Varandas

Portas francesas para a varanda e loggia: características e tipos

Portas francesas para a varanda e loggia: características e tipos
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de estruturas
  4. Materiais de manufatura
  5. Recomendações de instalação
  6. Cuidado correto

Por muito tempo, as varandas foram utilizadas como locais de secagem e depósitos, por isso seu projeto não recebeu atenção suficiente. Hoje a situação mudou - o design desse espaço adicional começou a ser tratado com a seriedade de qualquer outro. A porta francesa, parcial ou totalmente de vidro, é muito popular entre os designers.

O que é isso?

Tradicionalmente, tudo o que é europeu está associado a um estilo e qualidade excepcionais. A definição de “porta francesa” esconde estruturas com predomínio de elementos de vidro na tela - sua participação deve ser de no mínimo 80%. Como regra, os produtos são montados em toda a altura e largura da abertura do chão ao teto.

Normalmente, essas portas são instaladas nos casos em que a passagem para a varanda é pelo menos metade de toda a parede. Se você instalou janelas francesas adicionalmente, uma bela vista panorâmica se abre da sala, mesmo se as venezianas estiverem fechadas.

A porta francesa pode ser feita inteiramente de vidro ou complementada com inserções de outros materiais transparentes. Ele pode ser desenhado na forma de uma tela sólida, pode ser dividido em vários segmentos de uma forma geométrica arbitrária. Por favor, note que para tais modelos, não é usado vidro comum, mas especialmente vidro durável e temperado.

Vantagens e desvantagens

As portas francesas têm vantagens e desvantagens.

Existem vários pontos entre as principais vantagens.

  • Muita luz dentro da sala. Mesmo se a varanda estiver voltada para o lado norte ou oeste, ela ainda ficará muito mais clara na sala.
  • Aparência elegante e verdadeiramente europeia... Essas portas se encaixam harmoniosamente em qualquer interior devido ao uso de uma variedade de materiais e opções de decoração.
  • Expansão visual dos limites do espaço, e não só a sala se torna volumosa, mas também a própria varanda. A divisão transparente dos quartos torna a fronteira entre eles quase invisível.
  • Tematicamente e funcionalmente, a varanda e o quarto são combinados - eles se tornam uma extensão um do outro.
  • As portas são práticas, duráveis... O mecanismo não falha mesmo com uso prolongado, e o uso dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos na produção torna esses modelos seguros e leves.
  • Devido à possibilidade de máxima divulgação, torna-se possível fornecer ventilação de alta qualidade da sala. Os fluxos de ar não encontram obstáculos, portanto, o frescor necessário do ambiente pode ser alcançado em apenas alguns minutos.

No entanto, não era isento de desvantagens. A abundância de vidro torna difícil cuidar das portas. As marcas das mãos e riscos são claramente visíveis na superfície transparente após lavagem insuficiente. Fiapos de guardanapos e manchas de detergente em portas de varanda voltadas para o lado ensolarado são especialmente impressionantes.

Em comparação com os perfis tradicionais, as portas francesas são muito mais caras, enquanto o vidro tem um isolamento térmico bastante baixo. O vidro permite a passagem do frio, portanto, você pode instalá-lo apenas em galerias e varandas isoladas.

Durante a instalação, o peso de toda a estrutura também deve ser levado em consideração, portanto, não podem ser instaladas janelas de vidros duplos multicâmaras. E, por fim, tais obras são denominadas obras de requalificação, portanto, carecem de aprovação obrigatória dos órgãos competentes.

Tipos de estruturas

As portas francesas têm muitas opções: podem diferir na cor das molduras, nos materiais utilizados na produção, na presença de guarnições decorativas e na configuração dos vidros, as telas são vitrais, gravadas e também coloridas.

O desenho das janelas panorâmicas depende diretamente do tipo de construção. Tradicionalmente, são feitas em forma de duas portas de batente - esta é uma opção de portal, é mais simples e barata, por isso é muito usada em casas de campo para decorar passagens para um amplo terraço ou pátio.

Para apartamentos em pequenas cidades, a melhor opção seria modelos deslizantes ou dobráveis.

Os modelos deslizantes são feitos por analogia com as portas no compartimento das carruagens - aí a folha da porta se move para o lado ao longo da guia. Tal projeto consiste em dois pontos principais: uma base estática e uma parte móvel; essas portas podem ter várias folhas, na maioria das vezes um par. A presença de peças fixas não permite abrir totalmente a porta, mas, apesar disso, o modelo apresenta vantagens bastante significativas:

  • não requer espaço livre para abertura das portas;
  • Fácil de instalar e operar;
  • funciona absolutamente silenciosamente.

    Dependendo do tipo de mecanismo de abertura, essas portas podem ser: deslizamento de elevação, deslizamento de inclinação, deslizamento de elevação, deslizamento também é popular.

    As portas envidraçadas têm um aspecto muito estiloso de sanfona, no seu design assemelham-se a um biombo, ou seja, no momento de fechar o caixilho, sobrepõem-se. Ao contrário dos modelos deslizantes simples, o acordeão não tem elementos estáticos - todas as suas partes são móveis, o que permite abrir a porta completamente.

    As desvantagens de tal modelo incluem uma menor quantidade de superfície coberta, uma vez que cada caixilho tem sua própria moldura - o que torna o ambiente insuficientemente iluminado.

    As portas sanfonadas podem ser montadas em qualquer porta e esta é a principal vantagem de tais produtos em comparação com as estruturas de portas deslizantes.

    No entanto, tenha em mente que a largura máxima de abertura aqui tem suas limitações - não deve ser superior a 4 m.

    Materiais de manufatura

    A parte principal das portas francesas panorâmicas é em folha de vidro. Certamente deve ser resistente a danos mecânicos, exposição à precipitação, raios ultravioleta diretos, calor e geada —Todos esses requisitos são atendidos por uma lâmina endurecida com uma espessura de 7 mm ou mais.

    Os caixilhos das portas podem ser de vários tipos.

    • Plástico reforçado - neste caso, os perfis de PVC são utilizados para o fabrico e instalação de portas francesas, podendo ser isolados e simples. Se a porta for usada apenas para delimitar ambientes e proteger contra influências externas menores, então as estruturas “frias” serão suficientes: elas são leves, mas não fornecem o necessário isolamento térmico e acústico. Os perfis "quentes" são ideais se a varanda não for envidraçada ou isolada.
    • Alumínio - mais leves em comparação com as armações de metal-plástico, distinguem-se pela resistência e durabilidade, pelo que são mais solicitadas na decoração de aberturas de varandas. A pedido, também é possível produzir modelos com proteção térmica aprimorada.
    • De madeira - esta opção é utilizada com muito menos frequência do que as outras, o que não é surpreendente, pois a madeira racha e descama com o tempo e, ao mesmo tempo, custa muito mais. Essas opções são ideais para os amantes do estilo ecológico no interior, que envolve o uso de materiais naturais e ecológicos.

    Lembre-se de que, se a varanda não for isolada, a árvore deve ser coberta com impregnações de proteção especiais.

      Independentemente do material da moldura da porta, pode receber absolutamente qualquer esquema de cores e pode ser decorado em qualquer estilo. Assim, os perfis de alumínio ficam harmoniosos em interiores decorados em estilos loft e de alta tecnologia, a madeira será mais apropriada nos estilos country, provençal e clássico. As armações de plástico são tradicionalmente feitas na tonalidade branca - assim, você pode enfatizar a leveza e leveza da estrutura.

      Recomendações de instalação

      É possível que antes de instalar a porta francesa, tenha de alargar a abertura da varanda, para isso terá de desmontar completamente o bloco da varanda. Esteja ciente de que tal trabalho requer aprovação técnica obrigatória da sociedade gestora, o BTI, Rospotrebnadzor e o Ministério de Situações de Emergência... Se você não prestar atenção suficiente a esta questão, a reforma será reconhecida como ilegal e você enfrentará dificuldades ao vender um apartamento.

      Trabalhos de instalação para a instalação de uma porta panorâmica melhor confiar a profissionais, na falta de qualificação para o trabalho e de equipamentos especializados, a contratação de especialistas será a melhor solução, pois reduzirá significativamente o risco de destruição injustificada e má qualidade do trabalho executado, além disso, você poderá obter uma garantia de porta.

      Se você está determinado a fazer a instalação sozinho, lembre-se de que todas as medições devem ser realizadas meticulosamente com uma precisão de um milímetro, desvios não são permitidos aqui.

      Detenhamo-nos nas características de instalação de uma porta de correr como a opção mais comum. Neste caso, a moldura é fixada na abertura com o auxílio de buchas de ancoragem, logo em seguida os caixilhos são fixados na moldura, sendo importante que a moldura não fique enviesada durante o processo de instalação.

      Na fase final, todos os vazios devem ser selados, é melhor usar para isso espuma de poliuretano. Por favor, note que não deve ultrapassar as bordas, pois o material tem uma característica de se expandir - cerca de 2 a 2,5 cm devem permanecer da espuma aos blocos.

      Na fase final, a superfície é coberta com fita impermeabilizante e as juntas são rebocadas.

      A película protetora da lâmina de vidro é arrancada somente no final do trabalho.

      Cuidado correto

      As superfícies de vidro requerem limpeza frequente - a poeira se acumula nelas rapidamente, qualquer sujeira e marcas de mão são notadas imediatamente.Para a lavagem, vale a pena usar guardanapos de fibra especiais - não é recomendável levar teias que nos são familiares, pois deixam fiapos na superfície e por vezes mancham.

      Você também precisará de um produto especial em embalagem aerossol, as soluções "Sekunda" e "Nitkhinol" são altamente eficazes. A limpeza deve ser feita assim que a superfície ficar suja, mas pelo menos uma vez a cada 5-7 dias.

      No vídeo você descobrirá o que é importante saber na hora de encomendar uma varanda francesa.

      1 comentário
      Salomão 20.06.2021 09:34

      Porta sanfonada prática.

      Moda

      a beleza

      casa