Montenegro

Tudo sobre o montenegrino

Tudo sobre o montenegrino
Contente
  1. Título e informações curtas
  2. Clima e natureza
  3. Lugares lindos
  4. O que tentar?
  5. Como chegar lá?
  6. Onde ficar?
  7. Medidas de precaução
  8. Fatos úteis e interessantes

Cada país é especial e singularmente belo em algumas de suas facetas. Esta definição aplica-se totalmente a um estado dos Balcãs como o Montenegro. Antes de visitá-lo, recomenda-se um estudo aprofundado de todas as suas características e nuances.

Título e informações curtas

Montenegro é um estado incrível, e essa formulação não é acidental. Todo o seu território está localizado na Península Balcânica. O único mar cujas ondas tocam as terras montenegrinas é o Adriático. Um país pode ser considerado muito velho e muito jovem ao mesmo tempo - não há paradoxo aqui. O moderno estado montenegrino foi formado em 2006, o que o torna um dos mais jovens não só da Europa, mas também do mundo. Não muito antes disso, havia uma entidade maior chamada Sérvia e Montenegro. Os vizinhos do país agora são:

  • Bósnia e Herzegovina;
  • Croácia;
  • Albânia;
  • Sérvia;
  • indiretamente (através do mar) Itália.

A capital (também é a maior cidade em termos de população de Montenegro) é Podgorica. Foi construído há relativamente pouco tempo, não há nenhum interesse turístico particular aqui. A população total do estado é de aproximadamente 0,6 milhão de habitantes. Em termos de território, Montenegro é inferior até mesmo à menor das regiões russas. Mas a pequena área não impediu que a economia local se desenvolvesse notavelmente.

O comprimento total da costa não ultrapassa 294 km. Apesar disso, o país possui uma grande variedade de atividades de lazer. Cada resort é diferente e lindo. Apenas uma faixa de 2 a 10 km de largura diretamente para o mar.

O restante do território montenegrino está localizado atrás das altas montanhas de cor negra, pelas quais o estado é denominado.

Em línguas europeias, um nome semelhante é usado - Montenegro. Embora as terras montenegrinas ocupem apenas 1% da massa terrestre europeia, elas são responsáveis ​​por:

  • mais de 25% das espécies de plantas na Europa;
  • pelo menos 116 espécies de peixes;
  • 5 parques nacionais que protegem este esplendor.

Dos 293 km da faixa litorânea, 73 km são o compartilhamento de praias. Da Itália a Montenegro, a faixa costeira é a mais larga - 200 km. A seção mais profunda também está localizada neste intervalo. O nome oficial do estado (na transcrição russa) é Crna Gora.

O brasão e a bandeira montenegrinos em sua forma atual foram aprovados em 2004. O brasão de armas de Montenegro mostra uma águia voadora de duas cabeças em amarelo. No peito do pássaro está o brasão dinástico dos imperadores bizantinos do Paleólogo. De acordo com o texto da constituição, expressa uma estreita cooperação entre as autoridades e a Igreja, bem como a continuidade de gerações. A religião predominante é a ortodoxia. Formalmente, 74% dos cidadãos do país se identificam com ele. É verdade que não há dados exatos sobre quantos deles realmente atendem a todos os requisitos que o status de ortodoxo acarreta, e que simplesmente homenageiam a moda.

Quase 20% dos montenegrinos (segundo o censo de 2003) se autodenominam muçulmanos e cerca de 3,5% - católicos. 1,27% não reconhecem a existência de forças sobrenaturais. Quase um quarto de um por cento se autodenominou “apenas cristãos”, sem especificar sua confissão.

Apesar da separação entre igreja e estado, a constituição consagra a obrigação do governo de apoiar todos os movimentos religiosos de acordo com sua participação no país.

Os feriados nacionais são Natal, Páscoa e Eid al-Adha. O país era anteriormente denominado Ducleus (embora este nome tenha sido usado durante o Império Romano e posteriormente até o século XI). Em 1040, o estado foi renomeado como Zeta. A primeira menção da palavra moderna "Montenegro" data de 1296. Inicialmente, referia-se à área ao redor do Monte Lovcen. A independência de Zeta foi interrompida em 1496 pela conquista turca.

No entanto, uma quantidade significativa de autonomia foi preservada. Durante os séculos XVIII-XIX, como resultado de uma luta obstinada, as tropas turcas foram expulsas do território de Montenegro. O legado da era da conquista, entretanto, continua sendo um número bastante significativo da população muçulmana; mas entre os monumentos que era quase não se reflete. O Montenegro retirou-se da ex-Iugoslávia, mas permaneceu no mesmo estado com a Sérvia.

A estrutura do estado é uma república parlamentar. O presidente de Montenegro para 2019 é Milo Djukanovic, e o presidente da Assembleia (isto é, o parlamento) - Ivan Brajovich. Segundo estimativas preliminares, em 2018 o número de residentes no país é de cerca de 622 mil pessoas. A diferença horária com o meridiano de Greenwich é de + 1 hora e com Moscou - 2 horas. O mais longo dos rios montenegrinos (Tara) atinge 144 km, e Bojana - apenas 30 km; costumava ser usado para remessa, mas agora isso não é possível.

Clima e natureza

As condições climáticas em Montenegro estão intimamente relacionadas às características de seu relevo. Ao longo da estreita costa do Adriático, o clima mediterrâneo se desenvolve. O verão é bastante longo, o ar esquenta até 25 graus. Durante os meses de verão, o litoral é bastante seco. O inverno não dura muito, com temperaturas médias de inverno variando de +3 a +7 graus.

Durante o ano, na costa do Adriático, o número de horas de sol atinge uma média de 2600. A temperatura média da água é de 19 graus, a mais baixa é de pouco mais de 10 graus. A temporada de natação é em maio, meses de verão, setembro e outubro. No centro, nas planícies separadas da costa pelo Planalto Dinárico, desenvolve-se um clima continental.Nos meses de verão, a temperatura média chega a 25 graus, no inverno varia de -10 a +5 graus.

O registro da temperatura é de cerca de 40 graus. A região montanhosa de Montenegro está localizada ao norte, e os rios Piva, Komarnitsa e Moraca são considerados sua fronteira oeste. A parte principal do território é composta por pequenas planícies bem preservadas, cuja altura média é de 1700 m acima do nível do mar. A parte montanhosa do país tem clima subalpino. Faz frio aqui no inverno e com fortes nevascas, enquanto no verão é moderadamente quente. O cinturão de montanhas para as massas de ar e, portanto, a neve quase não atinge a costa. Quanto aos rios, eles estão divididos em 2 complexos fluviais principais.

Para o fluxo noroeste:

  • Tara;
  • Cerveja;
  • Cheotin;
  • Lim.

Todos os 4 rios são afluentes do Drina (que pertence à bacia do Danúbio). Os rios Moraca e Zeta, fluindo ao sul, reabastecem o Mar Adriático com suas águas. Tara é famosa por formar um desfiladeiro com cerca de 1,2 km de profundidade. Não há desfiladeiros mais profundos na Europa e, mesmo em todo o planeta, existe apenas um desfiladeiro mais profundo.

Localizada em Montenegro Lago Skadar - o maior de toda a Península Balcânica... O espelho d'água se estende (dependendo da época) 390-530 sq. km. Cerca de 1/3 do lago pertence à Albânia. O reservatório foi formado em uma enorme cavidade cárstica. Também existem lagos:

  • Shasskoe;
  • Slanskoe;
  • Krupach.

Em Montenegro, ainda existem muitos pequenos lagos nas montanhas, após o fim da era do gelo.

A flora do país é diversa, cerca de 2.800 espécies. Destes, 212 crescem apenas nos Bálcãs e 22 espécies podem ser encontradas apenas no próprio Montenegro. Aproximadamente 1/3 é coberto por florestas, e ainda mais (até 40%) é coberto por pastagens.

Na era da Grécia antiga, a costa era coberta por carvalhos e ciprestes. No entanto, foram abatidos, com o que o solo foi danificado e, em vez de florestas, formaram-se arbustos do tipo mediterrâneo. Em alguns locais da costa encontram-se ciprestes individuais, olivais e árvores de fruto, palmeiras, moitas de uvas.

Mas, claro, é o maquis que predomina, isto é, aqueles arbustos muito mediterrâneos. As florestas de carvalho e coníferas cobrem principalmente montanhas altas.

A floresta mista é típica do Parque Nacional Biogradska Gora. Não apenas abetos, faias, bordos, mas até cinzas de montanha crescem nele. Edelvais alpinos, violetas e centáureas da montanha são encontrados na parte montanhosa de Montenegro. Isso nos permite acreditar que a flora das montanhas é típica do cinturão de prados alpinos.

Como era de se esperar, a rica vegetação corresponde a uma fauna bem desenvolvida. Nas montanhas você pode encontrar javalis e ursos, linces e lobos. Dos ungulados, ali vivem veados e cabras selvagens. Às vezes, chacais são vistos na costa do Adriático. Em locais onde existem muitas formações cársticas, vivem répteis e tartarugas.

A variedade de pássaros em Montenegro é incrível. Ambas as águias (extremamente raras em outros países europeus) e pelicanos vivem aqui.

No Lago Shkoder e em outros lagos, a própria natureza preparou uma abundância de peixes para os pássaros. É dominado por desolados, trutas e carpas. Se você não se limita aos peixes de água doce, vale a pena mencionar os habitantes do Adriático:

  • atum;
  • palamida;
  • sardinha;
  • salmonete;
  • cavalinha.

Lugares lindos

Sim, a natureza de Montenegro é impressionante. Mas mesmo em um país tão pequeno, não há o que pensar em explorar todo o território para umas férias curtas de férias. Portanto, é útil saber quais lugares visitar primeiro.

Uma boa escolha seria visitar as montanhas Komovi. Os passeios não são vendidos por nenhuma agência: nem na Rússia, nem em Budva ou Podgorica. Como resultado, as montanhas Komovi são tranquilas e calmas, não há afluxo de turistas.

Existe um mundo verdadeiramente especial onde você pode estar sozinho, curtindo a natureza e relaxando. A beleza das espécies locais não é inferior a Durmitor e Prokletije. A estrada de Budva terá no máximo 170 km.Se você deseja não apenas visitar esses lugares, mas também morar neles, você precisa alugar casas perto de Treshnevik Pass (ou apenas armar uma barraca nas proximidades).

Outro lugar selvagem que os turistas elogiam - as montanhas Prokletije no vale Grebae... 10 anos atrás, essas montanhas foram declaradas outro parque nacional. Aqueles que desejam viajar por áreas montanhosas desabitadas e simplesmente relaxar se reúnem aqui. As rochas ao redor deles pendem ameaçadoramente, mas entre elas existem vários vales.

Anteriormente, os vales eram usados ​​apenas por pastores, mas nos últimos anos foram equipados restaurantes simples e bangalôs com fogão a lenha.

Os especialistas recomendam ir para o vale Grebae através do território albanês. Lá foi construída recentemente uma excelente estrada, que irá deliciá-lo com vistas pitorescas e um elegante desfiladeiro. É possível viajar pela Albânia sem visto de 1º de abril a 31 de outubro, inclusive.

Mas há mais um lugar muito bonito - Aldeia Poselyani, localizado na costa do Lago Skadar. Há vários séculos, uma poderosa cachoeira possibilitou a construção de um moinho e, assim, concentrar riqueza e influência na área.

No entanto, o terremoto de 1979 privou a cachoeira de sua força anterior e, gradualmente, a área entrou em decadência. Os turistas não vêm aqui em massa, porque os ônibus simplesmente não superam o off-road. As pessoas chegam a Poselyani por meio de poderosos jipes.

É útil estar lá porque é um dos poucos lugares onde a atmosfera das antigas aldeias montenegrinas foi preservada. E a natureza é muito bonita.

Embora as montanhas Komovi mencionadas acima sejam consideradas mais impressionantes do que Durmitor, muitos turistas contestam essa opinião. Principalmente aqueles que viram ao vivo passagem na montanha Sadlo. Na estrada de 50 km, você pode dirigir em apenas 90-120 minutos, pois é muito difícil, repleta de serpentinas. De vez em quando, o gado sai para a estrada.

Mas uma longa viagem deliciará os turistas com a oportunidade de desfrutar do espetáculo que se abre dos altos picos. O caminho sinuoso é inacessível para ônibus grandes. É por isso que uma visita ao passe Sedlo não está incluída no programa "Canyons". Você terá que ir lá sozinho.

Não presuma que todos os belos lugares de Montenegro estão localizados apenas na área montanhosa. Absolutamente também se aplica a eles. Ilha Sveti Stefan... Os fãs de esportes radicais podem observar, pegando o caminho difícil para a igreja de São Sava... Deste templo você também pode olhar para a Riviera de Budva, em diferentes lugares com lindos telhados vermelhos. A melhor época para visitar é a primavera ou o outono.

O desfiladeiro do lago artificial Piva também não deixará ninguém indiferente. Você pode facilmente combinar sua inspeção e subsequente conhecimento do parque Durmitor.

Outros pontos atrativos são frequentemente citados como:

  • Montanhas Kuchkie (especialmente o lago Bukumir);
  • Desfiladeiro Gorlo Sokolovo (onde apenas guias particulares levam);
  • o rio Crnojevicha;
  • Lago Trnovacko;
  • península Lustica (com o mar mais limpo, com camping e oportunidades de recreação selvagem).

Isso não significa que os locais de lazer "massivos" sejam de alguma forma piores. Seria uma boa ideia visitar:

  • Baía de Boka Kotorska;
  • Perast;
  • Tivat;
  • Kotor;
  • Caverna Azul;
  • Skadar e Black lagos;
  • canyon Moraca.

O que tentar?

As belezas naturais e artificiais são importantes, mas Montenegro também pode deliciar os turistas com uma culinária extraordinária. Seu desenvolvimento foi influenciado por influências húngaras e eslavas, turcas e alemãs. Muito foi emprestado da cozinha mediterrânea. Sua influência é especialmente grande, é claro, perto da costa. Freqüentemente, preparam comida com peixes e outros frutos do mar e usam ativamente queijo e vegetais frescos.

Os habitantes das terras altas estão mais acostumados com pratos de carne e laticínios. Turistas experientes recomendam por todos os meios para tentar cabide (isso é o que eles chamam de costeletas apimentadas) e Chevapchichi (salsichas para as quais se mistura carne picada).

Ao ar livre, o razhniki vai muito bem: é o que chamam de espetadas de vitela e porco.

Uma vez perto do Mar Adriático, deve dar preferência aos pratos de peixe. Trutas recheadas com ameixas ou carpas de yaprake assadas com creme chocarão literalmente até mesmo gourmets experientes. Aqueles que preferem a cozinha mediterrânea são aconselhados a experimentar o pilaf com adição de frutos do mar. Você pode experimentar bolos de queijo kashkaval, que os próprios locais colocam em primeiro lugar. Os queijos na culinária montenegrina são usados ​​em aperitivos, no primeiro prato e até em sobremesas.

Como em outras regiões do mundo, costuma-se terminar a refeição com doces e bebidas. Entre estes últimos, os montenegrinos preferem chá e café. O vinho local não é muito cotado no exterior, mas merece ser degustado. A melhor marca de vinhos é a Vranats. Das bebidas mais fortes, destaca-se a vodka de uva Krunak.

Frutos do mar em Montenegro são muito caros. Em muitos restaurantes, o preço é indicado em termos de 100 g, o que deve ser lembrado. Freqüentemente, as refeições custam de 10 a 20 euros. Para saladas costumam pedir 5-10 euros, sobremesas de 3 a 8 euros. Os primeiros cursos são vendidos por 3-7 euros.

Os montenegrinos consideram o kaymak (isto é, o queijo cremoso) um importante prato nacional. A consistência do produto é próxima do creme de leite, seu sabor é muito delicado. É comum adicionar o kaymak aos pratos de carne e peixe. Também é utilizado como componente de saladas de vegetais. Chorba também pode ser uma escolha atraente. Para o preparo dessa rica sopa, são servidos diferentes tipos de peixes.

A cozinha montenegrina inclui muitos pratos à base de carne de cordeiro. Um exemplo marcante é o cordeiro debaixo da saccha... Para a sua preparação, utilizam-se recipientes de ferro fundido com tampas pesadas (este prato denomina-se sach). Cordeiro cozido em leite e temperos pode ser considerado uma boa alternativa; é servido com batatas. Bife Negus, Queijo Negus, Prosciutto, Tsitsvara - pratos que lhe permitirão completar o seu primeiro contacto com a cozinha montenegrina.

Como chegar lá?

Viajar sozinho para Montenegro é muito fácil. A maneira mais conveniente de chegar lá é de avião. Os voos são realizados para Tivat e Podgorica. Os aviões deixam os aeroportos de Moscou principalmente para Tivat. Usando transferências, você pode voar para Tivat ou Podgorica de qualquer região do nosso país. Há outro caminho - um vôo para Belgrado, de onde os trens e ônibus vão para Montenegro. Mais importante ainda, essa solução ajuda a economizar dinheiro.

Trens diretos da Rússia também vão para Montenegro. Mas essa opção deve ser considerada apenas como último recurso. O significado de uma viagem de trem surge em duas situações: quando existe um forte medo de voar ou existe a intenção de viajar pelo Leste Europeu por via terrestre. O tempo de viagem, mesmo de Moscou (para não mencionar os traslados mais distantes), será de mais de 48 horas. A taxa é mais alta do que na compra de passagens aéreas. E outra complicação é registo de um visto Schengen.

Outra forma possível é viajar de navio; mas é ainda mais lento e mais caro que o trem.

Onde ficar?

De outubro a maio, o número de turistas em Montenegro é pequeno e não há nenhuma necessidade especial de reservar hospedagem com antecedência. Os proprietários estão dispostos a dar descontos apenas para atrair turistas. Mas é preciso entender que é difícil encontrar um bom imóvel com lazer de longo prazo. Todo proprietário respeitável e zeloso tem clientes regulares, em cujo benefício pode expulsar hóspedes temporários. A probabilidade de tal desenvolvimento é especialmente alta no verão, quando a demanda por moradias cresce ao máximo. Você pode resolver o problema fazendo uma pré-reserva (1-3 meses de antecedência).

Voce pode relaxar bem nas margens da Baía de Boko-Kotor. Recomenda-se parar por aí em Kotor, Bijela, Perast, Tivat, Herceg Novi. Uma alternativa pode ser considerada Donja Lastwu, Kumbor, Kostanitsa, Njivice, Orahovac. A Baía de Boka Kotorska pode não ser adequada para famílias com crianças pequenas.Mas esse lugar é ideal para excursões e festivais de visita, para passeios independentes.

Uma das melhores regiões do país é considerada Budva e seus arredores. Além da própria Budva, Becici e Rafailovici, vale a pena prestar atenção para Rezevici, Petrovac e Przno. As vantagens desta área são:

  • praias de alta qualidade;
  • mar limpo;
  • uma abundância de restaurantes;
  • adequação ao lazer infantil.

Uma boa opção para turistas pode ser Barskaya riviera. Além do próprio Bar, existem cidades agradáveis ​​como Sutomore, Dubrava, Chan, Kruche. As baías neste local são maiores do que na Riviera de Budva, as praias são relativamente pequenas e terminam em penhascos íngremes. Nas baías da Riviera Barskaya, há uma diferença significativa de profundidade.

Ultsin Riviera também é bom. Quanto mais ao sul você se move ao longo dele, menos pessoas. Mais perto da fronteira com a Albânia, a faixa de praia se funde em uma grande praia coberta com areia vulcânica negra. Grãos muito pequenos de areia podem obstruir qualquer coisa. Devido à falta de barreiras naturais, aqui costumam soprar fortes ventos, por isso a praia não é adequada para queimaduras de sol, mas sim para desportos radicais.

Medidas de precaução

É apropriado complementar a conversa sobre uma viagem a Montenegro com uma visão geral dos requisitos básicos de segurança. Definitivamente, não faz sentido ir lá para aqueles a quem são impostas restrições de viagem. O resto pode viajar para este país em paz completa. A atitude para com os habitantes da Rússia é bastante elogiosa.

Para evitar perigos nas estradas, você simplesmente não pode sair das principais rodovias, que são equipadas com todos os equipamentos de proteção. Haverá drenos para a água da chuva e pára-choques e redes para impedir quedas de rochas. Sem uma experiência de condução sólida, não faz sentido entrar na zona montanhosa e nas direcções não visitadas pelas excursões. De acordo com um costume não escrito, quem se desloca da encosta da falésia tem prioridade.

Aqueles que viajam perto da rocha devem recuar até o bolsão mais próximo.

Fora das cidades, você precisa ter mais cuidado na estrada. O gado muitas vezes vai para lá de forma incontrolável. Mesmo nos meses de primavera, as trilhas nas montanhas podem ficar cobertas de neve. Nem todos os túneis estão acesos. Sabendo de tudo isso, além de desistir de viagens noturnas à montanha, você pode se proteger.

Deve-se ter cuidado ao lidar com residentes locais próximos à fronteira com a Albânia e em outros lugares densamente povoados por muçulmanos. Fanatismo não é típico deles (afinal, o século 21 cumpriu seu dever), mas provocar é estúpido. É preciso levar esse ponto em consideração ao escolher as roupas. É indesejável aparecer com álcool ou bêbado, com produtos proibidos no Islã. Vale a pena tomar cuidado perto da fronteira com a Albânia e os ciganos obsessivos que vivem aqui em grande número.

Claro, nem todo mundo é agressivo ou fraudulento. Mas é preciso sempre pesar os riscos prováveis ​​e não ostentar o destemor em vão. Os campos minados são comuns na fronteira com Kosovo, muitos dos quais nem mesmo estão marcados. Portanto, vale a pena nem passar por lá, ou levar um guia entre os moradores locais.

Além dos perigos provocados pelo homem, é importante conhecer também as ameaças naturais. A natureza exuberante de Montenegro abre espaço para um grande número de cobras. Você pode encontrá-los em qualquer lugar, mesmo em praias equipadas. Caminhando pela floresta, você deve fazer o máximo de barulho possível, então o perigo de encontro não intencional com ursos ou lobos é reduzido a zero... É aconselhável levar guias locais que conheçam os locais perigosos. A água perto da costa é habitada por ouriços-do-mar, medusas e outros animais e plantas potencialmente perigosos.

Em qualquer lugar, você deve seguir estritamente a regra elementar: se o animal ou planta não for familiar, você nem mesmo deve se aproximar deles. É categoricamente inaceitável comer frutas depenadas, cogumelos, bagas. Para se comunicar com os jovens, principalmente no sul de Montenegro, faz sentido melhorar seu conhecimento da língua inglesa.A polícia não é uma ameaça se não cometer violações graves e não violar o Código Penal.

E mais uma nuance: como em qualquer resort, não se pode mostrar dinheiro a estranhos.

Fatos úteis e interessantes

Os veranistas em Montenegro devem levar em conta que os residentes locais vivem de maneira tranquila e moderada. Além das atividades e excursões na praia, as pessoas também vêm aqui para as estações de esqui. A costa do Adriático possui vegetação verde durante todo o ano. Na Baía de Kotor, você pode ver os navios de cruzeiro da classe oceânica. Periodicamente, sob a influência dos ventos do Saara, o ar esquenta fortemente e as ondas de até 4 m de altura caem nas praias.

A legislação exige que todas as organizações e empresários proporcionem aos seus funcionários folga oficial de acordo com a denominação. Depois de ouvir o tiroteio, você não deve ter medo mais uma vez - muito provavelmente, este é simplesmente o nascimento de crianças. O McDonald's não funciona em Montenegro, mas existem outras opções de fast food. Como os moradores estão acostumados a tomar café, o chá dos cafés e restaurantes é sempre de má qualidade. É quase impossível encontrar uma discoteca no país, eles costumam dançar perto de mesas, e não em pistas de dança.

Os montenegrinos são uma das nações mais fumantes do mundo... Ao mesmo tempo, são recordistas de crescimento. Ao comprar cerveja neste país, certifique-se de entregar as garrafas.

A atitude para com as crianças é boa, incluindo os filhos dos turistas.

No próximo vídeo você pode ir a Montenegro junto com os apresentadores dos programas Orel e Reshka.

sem comentários

Moda

a beleza

casa