Passatempo

Threads para macramé: requisitos, tipos e dicas de uso

Threads para macramé: requisitos, tipos e dicas de uso
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Quais são necessários?
  3. Quais são os requisitos de thread para macramé?
  4. Visualizações
  5. Como calcular o comprimento?
  6. Dicas de aplicação

Muitas mulheres gostam de costura. Esta ocupação é interessante, desenvolve a imaginação, as habilidades motoras dos dedos e das mãos e acalma. Um dos tipos de artesanato é o macramê. Consiste em criar várias coisas (desde pulseiras a grandes artesanatos, cortinas e até roupas) a partir de fios, tecendo-os e tricotando nós.

Peculiaridades

Alguns dos pontos importantes no bordado são:

  • você precisa imaginar claramente o que deseja obter no final;
  • você precisa saber as designações dos esquemas (se trabalhar com eles);
  • vale a pena saber escolher o fio certo para cada produto.

Existem muitos tipos diferentes de matérias-primas de trabalho (fios) com características próprias. Portanto, antes de começar a trabalhar, você precisa descobrir quais threads são necessários.

Quais são necessários?

Para cada tipo de produto, são adequados fios com certas características. Por exemplo, tapetes, cortinas, guardanapos, bases para copos e painéis podem ser tecidos com fios grossos. A espessura média do material pode ser usada para criar vasos decorativos - você pode decorar uma jarra ou garrafa de forma semelhante. Pingentes, brincos ou até mesmo pingentes podem ser feitos de fio dental razoavelmente fino ou fios de náilon, seda ou algodão.

Quais são os requisitos de thread para macramé?

  1. Em primeiro lugar, o material deve ser de alta qualidade... Se o produto deve ser colorido, então a cor é preferencialmente agradável, macia e durável, pois o produto pode entrar em contato com a luz do sol, água, o corpo humano - isso pode levar ao desbotamento do material ou ao desenvolvimento de reações alérgicas no usuário. O segmento deve ser seguro.
  2. Também é desejável não use tons escuros ou, ao contrário, muito claros (embora as costureiras recorram a eles com bastante frequência), assim como os tons "venenosos" dos fios. Os artesãos dizem que é difícil decifrar o padrão em tais produtos, e também é muito difícil encaixá-los no interior circundante ou combiná-los com a roupa (se for uma pulseira, por exemplo).
  3. A costureira deve saber como combinar cores corretamente se a coisa for policromada (dois ou mais tons).
  4. O material deve ter força suficiente, elasticidade.
  5. A seção transversal do pacote deve ser redonda... Isso dará volume aos seus nós e a beleza do produto.
  6. Pela comodidade de tecer e tricotar nós, bem como para que o produto dure mais, é aconselhável usar fibras moderadamente escorregadias. Os fios sintéticos são geralmente "famosos" por sua maior escorregabilidade.
  7. Como mencionado acima, você precisa entender qual fibra é adequada para criar um produto. Isso leva em consideração a espessura, a cor, a natureza (material sintético ou natural), a resistência do fio. E você também precisa entender a finalidade da embarcação, qual é o método de uso, localização (por exemplo, em um quarto, em uma mesa de cabeceira). Considerando esses e outros fatores, é mais fácil encontrar um material de trabalho.
  8. Além disso, a fibra deve ser agradável ao toque. Isto é importante tanto para a costureira como no caso de o produto se destinar a entrar em contacto com a pele.
  9. A fluidez no macramé será supérflua. Isso não permitirá que você veja o padrão e a aparência também parecerá desleixada. Mas o volume do fio ou sua "maciez" está bom.
  10. Os fios devem ter certa rigidez e torção. Isso permite que você crie nós bonitos e coisas duráveis. Se o material for muito duro, deve ser pré-amolecido antes de iniciar o trabalho. Para isso, é colocado em água e fervido por vários minutos.
  11. Além disso, os fios devem ter o comprimento apropriado ou um pouco mais longos do que o necessário. Isso, é claro, aumenta a despesa e o custo, porém, se a linha for curta, a costureira terá que começar tudo de novo.
  12. E, é claro, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias com antecedência. (tesouras, agulhas, grandes ganchos de crochê, fechos de fibra, alfinetes com cabeças grandes, um furador e agulhas de tricô para que você possa afrouxar o nó; uma fita métrica, um diagrama ou esboço de um artesanato, um peso para alinhar o fio, cola se desejar use decoração para decoração - miçangas, miçangas, botões, penas, fivelas, bolas de madeira).

Claro, não é necessário que você precise de todos eles, mas é melhor ter tudo o que você precisa à mão.

Visualizações

Todos os threads de macramê podem ser classificados de acordo com vários critérios. Assim, um deles pode ser a origem do material de trabalho - natural (por exemplo, algodão ou fio de lã) e sintético (polipropileno ou fibra de poliéster). Pela espessura, esses tipos podem ser distinguidos - materiais finos, médios e grossos. A seção transversal é plana e redonda, a estrutura da fibra é reta e torcida. Os tópicos podem ser divididos até mesmo por faixa de preço; pode haver muitos exemplos de agrupamento. Claro, é impossível dizer com certeza o que é melhor. Esta questão é decidida em cada caso individual pela costureira.

  • Cordão de algodão Adequado para fazer artesanato como brincos, pingentes, pulseiras, colares. No entanto, é preciso lembrar que tais coisas são naturais, seguras (se não forem usados ​​corantes tóxicos, mas sua vida útil é muito mais curta). Uma nuance importante é a questão do preço. O fio de algodão é bastante barato. Porém, sua ponta não derrete no fogo, para fixar os fios é preciso usar cola, não isqueiro. A espessura pode variar de 1 a 5 mm.

O fio pode ser encerado e, nesse caso, é mais rígido do que o fio de algodão comum.

  • Fios de fio dental - mais frequentemente usado na tecelagem de pulseiras ou bugigangas. As vantagens desse material são o baixo custo (a partir de 10 rublos a meada), além da grande seleção na paleta de cores. Os fios são agradáveis ​​ao toque.No entanto, eles podem perder a cor com o tempo.
  • O nylon também pode ser encerado. Antes eram usados ​​principalmente para costurar solas de sapatos, porém sua resistência permite tecer na técnica de macramê. Esse é um material de origem sintética, tem resistência e, por isso, os produtos feitos com ele são duráveis. Além disso, as pontas da fibra derretem no fogo. Portanto, a borda do produto pode ser tratada com um isqueiro. Com a depilação adquire uma certa rigidez.
  • Fio de sisal também se aplica a materiais naturais. Caracteriza-se pela alta rigidez, portanto, ao trabalhar com ele, é aconselhável pré-amolecer o material.
  • Macrame - Material de fabricação turca (principalmente). É caracterizado por um deslizamento ideal, uma ampla escolha de cores. A espessura da fibra é de cerca de 1,5 mm. Esta opção é perfeita para costureiras iniciantes.
  • Corda de polipropileno - este é geralmente um cabo durável. Ele vem em um tom diferente, também é apresentado em uma versão soft (portanto, é aconselhável não confundi-los). A espessura também é pequena de 1-2 mm.
  • Seda: bonito, agradável ao toque, material natural (embora também existam análogos sintéticos). São feitas pequenas coisas que exigem ternura e elegância - pequenas bolsas, clutches, brincos. Porém, deve-se lembrar que as pontas não se desfiam, os fios devem ser tratados com cola e deve ser feito um nó. No trabalho, vale a pena usar cola PVA.
  • Corda de juta - Este é um fio bastante grosso, pesado, também de origem natural. Possui pilosidade, aspereza. Sua espessura varia de 1 a 4-6 mm. Portanto, vários produtos podem ser criados. Você pode fazer rapidamente itens decorativos com linha grossa, por exemplo, vasos ou vasos de flores.
  • Alguns também usam fios de pesca. Eles são fortes o suficiente.

Como calcular o comprimento?

Calcular o comprimento necessário da rosca, bem como o número necessário de roscas, é um ponto importante. Geralmente é aconselhável tomar um pouco mais do que o necessário, para que mais tarde não haja necessidade de alongar o fio (aumentá-lo). Normalmente, os diagramas indicam o comprimento do fio, seu tipo, que deve ser utilizado no processo de trabalho.

É necessário decidir se o produto é inteiriço ou composto por vários padrões. Além disso, primeiro você precisa fazer uma amostra. Representar aproximadamente o tamanho do produto acabado, o fio deve ser cerca de 6-7 vezes mais longo do que a coisa. Se a tela consistir em vários padrões separados, o comprimento será calculado para cada um deles separadamente.

Existem várias tabelas, com base nas quais, você pode determinar o comprimento necessário e o número de threads. Por exemplo, para tecer um artesanato com nós hercúleos, você precisa medir um fio 5 vezes mais longo do que o produto final deve ser. Digamos que uma pulseira feita nesta técnica tenha 15 centímetros de comprimento, o que significa que os laços de trabalho para sua criação devem ter pelo menos 75 cm.

E ao trabalhar com equipamentos, nós representantes o cabo de trabalho deve ser maior do que o nó (aquele em que os nós serão tecidos) pelo menos 4 vezes. Ou seja, digamos que o comprimento da bugiganga seja 13 cm, então o comprimento da renda será 52 cm.

Dicas de aplicação

Antes de iniciar o processo de tecelagem, você deve primeiro se preparar. Para fazer isso, calcule o comprimento e o número de fios, fixe-os na base. Os fios devem ser uniformes, se estiverem enrugados, então você pode alisá-los segurando o ferro sob o vapor. Para cortá-los corretamente, vale a pena colocar a meada em uma fita centimétrica e cortar no comprimento desejado, ao mesmo tempo, o fio deve repousar com calma, sem tensão excessiva.

Claro, você precisa escolher o material certo para o trabalho. No entanto, alguns problemas podem ser corrigidos imediatamente. Por exemplo, se o fio for mais rígido do que o necessário, ele pode ser amolecido. Para isso, basta ela ferver em água por 5 minutos. Por outro lado, se você precisar tornar o fio mais forte e mais resistente, pode mergulhá-lo em uma solução de gelatina e deixá-lo descansar por alguns minutos. Isso é necessário quando o produto deve manter sua forma.

Para proteger as mãos, você pode usar luvas de algodão, e após o trabalho untar as mãos com creme, então haverá muito menos calosidades e o processo de costura será mais agradável. Se for usada seda ou se um produto for tecido com barbante de papel, as mãos geralmente devem ser umedecidas em água morna. Depois de terminar o trabalho é aconselhável passar o produto pelo avesso, cobrindo-o com uma gaze ligeiramente úmida.

Macrame é um interessante tipo de bordado que contém muitos pontos preparatórios importantes, dos quais é aconselhável sempre lembrar. Então os produtos ficarão lindos, e será fácil e agradável de trabalhar.

Para obter informações sobre quais fios são adequados para tecer macramé, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa