Sala de estar

Tetos de gesso cartonado para o hall: variedades, opções, soluções interessantes

Tetos de gesso cartonado para o hall: variedades, opções, soluções interessantes
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tipos de estruturas
  3. Espectro de cores
  4. Soluções de estilo
  5. Opções de design
  6. Como escolher?
  7. Ideias lindas

Atenção especial é dada ao design do espaço do teto hoje. E isso não é por acaso: um belo teto aumenta significativamente o status do interior. É especialmente importante que seja bonito na sala de estar - um lugar onde as famílias e seus convidados se reúnem. No artigo, iremos considerar os tipos de tetos em gesso cartonado, observar as nuances de escolher o design ideal e as características de escolher uma opção para um estilo de interior específico.

Vantagens e desvantagens

A placa de gesso é um material de construção em formato de folha leve. É à base de gesso leve, fornecido com aditivos especiais. Graças a esta característica, o drywall possui flexibilidade, o que lhe permite tomar a forma desejada. Em ambos os lados, o gesso é decorado com papel de construção especial, enquanto as lâminas do teto são mais finas do que as lâminas de parede.

Esses sistemas podem minimizar as desvantagens da perspectiva de um salão em particular, dando-lhes a aparência de características de design.... Por exemplo, em uma sala de estar, este pode ser um projeto dividido em várias zonas com diferentes alturas e formas.

Às vezes, o design prevê a transição da folha para a parede, que parece ininterrupta e fresca.

Além disso, os tetos feitos desse material apresentam muitas outras vantagens.

  • Eles são caracterizados pelo peso ideal, portanto, não criam uma grande carga de peso nas paredes e no teto. Isso permite que você crie não apenas soluções de design simples, mas também complexas.
  • As folhas podem variar em tamanho, mas durante a operação não se deformam ou caem.Eles estão perfeitamente presos à estrutura e não dobram depois de receberem a forma desejada.
  • O material permite diferentes tecnologias para instalação de estruturas de teto. Hoje ele pode ser construído sobre uma estrutura de metal e madeira e, em alguns casos, colado a uma base preparada.
  • Drywall possui excelentes características técnicas e operacionais. É durável, resistente ao fogo e à umidade e possui propriedades de isolamento acústico, o que é especialmente importante para os residentes de prédios de apartamentos.
  • Os tetos de gesso têm uma aparência esteticamente agradável. Seu design pode ser lacônico e complexo, indicando que pertencem a um determinado estilo de interior.
  • O material combina bem com outros tipos de materiais de teto (ripas, folhas, painéis). Isso permite diversificar o design do espaço do teto, para torná-lo único.
  • Na maioria dos casos, ao instalar tectos em gesso cartonado, não é necessário preparar a base. Isso economiza significativamente a instalação e o tempo de instalação.
  • Não é difícil trabalhar com drywall: tais tetos podem ser instalados de forma independente, sem envolver especialistas externos. Não demorará muito para dominar a tecnologia.
  • As estruturas do teto em gesso cartonado não têm limitação de cor, o material pode ser pintado na tonalidade que o cliente desejar.
  • A placa de gesso é pouco exigente para a instalação de acessórios. Você pode decorar esse teto com uma grande variedade de dispositivos de iluminação. Tanto os lustres quanto os holofotes são fáceis de montar, ele não derrete.
  • Tetos de gesso são frequentemente ferramentas para o zoneamento de espaços de projeto. Isso é especialmente conveniente para organizar a sala de estar, traz ordem a ela.
  • O material pode ser decorado não só com iluminação interna e oculta, mas também com molduras, estuque, pintura, baguete. A sua instalação permite ocultar os desníveis das paredes em altura.

Para além das vantagens, os tectos em gesso cartonado para a decoração de uma sala ou hall apresentam várias desvantagens.

  • Os sistemas de caixilharia reduzem a altura das paredes, o que é mau para a instalação de estruturas em pequenos apartamentos com tectos baixos (menos de 2,5 m).
  • Sistemas simples são fáceis de fazer, para soluções de design complexas você terá que usar os serviços de um especialista.
  • O material é maleável, mas com cálculos incorretos e imprecisos da estrutura, pode rachar ou entortar.
  • Uma fixação excessivamente profunda das pinças pode levar ao seu afundamento nas telhas, o que prejudica a estética do projeto.

É indesejável a utilização de uma moldura de madeira, pois com o tempo a madeira pode deformar-se.

Tipos de estruturas

Os tectos de gesso cartonado podem ser diferentes. Eles podem ser classificados convencionalmente pelo número de níveis. Com base nisso, eles são:

  • nível único;
  • dois níveis;
  • três níveis;
  • multinível.

As opções de irmãos são consideradas as mais simples. Na verdade, essas são folhas de drywall, costuradas, que juntas formam uma tela sólida. Dois níveis são distinguidos por um design das chamadas duas etapas. Além disso, os segundos níveis podem ser formas anexadas ao primeiro. Três níveis e vários níveis são executados, formando um maior número de etapas de quadro. Nesse caso, a instalação começa nas camadas inferiores.

A forma como as estruturas do tecto em gesso cartonado são executadas na sala também pode variar. As opções de design são lineares, com moldura e curvas... Por efeito visual, o design pode ser zonal ou crescente. Zonal implica um desenho com acentuação de uma pequena secção do tecto. As contrapartes flutuantes têm um efeito incomum, no qual parece que o teto está suspenso no ar.

Os tetos falsos são chamados devido à tecnologia de fixação na qual as suspensões são usadas. As estruturas flutuantes distinguem-se pela possibilidade de rotação. Via de regra, são pequenos acentos, cuja forma pode ser quadrada, retangular ou redonda. Freqüentemente, esses sistemas são complementados com sua própria iluminação embutida.

As modificações lineares são soluções padrão que usam linhas retas e formas no design. Os análogos da estrutura diferem na aparência. Na verdade, são caixas, dentro das quais é inserido um material de cor ou textura contrastante. Por exemplo, podem ser as chamadas técnicas de design combinadas, em que o drywall é complementado com uma película extensível.

Os tectos moldados implicam a utilização de linhas curvas e onduladas e formas recortadas no design, sem necessidade de geometria.... As linhas de tetos ondulados podem ser em zigue-zague ou consistir em uma combinação de contornos suaves com formas enormes cortadas em placas de gesso do teto.

Espectro de cores

As soluções de cores para tetos de gesso cartonado podem ser muito diversas. No entanto, em uma sala de estar, é mais necessário levar em consideração a capacidade das cores de criar uma atmosfera doméstica. Por isso, nas salas de estar, costuma-se evitar a abundância de cores escuras e combinações de cores negativas. Está comprovado cientificamente que os tons escuros trazem um certo desconforto ao interior de qualquer casa.

Os melhores tons para decoração de teto são considerados tons pastel brancos e claros. A relevância do branco é explicada por sua capacidade de assumir a coloração emocional da cor com a qual está combinado. É versátil e adequado como amaciante, mesmo para uma cor de interior dinâmica escolhida como base para mobiliar uma sala de estar.

A cor branca aumenta visualmente a altura das paredes, apaga os limites rígidos da sala, satura a sala com luz e ar.

O preto é apropriado para pequenos traços expressivos. Não deve haver muito disso no esquema de cores do espaço do teto, bem como vermelho venenoso ou laranja nítido. Para criar uma atmosfera acolhedora e positiva no interior do quarto, você pode selecionar opções de design em cores claras e suaves. Eles parecem nobres, não atraem toda a atenção para si, mas ao mesmo tempo aumentam significativamente o status do interior.

Os tons ideais ao escolher uma cor podem ser pêssego bege, leitoso, cremoso, marfim e branqueado... Tons quentes são adequados em uma sala com janelas voltadas para o norte. Para uma sala de estar do sul, tons frios são mais adequados. O teto de um café claro com cor de leite e um tom de cacau fica lindo no interior do salão.

Os tons de azul, roxo são considerados difíceis, ao escolhê-los você terá que prestar muita atenção na seleção de "amaciantes" para que a composição do interior não pareça sombria... O teto não deve pressionar visualmente os membros da família ou convidados. Se você escolher tons escuros, eles devem ser diluídos com contrastes de luz.

Se os proprietários querem algo interessante, você pode escolher opção em branco e complemente com uma faixa LED RGB oculta. Dependendo do tom de fluxo de luz que a casa escolher, o teto mudará de cor.

Soluções de estilo

O estilo do interior da casa é o critério-chave que freqüentemente indica o tipo de projeto do teto. Na sala, como em qualquer outro cômodo de um apartamento ou de uma casa particular, o estilo pode ser muito diversificado. Para entender como escolher a opção certa e não se enganar, você precisa aproveitar os recursos de uma direção específica de design de interiores.

Por exemplo, ramos de estilo clássicoque incluem clássico, neoclássico, classicismo, precisa de uma elegância deliberada. Aqui é importante destacar o alto custo, o status elevado, uma espécie de solenidade palaciana. Eles incorporam tais soluções em salas de estar de uma grande área, já que em um espaço limitado, a pompa é simplesmente inadequada.

Isso é necessariamente simetria no design, a aparente severidade das linhas, a combinação do drywall com um filme stretch, o uso de tonalidades claras da paleta de cores.

O design não deve ser lacônico: tudo deve indicar que pessoas respeitáveis ​​vivem na casa. O atributo de design obrigatório deve ser lustre enorme. O desenho pode ser moldado, com cada canto da caixa de gesso decorado com douradura ou molduras. O uso de decoração de estuque é encorajado, mas uma combinação com impressão de fotos em filme é indesejável neste caso: a capacidade de fabricação não é um verdadeiro sinal de um interior clássico.

Os ramos do design moderno, por outro lado, estão literalmente imbuídos da atmosfera da modernidade. Esse design deve parecer simples, mas na realidade deve ser inteligente. No entanto, a elegância de, digamos, estilos minimalismo, moderno, art déco, brutalismo difere dos clássicos. Aqui não deve dar uma espécie de burguesia.

É importante que a decoração seja simples, mas de bom gosto.

Por exemplo, pode ser um contraste de cores neutras, que hoje é considerada uma das soluções da moda na escolha de um design de teto. Para estilos que aderem ao minimalismo, é importante retirar tudo o que for desnecessário do design, pois será possível decorá-lo com as mesmas lâmpadas funcionais. Isso é mais do que suficiente em um espaço alheio a tudo o que é pomposo (por exemplo, o minimalismo).

O desenho do teto em estilo Art Nouveau, em contraste com o minimalismo simples e rústico, não pode ser de um nível. Formas onduladas e suaves são bem-vindas aqui, o uso obrigatório de backlights embutidos e muitas vezes ocultos (inclusive dentro do filme quando combinados com drywall).

Opções de design

A abordagem moderna para tetos de gesso pode variar muito. A cada nova estação, os designers de interiores oferecem muitas inovações de design estilístico. Por exemplo, você pode decorar o teto com vários padrões, se isso não contradizer as tendências de uma direção de estilo particular. E também pode ser, por exemplo, um desenho feito com o auxílio de tintas especiais no assunto de estilística de interiores. Em alguns casos, ele pode se mover para a parte destacada da parede para uma área funcional específica da sala de estar.

Além do mais, é possível orientar o desenho para acentuar qualquer figura. Por exemplo, linhas curvas, círculos indicados por uma faixa de LED ficam bem no teto. Muitas vezes, em estruturas de 2 camadas, é a fita que cria um design único, marcando os limites de um dos níveis e chamando mais atenção para o dispositivo de iluminação central. Combina bem com painéis (apliques), projectores e projectores.

O desenho pode ser uma moldura de teto com a adição de uma figura geométrica ou fantasia em um dos lados da caixa. Em que na maioria dos casos, essas figuras são enfatizadas com luminárias de ponta e fita adesiva.

Também é possível usar padrões abstratos de elementos da composição do teto recortados de acordo com uma forma específica.

Quanto à acentuação de pequenas figuras no desenho de estruturas de drywall, então o design pode ser lacônico e complexo (usando sistemas giratórios giratórios). Alguém destaca o lustre, criando figuras ornamentadas e abstratas, outros cortam pétalas de drywall, acentuando o lustre com a ajuda. Freqüentemente, a ênfase está no uso de filme extensível.

Neste caso, a elegância do teto pode ser conferida pela escolha de uma cor contrastante do material do filme ou pela impressão de fotos, textura, pela incorporação de fibra ótica e faixa de LED dentro do filme. O efeito de tais tetos é surpreendente: eles parecem volumosos e são capazes de dar um alto status a qualquer interior.No entanto, tudo pode ser estragado ao escolher um padrão: nem flores enormes nem pombos gigantescos criarão uma atmosfera confortável no salão.

No entanto, ornamentos estilizados em torno das bordas do filme seriam bastante apropriados, assim como um céu estrelado criado com fibra ótica.

Como escolher?

Para escolher a melhor opção de design para um teto de gesso cartonado, vale a pena considerar algumas nuances.

  • Para uma sala de pequena área, eles selecionam uma opção de design sem decoração desnecessária. É necessário seguir a regra "sala menor - design mais simples".
  • Para um quarto em um apartamento com teto alto, você pode escolher um tipo de teto de dois ou três níveis. Se a divisão for grande, uma das zonas da sala pode ser designada com uma figura especial.
  • A luz de fundo é selecionada com base em recursos estilísticos. Se lustres e candelabros são necessários para os clássicos, spots, holofotes, luminárias de painel e fita adesiva são mais adequados no design moderno.
  • O tipo de divisão é importante: para um teto quadrado, a divisão zonal é necessária para criar o efeito visual de alongamento. Uma estreita e retangular precisa ser diluída com decoração nas laterais, livrando-se do efeito de desequilíbrio visual.
  • Em uma casa com uma sala de estar de dois níveis, o projeto pode ser complexo de vários níveis. Isso não afetará a altura do teto de forma perceptível.
  • A cor do material não deve ser escura, pois os tons escuros roubam visualmente a altura das paredes. Além disso, a escuridão em um nível subconsciente pressiona a família.
  • A área do salão é importante: 16 e 18 sq. m permitem que você crie um design que usa apenas um acento. Neste caso, é melhor evitar a ênfase visual de todo o forro.
  • Se o móvel for planejado para ser colocado contra a parede, o destaque pode ser feito sobre esta área. Por exemplo, pode ser um design semicírculo, complementado por holofotes.
  • Se você deseja designar uma zona de TV, pode criar uma figura iluminada fazendo sua transição para a parede nas laterais da zona de vídeo. A forma da figura pode ser diferente.
  • Em um layout de estúdio, vale destacar o teto acima da área de hóspedes. Ao mesmo tempo, outras ilhas funcionais devem ser complementadas com seus próprios dispositivos de iluminação.
  • A retroiluminação, além da solução de estilo, é selecionada levando em consideração as possibilidades de instalação. A incorporação de fibra e fita de LED sob uma película extensível em uma caixa de drywall ou uma figura só pode ser feita por um profissional.
  • Desenhos e padrões são apropriados onde há espaço e, em um espaço limitado, figuras e padrões grandes não parecem atraentes. A moldagem de estuque não é usada em estilos minimalistas.
  • Ao escolher um desenho com um padrão em um filme elástico, a textura também é importante: o brilho dá brilho quando iluminado, de forma que parte do padrão não seja perceptível quando a luz está acesa.

Ideias lindas

Nada explica melhor as possibilidades de design de tetos de gesso do que exemplos ilustrativos.

  • Decoração de teto em gesso cartonado para um grande salão.
  • Teto que acentua a área de estar na sala de estar.
  • Teto com filme stretch em cor de contraste.
  • Uma opção para decorar o espaço do teto em uma sala bem iluminada.
  • Projeto de zona usando faixa de LED.
  • Decoração da área do teto com linhas suaves.
  • Acentuação do candeeiro central no interior da sala.
  • Design de teto com espaço para hóspedes iluminado.
  • A escolha da decoração para um quarto com área de TV.
  • Usando iluminação interior para acentuar o teto.

Para obter informações sobre como fazer um teto de drywall com laterais redondas com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa