Pedras e minerais

Tudo sobre a pedra crisoprase

Tudo sobre a pedra crisoprase
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Característica
  3. Local de nascimento
  4. Propriedades curativas e mágicas
  5. Para quem é adequado?
  6. Como distinguir de um falso?
  7. Como cuidar?
  8. Belos exemplos

Crisoprase é uma pedra semipreciosa. Nos tempos antigos, as pessoas dotaram-no de propriedades mágicas e curativas. Não perdeu sua popularidade hoje e é amplamente utilizado como material ornamental.

Um pouco de historia

Crisoprase é uma rara e, talvez, a mais valiosa da calcedônia. A menção de uma pedra translúcida da cor do primeiro "crisopraso" verde foi encontrada pela primeira vez por Plínio em seu tratado histórico, publicado em 77 DC. NS. O nome da pedra semipreciosa vem das palavras gregas "chrysos" (ouro) e "prazon" (alho-porro). Em sua sonoridade atual, o termo entrou em uso científico desde 1775 por iniciativa do cientista alemão I. G. Lehmann, que compilou uma descrição do mineral.

Um parente próximo do crisoprase é a ágata, pertencente às variedades em faixas da calcedônia. Nele, camadas multicoloridas paralelas divergem de maneira circular, como ondas na água. Crisoprase difere da ágata na ausência de camadas pronunciadas. É mais uniforme, é precisamente a cor uniforme, o brilho e a pureza que se valorizam nele, e na ágata - um padrão bizarro.

Para joias, o mineral era usado por antigos artesãos gregos, romanos e egípcios. A pedra serviu de excelente matéria-prima para joias, amuletos, joias com retratos de personagens famosos e desenhos de cenas mitológicas. Os antigos curandeiros aplicavam o mineral nas feridas para curar a gota e várias doenças de pele. Em caso de distúrbios mentais, a pedra era aplicada nas têmporas. Os antigos acreditavam que, se você parar de olhar para a crisoprase por muito tempo, poderia evitar colapsos nervosos e doenças cardíacas.

A ideia de que o mineral ajuda a limpar o corpo, eliminando toxinas, estimulando o fígado e fortalecendo o sistema imunológico, também se consolidou na antiguidade. Por isso, hoje em dia, a água com infusão desse mineral é bebida para curar o corpo e livrar-se de doenças infecciosas. Na época dos cavaleiros e trovadores, a pedra era tão valorizada que em alguns países europeus "luxo" e "crisoprase" eram usados ​​como sinônimos.... Tudo foi adornado com mineral verde: carcaças, detalhes de vestimentas e munições militares, conjuntos. Um incontável número de itens habilmente trabalhados, instruídos pela crisoprase, sobreviveram até hoje, de broches e pingentes a lorgnets e caixas de rapé.

Este milagre da "cebola" combina-se perfeitamente com pedras preciosas, formando um esquema de cores único. A pedra é verdadeiramente versátil. Em Potsdam, Alemanha, o palácio medieval de Sanssouci é decorado com um maravilhoso mosaico de crisoprase. Muitas igrejas alemãs também são ricas em produtos desse mineral.

Não inferior às cidades da Alemanha e de Praga, onde as paredes e tetos das capelas e catedrais são decorados com muitos mosaicos do século XIV. Foi a partir dessa época que o crisoprase começou a ser amplamente utilizado em muitos campos da arte. Encontramos elegantes composições de mosaico nas capelas de Santa Catarina em Karlštejn... O famoso mosaico de Karlstejn parece um tapete mágico. No Castelo de Praga, a capela de São Venceslau também tem magníficos revestimentos em mosaico raro.

A história da pedra está repleta de fatos interessantes, lendas e crenças. Na antiguidade, o crisoprase era considerado o talismã dos guerreiros vitoriosos. A pedra foi homenageada por Alexandre o Grande e carregava consigo o talismã, acreditando ser uma poderosa fonte de energia, dando resistência e coragem, capaz de prever o futuro. Os artistas gregos invariavelmente retratavam o macedônio em um cinto com uma fivela adornada com crisoprase. Os habitantes da Roma antiga acreditavam que Vênus patrocinava os proprietários de tal talismã, concedendo juventude sem fim e agindo como um guia para a morada celestial dos deuses.

O mineral "cebola" era usado como talismã por pessoas ricas, apoiando negócios lucrativos e ajudando a evitar danos materiais. Na Prússia, Frederico II usou um anel talismã único com crisoprase e, preferindo o mineral a rubis e diamantes, coletou uma coleção significativa de pedras em Sanssouci.

Catarina II usava um anel de ouro com uma pedra incomum. Elizabeth Taylor usava uma linda parura de crisoprase ("Margaridas"), acreditando que isso lhe traria boa sorte.

Em Moscou, nos corredores da Câmara de Arsenais, existem muitas inserções de crisoprase habilmente feitas, usadas em anéis, pingentes e brincos. O mineral fica incrivelmente bonito em colares e pulseiras. O corte do mineral é bastante difundido na forma de cabochões. A atitude em relação ao crisoprase é diferente para cada pessoa.

  • No Oriente, por muito tempo, acreditou-se que, se o dono da crisóprase fosse um mentiroso, a pedra acabaria ficando embotada e perdendo suas valiosas qualidades. E para uma pessoa gentil, a mesma pedra restaura suas propriedades estéticas, físicas e mágicas.
  • Para a máxima compreensão das habilidades mágicas da gema na Europa, é recomendável usá-la deliberadamente para que o talismã esteja sempre diante de nossos olhos.
  • Na Índia, acredita-se que em uma pessoa má o mineral é capaz de transformar energia ruim em positiva.

Característica

O mineral é uma forma hidratada criptocristalina de dióxido de silício contendo algum níquel. É esse composto que determina sua cor. A pedra pode conter impurezas de opala e inclusões individuais de talco e serpentina. Freqüentemente, há crescimentos dendríticos quebradiços formados por óxidos de manganês. Características da pedra:

  • dureza 6,5–7;
  • gravidade específica média - 2,6 g / cm3;
  • parâmetros de refração - 1.530-1.543.

Como um agregado geológico, o mineral consiste nos menores grãos de origem cristalina, 0,5–50 µm de tamanho, distinguíveis apenas com a ajuda de um microscópio. Ao contrário de outros tipos de quartzo menos transparentes, o mineral é valorizado não tanto por seus padrões, mas por sua cor. O crisoprase é rico em todas as cores e tons de verde.

A cor predominante do mineral é verde, limão, maçã, azul.

Entre a calcedônia multifacetada, a pedra "cebola" é justamente considerada a mais impressionante. Os espécimes de alta qualidade parecem ser cobertos com transições suaves e suaves de uma gama esverdeada azulada para tons de esmeralda espessos. A pedra faz você admirá-la. Existem 3 variedades de crisoprase.

  • Superior... Estrutura homogênea, verde rico. Possui uma cor intensa e brilhante. É considerada a matéria-prima da mais alta qualidade para os joalheiros. Pedaços de pedra são claramente translúcidos até uma profundidade de 5 cm. O mineral pode incluir partículas de argila e hidróxidos de ferro em um estado disperso.
  • Primeiro... Estrutura homogênea e esverdeada de maçã. Translúcido somente até 2 cm. Pode incluir manchas esbranquiçadas opacas. Sem imagem.
  • Segundo... Tons pálidos com manchas. Pedra ornamental. Cor predominantemente verde-azulada ou verde-amarelada com estrutura heterogênea. A gama de cores do mineral pode conter manchas esbranquiçadas, bem como manchas alternadas transparentes e opacas. Os óxidos de manganês do mineral às vezes formam dendritos.

O crisoprase é fácil de processar e cortar, o que determina sua popularidade entre os joalheiros.

O material se presta bem para lixar e polir, mas é difícil trazer o mineral para uma superfície espelhada. A faixa de preços dos produtos com esse mineral é grande, o que determina sua disponibilidade para diversos setores da sociedade. É amplamente utilizado para fazer cabochões e inserções.

Local de nascimento

Depósitos de crisoprase são um achado raro. Origina-se no curso de silicificação de rochas com a formação de formações hidrotermais. Encontrado em magma e rochas sedimentares, às vezes de origem placer. Freqüentemente formado na forma de veios rochosos.

Minerais de alta qualidade são extraídos no Cazaquistão, Romênia, próximo a Pristina, Tanzânia, Brasil (estado de Goiás). O depósito mais antigo, desenvolvido desde 1740, está localizado na Silésia polonesa. Agora está esgotado, mas outros campos foram descobertos nas proximidades e continuam a funcionar. O maior deles é Shklyary.

O continente australiano é rico em minerais. O maior campo de crisoprase foi descoberto em 1963 na parte oriental de Queensland. O depósito é único, pois os veios da crisoprase têm até 10 cm de espessura e costumam atingir dezenas de metros de comprimento. Reservas significativas também foram descobertas nas regiões ocidentais da Austrália. O notável mineral de cor esmeralda é extraído na Sierra Nevada (Califórnia).

No Zimbábue, foi encontrado um mineral da cor mais rara: cebola, grama, verde-maçã, que se deve a pequenas disseminações de componentes contendo cromo. Seu nome deriva da localização dos estoques de matorolita. Reservas significativas de minerais com qualidade de gema são raras. Entre eles, podem ser distinguidos os clusters na Polónia, nos EUA, na Federação Russa nos Urais, em algumas regiões do Cazaquistão e na Austrália.

Propriedades curativas e mágicas

De acordo com suas propriedades talismânicas e curativas, o mineral "cebola" assume posições de liderança entre outros minerais e tem um valor espiritual e psicológico significativo para os humanos.

  • Crisoprase é um talismã para líderes, promove o desenvolvimento de talentos, dedicação, fortalece qualidades obstinadas, permite superar a insegurança.
  • Alivia a ansiedade obsessiva.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ativa o cérebro, reduz a pressão arterial, é capaz de aliviar o estresse e eliminar a fadiga crônica e ajuda a normalizar o sono.
  • Aumenta a estabilidade física e psicológica.
  • Previne a deterioração, resiste à depressão, tristeza, preguiça.É um mineral de ousadia criativa positiva e produtiva.
  • Aumenta a energia do corpo e normaliza o funcionamento do sistema cardiovascular.
  • Equilibra o sistema hormonal, promove o funcionamento eficiente dos órgãos reprodutivos.
  • Atua como um talismã contra o mau-olhado, o medo e os pesadelos.
  • Promove proteção contra falhas e inveja negra.
  • Como um curador remove estados de tristeza, cura as consequências do amor não correspondido.
  • Promove o surgimento e manutenção do amor e da amizade.
  • Se o dono da pedra tiver grandes somas de dinheiro, o crisoprase o protegerá de perdas inesperadas de dinheiro.

A crisoprase tem um efeito benéfico na deficiência visual. Em casos de doenças oculares, é recomendável levar o mineral com você e aplicar o ritual diário de contemplação. Resiste à insônia.

Antes de ir para a cama, é útil deixar a pedra perto da cama para um sono profundo e saudável.

O mineral é usado para aliviar dores de garganta e de ouvido. É útil para aliviar ataques de asma. Com fortes oscilações climáticas, tempestades magnéticas e mudanças na pressão atmosférica, a gema ajuda o corpo a superar as condições causadas por desastres naturais.

Para quem é adequado?

Crisoprase é um talismã para pessoas com uma mente inquisitiva e inventiva, para personalidades criativas, que lutam incansavelmente pelo crescimento e desenvolvimento, prontas para melhorar a si mesmas e ao mundo ao seu redor. O mineral é adequado para atletas, viajantes, representantes de profissões relacionadas ao risco. É para as pessoas que levam um estilo de vida ativo que a pedra traz sucesso em todos os bons empreendimentos. É desejável tê-lo para pessoas que trabalham com dinheiro, especialmente com grandes somas.

A pedra é igualmente adequada para uma mulher e um homem. Especialmente adequado para senhoras ruivas de olhos verdes que preferem um estilo clássico dominado pelas cores preto, branco, amarelo, bege e marrom. O mineral dá sabedoria às mulheres, aos homens - força e tolerância. Sua versatilidade se deve ao colorido heterogêneo e rico das pepitas.

O crisoprase permite uma ampla combinação com outros minerais e produtos feitos de prata e ouro. As joias com ele podem ser usadas com uma romã. A pedra fica ótima em um anel de dedo. O mineral é amplamente utilizado como inserto redondo (cabochão) em uma variedade de joias. No Oriente, o rosário de crisoprase é popular.

O mineral tem compatibilidade universal e funciona com todos os signos do zodíaco. Especialmente adequado para os nascidos sob as constelações de Câncer e Capricórnio. Os astrólogos afirmam que a crisoprase está fortemente associada ao elemento ar de Aquário. As vibrações mágicas da pedra são capturadas por quase todos os signos do zodíaco. Não há contra-indicações ao seu uso, mas deve-se levar em consideração qual delas o mineral é mais adequado.

  • Crisoprase é um amuleto poderoso para Áries.
  • Touro lento, possuindo um mineral, eles se tornam mais ativos, móveis e decididos.
  • gêmeos ficará muito mais calmo. O mineral afeta aqueles que são propensos a agitação e ansiedade constante de forma mais perceptível.
  • Câncer é melhor usar a pedra como amuleto. Ele vai escurecer com antecedência se este signo do zodíaco estiver em apuros, infortúnio.
  • Leões as propriedades maravilhosas da pedra são mal sentidas.
  • Virgem torne-se mais sábio, analise as situações tensas com mais detalhes, comece a pensar mais racionalmente.
  • Libra o mineral age neutro.
  • Escorpiões a pedra o torna mais afortunado e feliz.
  • Sagitário uma pedra incrustada em prata deve ser usada.
  • Capricornianos o humor vai subir, eles vão superar as manifestações depressivas. O mineral ajudará as naturezas ciumentas e apáticas.
  • Aquário intimamente relacionado com a crisoprase. Os representantes deste signo serão capazes de alcançar seus objetivos, cumprir seus desejos mais íntimos. Especialmente se Aquário for honesto e misericordioso.
  • Peixes Alimente-se da energia da pedra, ganhando nova vitalidade.

O crisoprase deve funcionar constantemente, não deve ser guardado o tempo todo em uma caixa, pois perde sua aparência maravilhosa, enfraquecendo suas qualidades mágicas.

Como distinguir de um falso?

Sintéticos feitos na China (quetsite) são falsificações comuns hoje em dia. Freqüentemente, um mineral artificial barato colorido na cor necessária com sais de níquel é vendido como crisoprase. Além disso, um mineral natural pode ser facilmente confundido com outra pedra: esmeralda, olho de gato, jade ou jadeíte. Para evitar trapaças e erros na hora de comprar crisoprase, é importante ter alguns conhecimentos.

  • A crisoprase real, ou melhor, um produto feito dela, não custa menos do que 2–3 mil rublos (se comprarmos um produto sem metais: contas, pulseiras feitas de cabochões inteiros).
  • O volume médio de uma gema natural é de 2 cm3. Os itens maiores oferecidos para venda são provavelmente falsificações.
  • Num mineral de origem natural, podem ser vistas microbolhas, inclusões primárias, que são vestígios de crescimento natural (com auxílio de uma lupa). Sintéticos não possuem tais inclusões.
  • Usando uma lupa, você pode ver vestígios de corantes em uma falsificação.
  • O ketsite sintético tende a ter uma cor mais rica e uniforme.

A crisoprase colorida artificialmente é chamada de ônix verde. Pode ser verde limão ou azul na cor. A calcedônia verde é extraída do Zimbábue, cuja cor se deve a impurezas de cromo. É comumente chamada de ágata verde ou mtorolite.. A crisoprase azul, que contém inclusões de crisocola, é isolada separadamente. Recentemente, a pedra tem um grande número de imitações feitas de calcedônia mais barata. As imitações são pintadas com sais de cromo ou níquel.

Somente um especialista pode distinguir a imitação da crisoprase natural, usando métodos especiais de análise óptica e dispositivos (filtro de Chelsea, espectroscópio).

Como cuidar?

Ao partir, as joias com crisoprase são despretensiosas, embora o respeito e o amor não sejam supérfluos. Para conservar a pedra no estado desejado, é necessário limpá-la com água e sabão e passar um pano macio. Para o mineral, a exposição à luz solar direta é prejudicial. No sol forte, a cor do mineral pode desbotar.

Para restaurar o estado anterior, a pedra é envolvida em um pano úmido.

É importante mantê-lo afastado de produtos químicos, objetos sólidos e superaquecimento. Para dar à crisoprase mais brilho e saturação, é recomendável congelá-la ocasionalmente em uma tigela de água... Nesse caso, o processo de degelo deve ocorrer naturalmente, sem forçar o processo.

Belos exemplos

Muitos belos são criados a partir de crisoprase produtos.

  • A peça, feita pelos talentosos mestres joalheiros da Van Cleef & Arpels Daisy para Elizabeth Taylor, é impressionante em sua beleza. A atriz acreditava firmemente que o parure traz boa sorte (foto 1).
  • Anel masculino. Um anel semelhante foi usado por A. Makedonsky (foto 2).
  • Colar Daphne Dourado com Crisoprase (foto 3).
  • Talismã para jovens empresários (foto 4).
  • Colar com crisoprase de cor profunda (foto 5).

Para a propriedade da pedra crisoprase, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa