Equipamento de esquiador

Tipos e seleção de jaquetas de esqui

Tipos e seleção de jaquetas de esqui
Contente
  1. Descrição e propósito
  2. Classificação
  3. Opções de design
  4. Marcas de topo
  5. Nuances de escolha
  6. Com o que vestir?
  7. Dicas de cuidados

Roupa para passatempo extremo e apenas ativo é sempre uma longa conversa, pois depende muito disso, inclusive da saúde do dono. Claro, as jaquetas de esqui não são exceção. É sobre eles, sua escolha e diferenças em relação às roupas comuns que serão discutidos a seguir.

Descrição e propósito

Vamos começar com as características de design das jaquetas de esqui que as diferenciam das do dia a dia.

Tecido exterior

O material externo da jaqueta protege do vento e da umidade, não permite que os vapores se acumulem sob ela. O material deve ser durável e antiderrapante. No momento, os mais populares são as membranas e diversos materiais sintéticos com processamento especial. Entre as membranas, um lugar especial é ocupado pela família Gore-tex - tecidos à base de teflon da empresa americana W. L. Gore and Associates ”, que surgiu no mercado no final dos anos 60. "Gortex" distingue-se pela sua elevada resistência à água, atingindo 23-28 mil mm de coluna de água. Além disso, a prática tem mostrado que essas membranas fornecem proteção quase completa contra o vento, "gortex" não é apenas tão popular entre os conquistadores de picos tão severos como o Everest.

O tecido tem boa respirabilidade: de acordo com o teste RET (Resistência à Evaporação de um Tecido) - menos de 13 (tecidos extremamente respiráveis ​​(0-6), altamente respiráveis ​​(6-13), respiráveis ​​(13-20)). A família inclui várias categorias de membranas com características diferentes. Outra membrana popular é a Dermizax japonesa. Ela se estende bem, tem um índice de resistência à água de 20 mil mm de coluna d'água.

A permeabilidade ao vapor é fornecida neste modelo não devido aos orifícios, mas devido às propriedades da própria membrana.

Resina

Fornece calor, conforto. Em modelos econômicos, geralmente é feito de náilon, mas é muito preferível a um modelo com forro de lã ou malha.

Isolamento

Não disponível em todos os modelos. O volume do isolamento sintético é medido em gramas por metro quadrado. Para esquiar na baixa temporada, 50 - 100 g / m2 é suficiente, uma jaqueta de inverno já deve ter 100 - 200 g / m2. Uma prática popular e interessante é fazer diferentes quantidades de isolamento para diferentes segmentos da jaqueta. Esses modelos retêm calor, não restringem o movimento. Dos enchimentos naturais, usa-se na maioria dos casos a pena de pato e de ganso. Essas jaquetas são leves, retêm bem o calor, mas perdem rapidamente todas as suas propriedades quando molhadas.

Resistência à água

Uma das principais características das jaquetas de esqui. Sim, molhar-se também é desagradável na cidade, mas em ladeiras pode custar saúde e até vida. Normalmente, as jaquetas inclinadas de qualidade têm uma classificação à prova d'água de pelo menos 5000 g / m2.

Cortar

O corte de uma jaqueta de esqui deve ser ergonômico, levando em consideração as especificidades dos movimentos do esquiador: cotovelos flexionados, movimentos ativos do braço, probabilidade de quedas.

Costuras

Em modelos de qualidade, as costuras devem ser coladas para fornecer impermeabilização adicional. Mesmo na hora de comprar uma opção econômica, é melhor dar preferência à amostra onde pelo menos as principais costuras estão coladas.

Manga

Você pode encontrar 2 opções populares: gratuita, em que as luvas são usadas sob o punho, e estreita, que envolve o uso de luvas por cima da manga de uma jaqueta. A seleção do manguito é uma questão de hábito e conveniência.

Saia de proteção de neve

Pode ser destacável. Impede que a neve caia nas suas costas.

Raio

Uma grande vantagem será a proteção dos zíperes contra a ferrugem - o que aumentará a vida útil da jaqueta.

de capuz

Seu volume deve ser suficiente para uso com um capacete.

Bolsos

O conjunto mínimo é 2 externo, 1 interno. Uma opção interessante pode ser onde o bolso interno é fechado com um filme sensor transparente especial, que permite, por exemplo, ver as horas no telefone sem tirar as luvas e sem tirar o próprio gadget.

Proteger bolsos com abas também não será supérfluo.

Ventilação

Não está presente em todos os modelos. Consiste em aberturas especiais localizadas sob as axilas ou na região do peito, fechadas com zíper. Eles dão a oportunidade de esfriar um pouco sem desabotoar a jaqueta. Eles podem ser protegidos adicionalmente com uma rede.

Classificação

Além da divisão padrão de roupas para homens, mulheres e crianças, as jaquetas de esqui se destacam por vários outros recursos. Vejamos essas classificações. Por tipo de corte:

  • justo;
  • esportes estreitos;
  • padrão;
  • ampla.

Aqui, a escolha depende do estilo de pilotagem, físico (proprietários de tamanhos grandes ficarão mais confortáveis ​​com opções amplas) e condições climáticas.

De acordo com o material e o grau de isolamento, existem 5 tipos.

Não isolado (casca, casca dura)

A opção mais comum entre os esquiadores recreativos e snowboarders, adequada para esquiar em trilhas suburbanas. São versáteis e têm boa resistência à água. A questão da proteção contra o frio em tais jaquetas de membrana é resolvida por camadas adicionais de roupas.

Softshell

Jaquetas elásticas leves para o clima quente. Confortável, mas menos resistente ao vento e à água.

Isolado

Adequado para esquiar com frequência em climas frios. Podem ser felpudos e com enchimento sintético. Agora, cada vez mais os adeptos dos desportos de inverno preferem a segunda opção, porque é mais barata e não perde as suas propriedades tão rapidamente na humidade como na penugem.

Técnico

São utilizadas na seleção de pistas, para freeride, ski tour, sertão. Corte minimalista da jaqueta, não restringindo os movimentos, respirável, com o máximo grau de proteção contra umidade.

3 em 1

Na verdade, 2 jaquetas que podem ser usadas separadamente ou combinadas em uma. O primeiro é uma membrana não isolada, o segundo é um velo ou jaqueta com recheio. Uma opção universal para andar em várias condições climáticas.

De acordo com o estilo de esqui e comportamento na encosta, também existem 5 variedades.

Esporte

A versão clássica para a condução desportiva. Quente, confortável, com um alto grau de proteção contra a entrada de água.

Um parque

Jaquetas econômicas para quem está iniciando a jornada nas pistas de esqui. Na maioria das vezes, esses modelos são alongados, claramente projetados, a julgar pela aparência, para jovens e adolescentes.

Freeride

Um segmento para quem as características técnicas são mais importantes do que o design. Grande atenção é dada aqui à proteção contra umidade e vento, ventilação. Nessas jaquetas, tudo é pensado nos mínimos detalhes: a localização dos bolsos, como as alças e o cinto da mochila devem ficar sobre a jaqueta, a forma de prender o capuz, muitas vezes até um farol especial que permite encontrar um extremo em uma emergência. Ao mesmo tempo, o estilo da jaqueta é o mais simples possível.

Uma jaqueta freeride geralmente é um modelo 3 em 1 ou um ajuste bastante frouxo que permite algumas camadas extras.

Trilhas

Segmento de massa, grupo de preço médio. Normalmente, este tipo de jaqueta tenta imitar os demais externamente e ao mesmo tempo manter o preço acessível. Adequado para quem ainda anda de skate com pouca frequência, mas não se importa em mudar isso.

Glamour

Modelos para quem se preocupa com design de jaquetas. Peles, todos os tipos de cintos, cores originais, estilos - tudo isso é sobre esta categoria. Ao mesmo tempo, essas jaquetas são frequentemente feitas de materiais tecnologicamente avançados, podem ter excelente termorregulação e todos os elementos decorativos, se necessário e em nome da funcionalidade, podem ser desamarrados.

Opções de design

Para alguns, o design da roupa esportiva não tem importância, mas por que não aliar estética e funcionalidade, pois para isso não é necessário sobrecarregar a jaqueta com detalhes decorativos que podem interferir na descida.

Silhueta corretamente selecionada, várias listras bonitas no coração e nos olhos, uma estampa interessante ou cores simplesmente agradáveis - seu traje para esqui ou snowboard pode facilmente ser não apenas confortável, mas também bonito.

Cor

Amarelo, vermelho, roxo, verde, rosa neon - a jaqueta pode ser de quase qualquer cor. A única cor indesejada na encosta é o branco. O fato é que roupas totalmente brancas para esquiadores serão mais difíceis de encontrar em uma emergência.

É melhor dar preferência a modelos com elementos brilhantes. Deixe o clássico branco e preto, se você ainda quer algo calmo, ser diluído com laranja ou azul brilhante. Não é apenas uma questão de estilo, mas também de segurança.

Imprimir

Geométrico, abstrato ou até animal - tudo depende da imaginação do designer e das suas preferências. Não use apenas camuflagem de inverno.

Marcas de topo

Decidimos quais características são mais adequadas para você, decidimos a cor desejada - é hora de escolher uma marca. Aqui está um pequeno top de fabricantes comprovados de roupas para recreação extrema.

Phenix

Preço médio: 10-30 mil rublos.

Marca japonesa premium fundada no início dos anos 50. Entre seu sortimento, você pode escolher uma opção tanto para um profissional quanto para uma garota e um garoto que começou a andar de esquis.

Patagônia

Preço médio: 15-60 mil rublos.

Lendária marca americana de agasalhos. Muitos modelos são equipados com a popular membrana Gore-tex, apreciada não apenas pelos esquiadores, mas também pelos escaladores, que oferece alta resistência à água e liberação de vapor.

The North Face, Inc.

Preço médio: 6-50 mil rublos.

Uma marca que garante proteção e conforto mesmo em condições extremas, amada por muitos profissionais por isso. A ampla faixa de preço é outra vantagem. Além de equipamentos de esqui, produz roupas e equipamentos para alpinistas e turistas.

Columbia Sportswear

Preço médio: 7-25 mil rublos.

Provavelmente a marca mais famosa da lista para quem está longe dos esportes. Ainda assim, a Columbia produz roupas desde 1937.Design discreto, mas agradável, ampla variedade de modelos, tecido de alta qualidade e preço acessível são as principais vantagens desta opção. Uma boa opção para iniciantes.

Goldwin

Preço médio: 15-150 mil rublos.

Outro fabricante do Japão. São utilizadas membranas de alta qualidade comprovadas Dermizax, Gore-tex, Gore-tex PRO, etc., enchimentos de fibras cerâmicas Kodenshi e penugem natural. As "saias" têm uma base elástica confortável, a maioria dos modelos tem uma gola de lã removível.

Colmar

Preço médio: 8-30 mil rublos.

Uma marca que se distingue pela variedade de designs de jaquetas produzidas: desde modelos calmos até brilhantes em neon. Existem linhas para entusiastas do esqui com diferentes níveis de habilidade. O fabricante garante conforto mesmo em baixas temperaturas.

Salomão

Preço médio: 16-25 mil rublos.

Marca francesa que produz roupas para esqui alpino, que tem como diferencial a estrutura especial do material, fornecendo distribuição de ar competente e um nível de temperatura confortável.

Volkl

Preço médio: 5-30 mil rublos.

Fabricante alemão de roupas para esquiadores amadores. As jaquetas Volkl são acessíveis e funcionais ao mesmo tempo. Uma ampla seleção de estampas e cores.

Descente

Preço médio: 15-80 mil rublos.

Roupa confortável para andar em qualquer clima, na qual todas as características anatômicas são levadas em consideração. Cores vivas, alta tecnologia e máxima funcionalidade. Uma das marcas mais populares entre os atletas. Características distintivas: confortável sistema de ajuste do capô e tecnologia patenteada que impede a entrada de neve no capô, membrana Dermizax, corte a laser, sistema de ventilação combinado.

Spyder

Preço médio: 20-100 mil rublos.

Uma marca americana, em cuja gama pode escolher um casaco quente e confortável para todos os gostos e carteiras. Uma das marcas favoritas dos esquiadores profissionais há décadas. Mas isso não significa de forma alguma que essas roupas sejam apenas para profissionais. O Spyder também possui modelos que atendem às necessidades dos iniciantes.

Nuances de escolha

Assim, passamos por todos os principais parâmetros que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma jaqueta para esqui alpino, olhemos para a avaliação de fabricantes de confiança. Agora vamos descobrir como escolher a jaqueta certa para você. Concentre-se no seu atual nível de condicionamento físico e estilo de pilotagem. O nível aumentará - mude seu equipamento. Um iniciante não precisa pegar um modelo com membrana Gore-tex por 60 mil rublos - uma jaqueta universal de alta qualidade.

Pense em quando e onde você planeja pedalar, para qual temperatura a jaqueta deve ser avaliada. Você precisa de uma versão aquecida ou mesmo de um softshell é o suficiente.

O encaixe é obrigatório! A jaqueta deve caber corretamente, não restringir os movimentos e não deve ser muito longa. Além disso, é aconselhável medir a jaqueta nas roupas com as quais você planeja cavalgar.

Elementos essenciais para um passeio confortável:

  • membrana;
  • costuras coladas;
  • capa confiável;
  • golpe suave de relâmpago;
  • faixas reflexivas;
  • saia protetora de neve.

Detalhes opcionais, mas desejáveis:

  • ventilação;
  • fortalecimento na região dos ombros;
  • guarnição de lã na parte interna da gola;
  • válvulas com zíperes e bolsos;
  • uma abundância de bolsos;
  • ajustar atacadores ou tiras para caber;
  • punhos elásticos.

Este pequeno checklist deve ser memorizado ou impresso e levado com você até a loja, para não se confundir com a abundância de opções e escolher a mais adequada e atender a todos os requisitos.

Com o que vestir?

É claro que a inclinação não depende da criação dos kits. Lá a empresa do casaco de esqui é composta por calças ou macacões especiais, lã, roupa interior térmica. Mas também existem outros casos. Muitas pessoas gostam muito da aparência das jaquetas de esqui, mas esquiar não está incluído em seus planos. O principal neste caso é não comprar uma jaqueta especial freeride para uso diário. As roupas de esqui são projetadas para serem movidas nele.Em uma caminhada regular, usar essas roupas rapidamente se tornará desconfortável. Felizmente, agora não é um problema encontrar uma jaqueta comum, exteriormente tão semelhante quanto possível a uma jaqueta de esqui. Ou, se ainda quiser um produto esportivo, escolha uma opção universal.

O que vestir com esse casaco? Nas passarelas, os estilistas combinam artigos esportivos com elementos nada associados ao esporte: saltos, joias enormes, calças de gala. Ao mesmo tempo, a jaqueta não deve ser brilhante, como na ladeira, mas calma, de cores cotidianas. Parece interessante e muito ousado.

Dicas de cuidados

Depois de comprar uma jaqueta de esqui de alta qualidade, é importante não se perfurar ao cuidar dela - uma lavagem inadequada pode simplesmente estragar o produto. Vamos listar as regras básicas.

  • Se escolheu um tecido de membrana, pode lavar o casaco apenas com meios especiais (adequados para coisas com membrana), caso contrário, o casaco pode perder as suas propriedades de protecção.
  • Não passe roupas feitas de tecido de membrana.
  • A secagem em uma máquina de lavar não é recomendada. É melhor deixar a jaqueta secar em um cabide, mas nunca em um radiador.
  • Após a lavagem e secagem, a jaqueta deve ser tratada com uma impregnação hidrorrepelente especial.
  • Se você não tem certeza de que pode lavar seu casaco respeitando todas as sutilezas exigidas, é melhor entrar em contato com uma lavanderia a seco. Será mais barato do que comprar novos equipamentos em vez de danificados.

Agora você sabe o que são jaquetas de esqui, como escolher aquela que mais se adapta a você e como garantir um serviço longo e decente. Tenha cuidado ao escolher - e você terá férias de sucesso.

sem comentários

Moda

a beleza

casa