com mais frequência e como verificar?

Hoje o mercado de produtos preciosos está repleto de joias artificiais - seu número excede em muito os produtos naturais. Por esta razão, a questão da diferença entre gemas naturais e produtos artificiais agora se tornou relevante. Em primeiro lugar, vale a pena entender conceitos como imitação e produto precioso sintetizado.

Peculiaridades

Uma pedra semelhante a um mineral natural, mas criada em laboratório, é chamada de gema sintetizada. Em termos de parâmetros físicos e químicos, coincide totalmente com a pedra natural. Um produto que apenas repete dados externos e não propriedades estruturais é chamado de imitação.

Graças às tecnologias modernas, é possível cultivar artificialmente uma pedra em um laboratório em pouco tempo. Para o crescimento dos minerais, são criadas as condições ideais nas quais especialistas melhoram as propriedades características do produto. Por este motivo, as amostras sintéticas correspondem a materiais naturais de alta qualidade.

A fabricação de joias sintéticas é praticada há muito tempo, utilizando o vidro multicolorido como matéria-prima. No século 19, surgiram instituições especiais nas quais eram criados rubis e safiras de alta qualidade, difíceis de distinguir dos reais. Esses centros surgiram também na Rússia.

Quais pedras são imitadas com mais frequência e como verificar?

Turquesa

Turquesa assume a liderança na imitação. A turquesa genuína é quase impossível de encontrar na natureza. Os artesãos fazem joias com o pó turquesa e colam pequenas partículas de cristal. Mais da metade das gemas turquesa não são naturais.

A turquesa é um mineral semiprecioso, um símbolo de felicidade e boa sorte. Eles começaram a falsificar turquesa no Egito Antigo, substituindo-o por vidro colorido.

Desde então, os mestres joalheiros e os amantes desta pedra têm tentado reconhecer o verdadeiro mineral.

Existe uma maneira simples de distinguir um original de um falso: uma pedra imersa em água limpa por um tempo irá absorver a umidade e mudar de cor.

Rubi

No grupo de líderes na produção de gemas sintéticas está o rubi. Ao escolher um rubi, o comprador precisa lembrar que o produto natural de mesmo nome tem aparência turva, não particularmente puro, o cristal é caro. Se o comprador for oferecido a compra de uma pedra a um preço acessível e de alta qualidade, então muito provavelmente será uma pedra sintetizada ou imitação.

A regra básica para determinar a autenticidade de um rubi é a correspondência entre preço e qualidade.

Diamante

Esta pedra também ocupa um dos lugares de destaque nas gemas sintéticas. Especialistas na fabricação de minerais sintéticos usam:

  • cristais naturais de baixa qualidade;
  • vidro e plástico;
  • cristais combinados com vidro.

Para determinar a qualidade da pedra, preste atenção ao local de colagem. Se houver bolhas, é falso. Mas um avaliador ajudará a reconhecer com segurança a autenticidade de uma joia.

Esmeralda

Esta pedra pertence a pepitas preciosas de alto valor da mais alta classe. A tonalidade das esmeraldas é diferente - depende do seu depósito. As mais valiosas são as variedades colombianas, de cor verde brilhante e azul.

A primeira esmeralda sintética foi cultivada pelos alemães no século XIX. Esmeraldas artificiais são uma farsa inteligente. É possível distinguir uma falsificação pelas bordas: na luz elas brilham bem, e você pode ver a disposição paralela das bordas.

Safira

Se falamos de safira, trata-se de um cristal de mesmo nome, ligeiramente inferior em propriedades ao diamante. Safira é dotada de uma cor extraordinária de azul ou violeta com um forte brilho. Existe um mito que a safira real tem propriedades mágicas e medicinais, traz felicidade ao dono, protege de danos e calúnias.

É impossível reconhecer uma pedra genuína de uma falsa por sua aparência em casa - apenas um avaliador profissional pode fazer isso. Sob uma lupa, um especialista verificará a refração da luz e, depois de mergulhar o mineral em um líquido especial, determinará a autenticidade do produto. Se a safira for real, ela afundará, ao contrário de uma falsificação.

Pérola

As pérolas verdadeiras são uma gema preciosa de estrutura irregular, cor irregular, resistência característica, densidade e valor.

As pérolas naturais são um mineral de superfície rugosa e textura arenosa.

Se você segurar uma pérola sobre a superfície do dente e ouvir um rangido, significa que a pérola é real.

Contas sintéticas não rangem. Você também pode jogar uma conta no chão - pérolas verdadeiras irão pular e pérolas artificiais podem rachar e se partir. O falso difere do original e ao toque: a pedra natural é bacana, e a versão artificial tem temperatura ambiente.

Âmbar

Uma das pedras mais antigas é o âmbar. Por centenas de milhares de anos, as pessoas decoraram suas roupas, suas casas e a si mesmas com itens feitos de pedras preciosas. Recentemente, surgiram muitas falsificações e imitações de pedra de alta qualidade no mercado de joias. Não é difícil reconhecer o âmbar verdadeiro - ele é imitado por cristais e plásticos de baixa qualidade. Se você levar um fósforo para uma falsificação, o mineral esquenta, um cheiro de plástico aparece, não de resina.

Diamante

Esta pedra é um diamante natural processado, uma gema cara que é mais popular entre joalheiros e compradores.

Para distinguir um diamante falso de um diamante genuíno, você precisa olhar para ele sob uma luminária em ângulo reto. Um diamante real terá um brilho nas faces posteriores.A autenticidade de um diamante confirmará sua dureza. Um diamante pode cortar vidro - ele certamente deixará arranhões e aspereza na superfície de outros minerais.

Um verdadeiro diamante não tem medo de lixa: se você esfregar a superfície do diamante com ela, não haverá mudanças.

Rubi

Muitas mulheres da moda possuem joias com enormes pedras vermelhas brilhantes. Estes são rubis reais ou cultivados artificialmente. Um rubi verdadeiro custa um pouco menos que um diamante. Existem várias maneiras de determinar a autenticidade de uma pedra:

  • se você colocar o mineral em um prato de vidro, uma luz avermelhada sairá dele;
  • se você colocar um rubi em um copo de leite, ele ficará vermelho;
  • se uma pedra verdadeira estiver na pálpebra, ela manterá sua temperatura.

Topázio

    O topázio de pedra semipreciosa parece excepcionalmente bonito. Tem o nome de uma ilha chamada Topázio, localizada no Mar Vermelho. As joias de topázio são a escolha mais popular para as mulheres.

    Para determinar a autenticidade do cristal em casa, você precisa usar um tecido de lã como assistente. Esfregar topázio real na lã eletrificará e atrairá pequenos objetos.

    Então não haverá dúvidas de que esta é uma verdadeira joia nobre.

    Do exposto, pode-se tirar a seguinte conclusão: as compras de joias são verificadas de várias maneiras. Eles estão resumidos abaixo:

    • Ao toque - as pedras naturais têm uma temperatura mais baixa;
    • visualmente - quando visto com uma lupa, pode-se ver rachaduras defeituosas nas pedras naturais;
    • por cor - por exemplo, turquesa falsa mancha o tecido com o qual a pedra é esfregada;
    • pelo cheiro - por exemplo, se você levar um fósforo aceso para contas de âmbar, o cheiro de resina deve ser emitido durante a combustão;
    • por dureza - um exemplo de um vidro de corte de diamante;
    • por propriedades termofísicas - um exemplo de âmbar eletrificado.

    Para informações sobre como distinguir pedras naturais de falsificações e imitações, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa