Sala de estar

Laminado na sala: tipos, seleção, cuidado e belos exemplos

Laminado na sala: tipos, seleção, cuidado e belos exemplos
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como escolher?
  4. Dicas de design
  5. Direções estilísticas
  6. Opções de interior

O piso da sala de estar deve ser durável, atraente, confortável e de fácil manutenção. O piso laminado atende a todas essas características. É semelhante ao chique, mas nem todo piso de parquete disponível devido ao preço alto. Uma gama diversificada de cores, tipos que diferem em confiabilidade, fazem do piso laminado um material popular para o acabamento do piso da sala de estar.

Peculiaridades

Este tipo de revestimento, como o laminado, é o preferido pela maioria dos designers de interiores russos devido ao fato de que, por um preço relativamente baixo, a alta qualidade do material, sua confiabilidade, facilidade de uso e muitas outras características positivas são garantidas.

Em uma sala, o laminado pode ser um revestimento de piso em um determinado estilo ou pode atrair a atenção com um ponto acentuado separado.

Para que o laminado tenha uma boa aparência imediatamente após a instalação e, posteriormente, não se desgaste, é melhor dar a sua preferência às marcas que se revelaram bem no mercado. O laminado de baixa qualidade, além de frágil, contém substâncias tóxicas e pode causar graves danos à saúde dos familiares.

Havendo opção entre ladrilho e laminado, é preferível optar por este último para o acabamento do pavimento do hall, uma vez que o ladrilho é mais destinado ao pavimento da casa de banho, não se deteriora com a influência da humidade constante.

Vantagens e desvantagens

O laminado tem suas próprias propriedades positivas e negativas. As vantagens incluem:

  • alta performance;
  • boa resistência a altas temperaturas e fogo aberto;
  • resistência a arranhões e lascas, resistência ao impacto;
  • segurança ambiental;
  • facilidade de atendimento;
  • preço aceitável.

No entanto, também existem algumas desvantagens.

  • Ranger. Quase todos os consumidores reclamam disso. Esta desvantagem pode ser facilmente eliminada cobrindo-se um forro de cortiça durante a instalação.
  • Intolerância ao excesso de umidade. Quando a água atinge o laminado, ela não causa muitos danos a ele e, se entrar nas lacunas entre as costuras, afetará negativamente as propriedades do revestimento. Portanto, ao colocar o laminado, o espaço entre as costuras deve ser tratado com soluções especiais.
  • Bolhas causadas por um estilo impróprio.
  • O revestimento só pode ser colocado em piso plano.

Normalmente, em um cenário padrão, os revestimentos com uma camada externa que cria uma aparência de materiais naturais, por exemplo, parquete, ladrilhos, tábuas de parquete, ficam bem.

Como escolher?

Ao escolher um laminado para um apartamento, alguns pontos devem ser levados em consideração.

A escolha é determinada pela atividade das pessoas em uma sala específica. A sala de estar é o local onde os membros da família se reúnem, portanto, o piso deve ser durável e resistente ao desgaste.

Dos 4 grupos de laminados disponíveis, a 32ª classe é considerada a melhor opção para a sala de estar, que suporta na perfeição as cargas domésticas diárias. Mas aqui não se deve esquecer a marca do material, pois produtos pertencentes ao mesmo grupo, mas de fabricantes diferentes, podem diferir na intensidade de resistência ao desgaste.

Há quase 20 anos, as marcas europeias não fazem a divisão do laminado em doméstico e comercial, agora está todo subdividido nos grupos 31, 32, 33, 34. O laminado, pertencente a 31 grupos, é o mais frágil, mas é bastante adequado para casa.

O revestimento do piso pode ser resistente à umidade, mas este não é um requisito principal.

O material com espessura de mais de 6 mm difere não apenas em resistência, mas também protege contra sons estranhos.

Dicas de design

A escolha de um revestimento para piso deve ser com base em uma série de regras.

  • Para ambientes pequenos, é melhor escolher um material para acabamento com uma tonalidade clara. Assim, visualmente, a sala parecerá maior. Um interior com piso escuro tornará a sala ainda menor.
  • Se você combinar um laminado de duas cortinas em uma sala, poderá dividir corretamente a sala de estar em zonas. Esta técnica é do agrado de muitos devido à sua simplicidade e ao fato de que os acentos são colocados suavemente no processo.
  • A combinação de laminado com objetos circundantes não é considerada obrigatória. Há uma combinação geral suficiente aqui: tons quentes ou frios de toda a sala devem definir o tom para o revestimento do piso.
  • Ao escolher um laminado, é necessário prestar atenção não só à imagem, mas também estimar aproximadamente como ela ficará em um grande espaço. O piso errado vai arruinar todo o design da sala.

Direções estilísticas

O laminado se espalhou entre as pessoas devido à sua ampla gama de cores e texturas. A cor do piso também depende do estilo da sala. Então, para os clássicos, as cores escuras são características, para os estilos étnico e moderno - os claros. É possível decorar a sala em outras direções estilísticas.

  • País. A fazenda americana é caracterizada por um laminado de cor escura. Seu design deve se assemelhar a um piso de tábuas.
  • Chalé suíço. Para que o mobiliário defina o mais fielmente possível o espírito do estilo chalé, é necessário escolher um revestimento nas cores nogueira ou cinza.
  • Provence. O estilo rústico é simples e natural. Um material com efeito envelhecido é adequado para o acabamento do piso. Por exemplo, carvalho chanfrado caiado de branco.
  • Estilo japonês. Este estilo pressupõe pisos de bambu ou sisal, análogos desses materiais podem ser encontrados sem problemas nas cores do laminado.
  • Minimalismo. A principal característica desse estilo é a contenção.O laminado com tons de cinza e branco ficará bem aqui.
  • Alta tecnologia. Este estilo combina perfeitamente com laminados nas cores preto e cinza. Não é incomum usar material da cor wengé.

Opções de interior

O piso laminado ficará perfeito se colocado corretamente na superfície. Existem três layouts padrão: reto, diagonal e em espinha. Há momentos em que o revestimento de piso certo transforma completamente a aparência do ambiente.

É importante lembrar que a quantidade de material necessária não é menos influenciada pelo método de instalação.

Se o método direto for usado, a quantidade de material deve ser aumentada em 10%, a diagonal - em 15%.

O método direto de instalação se tornou comum, porque é simples e qualquer pessoa pode dominá-lo. Existem duas subespécies deste método de estilo: ao longo e através da linha de luz. A primeira subespécie permite que você coloque o piso de maneira mais bonita. Colocar sobre a linha de luz expandirá visualmente o ambiente.

O método de instalação diagonal é mais caro, mas ao mesmo tempo é escolhido com muito mais frequência. A orientação diagonal das placas aumenta o tamanho da sala e dá uma sensação de espaço. É muito difícil colocar o revestimento no chão com as próprias mãos em diagonal, é melhor entrar em contato com um especialista.

O piso em espinha não está disponível para todos, porque nem todos os materiais podem ser colocados dessa forma. O laminado especial que pode ser usado para este método custa muito mais do que o normal.

Uma maneira de usar piso laminado é usá-lo para design de parede. Normalmente, os especialistas destacam uma parede para colocar um sotaque brilhante. O local mais comum para piso laminado é na parede atrás da TV. Isso define os destaques na sala de estar e serve como uma excelente base para a imagem da televisão.

Você pode aprender como colocar o piso laminado corretamente no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa