Configuração da mesa

Dobramos guardanapos de papel para a mesa festiva

Dobramos guardanapos de papel para a mesa festiva
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como dobrar com suas próprias mãos: master class
  3. dicas e truques
  4. Belos exemplos e opções

A configuração de mesa requintada e elegante é um atributo indispensável de qualquer festa ou celebração. Um dos momentos-chave na criação de um ambiente festivo é decorar a mesa com guardanapos. Com a ajuda deles, você pode não só decorar com eficácia a mesa e os pratos, mas também definir o esquema de cores e o clima do evento. Para dobrar formas simples, nenhum equipamento especial e habilidades especiais são necessários. Além disso, além das propriedades estéticas, os guardanapos têm uma aplicação prática puramente utilitária.

Peculiaridades

Para servir, são usados ​​dois tipos de guardanapos: papel e tecido.

  1. Produtos de tecido Destinados a uso individual, são colocados junto ou por cima do prato de cada convidado, de forma a que lhe seja conveniente desdobrar e colocar um guardanapo sobre os joelhos no início da refeição.
  2. Modelos de papel devem ser dispostos de forma que os convidados sentados ao lado deles, se necessário, possam alcançá-los facilmente.

Normalmente, ambas as variedades têm a forma de um quadrado, de modo que os princípios gerais de dobra para elas não são muito diferentes. A principal diferença entre os guardanapos de papel é a maior fragilidade e o tamanho menor, o que não permite a confecção de algumas formas particularmente complexas.

A principal vantagem dos guardanapos de papel é a sua disponibilidade e riqueza de cores e texturas, o que lhes permite servir à mesa em qualquer situação. Os guardanapos podem simplesmente ser colocados em porta-guardanapos, improvisar com formas e torcer formas simples e fofas, ou até mesmo criar algo encantador. A escolha depende apenas de habilidades, desejos e preferências pessoais.

Servir guardanapos de forma correta é uma arte que requer alguns pontos em consideração. A cor, a forma e o conceito criativo geral devem corresponder ao tema e estilo do evento, para estarem em harmonia com a toalha de mesa e os pratos à mesa. Além disso, um ponto importante é a facilidade de adição.

Por mais refinada que seja a forma, a principal tarefa do guardanapo na mesa continua sendo sua finalidade prática direta, de modo que o convidado não deve perder muito tempo puxando e desenrolando o guardanapo.

Como dobrar com suas próprias mãos: master class

Dobrar guardanapos de papel em formas bonitas e incomuns não é tão difícil quanto parece. Claro que, como em qualquer outro negócio, para atingir o domínio, é recomendável ir por etapas - de uma opção simples a uma complexa. Mas o charme do origami permite que você crie verdadeiras obras-primas, mesmo com um mínimo de esforço. Até as crianças podem dobrar joias simples, este processo desenvolve a motricidade fina, aumenta a inteligência e permite transformar as tarefas antes da chegada dos hóspedes em verdadeiras férias em família.

Para fazer enfeites de guardanapo, é melhor usar as instruções prontas. - diagramas que descrevem as etapas do trabalho passo a passo e vários métodos de dobragem. Muitas vezes, os iniciantes ficam perdidos, por não saberem ler tais diagramas, mas na realidade tudo é muito simples: a linha pontilhada indica as dobras, a linha reta indica os cortes e as setas indicam a direção da dobra do papel. Uma seta semicircular representa uma dobra na direção indicada, uma seta em zigue-zague representa uma dobra em z conhecida como acordeão e uma seta curvada no meio em um anel indica a necessidade de virar a peça.

Existem duas maneiras principais de decorar uma mesa com guardanapos de papel: coloque em cada prato uma figura individual para cada convidado ou coloque várias peças em um porta-guardanapos.

Ambos podem ser projetados de uma forma interessante e criativa.

Os porta-guardanapos têm diversos formatos, mas o principal deles é o semicírculo clássico. No entanto, alguns guardanapos espalhados podem ser colocados em qualquer utensílio à mão: copos, taças, pequenos vasos de flores ou até mesmo um prato simples.

A regra básica que deve ser observada é que os cantos devem ser salientes de forma que os produtos possam ser facilmente alcançados sem destruir toda a estrutura.

  • A figura mais comum e conhecida é ventilador simples ou duplo... Para criá-lo, cada guardanapo deve ser dobrado ao meio, formando um triângulo, e, sobrepondo os triângulos resultantes uns sobre os outros com um deslocamento do canto externo de cerca de um centímetro, formar um leque. Um único leque se dobra do triângulo central para as bordas, e um leque duplo é formado em duas fileiras direcionadas uma para a outra. O método de dobrar "acordeão" também parece interessante. O guardanapo é montado em sanfona com degrau de um ou dois centímetros, dobrado ao meio e inserido no porta-guardanapos.
  • Você pode simplesmente colocar o guardanapo no copo usando método de dobrar em um tubo. Neste caso, o guardanapo é dobrado ao meio, posicionado com a base para baixo e dobrado de forma ordenada, a partir do canto direito. Por conveniência, é recomendável que você primeiro enrole o guardanapo em volta dos dedos. O terço superior do tubo resultante é dobrado para trás, após o que o produto é colocado em um copo.
  • Uma maneira interessante e incomum de organizar guardanapos de papel em um porta-guardanapos é "pássaro"... Em um guardanapo quadrado, os cantos opostos são dobrados em vários centímetros, após o que a parte é dobrada ao meio com os cantos dobrados para dentro, e um trapézio é formado. A partir de vários trapézios aninhados e ligeiramente estendidos, forma-se a cauda de um pássaro. A cabeça é feita de um guardanapo enrolado em um tubo, cuja ponta é ligeiramente dobrada para um lado. Esse modelo parecerá especialmente vantajoso se você usar guardanapos de cores diferentes para a cauda.
  • Se você usar uma xícara larga comum como porta-guardanapos, poderá fazer uma xícara original e brilhante "Cachoeira bidirecional"... Neste caso, os guardanapos são desdobrados de forma a obter-se do quadrado original um rectângulo que, dependendo do tamanho dos pratos, pode ser dobrado mais uma ou duas vezes. Os retângulos são empilhados uns sobre os outros, nivelados e dobrados ao meio. O meio é rebaixado na xícara, depois do que resta apenas para endireitar as folhas penduradas. As figuras de origami montadas em uma placa podem ser divididas em dois tipos. Um inclui diretamente figuras - flores, animais, folhas, enquanto o outro tipo combina guardanapos-bolsos nos quais você pode embrulhar ou colocar talheres, flores frescas ou ramos.
  • Os guardanapos são muito populares entre crianças e jovens. na forma de coelhos... O guardanapo é dobrado duas vezes ao meio com as bordas para cima, resultando em uma tira longa e estreita. As bordas da tira são agarradas e ao mesmo tempo dobradas para baixo de modo que um ângulo é formado no ponto médio superior da tira. No passo seguinte, uma a uma, as bordas inferiores são dobradas em direção ao centro, e depois também dobradas ao meio, formando as orelhas. Em seguida, o triângulo superior central é dobrado para trás e uma das orelhas é enfiada no bolso da outra, restando apenas para virar e alisar o coelho.
  • Outra maneira interessante é dobramento de leque... O guardanapo desdobra-se e dobra-se ao meio para que a parte da frente fique para fora. Além disso, com cerca de três quartos do comprimento, um acordeão não muito grande é feito. Na próxima etapa, o origami é dobrado ao meio, a cauda não dobrada como um acordeão é dobrada para dentro e a figura é colocada na superfície.
  • Fazer envelope, é aconselhável levar guardanapos maiores e mais grossos. O guardanapo é colocado com um losango de forma que o canto com uma única camada fique para a direita, então ele se dobra ao meio duas vezes e se desdobra em um losango. Depois disso, a camada superior do guardanapo à direita é retirada e dobrada ao meio três vezes, de modo que, como resultado, ela passe sobre a linha do meio da figura. A próxima camada é dobrada duas vezes de maneira semelhante, alcançando a linha média, após o que a figura é virada do avesso e transformada em um quadrado. Os lados do quadrado são dobrados ao meio, a figura é virada do outro lado pela última vez, e um envelope com dois bolsos é formado.

dicas e truques

Os especialistas em decoração de mesa acreditam que o esquema de cores e a forma como os guardanapos são dobrados devem combinar com o tema do evento. E se para uma festa amistosa ou um banquete em círculo estreito, basta servir guardanapos de papel em porta-guardanapos ou copo, então a mesa para um evento festivo e recepção de convidados deve ser servida com figuras mais sofisticadas.

Um ponto importante é o esquema de cores:

  1. Para uma festa infantil ou juvenil, guardanapos lisos brilhantes ou produtos decorados com um gradiente interessante, estampado alegre ou padrão serão uma boa opção.
  2. A festa de família será decorada com tons pastéis e bege contidos.
  3. Para um evento oficial, é preferível escolher modelos monocromáticos ou guardanapos com uma impressão mínima estrita.

As cores temáticas não perdem sua relevância. A gama vermelho-verde e vermelho-vinho parece segura no Ano Novo, as cores tradicionais da primavera são tons de rosa, verde claro e azul, e o outono está associado ao carmesim, amarelo ensolarado e ocre. Para um jantar romântico, é melhor manter os clássicos tons de branco, vermelho e rosa. Porém, mesmo combinações atípicas podem se tornar o ponto alto da noite, o principal é não exagerar em experimentos.

É melhor dobrar os guardanapos com antecedência, porque, apesar da aparente simplicidade, leva muito tempo.

Você deve praticar com antecedência e torcer alguns guardanapos no dia anterior para memorizar os métodos de dobragem e as características de criação de formas. Como último recurso, se não houve oportunidade de praticar, a forma planejada não deu certo ou simplesmente não sobrou tempo, a forma mais simples possível é empilhar os guardanapos em um prato.

Para maior estética, você pode colocar cada produto subsequente com uma ligeira mudançapara formar um asterisco com várias pontas.

Essa maneira fácil e elegante não só ajudará em tempos difíceis, mas também parecerá bastante digna, não cedendo a opções de serviço requintadas.

Belos exemplos e opções

Apesar do fato de haver uma série de padrões e opções tradicionais que são normalmente usados ​​para colocar a mesa, se desejado e devidamente preparado, quase qualquer figura do enorme arsenal de origami pode ser dobrada em guardanapos de papel. Claro, você terá que investir muito tempo e esforço, pois esse trabalho só pode ser feito por uma pessoa que já tenha experiência em criação de origami.

Por exemplo, um lótus inteiro pode ser dobrado com guardanapos amarelos e verdes claros. Esta opção de design parece brilhante e atípica. Devido ao alto custo do material e ao trabalho meticuloso, dificilmente faz sentido colocar tal valor no prato de cada hóspede. Esta forma deve ser puramente decorativa, não prática. Decoramos a mesa com várias flores de lótus que vão garantir uma noite inesquecível.

Uma opção mais modesta, mas não menos difícil do ponto de vista técnico, é fazer uma rosa complexa, por exemplo, a rosa Kawasaki. Várias folhas verdes são colocadas sob a flor, coletadas por um método simples de rugas em zigue-zague. Dependendo da situação, a própria rosa pode ser de cores diferentes, mas é melhor dar preferência às cores naturais: branco, creme, rosa, vermelho.

Outras opções de origami natural também parecerão originais.

Usando alguns guardanapos, você pode construir uma borboleta elegante, que faz sentido decorar com um pequeno laço ou outras decorações pequenas.

Combinações de folhas de papel, por exemplo, um mini buquê preso no meio com um anel ou fita, também parecem ganha-ganha. Sua metade inferior encolhe, formando um cilindro - um tronco, e folhas esculpidas fofo no topo. A combinação de três folhas onduladas, presas na parte inferior com um elástico com um ornamento decorativo, é simples na execução, mas muito eficaz. Combinações de cores interessantes irão adicionar um charme especial a tal composição.

Até mesmo a ideia de servir um guardanapo em um porta-guardanapos pode ser abordada de forma muito criativa - use nem mesmo a xícara em si como porta-guardanapos, mas sua alça. O guardanapo enfiado no buraco não só é fácil de inserir e retirar, como também confere à festa um ambiente festivo devido à cor contrastante e ao formato invulgar.

Você aprenderá mais sobre como dobrar guardanapos de papel para uma mesa festiva no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa