Tipos de peixes de aquário

Tetra: descrição, tipos e manutenção de peixes de aquário

Tetra: descrição, tipos e manutenção de peixes de aquário
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Compatibilidade
  4. Condições de cultivo
  5. Regras de alimentação
  6. Reprodução

Tetra - que tipo de peixe de aquário é esse, de que manutenção e cuidados ele precisa? Aqueles que vão a uma loja de animais pela primeira vez a fim de adquirir um animal de estimação para um aquário provavelmente recomendarão este despretensioso e brilhante representante exterior da família haracin.

Seu tamanho compacto e sua capacidade de vida tornam-no uma boa adição aos aquários da biosfera existentes. E vários tipos de peixes (tetra real ou palmeri, diamante e safira) permitem que você crie uma variedade de combinações de animais de estimação, mesmo em um reservatório artificial de espécies.

Peculiaridades

A descrição do peixe de aquário tetra permite que você tenha uma imagem bastante completa de sua aparência e outras características importantes. Este gênero da família haracin é característico de viver em corpos d'água quentes e rasos da América do Sul. Na natureza, os tetras escolhem um estilo de vida gregário, usam ativamente abrigos naturais - troncos, algas e outra vegetação aquática.

Em casa, recomenda-se manter no aquário pelo menos 10 indivíduos da mesma espécie, já na solidão o instinto territorial é muito forte nos peixes.

O aparecimento de um tetra depende da espécie, mas em geral os indivíduos apresentam um corpo romboide alongado, com 2 a 15 cm de comprimento. Em boas condições, o corpo do peixe mantém uma cor saturada brilhante, quando o estado do ambiente se deteriora, fica pálido. A expectativa média de vida é de pelo menos 5 a 6 anos.

Variedades

No total, existem mais de 20 tipos de tetras encontrados em aquários domésticos. Vale a pena examinar seus nomes e breves descrições com mais detalhes.

  • Royal tetra ou palmeri. Estes peixes são caracterizados por uma cor escura no abdómen, a presença de uma larga faixa contrastante ao longo do corpo. O dorso é translúcido, rosa-violeta. As barbatanas são ligeiramente amareladas esverdeadas.
  • Ouro. Os tetras deste tipo têm olhos dourados e a parte superior do corpo da mesma tonalidade, a meio do corpo existe uma faixa horizontal mais brilhante, a parte inferior do corpo é prateada. As barbatanas são transparentes.
  • Diamante. Um peixe com corpo cinza-platinado, parece imperceptível fora da luz direcional, mas aos raios de iluminação suas escamas brilham como diamantes.
  • Fogo ou tetra de Amanda. Peixe de corpo alongado e translúcido, descoberto recentemente, essa espécie costuma ser confundida com o vermelho usual.

Mas ainda há diferenças - o tetra de Amanda tem uma faixa horizontal vermelha que cruza o corpo ao meio, tem um tom muito rico, o corpo em si tem um esquema de cores rosa-cenoura, a parte inferior do abdômen é amarelo ouro.

  • Vermelho. Tipo de tetras com coloração amarelo-dourada na cabeça e suave transição de cor ao longo do corpo para o escarlate. As bordas das barbatanas destacam-se de forma especialmente clara. Existe uma faixa horizontal que sai do meio do corpo.
  • Colombiano ou safira. Um tetra de cor bastante viva e um dos maiores - cresce até 7 cm no aquário.A cauda e barbatanas têm uma cor vermelho-laranja brilhante. O abdômen e a cabeça são azul-acinzentados com um tom de diamante, o abdômen é rosado. Os tetras colombianos têm olhos azuis.
  • Rubrostigma ou manchado de vermelho. Estes peixes são caracterizados por uma cor de corpo rosada com uma mancha brilhante na lateral, semelhante a um coração. As barbatanas são cinza prateadas. Os olhos têm uma tonalidade fúcsia, assim como a mancha no corpo.
  • Preto (espinhos). Um dos tipos mais comuns de tetras. Seu corpo é alongado e fortemente achatado, com nadadeiras largas. Existem 2 faixas verticais largas no corpo.
  • Barbatana longa preta. Uma variedade ornamental criada por criadores.

Esta espécie tem barbatanas alongadas e veladas, um corpo negro como tinta roxa e duas faixas verticais de antracite.

  • Branco. Forma de seleção bastante grande, criada com base na variedade negra. A cor do corpo é branca com tonalidade rosada, as barbatanas e a cauda são alongadas e translúcidas.
  • Firefly. Tetra com um corpo prateado translúcido e uma rica faixa laranja do nariz à cauda. No corpo, as linhas são fosforescentes. Os vaga-lumes adultos são mais coloridos do que os jovens.
  • Cobre. Um dos tipos mais comuns de tetras. Os peixes cobre são menos brilhantes que os vermelhos e ígneos, o corpo é pintado em tons dourados-avermelhados, uma mancha escura pronunciada é observada na base da cauda, ​​as barbatanas são translúcidas, arredondadas.
  • Copo. Um belo peixe com um corpo alongado de tom branco-transparente com uma tonalidade roxa levemente neon. A cauda é brilhante, vermelha.
  • Rodostomo ou nariz vermelho. Peixe com corpo translúcido esverdeado claro.

Os rodostomos receberam seu nome devido à ampla faixa vermelha na área da cabeça. No final da cauda, ​​existem 3 linhas pretas horizontais paralelas entre si.

  • Limão. Tetra, que se caracteriza pela maior sensibilidade às condições de detenção. Com sua deterioração, o corpo de uma rica tonalidade verde-amarela torna-se pálido. Os olhos dos peixes apresentam uma orla vermelha. As barbatanas têm uma rica borda preta e amarela.
  • Scholz. Tetra de corpo prateado opaco, em cuja superfície se destacam listras longitudinais, uma dourada, a segunda mais larga, preta. A base da barbatana também é decorada com uma mancha de cor antracite. As barbatanas não são pintadas em sua maioria, com uma faixa branca ao longo da borda.
  • Cardeal. Uma versão incrivelmente espetacular do tetra.

Seu corpo tem 3 listras largas - a dorsal é levemente rosada, no meio do corpo é azul neon, no abdômen e na cauda pode-se traçar claramente uma cor vermelha brilhante.Os cardeais são especialmente populares entre os aquaristas devido à sua coloração incomum.

  • Congo. Uma das maiores subespécies de tetras. Peixe bonito com corpo cinzento claro, uma banda laranja do focinho à cauda e tonalidade iridescente nos lados.

Compatibilidade

Os tetras são peixes que apresentam boa compatibilidade com outros habitantes do aquário. Mas devido ao seu pequeno tamanho, a maioria das espécies não é recomendada para ser mantida junto com grandes vizinhos predadores. Proibida de se estabelecer por ciclídeos sul-americanos e africanos.

Não é recomendado manter astronotos e peixes dourados junto com tetras. Eles não vão bem com enguias, caranguejos ou camarões.

Peixes pequenos com instintos territoriais não muito desenvolvidos podem se tornar bons vizinhos para tetra. Esta categoria inclui corredores de neons, guppies, peixes-zebra e bagres. Os tetras pacíficos se dão bem com galos, farpas, rabos de espada.

Condições de cultivo

As condições para crescer e manter tetra são bastante simples. Eles não precisam de manutenção complicada, mas o aquário deve ter pelo menos 30 litros de espaço livre para um cardume de 10 peixes. Você definitivamente vai precisar de algas e outras plantas aquáticas, troncos, atrás das quais animais de estimação tímidos podem se esconder, se necessário. Os indicadores ideais do ambiente para o tetra serão:

  • temperatura + 22-25 graus Celsius;
  • dureza não superior a 15;
  • pH 6-7.

A troca de água é realizada no valor de 1/6 do valor total, realizada semanalmente. É imperativo excluir impurezas perigosas e aditivos que contenham cloro. A temperatura mínima permitida no aquário é de +18 graus, mas é melhor manter valores elevados e constantes usando um termostato instalado no tanque. Além disso, um sistema de filtração, um arejador e um compressor para saturar a água com oxigênio deverão ser instalados no aquário.

A iluminação para o tetra é recomendada difusa, não muito brilhante.

Ao organizar uma residência para peixes, é importante garantir a criação de recantos isolados com algas. Lá os peixes vão se esconder de predadores ou vizinhos agressivos, luz excessivamente brilhante. As plantas adequadas incluem musgo javanês, elodea, lentilha-d'água, samambaias. Os peixes não mostram interesse alimentar em espaços verdes, espécies raras e caras podem ser plantadas, sem medo de que se estraguem. Mas é melhor colocá-los nas paredes posterior e lateral do tanque.

É melhor usar cascalho ou areia de rio como solo. Os tetras ficam na superfície e quase não se interessam pela área do fundo. Na hora de guardar os peixes, é muito importante deixar espaço para eles nadarem no aquário.

Na parte inferior, você pode organizar decorações - troncos de freixo e carvalho, grandes pedras de uma forma original, grutas artificiais.

Regras de alimentação

Os tetras pertencem aos habitantes onívoros dos corpos d'água, mas, para manter o brilho de sua cor, precisam de uma dieta variada e bastante nutritiva. Alimentos vivos - dáfnias, vermes sanguíneos, artémia - constituem uma parte significativa da dieta. Os peixes comem bem a gema de ovo e também podem alimentar animais jovens após a eclosão dos ovos. Em geral, os tetras têm um apetite excelente e não recusam qualquer guloseima.

Na hora de escolher os alimentos, é importante dar preferência aos produtos que permanecem por muito tempo na superfície e lentamente afundam. Isso se deve às peculiaridades de seu aparelho bucal, voltado para cima.

Uma boa solução seria adquirir um alimentador especial.... Alimentos secos em comprimidos, aveia são adequados. Os peixes comem verduras de boa vontade - espinafre e brócolis, mas primeiro devem ser picados, como outros alimentos grandes. Para variar, você pode oferecer migalhas de pão finamente moídas ao peixe, mas muitas vezes não vale a pena dar comida à base de cereais devido ao possível risco de desenvolver obesidade.

Reprodução

Criar tetras em casa não é difícil. Eles atingem a puberdade por 6-11 meses, dependendo da espécie.Não existe época especial para a desova, ela corre em qualquer época do ano. Para estimular os processos de reprodução, semeia-se a fêmea aos pares, que lhe dão um alimento rico em proteínas, aumentam a frequência das trocas de água e aumentam a sua temperatura. Em seguida, os pais são novamente conectados para o acasalamento, momento em que a fêmea põe até 150 ovos.

No final da desova, os indivíduos pais precisam ser depositados. Caso contrário, eles destruirão facilmente a alvenaria.

Até o momento em que crescem, os jovens são mantidos separadamente. Os alevinos dos ovos surgem no 3-5 dia, precisam de água limpa, mal arejada, com uma pequena corrente. Você precisa alimentar pequenos tetras com comida transformada em pó. A coloração em peixes desta espécie aparece por volta de 1 mês. Os tetras têm uma boa taxa de sobrevivência. À medida que crescem e fazem a transição para uma dieta adulta, são transplantados para um aquário adulto normal.

Para obter detalhes sobre tetras, consulte abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa