Pedras e minerais

Pedra de apatita: depósitos, propriedades e aplicações

Pedra de apatita: depósitos, propriedades e aplicações
Contente
  1. Descrição e história de origem
  2. Local de nascimento
  3. Propriedades
  4. Variedades e cores
  5. Como distinguir de um falso?
  6. Para quem é adequado?
  7. Como isso é usado?
  8. Cuidado com produtos de pedra

Um dos minerais mais atraentes e misteriosos é a apatita. O nome da pedra fala por si, já que na tradução do latim significa "engano" ou "enigma". Por que a apatita é tão enganosa e qual é o seu mistério? O fato é que esse mineral contém uma grande quantidade de várias substâncias, e sua abundância torna a apatita muito semelhante a outros grupos de pedras. Ele meio que se disfarça de outros minerais, por isso recebeu esse nome. Uma pessoa que não é particularmente versada em pedras dificilmente compreenderá desde a primeira vez que é apatite na sua frente. Por exemplo, compradores inexperientes costumam confundir este mineral com topázio ou berilo.

Descrição e história de origem

A apatita é um dos minerais mais antigos, mas foi separada em um grupo separado e caracterizada apenas em 1788. É devido à sua extrema semelhança com outros grupos de minerais que este mineral esteve “escondido” da humanidade por muito tempo, somente com o desenvolvimento da geologia a apatita se tornou um mineral independente e adquiriu seu nome literalmente misterioso. Podemos dizer que falta individualidade à apatita, pois se parece com outras pedras. Mas a apatita é única em sua própria maneira. Pertence a pedras semipreciosas, e a estrutura interna bastante complexa do mineral permite que adquira tonalidades diferentes dependendo da iluminação ou do ângulo de visão.

As pedras mais puras e transparentes são muito apreciadas pelos joalheiros.

Local de nascimento

Muitos países estão envolvidos na extração de apatita.Grandes depósitos deste mineral são encontrados na Rússia, Canadá, EUA, Noruega, Sri Lanka. Deve-se notar que a apatita tem sua cor individual em cada país. No Sri Lanka se extraem as pedras, que são utilizadas pelos joalheiros, porque neste país esse mineral tem um belo tom de vidro. A maior apatita de todos os tempos foi encontrada em Quebec, Canadá. O peso desse mineral era de cerca de 5 toneladas. Na Rússia, são encontrados principalmente tipos de pedras azuis e azuis. O Canadá é dominado por apatitas verdes e marrons.

Na Noruega, minerais semelhantes à malaquita são frequentemente encontrados, eles são verde água e um padrão natural é visível em seu interior. O maior depósito mineral russo está localizado na região de Murmansk e é chamado de Khibinskoye, uma vez que as montanhas Khibiny estão localizadas nas proximidades. A propósito, também há uma cidade próxima, que se chama Apatity. Além disso, a produção ativa de apatita é realizada na Buryatia (depósitos Oshurkovskoye e Beloziminskoye) e em Yakutia (depósitos Neryandzhinskoye e Ulkhan-Melenkinskoye). Os principais depósitos de minerais são encontrados em rochas que se formaram desde as erupções de antigos vulcões.

Grandes depósitos também são encontrados no México e no Brasil.

Propriedades

A apatite tem muitas características, graças às quais recebeu o título de pedra semipreciosa. É necessário distinguir vários grupos de propriedades - físicas, químicas e medicinais. E as antigas tradições dos ancestrais e superstições prevalecentes estão pressionando para destacar outro grupo de propriedades - mágicas.

    De acordo com suas propriedades químicas, esses minerais são geralmente divididos em três grupos principais:

    • hidroxiapatitas;
    • fluorapatitas;
    • clorapatitas.

    Essa separação depende da composição química da apatita. A clorapatita, como o nome sugere, contém cloro, que confere a essas pedras uma cor branca com brilho vítreo. As fluorapatitas são bastante comuns e contêm uma grande quantidade de flúor. A cor dessa pedra pode ser variada. As hidroxoapatitas são amplamente utilizadas na medicina e odontologia, uma vez que essa substância é a base da composição mineral dos ossos e dentes.

    As propriedades físicas da pedra também são bastante impressionantes. A densidade de tal fóssil é 5–5,5 g / cm³, e a dureza é 3,2–3,4 na escala de Mohs. No entanto, a apatita é bastante frágil e pode rachar facilmente. Além disso, a apatita ocorre naturalmente em formas completamente diferentes, mas muito atraentes. Por exemplo, em forma de prisma ou em forma de agulha. Esta é uma criação incrivelmente bela da natureza.

    Desde os tempos antigos, a apatita tem sido usada para fins medicinais, o que continua até hoje. Antigamente, acreditava-se que o dono dessa pedra era protegido de energia negativa. Ou seja, esse mineral era usado como uma espécie de amuleto, trazendo estabilidade mental, pensamentos brilhantes e tranquilidade. Hoje a apatita é usada como meio de fortalecer os ossos e o esmalte dos dentes. Satura o corpo com cálcio, ajuda com hematomas e fraturas... Alguns especialistas acreditam que este mineral tem um efeito benéfico sobre a glândula tireóide e alivia problemas estomacais.

    As propriedades mágicas da apatita foram de grande importância para nossos ancestrais e eram extremamente populares nos tempos antigos. Acreditava-se que tal mineral é capaz de aumentar o nível de intuição do usuário e até inspirá-lo com sonhos nos quais se pode ver o futuro. Também se acreditava que esta pedra é capaz de alertar o dono do perigo. Isso foi relatado por sensações desagradáveis ​​no local onde as joias de apatita eram usadas.

    As joias de apatita possuíam energia excepcionalmente leve, portanto, muitas vezes eram usadas não apenas como uma peça de joalheria, mas também como um talismã de grande poder.

    Variedades e cores

    Conforme mencionado acima, a cor da pedra depende dos compostos químicos que compõem esse mineral.As pedras mais comuns com alto teor de flúor vêm em uma ampla gama de cores. Freqüentemente, há pedras amarelas, rosa e marrons entre eles.

    Tons de branco, verde e cinza são dados à pedra pelo cloro nela contido. A abundância de água confere aos minerais tons de azul, branco e roxo.

    Como distinguir de um falso?

    Hoje, as falsificações são encontradas em muitas áreas. E o ramo da joalheria é líder na abundância de joias feitas com pedras falsas ou artificiais. Além disso, a apatita é uma pedra camaleônica, por isso é difícil distingui-la de qualquer outra pedra. Mas as falsificações geralmente são feitas de plástico ou vidro colorido. Não é difícil distinguir a apatita real de tais materiais. A regra principal é que cada apatita é individual.

    Pedras absolutamente semelhantes de tal mineral simplesmente não podem existir. Portanto, se há várias joias na vitrine, em que as pedras são semelhantes uma a uma, e o vendedor as passa como apatitas naturais, não há necessidade nem mesmo de duvidar de que as pedras são falsas. Deve-se dizer também que a apatita se aquece muito lentamente e ainda menos não derrete. Obviamente, você não precisa tentar derreter as joias para detectar uma falsificação. Basta segurar a pedra na palma da mão. O plástico ou o vidro aquecem imediatamente e a apatite mantém a temperatura por muito tempo. E, por peso, a apatita natural é mais pesada do que joias de plástico ou vidro.

    Pode-se observar mais uma maneira de distinguir pedra natural de falsificação de vidro, mas é bastante radical e definitivamente não será permitida a utilização na loja. O fato é que, quando quebrado, o vidro se desintegra em fragmentos pontiagudos e pequenos. Mas quando a apatita se quebra, ela se quebra em pedaços sem arestas vivas. Mas recorrer a esse método, é claro, não é aconselhável. Afinal, mesmo que a apatita acabe sendo natural, em uma forma quebrada é improvável que seja adequada para uso posterior.

    Para quem é adequado?

    Se a pedra for selecionada de acordo com o signo do zodíaco, os astrólogos profissionais desencorajam os peixes a usar joias de apatita. Essa pedra não combina com eles, mas Gêmeos, Áries e Capricórnios são extremamente úteis. A apatita também combina com joias de cristal ou diamante.

    A apatite é perfeita para pessoas com problemas nervosos. Essas pedras trazem paz e tranquilidade.

    A pedra ajusta-se a uma atitude positiva em momentos de desânimo e tristeza, pois será extremamente útil para pessoas que se encontram em situações de vida difíceis.

    Como isso é usado?

    A apatita é usada na fabricação, joalheria e medicina.

    Na indústria, esses minerais são utilizados para a produção de fertilizantes naturais com alto teor de fósforo ou para a produção de ácido fosfórico. Além disso, esta pedra era amplamente utilizada e usada na metalurgia, e vidro e cerâmica também são produzidos a partir dela.

    Os joalheiros usam pedras claras ou translúcidas na produção de joias. Esses minerais são bastante frágeis, portanto, são muito menos usados ​​para a produção de joias do que seus equivalentes mais duráveis. Este mineral é freqüentemente usado para fazer colares, abotoaduras ou brincos.

    Na medicina, a apatita é valorizada não só por melhorar o estado psicológico e emocional, mas também por seu efeito benéfico nos dentes e nos ossos.

    Além disso, há tentativas de confecção de próteses com apatita, próxima à composição natural do osso humano.

    Cuidado com produtos de pedra

    Como mencionado acima, esta pedra é bastante frágil, por isso deve ser manuseada com cuidado especial. Em nenhum caso devem ser permitidos golpes acidentais, caso contrário, a pedra irá simplesmente rachar. Não permita que a joia interaja com outros produtos químicos e é altamente desencorajado limpá-la com soluções com sabão. A partir deles, a decoração pode desbotar perceptivelmente. Para remover a sujeira ou poeira da pedra, você deve usar água morna e um pano macio.Não use essas joias com muita frequência, pois elas podem arranhar e perder sua aparência original com o uso diário.

    Guarde a apatita separadamente de outras joias com pontas afiadas que podem arranhá-la. Danos à pedra levam à perda de suas propriedades positivas.

    Portanto, a apatita hoje é o mineral usado em muitas indústrias. A pedra tem uma série de propriedades que têm um efeito positivo na saúde e no ambiente emocional de seu dono. Deve-se notar que o custo das joias feitas com este mineral é extremamente baixo e se compara favoravelmente com concorrentes mais caros. Cuidar da apatita não é nada difícil, o principal é escolher a pedra natural certa, e não uma falsa, e manusear com cuidado.

    A história da apatita está no próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa