Design e interior da sala de estar

Design de interiores de salas de estar em cores claras

Design de interiores de salas de estar em cores claras
Contente
  1. Opções de acabamento
  2. Espectro de cores
  3. Soluções de estilo
  4. Organização da iluminação
  5. Seleção de móveis
  6. Têxteis e decoração
  7. Adicionar acentos brilhantes
  8. Exemplos de sucesso

Uma sala de estar bem iluminada é uma decisão comum na hora de escolher o design do cômodo principal da casa. Os tons claros complementam o espaço, criam aconchego e abertura na divisão, tornam-se uma boa base para realces luminosos. O fundo claro é conveniente porque, ao alterar a decoração e os tecidos, você realmente altera a aparência do ambiente.

Opções de acabamento

A principal função da sala é o relaxamento, o conforto, a oportunidade de relaxar sozinho, com a família ou com convidados. Não deveria haver nada supérfluo nesta sala. O congestionamento e a desordem nele afetam negativamente a percepção do espaço, desagradável do ponto de vista psicológico. Mas o vazio aparente será irritante.

Portanto, reflita sobre o projeto da sala antes mesmo do início da reforma, para que o acabamento não entre em conflito com a situação.

Paredes

A opção "apenas papel de parede" há muito deixou de ser dominante, a pintura tornou-se uma alternativa valiosa que voltou do esquecimento e se tornou uma tendência. Uma opção de compromisso é o papel de parede pintável, uma das soluções de acabamento mais práticas. Isso é conveniente se você decidir por uma sala de estar branca: ela terá que ser tingida em fragmentos e esse papel de parede não precisará ser atualizado em breve.

Pense se haverá zonas de destaque na luminosa sala de estar. Por exemplo, você pode destacar a área de mídia (onde a TV está pendurada) com outro material de acabamento - apenas outro papel de parede ou, por exemplo, laminado, tijolos decorativos, têxteis. Embora a opção com um laminado na parede não seja considerada banal, pense nisso.

Se você deseja o máximo de brevidade e o triunfo da simplicidade no interior, escolha um papel de parede lavável na luz.Se com o tempo houver um pedido de brilho, decoração interessante, papéis de parede leves se tornarão um excelente fundo para pinturas, painéis, tecidos brilhantes e outras decorações.

Piso

Há orçamento e acabamentos de piso caros. O principal é que não haja problemas com a própria estrutura, para que o novo revestimento não cubra apenas o piso destruído. Os acabamentos econômicos incluem laminado e linóleo, mas parquet, piso autonivelante e piso de madeira a um preço diferente. Mas, em qualquer caso, existe uma escolha de cor: do quase branco a várias nuances de cor.

O piso branco com arranhões artificiais parece muito interessante e aconchegante. Mesmo quando alguns defeitos são encontrados durante a operação, será difícil distingui-los devido às abrasões existentes. E para papel de parede claro (especialmente branco, leitoso, marfim), esse piso é ideal.

Se você gosta da sensação de frescor gelado no ambiente, compre este tipo de cobertura.

Teto

A escolha do design do teto é baseada apenas no gosto do proprietário - não há praticamente nenhuma moda nesse sentido. No Ocidente, no interior da Europa do Norte, é dada muito menos atenção ao acabamento do teto do que no espaço pós-soviético - eles simplesmente o nivelam e o pintam de branco. Esta é a opção mais comum.

Mas dizer que a construção multinível deixou de ser relevante também não é inteiramente correto. Se você quiser, por que recusar? O único ponto é que você não deve complicar o design do teto se a sala for pequena, e você não deve se contentar com multicolor. Duas cores - tudo bem, mais cores no desenho do teto - isso já está à beira do mau gosto, ou pelo menos algo antiquado.

Espectro de cores

Uma sala de estar em cores claras está longe de ser apenas branca na decoração. Existem mais algumas cores preferidas em interiores claros. Mas ele é o favorito indiscutível.

  • Os tons de branco são frescos, limpos, democráticos. O branco na sala pode ser combinado com acentos claros ou escuros ocasionais, para que a sala não pareça sem vida e estéril.
  • Cinza claro. É uma cor muito lacônica e conciliatória, é a base de cor ideal (depois do branco, claro) no ambiente. Parece cinza neutro, ao mesmo tempo nobre. É combinado com tons claros e pastéis e com tons profundos e até com boudoir.
  • Castanho claro, desbotado. É um tom aconchegante e cálido que é considerado um dos mais agradáveis ​​em termos de reação psicológica à cor. Torna-se um bom cenário para o cenário.
  • Bege... E essa cor também pode ser uma excelente base, mas é claro que não se pode chamar de inovação, uma cor “velha bem esquecida”. A versão bege ainda será banal.
  • Luz verde. Energético, natural, refrescante. Essas três palavras são suficientes para transmitir a atmosfera que esse esquema de cores trará ao salão.

Num apartamento onde moram jovens, as crianças crescem, esta cor será uma boa solução.

  • Azul claro. Cor arejada, fresca, celestial. Mas tenha em mente que é muito legal, por isso pode não ser adequado para uma sala de estar no lado norte.
  • Luz amarela. E esta é uma sombra de maximalistas enérgicos. Os psicólogos recomendam usá-lo para quem sente falta do sol e falta de amor para a vida.

    Mas ainda existem variações leves de rosa, turquesa, lilás. A lista continua. Experimente tons inesperados, considere opções que parecem ousadas e até ousadas para você - pode acabar sendo interessante.

    Soluções de estilo

    Muitas pessoas querem ver uma sala de estar clássica em suas casas. Mas nem todo mundo imagina o que o clássico exige. E esta é uma reforma muito cara - não vai tolerar móveis de madeira não sólida, bem como piso laminado. Os clássicos são apenas materiais naturais e uma atitude exigente em relação ao design de móveis.

    Se você quer um compromisso, existe uma solução - o estilo do clássico moderno ou neoclássico. Não é tão rígido e é um pouco mais fácil de implementar.O neoclássico é caracterizado por tons pastéis com detalhes em cores vivas.

    Outros estilos:

    • minimalismo - espaço claro e aberto com praticamente nenhuma decoração;
    • estilo ecológico - preferência pelos tons castanhos (neste caso - castanho claro), materiais de acabamento naturais e têxteis, bem como decoração caseira;
    • Estilo escandinavo - tons de branco, móveis simples, decoração versátil, plano aberto;
    • Provença - cores claras, suaves e aconchegantes, tecidos com estampas florais, cortinas exuberantes, muitos quadros nas paredes;
    • chique gasto - desgaste requintado, e apenas tons pastel com um branco dominante;
    • fusão - o branco pode ser uma ótima cor principal para decoração de interiores, cadeiras multicoloridas fora de sintonia com o sofá, decoração extravagante, belos elementos estrangeiros serão uma boa auto-expressão para aqueles que amam brilho e expressividade.

      Mas fazer um loft ou chalé em cores claras é muito mais difícil. Barroco, Império e outros estilos pretensiosos raramente parecem convincentes nas salas de estar dos apartamentos. Mais precisamente, é muito difícil implementar esses estilos em apartamentos típicos.

      Organização da iluminação

      Hoje, toda a indústria de design de interiores da moda afirma que a iluminação não é algo adicional, mas uma das bases do design de ambientes. E mesmo os reparos começam com o projeto de tomadas, a reconstrução de seus circuitos e assim por diante. Já se foram os dias em que havia um lustre no corredor e, talvez, também um abajur na mesa.

      Os holofotes podem definir diferentes ambientes, diminuir a luz, tornar a iluminação mais brilhante, alterar tons. E você não deve desistir desta ferramenta de design. Lâmpadas de assoalho muito bonitas são oferecidas pela moda moderna.

      Um abajur e uma poltrona - um canto para o leitor voltaram a ser comuns no espaço da sala.

      Seleção de móveis

      Se você escolher uma parede clara (slide, seção, centro modular), haverá mais luz na sala. Enfim, o branco vai bem com tudo, então certamente não será uma escolha errada.

      Nem sempre é necessário um guarda-roupa na sala de estar, mas se a necessidade for definida com absoluta precisão, que não seja a estrutura mais maciça. Se a sala for pequena, o ideal é que o armário combine com a cor da parede.

      O sofá é a parte principal da sala. Por mais bonito que seja, avalie antes de mais nada a praticidade desse móvel. Cores neutras também são boas: você pode definir o clima trocando o cobertor e as almofadas.

      Têxteis e decoração

      Eles podem ser permanentes ou mutáveis. Se o fundo geral for claro, mudar a decoração não será tão difícil. Por exemplo, na estação fria, pode haver um carpete leve e fofo no chão. Mas no verão - um tapete verde ou de madeira de menor tamanho e espessura. É o mesmo com os têxteis: uma vez que você precisa de têxteis grossos, quentes e aquecidos: de um cobertor a um corredor na mesa. No verão, é desejável ter algo mais leve, com uma estampa floral, mais leve.

      Quanto às janelas, cortinas claras em uma sala de estar bem iluminada são algo muito comum hoje em dia. Eles podem se sobrepor em cores com almofadas de sofá, carpete, estofamento de cadeira, por exemplo.

      Não está menos na moda hoje em dia simplificar ao máximo a decoração da janela, deixando apenas um tule transparente claro sobre ela.

      Adicionar acentos brilhantes

      O que exatamente será brilhante em sua sala de estar é com você, uma vez que não existem regras internas rígidas. Pode ser uma cadeira brilhante em uma mesa de jantar branca, onde todas as outras cadeiras serão brancas. Ou um tapete colorido, um lustre inesperadamente brilhante, almofadas de sofá.

      Um vaso de chão brilhante, um quadro na parede, algum tipo de brinquedo de interior. O brilho também pode ser constante ou sazonal. Por exemplo, em seu estado normal, a sala é clara, arejada, gelada, quase monocromática. E mais perto das festas de fim de ano, uma elegante cor vermelha aparece nele.

      Exemplos de sucesso

      Exemplos de uma sala de estar em cores claras dirão mais claramente - 10 quartos bem decorados e iluminados.

      • Uma sala de estar muito elegante com móveis de forma alongada, simplicidade de solução e ausência de excessos de decoração.
      • Um exemplo de como o cinza pode ser aconchegante em um interior, e como apropriado - amarelo.
      • Esta sala possui um ambiente relaxante e aconchegante e com muito bom planejamento de espaço.
      • Uma pequena sala de estar pode parecer luxuosa se tudo nela corresponder tão harmoniosamente como neste exemplo.
      • Luxo branco - é assim que você pode chamar esse interior se você tem as mesmas janelas originais em sua casa. Isso por si só torna a sala de estar interessante e atmosférica.
      • Uma solução elegante que abre espaço, torna-o mais leve e não sobrecarregado com tecidos desnecessários.
      • Sala de estar com um tom moderno de turquesa. Mas o teto pode ser simplificado - o lustre original vai atrair a atenção mesmo sem uma estrutura complexa.
      • Uma composição em preto e branco com uma inclusão sutil de cor menta. Uma boa opção para pequenas salas de estar.
      • Outra pequena sala que acabou sendo quente e macia. Em vez de roxo, qualquer outra cor não muito brilhante é possível.
      • Sala de estar escandinava, onde as cores vivas não machucam os olhos, e os móveis não do conjunto parecem muito orgânicos.

      O design de salas em cores claras é uma variedade de opções, buscando um estilo, uma forma, uma solução que seja interessante por si só. Não tenha medo de se desviar um pouco das regras e dar personalidade ao seu interior.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa