Sala de estar

Lustres no corredor: tipos, escolhas e opções no interior

Lustres no corredor: tipos, escolhas e opções no interior
Contente
  1. Tendências da moda
  2. Variedades e tamanhos
  3. Materiais de manufatura
  4. Cor e design
  5. Para quais estilos são adequados?
  6. Como escolher?
  7. Organização da iluminação
  8. Exemplos de sucesso

Cada pessoa quer fazer um design bonito e único em sua casa. A sala merece atenção especial. Hoje vamos falar sobre que tipo de lustre pode ser colocado nesta parte da casa.

Tendências da moda

Hoje em dia existe uma grande variedade de lustres para salas de estar. As opções mais elegantes hoje são lâmpadas amarelas e azuis profundas. Esses modelos feitos de vidro translúcido colorido terão uma aparência impressionante.

Alguns designers de interiores de salas de estar incluem lustre azul sólido. Ao mesmo tempo, outros elementos da mesma cor podem não estar na sala.

Então a lâmpada pode se tornar um destaque brilhante do interior.

Se tornará incomum e elegante decoração com lustre de latão. Às vezes, os modelos de luminária amarelo-azul são revestidos adicionalmente com um revestimento de latão claro. Esta opção será capaz de se encaixar bem em quase todos os interiores.

Outra opção da moda seria Candelabro de Cristal. Entre eles, escolha fontes de luz ovais com base espelhada. Elementos decorativos transparentes adicionais também ficarão lindos.

Não menos populares hoje são lâmpadas feitas no tema do espaço. Um panorama do céu estrelado no teto pode ser fornecido por pequenos LEDs embutidos nas luminárias. Eles são integrados em uma determinada ordem, o que permite criar o efeito desejado quando ativados.

A nova tendência é lustres em tons neutros de bege ou marrom claro.

Mas, ao mesmo tempo, o formato do lustre deve ser o mais complexo e incomum possível.

As luminárias de glitter preto também estão na moda agora. Eles podem se tornar um sotaque incomum em interiores modernos. Modelos de várias camadas com vários tons de tamanho médio ficarão lindos. Uma construção feita de vidro translúcido preto pode ser um ótimo complemento.

Outra tendência é lustres em estilo tropical. Eles são feitos de vidro de cor verde claro. Esses modelos em várias camadas parecerão espetaculares.

Modelos feitos por de madeira natural. Neste caso, lâmpadas feitas sob pequenas velas decorativas terão uma aparência vantajosa. A forma de tal lâmpada pode ser muito diferente.

Variedades e tamanhos

Hoje em dia, você pode encontrar uma grande variedade de lustres simples, LED e economizadores de energia para salas de estar em lojas especializadas. Eles são:

  • montado no teto;
  • suspenso;
  • guias de remessa;
  • teto;

Montado no teto

Essas luminárias são instaladas apenas se a altura do teto for de pelo menos 3 metros. Esses modelos são classificados como variedades clássicas. Eles são fixados ao teto por meio de um cordão ou corrente especial.

Plafonds de tais amostras são geralmente feitos de vidro, tecido ou plástico.

Suspenso

Essas luminárias só podem ser instaladas no teto usando uma haste especial. Eles podem ser ajustados em altura para criar o efeito desejado na sala. Freqüentemente, esses modelos são usados ​​para destacar áreas separadas na sala.

A sobrecarga

Para instalar esses lustres, é necessária uma distância menor do teto, portanto, na maioria das vezes esses modelos são montados em salas baixas. Freqüentemente, eles são feitos com iluminação adicional e inserções decorativas.

Teto

Eles são usados ​​para iluminar pequenos espaços. Eles se distinguem por sua compactação, uma vez que tais lâmpadas têm apenas alguns tons de forma redonda, retangular ou quadrada. Eles são montados diretamente sob o teto.

Esse lustre fornece menos luz em comparação com um pingente. Na maioria das vezes, esses projetos são instalados em estilos modernos minimalistas.

Mas lembre-se que se você precisar trocar a lâmpada, terá que removê-la.

Os pontos podem ser diferenciados em um grupo separado. Eles representam uma estrutura que consiste em vários tons de formas geométricas simples. Todos eles são firmemente fixados em uma estrutura, que, em regra, é feita de metal.

Os locais costumam ser usados ​​em grandes salões para zoneamento espacial. Na verdade, para tais lâmpadas, as cortinas individuais podem ser facilmente ajustadas e direcionadas em qualquer direção, iluminando uma determinada área (local de trabalho) com mais brilho. É melhor instalá-los em quartos com estilo minimalista.

As luminárias também podem diferir no tipo de lâmpadas embutidas.

Lâmpadas incandescentes

Esses elementos são os mais econômicos, não contêm vapores de mercúrio prejudiciais ao homem. As lâmpadas incandescentes fornecem uma luz quente leve e agradável que não irrita os olhos.

Mas uma lâmpada incandescente aquece relativamente rápido. Modelos muito potentes podem ficar muito quentes, o que pode causar deformação nas cortinas do lustre.

Halogênio

Essas lâmpadas, como as anteriores, pertencem ao grupo dos produtos econômicos, esquentam com a mesma rapidez e possuem luz neutra leve. As amostras de halogênio não toleram flutuações repentinas de voltagem.

Existe radiação ultravioleta na luz dos modelos halógenos, portanto, eles só devem ser usados ​​com capas de proteção especiais. Afinal, a pele de algumas pessoas é muito suscetível a esse brilho.

Luminescente

Eles são pequenos elementos de iluminação com baixo consumo de energia. As fontes de luz fluorescente podem facilmente suportar flutuações repentinas de voltagem e também aquecem muito menos.

Essas lâmpadas têm um brilho branco brilhante. Com lâmpadas incandescentes da mesma potência, eles serão capazes de iluminar uma área bastante grande.

CONDUZIU

Essas lâmpadas são consideradas as mais econômicas. Eles têm uma duração recorde de operação (até 11 anos). No seu fabrico não são utilizadas substâncias nocivas ao ser humano, pois não contêm mercúrio. Mas o custo das lâmpadas LED é muito superior ao de outros elementos de iluminação.

Ao escolher lâmpadas adequadas para a sala de estar é imprescindível levar em consideração seu tamanho e a própria área da sala. É necessário medir a altura do teto com antecedência.

Modelos grandes suspensos podem caber em um corredor com tetos altos. Esses designs se encaixam perfeitamente no interior e o tornam um pouco menor. Se o seu apartamento tem tectos baixos, então é melhor instalar um lustre de teto médio ou pequeno para que não sobrecarregue o interior.

Materiais de manufatura

Os lustres da sala de estar podem ser feitos de uma grande variedade de materiais.

  • Plástico. As luminárias feitas desse material se distinguem pelo seu custo relativamente baixo, baixo peso e tecnologia de instalação simples.
  • Metal. Na maioria das vezes, as lâmpadas feitas desse material são feitas com decorações forjadas. Eles serão capazes de dar uma comitiva ao seu interior e torná-lo mais interessante. Via de regra, esses são os modelos utilizados no estilo barroco.
  • Cristal e vidro. Esses materiais são bastante frágeis, por isso a instalação de produtos a partir deles é difícil. A massa de tais estruturas é bastante grande, o que também pode complicar o processo de instalação.

As cortinas de vidro podem ter uma superfície lisa, fosca e áspera. Também podem ser produzidos em transparentes ou coloridos.

  • Madeira. Este material natural é adequado para quase todos os designs de interiores. Pode ser combinado com todas as outras bases e texturas. Além disso, a madeira é um componente totalmente ecológico, mas será muito difícil cuidar de estruturas feitas com ela, além disso, devido ao alto grau de umidade no ambiente, elas podem ser muito deformadas.
  • Têxtil... Este material moderno é mais frequentemente usado para a fabricação de lustres de uma forma incomum de várias camadas. Eles parecerão o mais originais possível no interior. Esses produtos são leves e de custo relativamente baixo.

Cor e design

Actualmente, nas lojas especializadas poderá encontrar um grande número de candeeiros diversos para o hall com diferentes cores e designs. As principais cores clássicas das fontes de luz são o preto, o branco e o transparente.

Essas cores podem se adequar a qualquer projeto de salão. Outras cores também são clássicas: pistache, azul escuro, verde, marrom, leitoso e bege.

Mas ao escolher lustres com esse esquema de cores, você deve prestar atenção ao interior geral da sala.

Se você quiser fazer um quarto fora do padrão de sua sala de estar, você pode dar preferência a fontes de cor púrpura rica. Mas a luz desse projeto deve ser um pouco sombreada. Caso contrário, a sala pode ficar cheia de luz muito fria e desagradável.

Os lustres podem ser uma opção interessante. com pequenos salpicos de cor... Eles podem ser aplicados caoticamente e em uma determinada ordem. Esse produto pode se tornar um excelente destaque do interior e dar-lhe uma atmosfera de leve mistério.

O lustre do hall pode ser confeccionado simultaneamente em duas ou mais cores. Mas todas as cores devem ser combinadas umas com as outras. Além disso, eles não devem parecer muito cativantes no contexto do interior geral.

A solução de maior sucesso no design de um lustre para sala de estar seria misturar tons lilás com vidro transparente ou cristal. Um acabamento em bronze com elementos decorativos brancos no lustre também ficará impressionante.

Outra boa opção seriam os abajures de tom amarelo claro com cor esmeralda. Freqüentemente, detalhes decorativos adicionais são usados ​​para criar essas fontes de luz.

Esses elementos podem ser joias revestidas de cobre preto ou comum, bronze, cromo ou dourado.

Merecem atenção especial lâmpadas pretas. É melhor montá-los em salas com cores claras de interior e tectos altos. Eles são adequados para muitos designs, mas serão mais benéficos se encaixarem em estilos minimalistas modernos.

Lâmpadas brancas elegantes combinam bem com todas as outras cores, para que se encaixem em todas as paletas internas. Uma boa opção são os designs nesta cor com inserções de bronze ou prata para decoração.

Os estilos de luminárias também podem ser muito diferentes. Todos eles podem ser divididos em quatro grupos principais.

Moderno

Neoclássico no projeto de lâmpadas pode não ser adequado para todos os interiores. Eles incluem tendências Art Déco e Art Nouveau. Estes tipos de lâmpadas combinam as características do design moderno e tradicional. Na maioria das vezes, esses lustres têm 2 a 3 camadas bem decoradas.

Étnico

As variantes mais populares deste grupo são os seguintes estilos: escandinavo, marroquino, africano, mediterrâneo e oriental. Ao criar lâmpadas neste estilo, as características inerentes à cultura de uma determinada nação são levadas em consideração.

Moderno

Ao criar luminárias em estilo moderno, um alto nível de funcionalidade deve ser combinado com formas simples de estruturas. Para sua fabricação, o vidro, as bases de metal e o cristal são os mais usados.

Para diluir o design, ele é ligeiramente diluído com lâmpadas de luz quente e suave.

Tradicional

Os lustres desse grupo são projetados com linhas suaves, na maioria das vezes incluem muitos elementos idênticos separados, cada um com sua própria lâmpada. Ao mesmo tempo, elementos decorativos adicionais de formas complexas ficarão lindos neles.

Para quais estilos são adequados?

Uma enorme variedade de lustres torna mais fácil escolher a opção certa para o estilo de qualquer interior. Muitas pessoas preferem criar designs clássicos em suas casas. Eles são caracterizados por modelos de lâmpadas feitas de uma base de cristal.

Nesse caso, sua moldura pode ser de metal ou bronze.

Para os clássicos, uma fonte de luz de várias camadas com tons em branco, bege ou leitoso também será adequada. Freqüentemente, esses elementos são feitos na forma de velas longas e finas. A moldura pode ser em madeira castanha ou plástico de alta qualidade.

Se você vai criar um interior na direção tradicional, então, uma lâmpada de fusão seria uma boa opção. Isso criará um belo destaque no design. Esses lustres são geralmente feitos em estruturas longas e finas (às vezes são usadas correntes decorativas). Para criar sombras, são utilizados plásticos e vidros transparentes e translúcidos.

Para interiores de salas de estar em estilo gótico um grande lustre em forma de vela grande é perfeito. Às vezes tem vários pequenos elementos com sombras em forma de velas. Estas lâmpadas são geralmente decoradas em cores pretas com peças de metal forjado como decoração.

Nesse caso, correntes grandes com um revestimento de bronze ou dourado parecerão benéficas.

Algumas pessoas decoram suas casas e apartamentos no estilo provençal. Nesse caso, uma lâmpada de ouro ou bronze seria uma boa opção. É melhor escolher modelos com um tipo de design multitrilha. Freqüentemente, essas fontes de luz são feitas em um design branco como a neve. Às vezes, seus tons são também decorados com um padrão multicolorido na forma de um ornamento floral.

Como escolher?

Antes de comprar um modelo de luminária adequado, deve-se prestar atenção à potência, ao grau de aquecimento das lâmpadas e ao tipo de revestimento do teto.

Se houver um teto falso em seu corredor, então é melhor escolher estruturas que não aqueçam muito durante a operação. Afinal, esses revestimentos não toleram bem as mudanças de temperatura.

Também é necessário levar em consideração o estilo do lustre e da sala. Eles devem combinar um com o outro. Caso contrário, o interior ficará ridículo.

Preste atenção ao esquema de cores da lâmpada e à decoração da sala. Se você quiser dar um toque de brilho ao lustre, pode escolher um modelo em uma paleta rica. Mas essas opções só serão adequadas em designs neutros à luz.

Considere o tamanho da fonte de luz e o tamanho da sala. Para salas de estar de uma área pequena, você não deve escolher amostras do tipo pendente muito volumosas ou de várias camadas, e em corredores espaçosos (área de 18 a 30 m²) não é recomendado instalar lâmpadas de teto pequenas.

Certifique-se de olhar para o material com o qual o lustre é feito. O tipo de base dependerá da tecnologia de sua instalação, da forma de substituição das lâmpadas. Portanto, para substituir os elementos dos produtos de teto, eles precisarão ser totalmente desmontados.

Além do mais, a complexidade da limpeza também depende do material. Modelos de plástico são bastante fáceis de limpar. Você pode lavá-los com quase todos os meios químicos. A limpeza das estruturas de vidro, metal e cristal deve ser realizada com o maior cuidado possível, uma vez que tais materiais são facilmente danificados, os detergentes também devem ser selecionados separadamente.

Organização da iluminação

Ao criar um projeto em um salão, a organização correta da iluminação é de grande importância. Para fazer isso, você precisa levar em consideração o layout e a área total da sala. Se for pequeno, então um design com um lustre de tamanho médio na parte central do teto pode ser adequado para você.

É permitido instalar um kit com pequenas arandelas.

Se a sala for grande, a iluminação pode ser organizada de várias maneiras. Nesse caso, um grande lustre principal é montado no centro do teto, o que fornece a maior parte da luz, e várias pequenas fontes de luz pontual com abajures são instaladas em todo o perímetro.

Para tornar o design mais original, você pode criar um design em que haja um lustre enorme no centro e fontes de luz pontuais ao seu redor. Uma composição dessas lâmpadas na forma de uma linha ondulada ficará linda.

Se o seu hall tiver uma tela extensível de várias camadas, um lustre redondo de tamanho médio na parte central ficará na moda nela, enquanto cada uma das camadas ao longo das bordas pode ser decorada com holofotes em abajures prateados ou dourados.

Se você quiser fazer o zoneamento do corredor com a ajuda da iluminação, pode instalar manchas. Cada uma das cortinas é girada de forma que ilumine brilhantemente uma área específica.

Na maioria das vezes, eles tentam iluminar o local de trabalho com mais força e é melhor fornecer luz difusa à área de lazer.

Se sua sala de estar for alongada, mas estreita, você pode colocar um ponto no teto com uma moldura de metal alongada. Essas estruturas são montadas ao longo de todo o comprimento da sala. Se o espaço for muito grande, é permitido instalar duas dessas lâmpadas ao mesmo tempo, uma em frente à outra. Ao mesmo tempo, não é recomendável montar um grande lustre.

Para produzir iluminação de zoneamento, você pode colocar um lustre principal e instalar lâmpadas de piso acima das áreas selecionadas. É melhor selecionar modelos com tons grandes de formas geométricas simples. A moldura de cada uma dessas lâmpadas deve ser fina e longa. Esses designs não ocuparão muito espaço na sala.

Essas fontes de luz parecerão mais lucrativas e bonitas em designs modernos minimalistas.

Se sua sala de estar for combinada com uma área de cozinha, um grande lustre na área de estar seria uma opção interessante. Ao mover para outra parte, você pode instalar vários holofotes em uma ordem específica.

Exemplos de sucesso

Uma excelente opção seria projetar uma sala com um grande candeeiro principal na parte central. Nesse caso, é melhor selecionar modelos de lâmpadas feitas de material transparente ou translúcido. Fontes de luz pontuais em abajures redondos devem ser colocadas em todo o perímetro da sala. Você também pode instalar retroiluminação LED.

Este tipo de arranjo de iluminação é perfeito para um estilo clássico em tons de bege e marrom. Se o hall for conjugado com a cozinha, você pode destacá-lo separadamente instalando um simples abajur geométrico sobre a mesa de jantar nas cores branco, leitoso ou bege.

Uma opção interessante seria instalar um lustre de várias camadas preto com vidro decorativo ou elementos de cristal. A iluminação leve pode ser distribuída ao redor da luminária.

É melhor pendurar arandelas da mesma cor e estilo nos revestimentos de parede.

O conjunto mais vantajoso com tais arandelas e lustre parecerá em design de quarto preto e branco ou preto e bege. Se você quiser diluir o interior, pode colocar algumas fontes de pontos brancos no teto.

Se o interior da sua sala for em cores claras neutras (castanho claro, leitoso, creme, branco), não necessita de instalar um lustre central. Você pode criar iluminação circular no teto circundando-o com pequenas fontes de luz LED embutidas.

As lâmpadas embutidas em forma de quadrado se encaixam bem em estilos minimalistas modernos. Se a sala for grande, é melhor colocar vários desses dispositivos ao mesmo tempo em duas fileiras opostas. Entre eles, é permitido montar alguns pequenos elementos adicionais em abajures de metal.

Esta opção ficará bem em preto e branco. É melhor fazer o forro do teto em cinza claro, bege claro ou leitoso.

Para interiores no estilo barroco ou Art Nouveau, a organização da iluminação com dois lustres principais ao mesmo tempo pode ser adequada. É melhor selecionar modelos de várias camadas com detalhes de vidro ou cristal transparente.

Ao mesmo tempo, o teto deve ser em tons neutros claros - branco, cinza claro, bege).

Como escolher o lustre certo, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa