Sala de estar

As sutilezas do design da sala de estar no estilo do minimalismo

As sutilezas do design da sala de estar no estilo do minimalismo
Contente
  1. Traços específicos
  2. Espectro de cores
  3. Opções de acabamento
  4. Organização da iluminação
  5. Seleção de móveis
  6. Têxteis e decoração
  7. Exemplos de sucesso

O minimalismo é um estilo de design moderno e popular para apartamentos modernos. Distingue-se por sua simplicidade e concisão, e também não requer grandes gastos materiais ou de tempo para implementação. Este artigo irá discutir as sutilezas de decorar uma sala de estar em um estilo minimalista.

Traços específicos

Para entender os princípios básicos de um estilo como o minimalismo, você precisa prestar atenção à sua história de origem. Os primeiros elementos do minimalismo começaram a ser rastreados não na arquitetura ou no design, mas nas artes visuais. Os pioneiros dessa tendência foram as comunidades de artistas do início do século XX. Os princípios básicos em que este estilo foi baseado foram brevidade, concretude, energia e clareza.

O novo estilo conquistou um grande número de admiradores, o que levou à sua introdução em esferas da vida humana como arquitetura, design e construção. O apogeu do minimalismo na Europa pode ser chamado de 60 do século XX. Nessa época, toda a sociedade europeia, saturada de luxo fingido e artificial na arquitetura daqueles anos, ansiava por algo simplista.

O minimalismo foi recebido positivamente em todos os países europeus e começou a substituir gradualmente todos os outros estilos.

Hoje, minimalismo não significa um certo estilo no interior, mas sim toda uma visão de mundo que rejeita tudo o que é pretensioso e redundante em favor do ambiente, simples e funcional.

Se considerarmos as características do minimalismo no exemplo de uma sala de estar moderna, as seguintes características podem ser observadas aqui.

  • O mobiliário é moderno, o mais simples possível, mas ao mesmo tempo multifuncional.
  • O interior do salão no estilo minimalista é desprovido de itens internos e acessórios desnecessários que distraiam a atenção.
  • Nesse interior, não há vasos volumosos, grandes lâmpadas de assoalho e molduras de estuque. Toda a iluminação é organizada o mais laconicamente possível e tem como objetivo iluminar, não decorar.
  • O minimalismo requer uma grande quantidade de luz artificial e natural e, portanto, as salas deste tipo são sempre bem iluminadas. Nesse caso, a luz não é saturada, mas difusa.
  • Uma ferramenta comum do minimalismo é o zoneamento de uma sala usando divisórias e prateleiras.
  • Este estilo de design abomina curvas, linhas e formas quebradas ou irregulares. Todos os móveis são minimalistas no tamanho e forma corretos, as linhas são sempre retas e claras, com ângulos retos.
  • A principal característica do minimalismo é a restrição do esquema de cores. Não há e não pode haver cores contrastantes e itens de interior brilhantes que irão distrair a atenção.

As cores-chave do minimalismo são o branco e o preto, assim como seus tons.

  • Todos os eletrodomésticos e eletrodomésticos da sala de estar do estilo minimalista são extremamente funcionais, sendo o mais simples possível.
  • Em uma sala de estar minimalista, você não encontrará coisas próximas umas das outras. Cada item e dispositivo tem seu próprio lugar, onde outros dispositivos não deveriam estar.

Espectro de cores

De todos os tons e cores, o minimalismo fica melhor com o branco e todos os seus tons naturais. Apesar de tal apego aos tons claros, a regra dos "três" deve sempre ser preservada no design de uma sala de estar minimalista. Isso implica que 3 cores são escolhidas para a sala, uma das quais dominará e as demais a diluirão.

Ao escolher um tom de branco para a sala de estar, você deve se concentrar na localização da sala em relação ao sol. Por exemplo, para salas onde existe uma clara falta de luz natural, você deve escolher tons de branco mais suaves e mais quentes. Isso irá adicionar conforto e hospitalidade imediatamente ao quarto. No caso de a sua sala ficar quase todo o tempo exposta ao sol, pode adicionar aqui tons mais frios, metálicos ou cinzentos.

Uma sala de estar com este esquema de cores terá sempre um aspecto fresco e conciso.

Para dar à sala de estar uma aparência mais apresentável ou renová-la com toques brilhantes, as seguintes cores e tons podem ser usados:

  • branco e todos os seus tons: creme, pérola, neve, marfim;
  • cinza e seus tons: cinza, aço, basalto;
  • bege;
  • preto e seus tons: asa de corvo, preto brilhante, ébano;
  • dourado claro, trigo claro.

A fixação deste estilo de design a materiais naturais e naturais deve ser observada. Materiais como pedra natural, tijolo, metal, madeira, até mesmo concreto, vidro e, em alguns casos, plástico e aglomerado, MDF podem ter uma ótima aparência aqui. Os requisitos para materiais aceitáveis ​​no minimalismo podem variar dependendo do país em que este estilo é usado.

Por exemplo, no Japão ou em países escandinavos, elementos artificiais deste tipo são geralmente inaceitáveis ​​em um interior.

As características do uso de outras cores no minimalismo serão descritas a seguir.

Castanha e castanha

Para uma sala de estar minimalista que enfatiza materiais como pedra ou madeira natural, não é incomum usar marrom no esquema de cores geral. Deve-se notar que, em tais salas de estar, não está envolvido o marrom puro, mas seus tons mais escuros. Além disso, neste caso, este tom não domina o esquema de cores, mas cria um contraste agradável com o resto do mobiliário - na maioria das vezes são escolhidos tons suaves de branco ou creme.

A cor castanha do interior torna o quarto acolhedor, suave e ao mesmo tempo elegante e austero.

Verde e à base de ervas

No início do século XIX, iniciou-se um movimento ativo pela utilização de materiais e cores exclusivamente ecológicas no interior. O minimalismo, como uma direção que adere à clareza e simplicidade natural em seu conceito, quase imediatamente aderiu a essa tendência. Deve-se notar que hoje uma sala verde no estilo minimalista é entendida não completamente, mas apenas parcialmente, uma sala verde, na qual os acentos são feitos em elementos de móveis, acessórios, tapetes, cortinas e outros itens de interior. Ao mesmo tempo, a ênfase principal aqui permanece precisamente na cor branca. Em casos raros, em tais salas de estar, uma das paredes é totalmente pintada de verde claro - esta técnica é chamada de "parede de destaque" no design.

A cor verde em um interior minimalista confere ao ambiente mais frescor natural, novidade e riqueza.

Ensolarado e amarelo

O minimalismo raramente aceita cores alegres e despreocupadas no interior, por isso não existem tantas salas com um interior desta cor. Usualmente, aqui, não são usados ​​tons brilhantes de amarelo, mas esquemas de cores mais suaves ou suaves: creme, bege e areia... Normalmente essas cores são utilizadas para dar à sala um aspecto mais aconchegante e ensolarado.

Opções de acabamento

A principal característica do acabamento, neste caso, é a completa ausência de acentos e contrastes perturbadores - tudo neste estilo de design busca serenidade e tranquilidade.

Para fazer com que sua sala de estar minimalista pareça aconchegante, sólida e elegante, você deve se concentrar nos seguintes materiais de acabamento:

  • superfícies de espelho;
  • copo;
  • superfícies, armações e ornamentos de metal;
  • pedra natural e madeira;
  • brilho em elementos interiores.

Paredes

A maior parte da responsabilidade pela aparência da sala é suportada precisamente pelas paredes. Como regra, se desejar, seu design no estilo do minimalismo, os proprietários usam gesso decorativo ou tijolo decorativo. Recentemente, o minimalismo está mais inclinado para paredes pintadas em cores neutras.

Em casos extremamente raros, neste estilo de design, é permitido o uso de papel de parede ou painéis de revestimento na decoração das paredes. Ao mesmo tempo, é aconselhável escolher modelos com um mínimo de padrões.

Deve-se entender que um estilo como o minimalismo se restringe a tudo e, portanto, não é necessário decorar as paredes de tal sala de estar com um número excessivo de acessórios e elementos decorativos.

Piso

O piso de uma sala de estar minimalista foi projetado não apenas para definir o tom certo para o ambiente, mas também para se harmonizar com a cor de seu fundo geral. As opções para pisos autonivelantes, superfícies de azulejos leves ou pedra natural ficarão especialmente bem aqui. Ao contrário das paredes, padrões menores são permitidos no piso, mas não devem distrair a atenção e contrastar com a mobília.

Os melhores materiais para piso em uma sala de estar são madeira ou materiais que imitam madeira: madeira natural, laminado e parquete. A madeira confere a todo o ambiente um aspecto acolhedor, sereno e harmonioso. Na maioria das vezes, a madeira é usada aqui em tons de branco, no entanto, tons suaves de marrom podem ser usados ​​para criar um contraste agradável entre o resto do mobiliário.

Quanto aos acessórios de piso, seu minimalismo não é fortemente homenageado. Se você ainda deseja decorar seu quarto com um lindo tapete escuro, você pode escolher opções de pelo monocromático sem padrões e padrões, ou um tapete normal.

Teto

O minimalismo refere-se aos estilos de design em que os tetos extensos brilhantes ou foscos têm a melhor aparência. Quanto à paleta de cores, apenas tons claros e brancos são usados ​​principalmente aqui. Dependendo do que o proprietário do apartamento deseja focar, eles podem ser brancos como a neve ou creme.

Todos os tetos tensos seguem um dos princípios básicos do minimalismo - a simplicidade. Eles parecem elegantes e modernos ao mesmo tempo, mas são muito fáceis de cuidar ou substituir.

Ao olhar para uma sala de estar no estilo minimalista, pode parecer que o proprietário não custou nada para equipar o seu plano de forro, o que é fundamentalmente falso. Este estilo requer materiais simples e concisos, mas caros.

Organização da iluminação

Uma sala de estar em estilo minimalista requer iluminação de alta qualidade e constante, seja ela natural ou artificial. Se a sua sala de estar está localizada no lado norte da casa, faz sentido decorá-la com cores quentes e ensolaradas. Este estilo é um dos poucos em que quase todas as cortinas ficarão ruins. Em casos raros, persianas ou persianas romanas podem ser usadas nesse interior.

Apesar de o minimalismo precisar de muita luz, isso não significa que aceitará grandes luminárias com luz brilhante e saturada. É exatamente o oposto - pequenos, mas numerosos focos ficarão melhor aqui.

Uma boa opção nesse sentido seria a iluminação oculta de móveis ou cornijas.

As seguintes fontes de luz ficarão melhores em uma sala de estar minimalista:

  • iluminação ao longo das paredes e cornijas;
  • lâmpadas no pedestal ao longo do perímetro do piso;
  • fontes de luz pequenas e móveis;
  • lâmpadas de assoalho minimalistas e lâmpadas tubulares;
  • zona LED e iluminação neon de móveis (espelhos, cômoda, mesa).

    Afinal, mesmo a iluminação natural básica no minimalismo pode parecer incrível.

    Seleção de móveis

    Exemplos clássicos de móveis minimalistas são modelos feitos de madeira natural ou com uma superfície brilhante. Além disso, opções para móveis de vidro elegantes, bem como estruturas de metal, ficam bem aqui. Em casos raros, móveis de plástico ou aglomerado laqueado ficam bem no minimalismo.

    O ponto mais importante na seleção de móveis para este tipo de sala é a observância de formas geométricas claras. No entanto, apesar do minimalismo primar pela brevidade e simplicidade em tudo, o conforto não lhe é estranho. Assim, por exemplo, móveis estofados ficarão bem aqui, mas com limites claros - em detrimento dos chamados colchões de cama e de chão.

    Um dos objetivos do minimalismo é fornecer funcionalidade máxima, mesmo em ambientes limitados. Assim, os móveis de estilo minimalista são caracterizados por aberturas, gavetas ou estantes ocultas ou embutidas onde podem ser guardados utensílios domésticos, roupas ou livros. Transformar móveis ficará perfeito aqui, que pode combinar simultaneamente várias funções (por exemplo, camas e armazenamento de roupas).

    Na sala de estar de estilo minimalista, itens de interior adicionais como cômodas, pufes, poltronas e armários estão frequentemente ausentes. Graças a este laconicismo, o minimalismo é considerado uma opção de estilo ideal para um pequeno "Khrushchev" ou apenas um pequeno apartamento.

    Têxteis e decoração

    Felizmente, não é preciso muito esforço de sua parte para decorar adequadamente sua sala de estar em um estilo minimalista. Esta é exatamente a versão do estilo de design que não exige excessos no interior para parecer lacônico, sólido e confortável.

    Apesar disso, elementos de decoração mínimos em uma sala de estar ainda são aceitáveis... Por exemplo, pequenos vasos de flores com plantas ou cactos verdes brilhantes irão refrescar sua sala de estar. Pequenas pedras decorativas ou conchas, vasos lisos e simples, bases vão dar-lhe um aconchego e um calor mais natural.

    Se olharmos mais de perto os têxteis no minimalismo, então aqui é o mais simples possível. Na maioria das vezes, tecidos lisos ou texturas de couro são usados ​​aqui. Volumosos, excessivamente macios ou cobertos com estuque e móveis dourados não parecerão vantajosos aqui.

    Se a mobília parecer muito medíocre e esparsa, você pode decorá-la com almofadas quadradas ou redondas brilhantes, mas não exagere com sua quantidade e contrastes.

    Exemplos de sucesso

    • Sala em branco.
    • Sala de estar contrastante.
        • Sala com cores quentes e profundas.

        Para os segredos do estilo minimalista, veja o vídeo abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa