Sala de estar

Divisão de um cômodo em um quarto e uma sala de estar

Divisão de um cômodo em um quarto e uma sala de estar
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. O que deve ser considerado?
  3. Opções para dividir uma sala em 2 zonas
  4. Dicas de design
  5. Belos exemplos

Os proprietários de apartamentos de um quarto procuram sempre utilizar o espaço da forma mais eficiente possível. Dividir a sala em várias zonas proporciona conforto no dia a dia. Normalmente, o espaço é dividido em um quarto e uma sala. O conselho de especialistas permitirá que você faça isso da forma mais eficiente possível para aproveitar o zoneamento.

Vantagens e desvantagens

Separar um cômodo em um quarto e uma sala de estar permite que você viva muito mais confortável. Esta é uma boa solução para um apartamento de um quarto. Além disso, essa técnica é usada para o corredor para fornecer espaço adicional para dormir.

A separação condicional tem essas vantagens.

  • Um bom lugar para dormir. Isso o ajudará a dormir bem e a se sentir melhor. A própria presença de um espaço separado oferece conforto psicológico.
  • É claro que o zoneamento simples não corta completamente uma parte da sala. Portanto, a sala não parece muito pequena, no entanto, há uma sensação especial de privacidade.
  • Uma excelente alternativa para uma remodelação completa e custosa. Nem sempre é conveniente erguer paredes e fazer uma divisão fácil em zonas é muito mais fácil. Além disso, esse interior pode ser modificado no futuro à vontade.
  • Se você dividir o espaço com uma parede, o cômodo se tornará visivelmente menor. O zoneamento não rouba volume. Mesmo se a sala for inicialmente pequena, esse método pode ser usado.

A divisão em zonas permite transformar um apartamento de um quarto. Um lugar separado para dormir e se encontrar com amigos aparece. A vida será muito mais confortável. No entanto, o zoneamento também tem desvantagens.

  • Uma sala muito pequena (menos de 13 m2) não deve ser dividida desta forma.Ao dividir em zonas menores, existe o risco de comprimir visualmente ainda mais os limites.
  • O zoneamento cria uma barreira psicológica em vez de uma barreira real. Portanto, ainda pode haver algum desconforto. É verdade que, se as áreas de recreação e comunicação não forem utilizadas ao mesmo tempo, não haverá problema algum.
  • Se você escolher métodos de zoneamento não móveis, isso complicará significativamente o rearranjo de móveis no futuro. Embora para pessoas que amam consistência, isso não seja um problema.

Cada um decide por si se vai dividir o espaço em zonas funcionais ou não. Por outro lado, é cómodo e permite-lhe praticamente fazer duas divisões a partir de uma divisão. Por outro lado, você deve considerar cuidadosamente todas as nuances e escolher um método de separação para não se decepcionar com o resultado. Porém, na maioria dos casos, o resultado após o zoneamento é agradável e dá uma sensação de conforto.

O que deve ser considerado?

O zoneamento da sala tem suas próprias nuances, dependendo da forma da sala. Em uma cama quadrada em vez de uma cama de casal completa, é melhor pegar um sofá que se desdobra. Se esta decisão não for adequada para você, então você terá que ir atrás de truques. A área de dormir deve estar localizada em um canto.

Não feche a janela inteira. O zoneamento de uma sala quadrada deve ser feito de forma que a luz natural entre em todos os lugares. Nesse caso, o quarto pode ser distinguido não por um retângulo rígido, mas por um semicírculo. Em seguida, uma partição de raio ou cortina é criada. O arredondamento permite que você dê um toque especial ao ambiente.

Ao zonear uma sala retangular, também existe um alto risco de "cortar" a janela. Esta é uma grande desvantagem, portanto, vale a pena abandonar pisos sólidos volumosos. Para colocar essa forma, é melhor escolher o zoneamento com um pódio.

Uma alternativa seria uma divisória baixa ou estante por onde a luz passa. Tules e copas também são usados. Ao dividir um espaço em áreas funcionais, é importante compreender e levar em consideração os pontos fortes e fracos da sala.

Uma grande sala pode ser dividida até com colunas, móveis maciços, arcos. Tal composição parecerá completa e harmoniosa.

O tamanho das zonas depende diretamente da sala. Os especialistas recomendam dividir o espaço em salas com área superior a 15-18 m2. Certifique-se de decidir sobre a proporção das zonas. Deve ser baseado em qual função é mais importante.

  • Se o proprietário raramente recebe hóspedes, vale a pena dar preferência a uma área de lazer. Isso é especialmente verdadeiro se você tem filhos.
  • Os amantes de longos encontros e festas barulhentas, pelo contrário, deveriam reservar mais espaço para a sala de estar. E a área de lazer, neste caso, deve ser instalada de forma que não seja particularmente marcante.
  • Se ambas as funções tiverem o mesmo significado, a sala é convencionalmente dividida em duas metades.

A próxima etapa será a localização das zonas. Você não deve colocar a cama muito longe da janela, mas deve afastá-la da porta da frente o máximo possível. Recomenda-se organizar a área de dormir na parte de trás do quarto.

Além disso, a cama não deve ficar no corredor. É inconveniente se houver um lugar para dormir logo atrás da divisória, o que é difícil de contornar.

Isso se tornará rapidamente incômodo e criará problemas durante a limpeza. Se não houver espaço suficiente, faz sentido escolher um sofá dobrável em vez de uma cama grande. A escolha de móveis de boa qualidade não fará seu sono piorar. Além disso, tal solução permitirá, durante o dia, esconder o quarto dos olhos de estranhos e convidados, tanto quanto possível.

Provavelmente, a área de dormir receberá mais luz natural. Isso é correto e conveniente. É verdade que a iluminação artificial durante o zoneamento deve ser planejada com especial cuidado. Um excesso de luz permite expandir visualmente os limites do espaço, o que é importante com uma área pequena.

Os estilistas recomendam usar mais do que apenas a luz de teto principal. As áreas de trabalho podem ser equipadas adicionalmente com iluminação ou arandelas. A iluminação decorativa em forma de luz noturna ou guirlanda tornará o ambiente ainda mais confortável. A combinação não é sábia, mas muito eficaz.

A configuração da sala é de grande importância durante o zoneamento. É mais lógico dividir uma sala quadrada na diagonal e uma estreita e longa - transversalmente. Alguns edifícios possuem características arquitetônicas que podem ser utilizadas. Assim, nichos, saliências, janelas salientes definem as características de separação e mobiliário.

Opções para dividir uma sala em 2 zonas

Você pode zonear corretamente uma sala usando várias técnicas. Depois de pensar em todos os detalhes, você pode prosseguir com a seleção do método de implementação. A divisão é realizada tanto com o auxílio de divisórias, móveis, tecidos, quanto com o uso de técnicas de design. Todo mundo escolhe uma opção atraente para seus próprios fins.

Ideias interessantes permitem que você crie duas zonas funcionais em uma sala. Isso é muito conveniente, especialmente em um estúdio. A área de dormir pode ser combinada com uma sala de estar, escritório ou até mesmo uma cozinha. O planejamento adequado maximizará o espaço utilizável.

Partições

Na verdade, há muitas opções de zoneamento dessa maneira. Podem ser utilizadas partições fixas ou móveis, telas simples. Os primeiros são geralmente construídos de tijolo ou drywall. A divisória de vidro parece muito incomum, é melhor embaçá-la completamente ou decorá-la com um padrão.

Existem outras opções populares e práticas também.

  • Partições móveis. Podem ser usadas telas têxteis muito leves. Normalmente é apenas um tecido em uma moldura de madeira. Eles são fáceis de comprar e têm muitas opções de design. Além disso, se necessário, essa tela pode simplesmente ser dobrada e removida da vista. Você pode escolher a solução certa para qualquer interior.

Em um estilo minimalista, opções monocromáticas são usadas. Mesmo nos clássicos, essa solução com imitação de madeira será útil.

  • Divisórias deslizantes. O design de cremalheira e pinhão é bastante simples, lembrando portas comuns. Melhor fazer telas de vidro fosco. Essa divisória permitirá que a luz passe, mas ao mesmo tempo permitirá que você se esconda dos olhos de outros membros da família ou convidados. As estruturas para surdos são relevantes apenas em uma sala grande com várias janelas. Caso contrário, a luz natural não entrará na sala de estar.
  • Paredes e divisórias falsas. Você não deve usar opções completamente surdas. Assim, uma das zonas se transformará em uma espécie de despensa, que ficará privada até mesmo da simples circulação natural do ar. É muito melhor fazer a estrutura não até o teto em si. A altura ideal para tetos padrão é 1,5 metros. Isso é suficiente para o efeito de privacidade.

Têxtil

Uma solução comum em quartos com áreas diferentes. Lembre-se de que muitas vezes os têxteis acumulam muito pó, pelo que terá de efectuar uma limpeza mais profunda. O resto do material é bastante prático. Você pode encontrar a melhor solução para suas necessidades.

As opções de implementação podem ser as seguintes.

  • Cortinas O zoneamento rápido e orçamentário é feito exatamente assim. A sala é simplesmente separada por uma cortina. A variedade de tecidos é grande - desde tule leve até tecido pesado e impenetrável. O zoneamento dessa forma é adequado para qualquer interior. Basta pensar em uma instalação conveniente. Às vezes, uma simples ripa é suficiente, como em uma cornija. Você também pode usar mecanismos mais modernos que abrem as cortinas automaticamente. Tudo depende do seu orçamento e preferência pessoal.
  • Blinds. Uma ótima alternativa à opção anterior. Eles são feitos de material têxtil de alta rigidez e resistência. As cortinas não acumulam poeira, elas deixam entrar luz. Muitas pessoas acreditam que só existem modelos enfadonhos que são mais adequados para um prédio de escritórios do que um apartamento. No entanto, essa opinião está errada. Existem opções bastante interessantes com uma variedade de tons e texturas.

As cortinas verticais aumentam visualmente o tamanho da sala.

  • Cortinas japonesas. Tecido resistente e denso é fixado em painéis que se abrem como portas de compartimento. Uma boa solução para qualquer interior. A superfície é sempre perfeitamente plana. Existem muitas opções de cores, permitindo que você faça sua própria escolha pessoal.

Mobiliário

Esta é uma opção muito comum. Em alguns casos, o zoneamento é fornecido por uma reorganização simples, porque muitas vezes o mobiliário necessário já está lá. Prateleiras, cômodas e guarda-roupas são comumente usados, construções que transformam. Essa divisória não é apenas decorativa, mas também funcional.

Móveis conversíveis são especialmente relevantes em uma sala com uma área pequena. Particularmente popular é o guarda-roupa, que pode ser facilmente convertido em uma cama de casal completa. Existem modelos muito incomuns desse tipo. Do lado de fora, é difícil até imaginar o que o design esconde em si mesmo.

Um grande guarda-roupa permitirá que você divida o espaço em uma grande sala. Nesse caso, ele desempenha duas funções ao mesmo tempo, o que é bastante conveniente. Você pode até colocar um guarda-roupa até o teto. Porém, neste caso, a divisória não é colocada de parede a parede, mas apenas para fechar a cama. Caso contrário, a penetração da luz natural é difícil e não será muito confortável caminhar.

As fachadas dos móveis podem não ser padronizadas. Existem variações com desenhos e padrões, bem como telas monocromáticas. Armários com vidro e espelhos ficam lindos. O mobiliário existente pode ser transformado com uma película decorativa especial.

A estante é a opção mais decorativa. O design não sobrecarrega o espaço, não esconde a área. A própria estrutura pode ser feita de metal, plástico, vidro, aglomerado e qualquer outro material. A escolha depende do seu orçamento e preferência. Esse modelo permite não apenas dividir uma sala em zonas, mas também armazenar muitas coisas.

Pódio

Uma boa solução para uma sala grande. O pódio não irá adicionar privacidade, isso deve ser levado em consideração. No entanto, visualmente, a sala estará realmente dividida. Normalmente é a cama que é instalada no estrado. Esta é uma boa solução se a sala tiver uma janela saliente. Na maioria das vezes, a elevação é de 15-20 cm. É importante que haja espaço ao redor da cama. Caso contrário, existe o risco de adormecer do pódio.

Curiosamente, as coisas podem ser armazenadas dentro da elevação. Portanto, todo o espaço será benéfico.

De outros

Existem muitas opções para dividir uma sala em zonas. Normalmente, todos escolhem algo com base nas características da sala e nas preferências pessoais. A maneira mais fácil de fazer o zoneamento é colorindo. É efectuada pintando as paredes, tecto ou chão.

É conveniente usar papel de parede. Diferentes partes da sala podem ser coladas com materiais de diferentes texturas, cores ou designs. Os murais de parede seriam uma boa solução. Isso é interessante e incomum. Só é importante não exagerar, para que a sala não perca o seu encanto.

Alguns vão mais longe, colocando diferentes tipos de piso. É original, atraente e muito prático. Portanto, é melhor revestir a área da sala e o quarto com um material mais confortável. Só esta solução é adequada para salas com uma grande área. Caso contrário, o design parecerá extremamente ridículo.

O zoneamento de arranha-céus costuma ser usado em estúdios. Tetos altos serão necessários, caso contrário, a implementação irá falhar. A cama vai até o teto, uma escada está anexada. Essa solução tem muitas vantagens. Há mais espaço útil, você não precisa se preocupar muito com cortinas e divisórias.

O zoneamento de alta altitude permite que você se retire a qualquer momento, mesmo se convidados vierem. Normalmente, a laje superior é simplesmente complementada por um colchão. É irracional elevar uma cama de casal a uma altura elevada; é bastante pesada. Além disso, você pode economizar no quadro em favor de um colchão de melhor qualidade.O resultado é o lugar mais confortável para dormir.

Dicas de design

Deve ficar claro que o zoneamento não implica a divisão física de um cômodo em dois. As divisórias das zonas devem se ajustar harmoniosamente ao estilo geral e ao interior da sala. É importante levar em consideração o estilo do design, e não apenas dividir o espaço conforme necessário. Portanto, é improvável que um quarto no segundo nível seja relevante em um design clássico.

Móveis conversíveis são tão relevantes quanto possível em um estilo moderno. Em country e interiores com predomínio de temas vegetais, deve-se dar preferência a têxteis ou divisórias de madeira. Isso enfatizará a atmosfera geral. Qualquer técnica pode ser usada em um interior minimalista. O principal é que tudo seja monocromático e lacônico.

A área de dormir deve ser decorada exclusivamente com uma cama e uma mesa de cabeceira. Este é um lugar de privacidade e solidão, você não deve adicionar muitos elementos desnecessários lá. A área de estar é mais pública, projetada para o barulho e agitação. Você deve cuidar de um número suficiente de poltronas, pufes ou sofás para que todos tenham um lugar para se sentar.

Freqüentemente, uma sala de estar significa uma cozinha com sala de jantar. Esta é a norma para apartamentos tipo estúdio. Aqui, o zoneamento é simplesmente necessário para total conforto.

No entanto, você não deve usar um sofá-cama para sentar durante o dia. Basta colocar um grupo de jantar, ainda que pequeno.

Belos exemplos

Muitos interiores interessantes podem ser decorados zoneando as instalações de acordo com as zonas funcionais. Ao mesmo tempo, o quarto é geralmente menor, mobilado apenas com os móveis mais necessários. Isso permite que você descanse com calma sem se distrair com elementos decorativos desnecessários. Mas a sala de estar é mais ampla e com decoração mais clara.

Aqui estão alguns belos exemplos de zoneamento.

  • Uma solução atraente, várias técnicas são combinadas aqui. As zonas são separadas por uma pequena divisória decorativa, cada uma com sua própria iluminação.
  • Basta fechar a cortina e o mundo inteiro ficará em algum lugar para trás. Bastante conveniente e prático, enquanto a cama fica em um nicho, o que economiza espaço.
  • O interior é muito feminino, então o local de dormir é separado por uma cobertura bem iluminada e arejada. Esse zoneamento cria uma sensação de aconchego.
  • E, novamente, um exemplo de combinação bem-sucedida de várias técnicas. O lugar para dormir fica no pódio e também é cercado por uma divisória decorativa de vidro fosco.
  • A cama é fechada por portas de correr de vidro e uma cortina grossa. Ao mesmo tempo, as duas zonas distinguem-se adicionalmente pelo revestimento das paredes, o que cria uma atmosfera especial.
sem comentários

Moda

a beleza

casa