Pedras e minerais

Ágata musgosa: como é e para quem é?

Ágata musgosa: como é e para quem é?
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição e depósitos
  3. Recursos de cor
  4. Magia mineral
  5. Propriedades medicinais
  6. Para quem é adequado?
  7. Como distinguir um original de um falso?
  8. Regras de armazenamento

A ágata é uma das pedras que ficam na memória por muito tempo. Apesar do mineral não ter nenhum valor especial na joalheria, qualquer joia que contenha essa pedra parece sutil, rigorosa e muito elegante. Vamos considerar quais propriedades esse mineral impressionante tem e onde ele pode ser visto hoje.

História de origem

A versão oficial da origem do nome da pedra está associada ao local da descoberta inicial. Foi o que aconteceu na Península Arábica, na província de Moho, na República do Iêmen. Acredita-se também que esse mineral recebeu esse nome por causa de sua aparência. O padrão em sua superfície lembra muito um matagal de musgo. Ambas as declarações têm o direito de existir, pois são confiáveis.

O conhecimento deste maravilhoso mineral aconteceu há muito tempo. Foi usado pela primeira vez pelos egípcios, os sumérios. Eles cortaram uma gema no formato de um olho humano e a inseriram em estátuas.

As pessoas acreditavam que, dessa forma, criam um amuleto poderoso contra os danos e o mau-olhado.

Na Rússia, eles aprenderam sobre a ágata-musgo muito mais tarde, apenas no século XVIII. Os arqueólogos encontraram utensílios domésticos feitos de pedra: caixas de rapé, caixas, pratos. A ágata foi usada para decorar as tumbas e tumbas dos governantes. Assim, ele carregou bem as tradições do passado até os dias atuais.

Anteriormente, a pedra era considerada preciosa e nem todos tinham dinheiro para comprá-la. Foi usado em obras do próprio Faberge. Até agora, o custo diminuiu. Agora é um material ornamental barato. Isso foi devido à mineração massiva. A ágata musgosa não é mais rara e única.

Descrição e depósitos

Ágata dendrítica (este é o segundo nome) refere-se à rocha vulcânica de quartzo. É formado pela fusão de várias camadas de rocha durante a ejeção da lava. É caracterizada por uma estrutura em camadas, daí o padrão listrado em sua superfície. A principal fórmula química é SiO2. Mas também existem numerosas impurezas, que se caracterizam por pequenas inclusões, devido às quais se forma uma tonalidade diferente. As impurezas podem conter sílica: quartzo, quartzo e calcedônia.

A dureza de Mohs varia de 6,5 a 7. Significa que este mineral pode deixar um arranhão no vidro... Praticamente não há grandes exemplares entre os representantes dessas ágatas. Todos os seixos, quando formados, dificilmente chegam a dez centímetros.

Além disso, uma vantagem indiscutível é a inércia da ágata em relação a muitos produtos químicos. A estabilidade aos ácidos é especialmente valiosa.

Após o polimento, adquire um belo brilho de vidro. Sem tratamento, é apenas um pedaço de rocha opaca e opaca. Ao mesmo tempo, as inclusões de clorito dão a aparência de musgo. Os depósitos da pedra estão espalhados por todo o mundo. Mas, no momento, novas jazidas não estão sendo desenvolvidas, devido à grande quantidade desse mineral nos mercados de muitos países. E também pelo baixo custo desse recurso.

Os seguintes estados ocuparam completamente um nicho na produção e distribuição:

  • Iémen;
  • Rússia;
  • Índia.

Recursos de cor

A ágata musgosa pode ter diferentes tonalidades, dependendo das impurezas que compõem sua composição. Os cloritos formam um padrão verde interessante na pedra. Graças aos óxidos de ferro e à sua estrutura, cada vez surge um padrão único criado pela natureza.

Na Rússia, nos Urais, a ágata é extraída com manchas brancas, azuis, verdes e cinza, e na Índia - com manchas pretas e marrons. Este mineral também tem uma tonalidade de coral muito bonita, o que é extremamente raro para ele. Ao ouvir, existe uma coisa chamada "ágata negra". Mas vale lembrar que na natureza, um mineral completamente negro de tal plano não existe. Este é o nome de pedras com pequenas manchas escuras.

A natureza tentou muito, criando um mineral de aparência tão incomum que ela decorou sua superfície com pinturas com árvores e plantas fabulosas. Por isso, a gema é tão apaziguadora e auxilia no combate a inúmeras enfermidades.

Magia mineral

Em todos os cantos do nosso planeta, o efeito mágico da ágata é reconhecido. Esta pedra tem uma energia positiva muito forte. Há muito tempo é usado para criar amuletos e amuletos. Eles foram pendurados em moradias por causa do mau-olhado e da influência negativa de fora. A ágata musgosa é uma boa ajudante na agricultura e na agricultura. Acredita-se que confere fertilidade. Auxilia na colheita de uma grande colheita, pode ajudar na criação de gado. E ainda promove o aparecimento de filhos em mulheres que realmente o desejam.

É amplamente utilizado na meditação devido à sua aparência. Se durante a prática você se concentrar em seu desenho único, ele ajudará a distribuir uniformemente sua vitalidade, entender os problemas e encontrar uma solução digna. Sabe-se que a pessoa tem a capacidade de se curar e de extrair energia do espaço, mas isso requer um condutor poderoso, que é o musgo ágata.

Esta pedra é um protetor confiável contra a inveja e os feitiços malignos. Também ajuda a ver o engano. As seguintes propriedades também são valiosas: melhorar o sono e o estado emocional, livrar-se dos pesadelos, melhorar o humor.

Propriedades medicinais

Mesmo na antiguidade da Rússia, os Magos com a ajuda desta joia curaram várias doenças:

  • feridas e lesões ulcerativas na pele;
  • picadas de insetos venenosos e cobras;
  • problemas com o sistema circulatório e respiratório.

Eles usavam para o tratamento não apenas pedras prontas, mas também camadas de rocha não tratadas. Eles colocaram a pessoa de costas sobre a camada e se voltaram para os deuses em busca de cura.Acredita-se que a ágata tem a capacidade de fortalecer o espírito do guerreiro. Eles foram liberados de tais problemas:

  • insônia;
  • medos;
  • histeria.

E hoje em dia é amplamente utilizado em litoterapia, feng shui e outros métodos ocidentais. Alivia a depressão e outros distúrbios do cérebro e do sistema nervoso. Em caso de infecções e resfriados, reduz a febre. Fortalece o sistema imunológico, sistema cardiovascular, pulmões. Tem efeito antiinflamatório, limpa os sistemas linfático e excretor. Está comprovado que os líquidos à base dele, quando usados ​​externamente, aliviam as doenças fúngicas da pele. Especula-se que o mineral reduza os tumores de linfonodos.

A ágata também é usada como cura para muitas doenças. Acelera o processo de cura, alinha a aura de uma pessoa ao se livrar da energia negativa. Para uma ação melhor, eles recomendam:

  • no caso de doenças cardíacas, usar pingente no punho da mão esquerda e no plexo solar;
  • usar miçangas para a prevenção e tratamento de doenças pulmonares.

Para quem é adequado?

Vale a pena dar uma olhada neste mineral principalmente Touro e Gêmeos. Embora se acredite que esta é uma declaração controversa, a pedra é adequada para todos os signos do zodíaco, sem exceção. Ele dará ao Touro uma atitude mais calma em relação às pessoas, e Gêmeos - autoconfiança, ajudará a passar dos pensamentos às ações. O efeito máximo será alcançado usando joias de pedra de musgo de cobre.

Os astrólogos aconselham Libra a usar uma pedra em um engaste de ouro. E colocar em ocasiões especiais, para não consumir a energia da pedra, pois este signo já está bastante equilibrado. E é preferível que Aquário, Câncer e Peixes prestem atenção aos talheres, pois haverá mais benefícios. A pedra irá ajudá-los a desenvolver suas habilidades de comunicação e permitir que eles interajam melhor com o mundo ao seu redor.

O mineral tem propriedades protetoras poderosas e é adequado para homens e mulheres. Miçangas e colares são adequados para mulheres mais velhas e ajudam e protegem contra bronquite e problemas de tireóide. Aqueles que se esforçam por harmonia universal, visão espiritual e conhecimento do mundo, e também têm doenças imunológicas e cardiovasculares, devem usar contas e pulseiras com grandes elementos. Um conjunto de anel e brinco estimula a circulação sanguínea, auxilia na tomada de decisões e aumenta o desempenho mental.

Todos os produtos de ágata musgo são muito românticos, graças ao padrão da sua superfície. Eles farão uma mulher misteriosa e desejável. Os homens devem comprar um chaveiro de joias para garantir a segurança no trabalho e ao dirigir. E abotoaduras para atrair boa sorte nos negócios, no amor e na vida. Ágata musgosa equilibra os lados sensuais e mentais da personalidade humana.

Pessoas emocionais terão a capacidade de pensar logicamente. E vai adicionar sensualidade ao contido e frio.

Como distinguir um original de um falso?

Parece que o custo da ágata musgo é muito acessível. Mas falsificações ainda são encontradas. Além disso, é utilizado em larga escala na construção e decoração de edifícios, onde é necessária uma grande quantidade. Por isso, surgiram substitutos feitos de plástico com adição de corantes.

Para distinguir uma pedra natural de uma artificial, basta segurá-la nas mãos. A ágata natural permanecerá fria e a imitação esquentará. Existe mais uma maneira. Basta colocar a pedra na água. Um verdadeiro mineral não mancha, ao contrário de um falso.

Regras de armazenamento

Para que a pedra o encante com sua aparência por tanto tempo quanto possível, você precisa cuidar dela adequadamente. Proteja-o da umidade, poeira e luz solar direta. É melhor guardá-lo em uma caixa de joias, em um pano macio ou em uma caixa. Também é necessário levar em consideração que não tolera mudanças de temperatura. A limpeza deve ser feita água com sabão neutro todos os meses.

Se seguir todas as recomendações de cuidados, a ágata musgo não perderá o seu aspecto original e irá protegê-lo e protegê-lo por muito tempo, e permanecerá para os descendentes.

Para as propriedades mágicas e curativas da ágata-musgo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa