Caligrafia

Letras: o que é e como aprender?

Letras: o que é e como aprender?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Comparação com caligrafia
  4. Para que isso é usado?
  5. Como vender seu trabalho?
  6. Visualizações
  7. Ferramentas e materiais
  8. Como aprender?

A rotulação, apesar de sua novidade (e para muitos incompreensível), nos rodeia no dia a dia. Essa palavra significa um rótulo bonito e uma placa incomum em uma cafeteria e um menu em uma cafeteria, escrito na fonte original no quadro-negro. Isso inclui cartões de felicitações, gravuras, logotipos e muito mais.

O que é isso?

Letras - são letras desenhadas, simples e bonitas. Muitas pessoas comparam letras e caligrafia. Na verdade, há uma semelhança - essa é a originalidade da escrita das cartas, refletindo o humor e o estado emocional do escritor, enfatizando sua personalidade e originalidade. Mas letras geralmente são uma arte que tende a desenhar mais.

Por muito tempo, o lettering foi considerado uma direção simples na criatividade. No entanto, na década de 2000, tornou-se um tipo de atividade independente, demandada e muito bem paga.

A necessidade de fontes originais e design de texto é extremamente alta, e os autores de letras (aquelas pessoas que os escrevem) são essenciais na vida cotidiana.

História

A escrita tem uma história bastante longa, igual à história do surgimento da escrita. No século III. n NS. após melhorias pelos gregos antigos, o alfabeto fenício continha vogais e consoantes. Havia uma tendência em sua escrita - consistiam em linhas claras da mesma espessura, cada elemento tinha uma forma geométrica simples: redondo, triangular ou em forma de linha.

No século VI, um novo estilo apareceu na escrita, denominado uncial. Agora, as pontas das letras começaram a se projetar um pouco além dos limites superior e inferior das linhas.No período que vai do século XI ao XII, a escrita gótica e redondo-gótica está ganhando popularidade.

No período do século 13 ao 14 (Renascimento), surgiu uma fonte antiqua, bem como o primeiro tratado (de autoria de Luca Pacioli) sobre a estrutura das letras a partir de um quadrado e suas diagonais, além de um círculo inscrito iniciar.

No futuro, o desenvolvimento de fontes só ganhou fôlego, pois elas passaram a ser criadas para diversas necessidades: publicidade, livros, jornais. Uma fonte egípcia aprimorada apareceu, a diferença da autêntica era que a espessura de todas as linhas e serifas era a mesma. Ao mesmo tempo, apareceu a fonte grotesca, na qual não havia nenhuma serifa.

No século XX, toda uma série de fontes foi desenvolvida a partir do grotesco: futura, erbar grotesque, gill grotesque e outros. Então, o lettering começou a se desenvolver simultaneamente em todas as direções, adquirindo gradativamente as características que podem ser observadas hoje.

Comparação com caligrafia

Uma pessoa que se dedica ao letreiro não precisa ter formação artística, mas deve ter o desejo de fazê-lo. Também leva tempo para isso - cerca de meia hora todos os dias.

É claro que as habilidades de desenho de uma pessoa ajudarão a alcançar o sucesso muito mais rápido, e o conhecimento de cores, composição e perspectivas se tornará uma grande vantagem no estudo de letras. Mas não fique triste se não for esse o caso, porque é perfeitamente possível estudá-los, inclusive por conta própria.

Letras são boas para iniciantes por vários motivos. Eles serão discutidos a seguir.

  • Você não precisa esperar décadas para obter resultados visíveis.
  • Nenhuma habilidade especial é necessária para aprender. Compor belas composições a partir de letras ainda é mais fácil do que retratar pássaros voando ou esculpir cabeças de gesso.
  • Se você aprender as regras para compor composições a partir de cartas, será muito mais fácil, pois essas regras são a base do trabalho.
  • Se você praticar diariamente por dois meses, poderá alcançar o sucesso.

Stefan Kunz e Lauren Hom estão apenas entre aqueles que alcançaram fama mundial sem ter uma educação especial. Seu exemplo pode e deve ser inspirado por aqueles que são atormentados por dúvidas sobre seu próprio talento.

Para que isso é usado?

O grau de sucesso da rotulação determina o dinheiro que ela traz. Surpreendentemente, o sucesso comercial das composições de cartas depende não só da beleza, mas também da demanda, seguindo as novas tendências.

Os princípios básicos da rotulação comercialmente lucrativa são:

  • composição lacônica;
  • o predomínio do minimalismo;
  • estar na tendência.

Para cumprir os dois primeiros princípios, você precisa de experiência e trabalho constante. E o terceiro fator é desenvolvido apenas no processo de estudo cuidadoso das obras mais populares e análise de quais composições são mais solicitadas no mercado.

Para trabalhar para vender, é importante saber como funciona qualquer mercado, inclusive o mercado de letras. Por esta razão, é possível que a vantagem do iniciante seja a educação financeira, econômica ou publicitária, ao invés de habilidades artísticas. Sabendo como funciona a publicidade, o mercado, como se vendem os serviços, fica muito mais fácil atrair clientes e vender seu trabalho por um preço maior.

Como vender seu trabalho?

Existem duas maneiras de fazer isso:

  • expor trabalhos em suas páginas nas redes sociais ou no seu próprio site;
  • vendê-los por meio de microstocks - sites onde todos podem postar o trabalho que criaram.

Ambos os métodos têm seus prós e contras.

Se foi decidido vender obras através das redes sociais ou de um site, é preciso levar em conta que uma pessoa será obrigada a ser mais ativa em termos de promoção. Para isso, é necessário cumprir uma série de requisitos.

  1. Decida quem será o público-alvo. Para descobrir, você precisa decidir em que área deseja criar composições: escreva inscrições em moletons e camisetas ou crie logotipos para marcas.
  2. Crie uma chamada USP - uma proposta de venda única. A USP deve ter algo que diferencie o artista dos criadores concorrentes.
  3. Crie uma imagem. Pode parecer sem importância, mas vale a pena fazer nome participando de maratonas, eventos sobre o tema escolhido, master classes, que terão um efeito positivo na impressão do intérprete. Você pode lançar seu próprio curso online, fechar um acordo de cooperação com instabloggers populares: uma pessoa apresenta um produto (por exemplo, uma camiseta com um slogan) e o blogueiro fala sobre isso. Isso atrairá um grande número de novos clientes.
  4. Você precisa trabalhar constantemente para expandir seu portfólio. Para clientes em potencial, a oportunidade de se familiarizar com o trabalho deve ser simples - sem links complicados. Você precisa postar seu trabalho em qualquer rede social onde você estiver. Definitivamente vale a pena fazer uma seção com um portfólio no seu site, reabastecendo-o regularmente - os clientes devem ver que a pessoa está trabalhando constantemente.

As vantagens deste método de autopromoção é que não há intermediários entre o artista e os clientes - as pessoas negociam diretamente. Se configurar corretamente a publicidade nas redes sociais, tendo selecionado corretamente o público-alvo, o crescimento da popularidade está garantido.

Entre as desvantagens do método estão a necessidade de investimentos financeiros no desenvolvimento de páginas nas redes sociais e do site, além de um certo momento de sorte - o perfil deve ser estiloso e atraente, do ponto de vista de um cliente potencial. A página deve ser atualizada constantemente, não deve ser abandonada, deve ser mantida periodicamente, caso contrário a cobertura cairá e a pessoa não será vista no feed.

Já os microstocks, é uma ótima maneira de vender o resultado da sua criatividade, pois abrangem toda a gama de papéis timbrados: tanto artesãos eminentes quanto recém-chegados ao negócio.

Os microstocks não exigem muito da aparência do trabalho - por isso mesmo, é possível vender seu trabalho lá também para iniciantes.

Para começar, você precisa seguir algumas diretrizes.

  • Você deve registrar contas nas plataformas online mais populares. É necessário estudar as regras com base nas quais o trabalho é colocado.
  • Então você precisa fazer o upload do seu trabalho e esperar que os compradores apareçam.

A principal vantagem desse método é que a pessoa não precisa estar constantemente no site, investir para se promover como marca ou comprar publicidade. Além disso, cada obra pode ser vendida várias vezes para diferentes compradores. Portanto, a desvantagem também é compreensível - a concorrência é muito alta, então o portfólio precisa ser atualizado constantemente, para estudar tendências e trabalhar de acordo com elas. Ainda teremos que pensar sobre o estilo de nosso próprio autor.

Idealmente, você pode desenvolver vendas em ambas as direções simultaneamente, então os prós e os contras se equilibrarão e permitirão que você receba uma receita estável de letras.

O que quer que uma pessoa escolha, você precisa entender que os resultados instantâneos são fantásticos. Você precisa investir em si mesmo tempo, finanças, trabalhar um portfólio e, com o tempo, o resultado certamente aparecerá.

Visualizações

Existem alguns tipos de letras. Eles serão discutidos a seguir.

  • Letra manuscrita. Desenhar letras com as mãos (no sentido literal da palavra), mais precisamente, com lápis, marcadores. Nenhum dispositivo é usado.
  • Brashlettering. Pintar com pincel ou caneta pincel.
  • Letras do Cretáceo. Isso é desenhar letras com giz em um quadro negro.
  • Letras de IPad. Desenhar em um tablet.

A caligrafia moderna também deve ser observada - nela, as letras são desenhadas com uma caneta pontiaguda. Esse look exige muita paciência da pessoa envolvida, além de um caráter calmo e equilibrado. Para pessoas coléricas que desejam ver o resultado de seu trabalho rapidamente, a caligrafia provavelmente será difícil.

Para escolher o seu tipo de letras, você deve olhar as fotos de cada um dos tipos e entender qual delas está mais próxima de uma pessoa. Vale a pena tentar cada uma das técnicas - isso deixará claro qual das ferramentas é mais fácil para uma pessoa trabalhar e qual é completamente impossível.

As letras são usadas em branding, publicidade, impressão, serviços de casamento, decoração de bares e restaurantes, embalagens de produtos, decoração de interiores, slogans de roupas e muitas outras áreas da vida.

Branding e publicidade são, antes de tudo, logotipos desenhados de forma original, diferente de qualquer outra pessoa. Este é um mercado muito grande, porque, além de empresas recém-emergentes, antigos players de negócios também precisam de rebranding e branding de novas linhas.

A embalagem brilhante e incomum de produtos é outra "seção" muito grande de letras, porque são muitos os bens produzidos e cada um deles necessita do design correto, o que chama a atenção dos análogos.

A inscrição no casamento tem características próprias, pois se refere principalmente ao desenho dos convites, embora inclua zonas de fotos e uma planta de lugares para convidados. Para letras de casamento, é possível realizar não só no papel - podem ser espelhos, vidro, madeira ou ardósia.

Em bares e restaurantes, letras bem escritas são mais frequentemente usadas para decorar as paredes e a área do bar. Também é muito comum criar menus escritos em giz em um quadro negro.

Quanto ao interior, As letras são populares tanto no projeto de apartamentos quanto de escritórios. Letras pretas são usadas com mais frequência em uma parede branca, mas também podem ser multicoloridas.

Assim que uma pessoa decida em que área pretende desenvolver-se no lettering, compreenderá imediatamente o seu público-alvo e onde procurar potenciais clientes.

Ferramentas e materiais

Ao escolher ferramentas e materiais, você precisa pensar sobre para que serve as letras. Se uma pessoa deseja apenas desenhar fontes para si mesma, para amigos, então não há necessidade de comprar ferramentas caras para artistas profissionais imediatamente. Se ele planeja ganhar isso, faz sentido desembolsar.

No entanto, aqueles que trabalharam com ferramentas profissionais pelo menos uma vez percebem como elas são convenientes. O resultado é melhor.

O que um iniciante precisa para trabalhar é descrito a seguir.

  • Um lápis simples de maior maciez, por exemplo, 2B. Se uma pessoa está acostumada a pressionar um lápis com força, então vale a pena tomar HB.
  • Borracha macia, que precisa ser escolhido de forma que apague as linhas de lápis com alta qualidade, sem borrá-las.
  • Caderno de desenho ou papel de desenho - o gosto.
  • Marcadores, lápis de cor ou um conjunto de canetas. Eles precisam marcar o contorno ou pintar as letras.

Se uma pessoa decidiu monetizar um blog, então é melhor conseguir um conjunto profissional. Inclui os itens descritos abaixo.

  • Lápis macios.
  • Borracha macia e sem riscos.
  • Um conjunto de liners para traçar os contornos. Eles são selecionados com base na preferência. Você pode desenhar com linhas grossas ou finas.
  • Brashpen. Essa ferramenta tem duas pontas, com uma caneta hidrográfica de um lado e um pincel do outro. O primeiro é bom para delinear ou pintar letras e o segundo para pintar com pincel.
  • Pincele com apenas um pincel, sem caneta hidrográfica. É muito mais difícil de dominar, não é adequado para iniciantes. No entanto, é com a sua ajuda que são criadas as fontes mais trendy com várias linhas.
  • Papel de escritório comum, mas não mais fino.

Para começar, bastará e, com a experiência, a própria pessoa saberá quais são as ferramentas de que necessita, além das existentes, e montará um kit que lhe seja adequado.

Como aprender?

A diferença entre letras e caligrafia é que, no primeiro caso, o desenho da letra é criado, inventado e desenhado e, no segundo, ele é simplesmente escrito de forma organizada e cuidadosa. Para criar um design de fonte, você precisa criar não apenas o alfabeto, mas também números e outros sinais.As letras são um negócio extremamente criativo e trabalhoso.

Escritores experientes recomendam estudar teoria não antes de começar a prática, mas intercalada com ela: você precisa estudar algum conceito ou técnica e, em seguida, corrigi-lo imediatamente com um desenho.

A base teórica para o auto-estudo é descrita a seguir.

  • A história do desenvolvimento da escrita, os fundamentos da caligrafia, a história das fontes. No âmbito desta seção, as obras de Villa Toots, Leonid Pronenko, Vladimir Favorsky, Albert Capra são estudadas. Como leitura adicional - trabalha com paleografia.
  • Estudo da estrutura das letras. Obras de Alexandra Korolkova e Yuri Gordon são adequadas para este tópico.
  • Aprendendo sobre formas e tipografia - obras de Johannes Itten, Emil Ruder.
  • Noções básicas de composição - o trabalho de Galina Logvinenko "Composição decorativa".

Muitas pessoas acreditam erroneamente que, na ausência de 3-4 horas por dia para letras, não vale a pena começar. Aulas regulares, mesmo por meia hora todos os dias, certamente serão benéficas. Mas uma aula uma vez por semana não será eficaz, mesmo que dure várias horas.

Para o início da prática, as receitas são adequadas - são ideais para "rechear" a mão. Mas essas não são as receitas para os alunos da primeira série que todos viram na escola, mas sim receitas especiais para letras - existem algumas delas na Internet. Na rotulação, os métodos e tipos de escrita de letras muitas vezes diferem dos clássicos, cada um deles deve ser composicionalmente atraente. Você precisa se preparar para o fato de que uma pessoa vai esgotar muitos cadernos antes que algo comece a funcionar bem.

          O autodidatismo não é ruim, mas para obter feedback, trocar experiências e, claro, melhorar a qualidade do trabalho, é melhor se inscrever em cursos. Se não houver nenhum na cidade ou se não houver tempo para visitá-los, você pode se inscrever em treinamentos online. É necessário escolher um professor atuante, com sólida experiência na comercialização de seus trabalhos e excelente reputação entre os especialistas em letras.

          Além de aprender diretamente a arte da rotulação, faz sentido ouvir ou assistir a palestras, seminários, webinars sobre composição, cor, forma, tipografia, bem como vendas e publicidade.

          Desenvolver seu próprio estilo único é uma questão de tempo e prática. Quanto mais uma pessoa pratica, mais interessante e de alta qualidade se torna o trabalho.

          Como aprender a desenhar letras, veja abaixo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa