Caligrafia

Materiais e ferramentas necessários para caligrafia

Materiais e ferramentas necessários para caligrafia
Contente
  1. O que é caligrafia?
  2. Instrumentos

No momento em que um editor de texto em um computador oferece dezenas de fontes diferentes e várias páginas podem ser impressas em poucos minutos, a arte da caligrafia está de volta à moda. Um grande número de pessoas deseja aprender a escrever com caligrafia caligráfica. Talvez essa moda se deva ao fato de que os modernos raramente escrevem à mão, e aqueles que o fazem lindamente são únicos. Mas, muito provavelmente, a moda do artesanato inclui a caligrafia como uma de suas manifestações mais brilhantes.

O que é caligrafia?

Este termo tem raízes gregas antigas e denota a arte da bela escrita. E essa arte tem regras bastante rígidas. Você precisa aprender essa habilidade com uma imersão profunda no tópico. Aprendem caligrafia, como dizem, para si próprios, para o trabalho (bons calígrafos são solicitados no mercado de serviços), para atividades afins (se uma pessoa trabalha como designer, então a habilidade de uma bela escrita será útil).

Para usar a habilidade, você precisa aprender caligrafia com as ferramentas e materiais certos.

Todo iniciante adquire um kit de caligrafia que o ajudará a aprender a escrever lindamente. A caligrafia de penas é o uso de diferentes pontas. Uma ponta pontiaguda refere-se à posse de uma caneta-tinteiro. Você precisará de um bom papel e de muitos simuladores diferentes, no processo de trabalho com os quais a pessoa terá habilidade.

Instrumentos

Penas, suportes, tinta

A ordem correta de ensinar caligrafia é dominar a ferramenta mais simples, a escrita, após a qual você pode seguir na direção de um trabalho de complexidade crescente. Em seguida, os calígrafos analisam as obras de especialistas, tentam repeti-las e só depois fazem as obras sérias do autor.

A ferramenta básica para iniciar um curso de caligrafia é uma caneta de ponta larga. É usado para tipos clássicos de escrita, como itálico italiano, gótico e minúsculo.

A masterização na maioria das vezes começa com o gótico.

Pontas largas com suporte de têmpera são um ótimo começo. Um extintor é uma placa fixada no instrumento. Você precisa levar rímel simples ("Kohinor" ou "Gamma"), cal, na maioria das vezes guache.

Se, depois de praticar com uma caneta de ponta larga, você ainda quiser continuar, pode comprar uma caneta automática, mas custa mais. Os investimentos acontecem se a pessoa, definitivamente, continuar a trabalhar nessa direção. Caneta-tinteiro recarregável - sem necessidade de mergulhar a caneta na tinta.

Para iniciantes, faz sentido usar canetas com muito contraste de traço. Normalmente, os cartuchos são adquiridos separadamente. Mas se uma pessoa decidir encher uma caneta-tinteiro com tinta comum na água, isso é perfeitamente aceitável.

Pincéis

Quando as letras começarem a sair com segurança, você pode usar os pincéis. É claro que as letras simples estão longe de ser fáceis de usar: não têm a obediência das penas, mas são mais plásticas que estas. Pontas encurtadas planas podem ser uma espécie de substituição das escovas, mas nem sempre são fáceis de encontrar à venda.

Em vez de pincéis e canetas, você pode pegar qualquer coisa que possa escrever: paus afiados, palitos de dente, cartões de plástico, esponjas de espuma (para formatos grandes).

Mas o primeiro conjunto do calígrafo pode não ter pincéis - esta ferramenta significa avançado.

Brashpen

É a ferramenta mais popular para iniciantes. Começam a escrever com marcadores, como é mais comum fazê-lo com eles: não é tão difícil, não há aperto de mão e vontade de desistir de tudo.

Três cabeças de escova comumente usadas:

  • Esboço Copic (4) - são macios, mas de alta qualidade;
  • Letraset Tria (3) - parece mais confiante do que as opções anteriores;
  • Faber-Castell Pitt (1,2) - ideal para iniciantes que buscam entender a lógica da ferramenta.

    A ponta do pincel pode ser ligeiramente estendida e, se desfiar (o que acontece muito rapidamente), deve ser puxada para fora e virada para cima.

    As canetas pincel são algumas das mais fáceis de usar, e os iniciantes adoram. Embora não sejam baratas, sua ponta não é inteiriça, em forma de pincel, por isso não se desgasta rapidamente e é muito fácil de trabalhar.

    Estojo

    Os calígrafos são sensíveis às ferramentas que usam. Normalmente começam um estojo de trabalho, onde caem as melhores canetas e pincéis, bem como cartuchos, borrachas e réguas. Mas você também pode comprar um conjunto pronto, onde tudo já foi selecionado pelo fabricante.

    Quase todos os calígrafos dizem que os melhores instrumentos do mundo são feitos no Japão. No entanto, nem todos os instrumentos japoneses são tão bons quanto dizem ser. Por exemplo, penas especificamente afiadas são tradicionalmente vendidas na Inglaterra e na Alemanha, e muitos produtos russos são bons. Com base nesta lógica, é melhor recolher o seu estojo você mesmo.

    Considere, por exemplo, um kit de caligrafia chinesa:

    • 20 folhas de cadernos - um calígrafo iniciante não pode ir a lugar nenhum sem um simulador;
    • tinta (100 ml);
    • Tapete de apoio (para papel);
    • pincel de nuvem branca de largura média;
    • papel (4 folhas) para inscrições emparelhadas.

      No entanto, o kit chinês costuma ser chamado não de produtos feitos na China e vendidos em sites populares de baixo custo, mas de kits de caligrafia chinesa. E esta é a versão correta.

      A caligrafia chinesa é uma arte formada há mais de 2 mil anos. Ela tem vários estilos. Este Kit de escrita caligráfica chinesa inclui pincéis, tinta, papel e pedra de tinta. Costumava raspar tinta - assim foi obtido o material desejado.

      Se uma pessoa não está interessada em sentar-se por horas em hieróglifos, um conjunto de caligrafia chinesa não será útil para ela. Por exemplo, os iniciantes costumam comprar um conjunto de "Manuscrito de Leonard", que contém 5 canetas, dois suportes e uma caixa. O conjunto Sonnet é muito mais simples e barato, mas contém apenas 5 pontas e um suporte de madeira."Manuscrito" produz conjuntos diferentes: do orçamento ao caro. A escolha depende da quantidade e qualidade dos itens do conjunto, bem como dos estilos caligráficos em que a pessoa decidiu se destacar.

      Papel

      A escolha do papel também é comparável ao destino. Somente depois de determinar o propósito, você precisa prestar atenção à densidade, qualidade da superfície, proteção disponível e outros indicadores.

      Abaixo estão os requisitos de papel.

      • Os papéis de treinamento aceitam 90-120 g / m2. Este é um indicador médio, o que basta para um substrato: o papel é ligeiramente translúcido, convém passar uma receita por baixo da folha para não perder tempo todas as vezes na marcação.
      • O papel para material de apresentação e convites deve ser de algodão. Sua densidade costuma ser de 200 g / m2, com uma superfície plana que a pena não adere.

      As lojas que vendem papel de marca são muito resgatadoras para o calígrafo moderno. Esta é a melhor escolha se você estiver interessado em experimentar caligrafia em diferentes texturas.

      O principal requisito é a densidade necessária do material e a presença suficiente de algodão nele.

      Se uma pessoa vai criar convites vintage, então o papel com a chamada borda viva é necessário. Este papel é feito à mão. Como regra, escrever nele é um deleite especial para um calígrafo.

      As seguintes opções não são categoricamente adequadas:

      • papel solto (a tinta ficará borrada);
      • muito brilhante (o rímel não consegue fixar);
      • papel revestido de gelatina (a tinta não cairá sobre um revestimento quase ceroso);
      • revestido - é para impressão, a tinta vai caber bem nela, mas não a tinta, a caneta se agarrará a uma camada especial.

      Fontes de amostra

      Se um iniciante tem um conjunto de ferramentas e papel, tudo bem, mas seria bom adicionar amostras de fontes ao arsenal do iniciante. É ótimo se você adquirir o livro Art of Calligrapy - é apenas uma "Bíblia" para um estudante de caligrafia. O autor analisa literalmente todas as letras nele. Você pode até baixar um livro em inglês: intuitivamente, mesmo sem saber o idioma, você consegue realmente entender.

      Se você não tem um livro, também pode aprender copiando. Mas se uma pessoa copia a obra de alguém, então os princípios éticos devem ser observados: indicar o autor do original. Com o tempo, o iniciante irá preencher sua mão e desenvolver seu próprio estilo.

      A caligrafia é um mundo inteiro. Se uma pessoa gosta, então canetas, marcadores, pincéis, tinta, suportes e papel serão como tesouros para ela. Pode permanecer no nível de um hobby ou virar-se para o seu próprio negócio.

      É também um excelente exercício para a mente e descarga para o sistema nervoso - o cérebro funciona e a própria pessoa relaxa e se acalma. Paciência é ótima.

      Para obter informações sobre quais ferramentas um calígrafo novato precisa, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa