Tipos de peixes de aquário

Danio glofish: o que são e como cuidar deles?

Danio glofish: o que são e como cuidar deles?
Contente
  1. Descrição
  2. Como distinguir uma mulher de um homem
  3. Que tipos de peixes você pode manter
  4. Manutenção e arranjo do aquário
  5. Alimentando
  6. Reprodução
  7. Possíveis problemas

O aquário zebrafish glofish atrai muitos aquaristas. Eles são fáceis de manter e ficam ótimos em um aquário. É impossível tirar os olhos das belezas fluorescentes brilhantes. Esse aquário será uma excelente decoração de interiores.

Descrição

Danio glofish são peixes geneticamente modificados. Os genes de organismos marinhos foram incluídos na estrutura de seu DNA. Graças a isso, muitas cores fluorescentes brilhantes foram obtidas: azul, roxo, vermelho, verde, laranja e limão. Os peixes do espectro vermelho adquiriram sua cor graças ao DNA do coral Discosoma, e os indivíduos de tons verdes devem sua cor ao gene da água-viva Equorea Victoria. Danio glofish fica especialmente bonito sob lâmpadas fluorescentes.

A estrutura corporal do glofish é a mesma de seu parente mais próximo, o peixe-zebra: alongado, ligeiramente achatado lateralmente. Listras expressivas percorrem o abdômen. As barbatanas são transparentes, nos jovens são curtas, mas à medida que envelhecem alongam-se, formando um fino véu. Pelas barbatanas, você pode determinar facilmente a idade aproximada dos peixes. O peixe-zebra é ligeiramente maior do que o peixe-zebra comum e pode crescer até 5 cm. A vida útil é de 3 a 4 anos. Raramente, mas ainda assim há fígados longos - com bons cuidados, o peixe-zebra pode viver até 5 anos.

Como distinguir uma mulher de um homem

O dimorfismo sexual no peixe-zebra é pouco desenvolvido, mas ainda existem alguns sinais, pelo qual você pode determinar o sexo de um indivíduo:

  • as fêmeas são maiores do que os machos em cerca de 3-5 mm;
  • as fêmeas são mais gordas e o formato do corpo do macho é mais tenso e alongado, semelhante a uma flecha;
  • a cor do homem é mais saturada, as listras são mais pronunciadas do que a da mulher;
  • os machos são mais ativos, eles podem perseguir as fêmeas mesmo fora do período de desova.

As diferenças entre o homem e a mulher aparecem por volta dos 5–6 meses, quando o indivíduo atinge a maturidade sexual. Mas, acima de tudo, as diferenças de sexo são perceptíveis durante o período de desova: nas fêmeas, a barriga é arredondada e, nos machos, a cor se torna mais brilhante.

Que tipos de peixes você pode manter

Danio - peixe de cardume, eles se sentirão melhor na companhia dos mesmos parentes fluorescentes, mas se darão bem com outras espécies pacíficas:

  • neons;
  • mollies;
  • cardeais;
  • platies;
  • guppy;
  • espadachins;
  • peixe-gato;
  • lalius.

Danios são muito amigáveis, eles nem tocam em pequenos camarões e caracóis, mas eles próprios podem se tornar alimento para peixes predadores maiores.

Portanto, é categoricamente impossível alojá-los com ciclídeos. Espinhos e farpas também são vizinhos inadequados, pois mordiscam as delicadas nadadeiras do peixe-zebra. Ficar com peixes dourados também é lamentável e pode ser frustrante para ambas as espécies. O peixe-zebra ágil pode ferir um vizinho desajeitado e o peixe dourado, por sua vez, pode engolir facilmente o glofish em miniatura.

Manutenção e arranjo do aquário

Cuidar do peixe-zebra não será difícil, mesmo para aquaristas novatos. Um cardume de peixes ficará confortável em um aquário retangular de 60 litros. Quanto maior o volume do tanque, melhor, porque em um grande recipiente é mais fácil manter a limpeza e os parâmetros de água exigidos. Além disso, espaço de amor zebrafish ativo e lúdico. O peixe-zebra, ao contrário do peixe-zebra comum, é sensível aos parâmetros da água e é mais termofílico. Os seguintes requisitos são impostos à água:

  • temperatura - + 26-28 ° C;
  • dureza - 5-15 ° dH;
  • acidez - pH 6,5–7,5.

O substrato do aquário, onde vão viver os peixes fluorescentes, é melhor escolher uma cor escura. Contra esse fundo, a cor brilhante do glofish parecerá vantajosa. O fundo é coberto com areia grossa, lascas de granito ou pequenos seixos. Você pode colocar troncos, grutas e outras decorações. Só não atravesse demais o espaço, pois o peixe-zebra precisa de espaço para brincar.

Alguns aquaristas preferem decorar o lago com plantas artificiais, elas são brilhantes e impressionantes em um aquário glofish. Mas ainda é recomendável plantar pelo menos alguns arbustos de algas vivas - isso criará um ecossistema favorável para os peixes. As seguintes plantas são especialmente adequadas para um lago com glofis:

  • criptocoryne;
  • higrofilia;
  • sagittariya;
  • echinodorus;
  • anubias;
  • elodea;
  • musgo javanês.

    O aquário está localizado longe da luz solar direta e de sistemas de aquecimento. Para que a cor do peixe-zebra seja totalmente revelada, é dada atenção especial à iluminação artificial. É melhor usar luminárias equipadas com LEDs brancos e UV. Lâmpadas para aquários marinhos com LEDs multicoloridos também são adequadas.

    A aeração é desejável, especialmente em um aquário densamente povoado. Também é importante monitorar a pureza da água. A água lamacenta não apenas anula todo o efeito estético da coloração do peixe-zebra, mas também pode matar os peixes. O aquário está equipado com um filtro e adicionalmente é feita uma mudança de água todas as semanas. Para fazer isso, 20–25% da água é drenada com uma concha ou mangueira e uma nova é vertida. A água doce deve primeiro assentar em um local escuro por 3-5 dias. Isso permitirá que todas as impurezas prejudiciais se depositem no fundo.

    Alimentando

    A dieta de peixes geneticamente modificados deve ser dominada por alimentos secos de alta qualidade. É preferível escolher flocos ou lascas, pois ficam mais tempo na superfície da água. A Tetra fabrica rações totalmente balanceadas para diferentes tipos de peixes. Para o peixe-zebra glofish, é recomendável comprar Tetra Rubin Flakes. Este feed contém intensificadores de cores naturais que melhoram a coloração. Você também pode dar ao seu peixe Tetra Menu, TetraMin e Tetra Phyll Flakes.

    Se você der apenas comida seca, os peixes podem adoecer.A alimentação deve ser variada, portanto, certifique-se de mimar os habitantes aquáticos com comida viva.

    Você pode dar vermes, túbulos e corotras. O alimento vivo contém uma grande quantidade de proteínas e nutrientes que auxiliam na saúde dos peixes.

    Alimentam-se 2 vezes ao dia, de preferência de manhã e à noite 1–2 horas antes de as luzes se apagarem. A comida é dada em pequenas porções, a porção deve ser consumida dentro de 3-5 minutos. Os restos da ração devem ser removidos, pois quando ele se decompõe, são liberadas substâncias nocivas. Alguns aquaristas recomendam organizar dias de jejum uma vez por mês: os peixes não são alimentados durante o dia. Esta é uma excelente prevenção da obesidade e de outras doenças do sistema digestivo.

    Reprodução

    Danio glofish pode ser criado em casa, a cor do peixe modificado é totalmente transmitida à prole. Para a reprodução, são escolhidas uma fêmea maior e dois machos brilhantes. É desejável que todos os indivíduos sejam da mesma cor. 1-2 semanas antes da desova, a fêmea e os machos são acomodados em aquários diferentes e são alimentados com bastante alimento vivo. Neste momento, você pode começar a preparar os locais de desova:

    • um pequeno aquário é adequado - 10 l;
    • uma rede separadora é instalada logo acima do fundo para proteger os ovos de serem comidos por adultos;
    • a temperatura da água deve estar entre + 28-30 graus.

      Em uma fêmea pronta para desovar, o ventre é arredondado, assim que isso acontecer, o peixe pode ser colocado na caixa de desova. As fêmeas e os machos são lançados à noite, e pela manhã, na maioria das vezes, já podem ser observados jogos de amor. Os machos perseguem a fêmea pelo aquário, enquanto ela põe os ovos neste momento. Todo o processo demora cerca de 3 horas, após a sua conclusão os peixes são devolvidos ao aquário geral.

      Após 4 dias, as larvas emergem dos ovos, que se alimentam do saco vitelino e ainda não precisam de alimentação adicional. Depois de mais 3-4 dias, os alevinos são formados, eles começam a nadar no reservatório em busca de alimento. Os bebês são alimentados com poeira viva e náuplios de artêmia. Você também pode dar à Tetra comida especial para alevinos. Danio glofish cresce rapidamente e, após 1–1,5 meses, será completamente semelhante a seus pais. Nesse momento, eles podem ser transplantados para um aquário comum.

      Possíveis problemas

      Danio glofish tem boa saúde, mas às vezes esses lindos peixes podem ficar doentes. Entre as doenças mais comuns estão as três doenças a seguir.

      1. Olhos oftálmicos. O nome fala por si, os olhos dos peixes começam literalmente a sair de suas órbitas. As causas da doença podem ser diferentes: desde o não cumprimento dos parâmetros da água até a presença de fungos no aquário. O tratamento é selecionado individualmente, usando sulfato de magnésio ou antibióticos.
      2. Trikhodinoz. Infecção, devido à qual uma placa turva se forma no corpo, o peixe começa a esfregar o abdômen contra pedras e objetos de decoração. A doença é tratada com sucesso com banhos com adição de sal de cozinha.
      3. Tuberculose. Uma doença perigosa, o doente torna-se letárgico, pálido, as barbatanas são destruídas, o estômago incha e a coluna vertebral dobrada. O tratamento é complicado, usando "Ftivazid" e "Canamicina". Nem sempre é possível curar completamente os peixes, apenas interromper o curso da doença.

      Na maioria das vezes, todos os problemas surgem de cuidados inadequados e alimentação de baixa qualidade.

      Danio glofish são sensíveis aos parâmetros da água, portanto, é recomendado o uso de testes especiais para determinar seus parâmetros. Os peixes-zebra saudáveis ​​são ativos, brincalhões e, quando se movem, brilham lindamente no aquário em cores diferentes.

      Para as espécies, manutenção e reprodução do peixe-zebra, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa