Passatempo

Knot batik: características e técnica

Knot batik: características e técnica
Contente
  1. Característica
  2. Que tipo de tecido você precisa?
  3. Tinturas
  4. Instrumentos e composição auxiliar
  5. Tecnologia
  6. Como consertar a composição?

A história do tipo mais antigo de batique - o nodular - tem mais de 10 séculos. A Indochina é considerada o berço desta arte. E a própria palavra "batik" consiste em duas: "ba" é um tecido e "teca" é um ponto (o termo é retirado da linguagem usada na ilha de Java). O nome teve origem na tecnologia única de tingimento do material, que se baseava no uso de cera. Ora, o batik é uma pintura em tecido, na verdade não se usa cera, mas as variações na estruturação de um padrão foram aprimoradas sempre que um novo padrão foi aprimorado.

Característica

A tecnologia batik com nós não pode ser chamada de complicada. É semelhante a outras direções do batique: o tecido deve ser reservado contra a entrada da composição da tintura nele. Apenas em uma situação específica não é aplicável uma composição de reserva, mas cordas, fios, feixes, com os quais você pode criar nós.

Primeiro, o tecido precisa ser embrulhado, amarrado, feito nós nele, e só depois ele é baixado para dentro da tinta. Como alternativa, a tinta é aplicada ao tecido com um pincel. Quando o processo de coloração terminar, os locais rebobinados e enfaixados permanecerão sem pintura. O resultado é um padrão interessante, sua complexidade e beleza dependem de quão cuidadosa é a técnica de atar. A propósito, os nós são tricotados à mão e com dispositivos especiais semelhantes a ganchos.

A técnica do batik é simples. Muitas vezes, é mostrado às crianças, pois gostam muito desse tipo de artesanato: em geral, as crianças usam um batique com nós para fazer bandanas de arco-íris para elas.

Que tipo de tecido você precisa?

Para que o padrão no tecido fique bonito, brilhante e durável, você precisa decidir sobre o tecido em si.

Os especialistas recomendam tecidos de algodão:

  • chita grossa;
  • chintz;
  • cetim;
  • lençol fino.

Os tons de tecido são preferíveis em branco ou claro. É bom se o material for monocromático, com um padrão raro de estampa, como bolinhas ou listras. Não é segredo que a criatividade manual sempre tende a economizar dinheiro, portanto não há nada de condenável no uso de tecidos usados. Trabalhos na técnica do batique atado ficam ótimos depois, cujos tecidos foram previamente queimados ao sol e perderam o brilho.

E só quando a experiência em tecnologia de tingimento de tecidos é confiante, suficiente para complicar a técnica, você pode começar a transformar seda natural, viscose, lã pura. Mas o tecido sintético não é usado para o batik. Mesmo tecidos intercalados com sintéticos não funcionarão. Esses materiais requerem uma técnica de trabalho fundamentalmente diferente, os esquemas e tinturas serão diferentes.

Se você não conhecer essas regras, a imagem pode ficar indistinta, borrada. Os corantes de anilina não combinam com as fibras sintéticas, daí o resultado.

Tinturas

Os corantes de anilina são o principal "participante" do batik. Eles são usados ​​para tingir tecidos de algodão. Em quase qualquer loja de arte, você pode encontrar uma paleta bastante ampla desses corantes. Mas muitos amantes do batik não procuram maneiras fáceis; eles fazem tinturas por conta própria.

Isso é possível - lembre-se da tonalidade que dá a casca da cebola ou a urtiga. Os corantes naturais, é claro, são mais ecológicos, o que atrai os amantes do batique moderno.

Exemplos de corantes à base de ervas:

  • vermelho - Erva de São João, espinheiro e espinheiro;
  • amarelo - batatas e avelãs;
  • verde - urtiga e punho;
  • Laranja - celidônia;
  • azul - mirtilo;
  • roxa - mirtilo;
  • azul - flores de ivan da marya.

Você pode começar com corantes industriais e, quando estiver confiante, tente obtê-los você mesmo: você obterá um produto natural criativo.

Instrumentos e composição auxiliar

A principal ferramenta que ajuda a fazer nós é uma corda fina ou um fio forte de confiabilidade suficiente. Eles devem preparar o tecido para o tingimento. Do pessoal auxiliar, cabe destacar:

  • cascas de ovo;
  • Pequenas pedras;
  • lascas de madeira;
  • até mesmo pequenas placas;
  • prendedores de roupa para linho;
  • engarrafamentos;
  • capas e muito mais.

Todas essas ferramentas à mão ajudam a criar um padrão único no tecido. Você não pode se limitar à lista proposta, mas inventar seus próprios carimbos, direitos autorais. Alguém usa grampos de cabelo de criança, alguém usa bonés de canetas hidrográficas e canetas, alguém usa elástico-molas.

E você definitivamente vai precisar de utensílios onde as coisas mais interessantes em batik atado serão realizadas. Deve ser um recipiente de vidro ou cerâmica (as tintas serão diluídas nele), uma panela de esmalte (nela ocorre a coloração propriamente dita), um recipiente para o enxágue posterior do tecido, uma garrafa de plástico para armazenar a tinta. Você também precisa de uma espátula de madeira padrão, que usará para mexer o tecido.

Tecnologia

Não é necessário ter habilidades especiais, educação artística e até mesmo uma simples habilidade para desenhar. O princípio do batik atado: cada pedaço de tecido que não foi tingido é amarrado para que a tinta não entre no nó. É para isso que servem os prendedores de roupa, os grampos e os cordões. Eles fazem o que o batik chama de reserva de tecido. O tecido pode ser torcido, dobrado, costurado, dobrado.

Desta forma de reserva e posterior coloração, pode-se fazer guardanapos, toalhas de mesa, roupas, lenços, bandanas, pareos.

A próxima etapa - a coloração pode ser de dois tipos.

  • Pintura a pincel. A peça de trabalho com nós é colocada em um recipiente não muito fundo, após o qual uma pequena quantidade de tinta é aplicada sobre ela. Se usar várias cores, aplique-as uma de cada vez. Mas tenha em mente que as cores vizinhas muitas vezes se misturam, uma nova tonalidade é obtida (nem sempre bonita). Portanto, pense sobre o que e como, em que sequência você pinta.
  • Coloração por imersão. Sem um pincel, você simplesmente mergulha o tecido em um recipiente com tinta diluída. É assim que a coloração multicolor geralmente é realizada. O processo é progressivo, lento.

A coloração multicolorida será mais difícil. O mestre coloca borrões no tecido esticado, faz listras e vários pontos que dizem ser artísticos. E após a secagem, nós, pequenos e grandes, são amarrados no tecido, após o que o tecido é imerso em uma tinta de tonalidade mais escura do que a usada antes. O procedimento é repetido várias vezes.

Como consertar a composição?

Existe uma variante do uso de tintas "sob o ferro". A peça é primeiro seca, depois solta dos nós e passada a ferro na parte de trás. A seguir, deve-se enxaguar abundantemente com água limpa, retirando assim os resíduos de corante. Se forem utilizadas tintas fixadas a vapor, o tecido também fica livre de nós, a pintura é fixada com vapor. O produto também deve ser enxaguado, seco e passado a ferro.

Se você estiver usando o corante de anilina e o método de imersão, é possível fixar o corante imediatamente. É diluído com água quente em uma panela que pode ser aquecida. Esta água deve cobrir todo o tecido mesmo após a fervura, pelo que se toma 3-4 litros de água por 100 g de tecido (no estado seco). A peça de trabalho é colocada em uma tigela e fervida em fogo não muito alto. O algodão é fervido por cerca de 20 minutos, depois é retirado, adiciona-se 50 g de sal à solução e o tecido é fervido novamente por meia hora.

Se você tingir seda, o processo não será muito diferente, mas em vez de sal, usa-se vinagre. O tecido deve ser deixado na solução até que sua temperatura caia para 50 graus. Em seguida, o tecido é lavado em água morna e, em seguida, em água fria. Somente nesta fase os nós são desamarrados e o tecido é lavado novamente. Passe o tecido ainda úmido para que as dobras dos nós desapareçam sem problemas. Se você fizer tudo dessa forma, não haverá necessidade de corrigir a cor.

O batik atado não é a técnica mais caprichosa, combina bem com outras (com batik frio e quente). Os artesãos costumam usá-lo como base para um motivo floral, que é então trabalhado com a técnica do batique frio. Na técnica, não é necessário usar todo o corte, mas apenas uma parte dele. Enquanto você está fervendo o material, pode deixar uma das pontas sem pintar, de forma conveniente, fixando-o sobre a panela fervente. Assim, a transição da parte colorida para a parte descolorida será natural. E então você pode pintar manualmente o fragmento sem pintura.

Aqueles que "cozinharam" jeans nos anos soviéticos entendem como com a ajuda de nós e a fervura é possível conseguir um design único de roupas. Experimente o batik com nós, você vai adorar!

No próximo vídeo, você encontrará uma aula magistral sobre batique com nós (padrão espiral).

sem comentários

Moda

a beleza

casa