Passatempo

Tudo sobre feltragem seca

Tudo sobre feltragem seca
Contente
  1. O que é feltragem?
  2. Ferramentas e acessórios
  3. Material
  4. Acessórios e decoração
  5. Processo passo a passo
  6. dicas e truques

A feltragem a seco como forma de artesanato está ganhando cada vez mais popularidade. O resultado são, na maioria das vezes, brinquedos de feltro muito fofos ou itens de decoração de roupas de lã. Nessa técnica, você também pode fazer belas joias originais, por exemplo, broches ou miçangas. E os métodos de trabalho são tão simples que você pode se envolver nesse tipo de criatividade até mesmo com crianças. Você só precisa tomar alguns cuidados para não se machucar com ferramentas pontiagudas.

O que é feltragem?

Quando se fala em feltragem, logo vem à mente botas de feltro e começamos a nos lembrar de como elas são enroladas com água. Portanto, a técnica a seco chamada feltragem ou feltragem é radicalmente diferente. O comum é o material de trabalho - fibras de lã pura, em ambos os casos obtêm-se produtos de feltro. Superfícies em grande escala são imediatamente processadas apenas com feltragem úmida e a feltragem permite fazer pequenas formas com pequenos detalhes. O princípio da feltragem é o emaranhamento das fibras de lã com agulhas especiais por meio de múltiplas perfurações do material.

Ferramentas e acessórios

Agulhas

A principal ferramenta de trabalho é a agulha, mas especial. Com a costura comum, ela está relacionada apenas à nitidez. E para completar um produto, você pode precisar de um conjunto completo. As agulhas diferem de várias maneiras:

  • por espessura;
  • pela forma da seção;
  • na direção dos dentes.

As agulhas são numeradas de acordo com a espessura. Quanto menor o número, mais espessa é a ferramenta. As agulhas mais grossas (nº 28, 30, 32) realizam o despejo inicial do material. Para o processamento final dos produtos, são utilizadas agulhas finas (nº 38, 40). Em diferentes etapas do processo, são utilizadas ferramentas com diferentes seções. Freqüentemente exigido:

  • triangular;
  • "Estrela";
  • "Coroas".

Quase todo o trabalho principal pode ser feito com agulhas triangulares, substituindo gradualmente as grossas por outras mais finas. Mas eles deixam buracos perceptíveis, que são alisados ​​por agulhas de "estrelas" ou "coroas". O elemento mais importante da ferramenta nomeada são os dentes, eles fornecem o emaranhamento das fibras de lã. Geralmente feltrado com agulhas com dentes retos. Mas quando precisar criar uma superfície fofa, pegue as agulhas "reversas", que engancham e puxam as fibras.

O feltro é um processo trabalhoso, por isso é muito importante escolher uma ferramenta que trabalhe com conforto e o mais rápido possível, especialmente se um produto de tamanho grande estiver sendo feito. Pessoas criativas sempre se esforçam para melhorar a tecnologia e, como resultado, existe uma gama bastante ampla de gadgets no mercado.

Existem agulhas com cabos confortáveis, mas como são necessárias outras diferentes durante o trabalho, um porta-agulhas removíveis seria uma opção mais prática e econômica. Existem dispositivos nos quais várias agulhas são fixadas ao mesmo tempo (por exemplo, Clover ou Gamma).

Maquina de feltragem

Para fazer um produto feltrado, é necessário fazer inúmeras perfurações no material. Costureiras especialmente entusiasmadas podem facilitar muito o trabalho de uma máquina especial para feltrar. No entanto, atualmente não há grande escolha no mercado.

Na maioria das vezes, as lojas online oferecem uma máquina Addi Quick de fabricação alemã. Nela é fixada 1 agulha, os furos são feitos a uma profundidade de 2-3 cm. A máquina pesa cerca de 600 gramas. Para comparação: o peso de qualquer ferramenta para trabalhos de reparo excede o especificado em pelo menos 2 vezes. Das deficiências do mestre, eles distinguem uma vibração bastante forte durante o trabalho, bem como o fato de que as agulhas fornecidas muitas vezes não são de muito boa qualidade. Mas de acordo com seu padrão, você pode cortar e usar qualquer agulha comumente usada.

Você pode encomendar um carro Simplisity. É de 6 pinos e possui uma blindagem protetora. Para segurança do trabalho, o desligamento é fornecido ao levantar a máquina da superfície a ser tratada. Muitas vezes você pode ver opções caseiras, por exemplo, de uma máquina de costura infantil. Além disso, algumas pessoas conseguem consertar as agulhas em ferramentas técnicas, por exemplo, em um quebra-cabeça. Mas esses experimentos ainda não são seguros.

Escova de base

Como no processo de feltragem a agulha faz furos profundos, não é absolutamente recomendável rolar por toda a parte, segurando o material nas mãos ou nos joelhos. É melhor fazer isso com uma escova especial rígida de base pesada.

Se você não puder comprar um por algum motivo, você pode usar poliestireno ou borracha de espuma com uma espessura de pelo menos 3 cm. Mas o substrato feito de tais materiais dificilmente durará muito, e seus pedaços podem entrar no produto fabricado, o que irá não melhorar o resultado.

Pente- "slicker"

Na fase final do trabalho, se quiser criar uma superfície fofa, você precisará de um pente. As costureiras a chamam de vigarista. Você pode usar uma escova dura que é usada para escovar os animais.

Material

O trabalho feltrado é feito exclusivamente de lã, mas pode ser diferente.

  • Fita penteada Não é lã fiada, cujas fibras são colocadas em uma direção. Eles podem ser de diferentes cores e espessuras. A fita com as fibras mais finas é utilizada para acabamento ou feltragem de pequenas peças.
  • Kardoches - lã com fibras ligeiramente emaranhadas dispostas em diferentes direções. Conveniente de usar, especialmente para itens grandes.
  • Sliver - lã grossa não tingida, que é utilizada para urdidura interna de peças grandes. Produtos feitos inteiramente de material colorido de alta qualidade são bastante caros e o uso de uma fita reduz seu custo.

Às vezes, a base é feita de poliéster acolchoado, o resultado final não piora.Mas quando um produto fofinho é planejado e com a ajuda de uma agulha reversa as fibras são puxadas de dentro para fora, é preciso deixar a camada de cima bem espessa para que o material de base não apareça do lado de fora.

Acessórios e decoração

Ao fazer brinquedos, você precisará de peças adicionais. Sempre há olhos e narizes para bichinhos de pelúcia à venda. Mas você pode fazer esses elementos com suas próprias mãos, por exemplo, de cerâmica plástica. Ou bordar com fios de lã. Para antenas, geralmente é usada uma linha de pesca. Se decidir fazer um broche ou miçangas originais, os acessórios também terão de ser adquiridos numa loja especializada.

Para tornar o produto mais expressivo, os retoques finais são aplicados com tintas comuns, na maioria das vezes acrílicas. Mas os iniciantes são aconselhados a usar lápis pastel. Eles são triturados e o pó resultante é espalhado sobre a superfície de lã com uma escova macia.

Processo passo a passo

Descrição passo a passo do processo de feltragem de um pequeno brinquedo do seguinte modo.

  • Na hora de realizar o trabalho, é melhor ter uma amostra na frente dos olhos, por exemplo, um desenho, de preferência de vários ângulos. A opção ideal é um modelo volumétrico.
  • Você precisa preparar ferramentas e materiais com antecedência. É melhor levar agulhas, principalmente para iniciantes, com margem, pois podem quebrar, e interromper o trabalho e correr com urgência para a loja não será muito agradável. As decorações também devem ser adquiridas com antecedência.
  • Primeiro, os maiores detalhes são executados, geralmente o tronco e a cabeça. Os fios de lã são arrancados da fita e colocados em camadas finas na base. Cada camada está em uma direção perpendicular à anterior. O volume do material preparado deve exceder o tamanho da parte futura em cerca de 3-4 vezes.
  • Em seguida, eles começam a processar a peça de trabalho com agulhas. Enquanto a parte é macia, use os dedos para modelá-la. A peça de trabalho é girada constantemente, fazendo perfurações uniformemente em todos os lados.
  • Na cabeça do brinquedo, as órbitas e outras partes do rosto ou focinhos são formados quando o animal está feltrando.
  • Quando você precisar fazer peças do mesmo tamanho (por exemplo, patas), layouts de uma quantidade igual de lã são imediatamente preparados para elas e feltradas alternadamente. Se você descartar completamente a parte e distribuir os fios para outra, eles terão tamanhos diferentes.
  • Para que as partes do brinquedo possam ser conectadas, os pontos de fixação devem ser deixados um pouco soltos. As peças são aplicadas umas às outras e cuidadosamente processadas com uma agulha. Para uma melhor conexão, você pode adicionar fios de lã finos.
  • Depois de fixados todos os detalhes, a superfície é trabalhada com finas agulhas triangulares e "estrela". Pequenos fios de lã também podem ser usados ​​para “lixar”.
  • O brinquedo é finalizado com a adição de pequenos elementos (olhos, nariz, bigode, joias, etc.), então sua superfície é pintada.

Se você precisar fazer peças longas e finas, uma moldura é usada para sua estabilidade. Na maioria das vezes, é feito de arame. Às vezes, as fibras de lã são simplesmente enroladas nessa base, untadas com cola PVA. A técnica de feltragem a seco também é adequada para a decoração de malhas. Nesse caso, com base no padrão, ele é simplesmente esticado com lã e processado com agulha.

Alguns detalhes podem ser feltrados separadamente (mas não para a densidade final), e então "pregados" na camisa. Para o melhor resultado, recomenda-se enrolar o molde com água e sabão na técnica de feltragem úmida, para que não se deforme no futuro durante a lavagem. Mas você ainda precisa lavar esses produtos delicadamente em água morna.

dicas e truques

Para tornar seu trabalho confortável e seguro, e para deixá-lo feliz com o resultado, vale a pena ouvir os conselhos de artesãos experientes.

  • É impossível trabalhar sem fundo e é melhor proteger os dedos ativos com dedais.
  • Tente furar a parte inicial até o meio para comprimir por dentro. Caso contrário, você pode obter um produto com uma superfície densa, mas muito solta por dentro. Então ele se deforma rapidamente.
  • O material deve ser perfurado estritamente na direção vertical, caso contrário, a agulha pode quebrar. É necessário processar toda a superfície uniformemente.
  • O produto acabado deve ser firme ao toque para que nenhuma deformação ocorra ao ser pressionado.

Cada mestre tem seus próprios segredos. Mas o domínio vem no processo de trabalho. E se, ao ouvir suas recomendações, você colocar sua imaginação em criatividade, poderá criar suas próprias obras-primas de lã.

Para os fundamentos da feltragem seca, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa