Sala de estar

Sala com lareira: tipos e recomendações de escolha

Sala com lareira: tipos e recomendações de escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Materiais (editar)
  4. Variedade de cores
  5. Soluções de estilo
  6. Dicas de Seleção
  7. Opções de localização
  8. Exemplos interessantes

Uma sala de estar com lareira parece sempre vantajosa no interior de uma casa ou apartamento, valorizando o gosto impecável dos proprietários. Este elemento pode se tornar o destaque central na decoração ou enfatizar a orientação estilística geral. Fogo vivo e sua imitação elétrica, lareira falsa e biofireplace - são muitas as opções que permitem implementar a ideia escolhida numa sala de qualquer ambiente. O interior elegante da sala da lareira em um estilo moderno ou clássico parece muito respeitável.

Ao adicionar tal detalhe à estética da Provença, você pode criar uma área de estar aconchegante e, em uma sala de alta tecnologia, ela se harmonizará efetivamente com o brilho das superfícies ao redor.

Qual deve ser o design de uma pequena sala com uma biofireplace ou lareira falsa, como se cria uma imitação de uma lareira estilo provençal e outras opções sem uma chaminé e uma fornalha clássica? - todas essas sutilezas de criar uma área de lareira em habitações urbanas e suburbanas comuns devem ser estudadas com antecedência. O campo do design oferece oportunidades para realizar o sonho da lareira, mesmo onde o fogo aberto é estritamente proibido. Basta fazer a escolha certa e escolher um ambiente harmonioso para a lareira no espaço do hall.

Peculiaridades

Uma sala de estar com lareira é uma ideia bastante difícil de implementar, exigindo uma preparação e cálculos cuidadosos. Tudo é importante aqui:

  • área do corredor;
  • configuração da sala;
  • escolha das opções de acabamento;
  • arranjo de móveis.

A sala da lareira é sempre realizada a partir de um projeto de design necessário para o planejamento preciso de todos os detalhes do futuro mobiliário. Trabalho começa desde a determinação da localização da lareira em um apartamento ou casa - ela deve se encaixar harmoniosamente no layout geral da sala.

Se houver elementos arquitetônicos na sala - nichos, saliências, portais, pódios, vale a pena utilizá-los como base para a colocação de uma lareira. É ideal que a lareira se torne a parte central da área de lazer.

Não é recomendado colocar a lareira no corredor - ele se sobrepõe constantemente à medida que se move ao redor da sala. Também é indesejável colocá-lo perto de portas e janelas. A parte prática de usar a lareira também é importante. A maior dissipação de calor é característica dos modelos clássicos a lenha, assim como das imitações que usam eletricidade para aquecimento. Mas as bio lareiras modernas como dispositivos de aquecimento são praticamente inúteis - o calor gerado por sua chama claramente não será suficiente para aquecer o ambiente.

O portal da lareira é uma solução cómoda se pretende proporcionar as melhores condições para a colocação de uma lareira no seu interior. Este nicho especialmente equipado na versão clássica é conectado à chaminé. Mas se for criada uma lareira falsa, o portal desempenha o papel de uma moldura e pode tornar-se parte de um sistema de armazenamento geral ou um estande para flores frescas.

Uma lareira em cima de madeira maciça ou mármore serve como suporte para fotos de família ou relógios enormes em uma caixa de mármore.

Variedades

Se mais recentemente o conceito de lareira assumia variedades exclusivamente a lenha, hoje essa gama é muito mais ampla. Suas principais diferenças residem na variedade estilística, o tipo de combustível ou energia usada, a intensidade da radiação de calor e a forma de colocação. O único elemento obrigatório aqui é o portal - a parte da fachada, que é feita de material refratário e serve como moldura.

Nas lareiras a lenha, é complementado por uma fornalha - câmara onde se queima a lenha, uma caixa de fumos e uma chaminé. Opções sem chaminé - elétricas, lareiras biológicas, lareiras falsas.

Por localização, todos os tipos de lareiras são divididos em várias opções.

  • Canto. A melhor opção, combinada com quase todas as soluções de interior. É fácil instalar essa lareira na sala de estar em um alojamento de pequeno porte sem perder o espaço útil. Um canto macio com duas poltronas ou um sofá pode ser facilmente arranjado ao redor.
  • Construídas em... A chaminé de tais lareiras corre dentro da parede e é colocada mesmo na fase de construção do edifício. Hoje, os biofireplaces são populares, colocados em um portal embutido na parede ou em uma divisória de gesso, muitas vezes são combinados com aquários. O design ocupa pouco espaço e se encaixa organicamente em um ambiente moderno. Um portal de lareira embutido deve ser eficaz e cativante.
  • Montado na parede. Mais popular entre todos eles. Eles ocupam muito espaço, uma vez que se projetam da parede, podem ser independentes (importante para lareiras elétricas). O enquadramento da parede do portal colocado num nicho é bastante texturizado: em tijolo, pedra selvagem, azulejos decorativos.
  • Ilha. Eles estão localizados no centro da sala, substituindo uma mesa de centro ou de centro, ou decorando a área de lazer. Na maioria das vezes, os biofiremas são colocados dessa forma, mas também existem modelos elétricos que têm um design decorativo na área da parede posterior. Esta imitação parece muito atraente e não requer uma chaminé.

    Também existe uma divisão das lareiras em diferentes tipos de acordo com o tipo de combustível. Nesse caso, podemos destacar:

    • Madeira queimando - a madeira natural é usada para queimar o fogo;
    • elétricoimitando o fogo com telas e lâmpadas decorativas;
    • gásem que a chama é mantida pela queima de combustível em queimadores;
    • bio lareiras - o etanol é usado aqui como combustível de queima.

    Outra divisão - pelo método de radiação de calor. Pode ser unilateral - todas as lareiras com painel frontal, embutido e montado na parede, têm. Os dois lados parecem interessantes e incomuns e complementam com eficácia as soluções de interiores modernas. As opções mais raras são de três lados, mas sua função é predominantemente decorativa - trata-se, antes, de uma pseudo-lareira do que de uma verdadeira lareira.

    Materiais (editar)

    A composição de uma lareira no interior de uma casa ou apartamento depende inteiramente do seu tipo. Se estamos falando da versão clássica a lenha, ela é equipada com uma fornalha forrada com material refratário - blocos de cerâmica, tijolos ou uma estrutura de aço, ferro fundido instalada na parede.

    As lareiras com tela de vidro resistente ao fogo, através da qual o fogo é claramente visível, são consideradas mais seguras.

    O portal é emoldurado por pedra natural - arenito, granito, mármore, bem como tijolos decorativos e até painéis esculpidos feitos de valiosas espécies de madeira.

    Lareiras a gás não é necessário incorporá-lo ao portal, existem versões portáteis deles. Essas estruturas são de aço ou ferro fundido, revestidas com ladrilhos de cerâmica.

    Lareiras elétricas são feitos na forma de blocos separados, como aquecedores elétricos, mas com uma tela decorativa, que retrata um incêndio em chamas. Existem várias opções para simular brasas ou línguas de fogo dançantes. Eles fornecem a capacidade de recriar fielmente o efeito de fogo ardente desejado. Quando embutidos em um nicho, são emoldurados com tiras de aço inoxidável ou decorados com ladrilhos em forma de pedra.

    As bio lareiras são sempre feitas de vidro, e é semelhante em design a um aquário, com pavios e um tanque de combustível embutido no fundo.

    Variedade de cores

    O esquema de cores da lareira no interior de um apartamento ou casa é de grande importância para a correta percepção deste detalhe inusitado do mobiliário. Há uma regra: a decoração da lareira deve ser expressiva, mas não discordar do desenho geral do espaço. Se a sala for branca ou decorada com cores claras, a lareira pode imitar sua tonalidade - por exemplo, usando ladrilhos leitosos brilhantes. Você pode brincar com os contrastes, mas não com a cor, mas com a textura.

    Pedra ou tijolo branco não serão discordantes do esquema geral de cores, mas ao mesmo tempo se destacarão contra o fundo.

    A fachada de metal leve do portal da lareira é uma adição elegante à sala de estar de alta tecnologia. Combina bem com o característico acabamento monocromático, tem um aspecto nobre e elegante. As cores brilhantes também são fáceis de encontrar. O portal verde azeitona pode ser acrescentado ao cenário de uma sala lilás ou rosa. Paredes bege serão uma moldura eficaz para uma lareira cinza.

    Em uma sala espaçosa, você pode usar achados de design mais contrastantes, enfatizados por combinações de cores complexas. Vale a pena evitar tons puros - azul, vermelho, amarelo, verde - eles vão simplificar, reduzir o custo do interior. Mas tons nobres de bordô ou esmeralda, malaquita e mostarda de Dijon, jeans e ondas do mar parecerão mais respeitáveis.

    Tons contrastantes em uma faixa escura - chocolate, preto, azul tinta - parecem espetaculares.

    É melhor complementar a sala de estar em cores escuras com uma lareira mais clara em estilo clássico. Aqui, o uso de revestimentos em forma de ladrilhos com um padrão tradicional azul sobre fundo branco, patchwork ou acabamentos em mármore natural parece espetacular. O portal de cobre vai decorar uma sala em escala de cinza-grafite. Você pode adicionar uma lareira de gesso branco às paredes cor de vinho ou cáqui.

    Soluções de estilo

    A variedade estilística no design também é muito importante na escolha de uma lareira para sala de estar. Ao decidir decorar o interior de uma determinada maneira, a lareira também precisa ser adequada a ela. Entre as opções populares estão as seguintes.

    • Estilo moderno. Para encaixar harmoniosamente uma lareira em tal interior, você precisará usar materiais lacônicos e simples com uma textura lisa. Tanto as lareiras a lenha quanto as elétricas são fornecidas com revestimento de azulejos monocromáticos. Os biofireplaces de dupla face combinam bem com o estilo moderno.
    • Estilo inglês... A lareira aqui é um componente indispensável de conforto e uma fonte de calor na sala. Uma lareira de estilo inglês deve ser natural, revestida com tijolos brancos ou rosa, com um armário de lenha na parte inferior e uma prateleira de madeira entalhada no topo.
    • Provence. Uma lareira romântica em revestimento de pedra rosa ou creme vai se encaixar harmoniosamente no estilo de tal interior. Na decoração da sala de estar no espírito da Provença francesa, o revestimento de pedra calcária ou madeira natural entalhada também será adequado.
    • Estilo classico... Para esta opção de decoração, assim como para o Barroco e o Neoclassicismo, são característicos elementos decorativos em forma de moldura de estuque, colunas de pedra, revestimento de mármore branco ou colorido. Uma fachada lisa de gesso ou imitação de tijolo, alvenaria de calcário selvagem também parece muito respeitável.
    • Chalé. O aconchego de uma casa suíça na montanha é mais frequentemente formado precisamente devido à clássica lareira a lenha, que adicionalmente aquece a espaçosa sala de estar, muitas vezes combinada com a sala de jantar e cozinha. Pedra natural na face de tal lareira será mais apropriada. Deve ser dada preferência às cores bege e cinza.
    • Escandinavo. Aqui, a lareira não é um elemento obrigatório, mas sim um dos elementos preferidos da decoração de interiores. O aconchego escandinavo é conseguido com a ajuda de ladrilhos leves ou revestimento de pedra do portal. Se a sala for suficientemente espaçosa e decorada na cor tradicional castanho-amarelado, as cores bege e cinza também são utilizadas na decoração da lareira.
    • Alta tecnologia. Este estilo ultramoderno permite o uso do fogo como elemento decorativo. Aqui, os metais são usados ​​como materiais principais - aço ou cobre, vidro com molduras brancas ou pretas. Os fogões a lenha naturais são mais frequentemente montados no interior do portal na parede, de forma oculta, um revestimento branco brilhante ou azulejos ou vidro colorido é criado no exterior.
    • País. Neste estilo, a lareira fica espetacular em uma moldura de tijolo ou alvenaria. Mas se você quiser fazer um interior mais rústico, pode usar os revestimentos cerâmicos originais. Portais de lareira de metal estilo country com detalhes de cobre na decoração ou uma espetacular prateleira de madeira maciça entalhada serão adequados.

    Dicas de Seleção

    Ao escolher uma lareira na sala para um quarto em uma casa de campo, é melhor prever uma chaminé e um local para a fornalha com antecedência no projeto. Para uma pequena divisão de um apartamento, é melhor prever a presença de uma lareira artificial ou portal falso na fase de preparação para a reparação. É muito difícil adaptar tal elemento a um ambiente pronto.

    É importante lembrar que a lareira é a peça central da sala.

    Mesmo com um tamanho muito modesto, não pode ser ignorado. A disposição dos móveis e itens de decoração da sala deve ser feita em torno da lareira, formando um ambiente harmonioso e aconchegante e repleto de calor.

    É preferível instalar uma lareira a gás na sala de estar se for combinada com a cozinha e a sala de jantar. A distribuição de canos de abastecimento de gás no apartamento é muito limitada, e você terá que obter uma licença especial para usar tal dispositivo. As melhores opções de lareiras para um apartamento são as elétricas ou a etanol.

    Eles não precisam de chaminé - uma boa ventilação é suficiente e, em termos de aparência, essas soluções de design às vezes parecem ainda mais espetaculares do que os modelos clássicos a lenha.

    Bio lareiras geram quase nenhum calor, mas ainda podem aquecer as superfícies localizadas ao redor. Essas opções são geralmente montadas em divisórias de gesso cartonado especialmente criadas, paredes falsas.Biofireplaces prontos são freqüentemente construídos em pequenas mesas de centro ou oferecem modelos de mesa - eles podem ser instalados em um console de parede ou colocados em um nicho de parede.

    Uma lareira em ilha na sala de estar é uma solução de design interessante, especialmente bem em harmonia com o design do hall ligado ao hall. Pode ser instalado próximo às escadas, colocado na sala de passagem fora dos corredores.

    Pré-requisito para uma lareira a lenha ou a gás será a colocação de uma chaminé com saída para a rua e boa tiragem.

    Lareiras suspensas espetaculares são tradicionais nos interiores escandinavos modernos. Esses modelos são feitos de metal.

    Se pretende não só admirar uma lareira numa casa ou apartamento, mas também aquecer a divisão, vale a pena escolher desde o início um modelo com aquecimento eléctrico ou recuperador de calor. Eles geram uma quantidade suficiente de calor durante a operação. As lareiras elétricas para uso doméstico têm uma potência até 2 kW e podem aquecer uma divisão sem fontes de calor adicionais.

    Os fogões a lenha com lareira arrefecem mais rapidamente do que os clássicos "russos" ou "holandeses" - após o processo de queima da lenha na divisão em breve ficará fria, é melhor considerá-los como aquecimento auxiliar.

    Opções de localização

    Para colocar corretamente uma lareira no interior de uma casa ou apartamento, é imprescindível levar em consideração as características do layout da sala. Biofireplaces são geralmente instalados no centro da sala; você pode complementá-los com uma variedade de efeitos de iluminação. É melhor colocar uma lareira embutida na parede no meio ou instalá-la em frente à entrada. Pode ser feito mais brilhante e mais contrastante, emoldurado com moldura.

    Os móveis desta versão são dispostos em círculo na área da lareira ou, se o ambiente for pequeno, ao longo das paredes.

    No amplo salão, a lareira se destaca por meio de outras técnicas de design. Se o desenho principal da sala é lacônico, uma variedade de prateleiras com bugigangas, fotos de família em molduras são colocadas ao redor do portal na parede. Você também pode agir ao contrário, criando uma lareira minimalista na sala de estar e preenchendo o resto da área com detalhes brilhantes.

    Em um corredor com uma divisão clara em zonas, lareiras de canto parecem boas. A lareira pode ser elétrica ou a lenha, nas demais partes da sala o destaque está no balcão do bar, na TV ou home theater e no aquário. Cada uma das zonas deve ser suficientemente equilibrada, não sobrepujando as outras.

    Uma lareira elétrica ou biofireplace pode ser construída em uma divisória entre os quartos ou em uma coluna especialmente projetada. Outra opção é combinar este elemento com um balcão de bar. Se o interior tiver uma janela saliente, a lareira é montada à esquerda ou à direita dela. Na sala-corredor, a sala da lareira pode ser equipada no espaço por baixo da escada, complementando-a com um interessante pavimento em mosaico e dando origem ao revestimento original do portal.

    Exemplos interessantes

    • Lareira elegante com ilha na sala de estar do saguão. Combina harmoniosamente com o interior moderno e possui belas linhas. As telas de vidro dos 4 lados parecem muito impressionantes em combinação com o envidraçamento panorâmico da sala. O esquema de cores do interior é baseado no contraste de branco e preto.
    • Sala com lareira elegante no espírito country. O revestimento de pedra selvagem com borda irregular enfatiza o conforto da lareira. A fornalha com fogo vivo é coberta com uma tela de vidro especial. A lareira é espetacularmente emoldurada com revestimento de parede de madeira natural, prateleiras de parede e lâmpadas em suportes.
    • Uma biofireplace no interior da sala de estar também pode parecer bastante harmoniosa. A fornalha com lareira parece muito impressionante e ao mesmo tempo combina harmoniosamente com a atmosfera de um apartamento na cidade. Uma solução de design nobre e contida é fechada sobre a lareira e a enquadra corretamente.

    O projeto de uma sala de estar com lareira em uma casa de campo é mostrado a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa