Passatempo

Características da técnica kinusaiga japonesa

Características da técnica kinusaiga japonesa
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Ferramentas e materiais
  4. Técnica de criação
  5. Exemplos de belas obras

As japonesas são verdadeiras costureiras. Praticamente não jogam fora roupas e coisas desnecessárias. Qualquer material antigo funcionará bem para criar uma obra-prima incrível. E não é preciso ir muito longe, os trapos de seda que ficam na hora de costurar um quimono são enviados para criar trabalhos criativos com a técnica kinusaiga.

O que é isso?

Kinusaiga (ou patchwork japonês sem o uso de agulha) - uma espécie de bordado, que se baseia na elaboração de apliques de diferentes peças de tecido. Em um conhecimento superficial, parece que a técnica kinusaiga é uma costura de patchwork. No entanto, essa opinião está errada.

Nenhuma agulha é usada para criar patchwork japonês. Basta pranchas de madeira, pedaços de tecido, imaginação e paciência do mestre.

Todo mundo sabe que o Japão é um país de inventores. Os japoneses foram os primeiros a desenvolver dispositivos incomuns, criar máquinas e equipamentos de alta tecnologia. O mesmo vale para a criatividade. Eles podem usar as coisas mais incomuns para criar suas obras-primas artísticas.

O enredo de kinusaiga é baseado em paisagens urbanas.

Imagens da natureza são extremamente raras. Somente artesãos profissionais estão prontos para criar uma obra-prima da floresta. As ruas nesta técnica são muito mais fáceis de criar. Em geral, essas imagens parecem estar vivas. As paisagens de rua raramente são feitas e apenas por trás. Mesmo os mestres modernos, com todo o conhecimento das complexidades da kinusaiga, não se comprometem a retratar rostos.

Infelizmente, esse tipo de arte não é difundido nem mesmo no país de origem. A razão para isso é a duração da criação das obras-primas, especialmente se o quadro for grande.E o preço de uma obra é muito alto, já que apenas tecidos naturais são usados ​​para criá-la, e o processo de execução em si é feito apenas à mão. Proprietários de pinturas kinusaiga afirmam que a paisagem de tecido se assemelha a uma fotografia real.

Desde que a técnica kinusaiga se generalizou, lojas especializadas começaram a abrir em todas as cidades e países, onde é possível adquirir ferramentas e materiais para a criação de obras-primas. Conjuntos de cortes de seda também são exibidos lá. Conjuntos grandes, que incluem ferramentas, diagramas, padrões, estênceis e tecidos, são de particular atenção para as costureiras. Esta opção é ideal para iniciantes.

Todos os anos, há mais e mais especialistas em kinusaiga. Alguns consideram o ganho financeiro, enquanto outros são regidos por juros. Para o segundo, a técnica apresentada é um sedativo, principalmente após um árduo dia de trabalho. Além disso, todos os membros da família podem ser envolvidos na criação de uma obra-prima usando a técnica kinusaiga. Esse lazer conjunto reúne pais e filhos.

História de origem

As pinturas feitas com a técnica kinusaiga lembram uma colcha de retalhos familiar a todos os europeus. Ambos os métodos de execução permitem que você crie um padrão ou paisagem incomum, cujos elementos do mosaico diferem em cor e textura.

A principal diferença entre eles é que na técnica do patchwork são usados ​​fios e agulhas para costurar as abas, e a kinusaiga não envolve o uso dessas ferramentas.

O surgimento da técnica kinusaiga foi devido às parcimoniosas donas de casa japonesas. Não jogavam fora coisas velhas, restos de tecido deixados ao costurar um quimono, mas colocavam em uma caixa separada. Essas peças poderiam ser usadas para atualizar coisas e acessórios usados, costurar roupas para bonecas. E nos anos 80 do século XX, a japonesa Maeno Takashi decidiu tentar criar uma obra de arte incomum a partir de restos de tecido de um quimono, e ela conseguiu.

Depois disso, essa técnica começou a ganhar força, e muitas mulheres decidiram testar seus recursos na criação dessas obras-primas.

Pranchas de madeira foram utilizadas como base para a pintura. Neles foram feitas fendas, nas quais as abas de tecido eram empurradas. As artesãs precisavam de total silêncio e tranquilidade, principalmente no processo de corte do contorno, pois trabalhavam com objeto pontiagudo e podiam se machucar caso se movessem sem cuidado. Parentes e amigos entenderam isso e procuraram não tocar na costureira durante o trabalho.

Pouco depois, essa técnica passou a ser utilizada pelos profissionais como sua principal fonte de renda. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas estavam dispostas a pagar uma quantia enorme por uma pintura em tecido. Aos poucos, a técnica kinusaiga chegou à Europa, mas ao mesmo tempo recebeu uma ligeira modificação. Em termos simples, o trabalho não se baseava na seda natural, mas em qualquer outro tipo de tecido. As folhas de espuma tornaram-se análogas a uma placa de madeira. Como desenho decorativo, os europeus começaram a adicionar fitas, contas, tranças.

Hoje, a técnica kinusaiga tem muitos seguidores. Alguns criam pinturas simples, enquanto outros realizam obras-primas complexas. Obras modernas feitas por verdadeiros mestres enganam facilmente os olhos do homem comum. As pinturas perfeitas têm muito em comum com as fotografias comuns. Qualquer paisagem servirá como um enredo, por exemplo, pontes, flores, uma rua, natureza, montanhas. Tudo depende do desejo do mestre.

Ferramentas e materiais

Como base, são utilizados esboços feitos em papel, que são transferidos para uma prancha de madeira. Além disso, propõe-se familiarizar-se com mais detalhes com as ferramentas e materiais necessários para trabalhar na técnica kinusayga.

  • A Fundação. Os japoneses ainda usam pranchas de madeira para trabalhar, enquanto os europeus mudaram para placas de espuma.É muito mais fácil fazer cortes do tamanho desejado neles. A espessura da folha de espuma deve ser de 1-1,5 cm.
  • Têxtil... No passado, os japoneses usavam seda natural em várias cores. No entanto, os europeus usam restos de qualquer tecido, e até mesmo couro, para criar suas obras-primas.
  • Elementos decorativos... Neste caso, estamos a falar de fitas de cetim, cordões decorativos, rendas, botões, miçangas e muito mais.
  • Tesoura. É muito importante que sejam afiados. Caso contrário, os pedaços cortados cairão. Isso terá um efeito muito negativo na beleza da futura obra-prima.
  • Cola PVA. Com a ajuda de uma composição adesiva, o tecido é fixado na base.
  • Lápis. Um marcador fino pode ser usado como um análogo. Com a ajuda dele, um desenho é aplicado sobre poliestireno ou prancha de madeira.
  • Lápis de cera de costura. Com a ajuda deles, é feito o contorno das futuras abas no tecido.
  • Faca de papelaria. Um bisturi pode ser usado como um análogo. No entanto, trabalhe com ele com muito cuidado, pois é um instrumento muito afiado e pode se cortar. Com uma faca de escritório, será muito mais difícil cortar o contorno em uma prancha de madeira. No entanto, uma lâmina afiada pode lidar com o isopor sem dificuldade.
  • Cópia carbono.
  • Pilha de madeira, lixa de unha ou qualquer outro objeto. Essas ferramentas são essenciais para empurrar o tecido nas ranhuras feitas.

Técnica de criação

A técnica kinusaiga é uma combinação de vários tipos de artesanato aplicado:

  • aplicativo;
  • patchwork;
  • mosaico;
  • escultura em madeira.

Conclui-se que kinusaiga é uma técnica de mosaico para fazer aplicações de patchwork sobre uma base de madeira.

A técnica em si consiste em várias etapas. É muito importante seguir sua seqüência. Em nenhum caso você deve se apressar, caso contrário, a obra-prima preparada acabará sendo desleixada.

  1. O primeiro estágio de criação de uma imagem requer a seleção de uma imagem apropriada. Alguns são adequados para a cozinha, outros para a sala de estar e ainda outros são preferíveis para pendurar no quarto. O contorno da imagem selecionada é transferido para uma folha de papel e, em seguida, para uma base de madeira.
  2. Segunda fase envolve fazer cortes em uma base de madeira ou plástico. A profundidade máxima da ranhura não deve ser superior a 3 mm.
  3. Na terceira fase trabalho, é necessário pintar os modelos de papel em uma determinada cor. Além disso, eles precisam ser numerados no papel e na madeira.
  4. Em seguida, as sobras de tecido são cortadas de acordo com a forma pretendida de cada elemento do mosaico. O principal é não esquecer o subsídio. A parte principal do fragmento pode ser colada na base com cola. Para criar imagens volumosas, um encaixe macio pode ser colocado sob cada pedaço de tecido.

É muito importante escolher o esquema de cores, caso contrário não conseguirá distinguir o que aparece na imagem.

É muito mais difícil aplicar a técnica kinusaiga no artesanato. Teremos que fazer ou adquirir um formulário. Para artesãos iniciantes, algo simples é recomendado, por exemplo, um baile de Ano Novo. E os profissionais podem assumir um modelo complexo de borboleta ou papagaio. E o próprio processo de trabalho requer mais atenção e concentração. É necessário medir cada pedaço de tecido a um milímetro e só então cortar e inserir na base.

    Uma característica importante do kinusayga é a capacidade de envolver as crianças no trabalho. Com eles, você pode criar obras-primas educacionais, por exemplo, sobre o tema fogo. O principal é visualizar uma master class detalhada e lembrar a sequência do esquema de execução.

    Pinturas

    Depois de se familiarizar com os fundamentos da criação de obras usando a técnica kinusaiga, você pode considerar uma pequena master class. Em primeiro lugar, você precisa preparar materiais e ferramentas:

    • uma folha de poliestireno, com pelo menos 1 cm de espessura;
    • peças de tecido de diferentes cores e texturas;
    • tesouras afiadas;
    • faca clerical ou bisturi;
    • uma pilha ou lima de unha;
    • esboço;
    • papel de cópia.

    Ao selecionar tecidos, opções finas e não elásticas devem ser consideradas. As bordas cortadas nunca devem descascar.

    Depois de coletar o estoque de trabalho, você pode começar a criar uma obra-prima.

    1. Primeiro você precisa preparar um desenho. Para o trabalho principal, você não deve considerar opções complexas com muitos pequenos detalhes. É melhor prestar atenção aos padrões geométricos leves, dos quais acabará por fazer uma bela composição.
    2. Então, usando uma folha de papel carbono, o selecionado o esboço é transferido para a base de espuma.
    3. A próxima etapa requer precisão e extremo cuidado. Você precisa pegar um bisturi ou faca e cortar os contornos na espuma de acordo com o esboço copiado. A profundidade máxima do slot deve ser de 3 mm.
    4. Em seguida, retalhos de tecido são retirados. Devem ser cortados de acordo com as dimensões de cada elemento do aplique.
    5. Agora pegue uma lima de unha ou pilha... As bordas das peças de tecido a serem sobrepostas são empurradas nas ranhuras preparadas.
    6. Todo o quadro é preenchido de maneira semelhante.... É muito importante que as partes externas das abas sejam firmemente fixadas nas ranhuras.
    7. As bordas da base de espuma devem ser aparadas com um bisturi ou faca para dar uma forma uniforme. A imagem finalizada pode ser colocada em uma moldura comprada ou você pode fazer uma moldura com suas próprias mãos. Basta pegar uma fita de cetim decorativa e prender suas partes extremas com alfinetes. A propósito, pequenos botões com banho de ouro ou bronze parecem muito lacônicos.

    Trabalhos manuais

    A técnica kinusaiga na fabricação de artesanatos volumétricos praticamente não difere da criação de pinturas planas.

    1. Em primeiro lugar, você precisa comprar uma peça em branco com o formato adequado. Por exemplo, se o artesanato está sendo preparado para a Páscoa, o ideal seria comprar uma base em forma de ovo.
    2. O padrão necessário é aplicado à sua superfície.... Se a embarcação estiver sendo feita pela primeira vez, é melhor considerar imagens mais simples consistindo em listras e grandes formas geométricas. As ranhuras são feitas na base do contorno.
    3. Em seguida, são preparadas as sobras de tecido necessárias para o trabalho. É muito importante medir seu tamanho e avaliar a combinação de cores entre si.
    4. A primeira fatia deve ser aplicada na parte superior do ovo.... Para a comodidade do trabalho, a peça de tecido deve ser fixada com um alfinete, e utilizando uma lima, uma pilha ou uma espátula, enfie suas pontas nas ranhuras criadas.
    5. O resto dos elementos do mosaico estão sendo trabalhados de maneira semelhante.

    Infelizmente, ao desenhar trabalhos manuais volumosos, o tecido pode rastejar para fora das fendas. Para evitar que isso aconteça, os artesãos propõem complementar as ranhuras com fita adesiva fixada com cola. Quando o adesivo estiver seco, você pode decorar o artesanato com elementos decorativos, por exemplo, miçangas.

    As bolas de Natal são criadas da mesma maneira. Você pode fazer conjuntos de brinquedos de Ano Novo e dá-los aos amigos, familiares e amigos. Ninguém ficará indiferente, pois compreenderá que cada brinquedo individual é feito à mão.

    No início, ao criar artesanato usando a técnica kinusaiga, você não deve escolher desenhos complexos com um padrão incomum. Só depois de ganhar experiência, você pode começar um trabalho mais complexo.

    Muitos pais, ao criar pinturas e trabalhos manuais na técnica kinusaiga, envolvem nesta atividade crianças de 3 a 5 anos. Não há nada de surpreendente. Esta técnica não é perigosa, pelo contrário, desenvolve a motricidade fina da criança, desenvolve a sua imaginação.

    Exemplos de belas obras

    Hoje é quase impossível encontrar uma pessoa que vai a uma livraria comprar literatura sobre uma determinada técnica criativa. Alguns não se interessam pelo bordado, outros dão preferência à Internet, e em vão. Nenhum recurso da Internet pode dizer em detalhes sobre a direção criativa em que você está interessado do que um livro.Shizuko Kuroha, o autor do livro, pensa o mesmo. “Patchwork japonês. Coleções de modelos de autores exclusivos "... O livro descreve em detalhes como fazer uma obra-prima digna de um profissional a partir de um pedaço de pano velho. Ele também contém os segredos de famosos mestres da arte aplicada, que vale a pena ouvir.

    No entanto, qualquer brochura, livro, revista dedicada à técnica kinusaiga diz que é necessário começar com trabalhos ligeiros.

    Tendo dominado o conhecimento inicial, você pode prosseguir para projetos mais complexos, por exemplo, "A Dama do Chapéu".

      Tendo adquirido experiência suficiente, você deve tentar a sua sorte em pinturas grandes e sérias.

      O vídeo a seguir apresenta uma aula magistral sobre a criação de uma imagem usando a técnica kinusaiga.

      1 comentário

      Você pode fazer uma imagem kinusaiga a partir de uma foto de sua série de anime favorita.

      Moda

      a beleza

      casa