Peixes de aquário

Como os peixes dormem em um aquário?

Como os peixes dormem em um aquário?
Contente
  1. Características do sono
  2. Como saber se um peixe está dormindo?
  3. Lugares comuns para ficar
  4. Como os representantes de diferentes espécies descansam?

Tendo um aquário com peixes em casa, as pessoas às vezes admiram essas criaturas fofas por horas, mas raramente se perguntam como elas dormem e se dormem. Talvez muitos proprietários de peixes de aquário acreditem - e têm razão - que os peixes sabem dormir. Mas quando e como isso acontece com eles, provavelmente muito poucas pessoas sabem.

Vamos dar uma olhada neste tópico bastante interessante com mais detalhes, para não parecer um adulto "não sei" quando algum garoto curioso, tendo vindo à nossa casa e visto o suficiente dos habitantes do aquário doméstico, repentinamente indaga sobre onde o peixinho dourado dorme aqui. O principal é que podemos responder com verdade, e não inventar fábulas diferentes em movimento.

Características do sono

Qualquer organismo vivo precisa de pelo menos um descanso periódico de curto prazo, sem o qual é impossível passar muito tempo sem causar danos à saúde. Os seres vivos terrestres - pessoas, animais, pássaros, até répteis e moluscos - dormem praticamente de acordo com o mesmo princípio: os olhos ficam fechados (ou semicerrados) por séculos, os processos vitais do corpo ficam mais lentos, os músculos relaxam, a consciência fica embotada (às vezes ela se apaga completamente).

Apenas as posturas assumidas em um sonho diferem, assim como o grau de adequação dos órgãos dos sentidos em representantes individuais de seres vivos terrestres. A pessoa está acostumada a deitar-se para dormir, embora, se necessário, possa adormecer em outras posições do corpo: sentado e até em pé em casos especiais - extremos.

Todos sabem que, por exemplo, os elefantes dormem em pé, os cavalos também costumam adormecer na mesma posição, mas podem dormir deitados. Alguns papagaios gostam de ficar pendurados de cabeça para baixo em um sonho, agarrados a um galho com patas em forma de garras.

O sono em peixes tem características próprias, diferentes de nossa compreensão usual desse fenômeno útil e vital. Em outras palavras, um peixe adormecido não é um indivíduo inconsciente, como poderia ser caracterizada por animais adormecidos ou humanos, já que sua atividade cerebral permanece, segundo pesquisas científicas, praticamente no mesmo nível.

Qualquer mudança em um fator externo que afete, pelo menos indiretamente, um peixe adormecido, o traz imediatamente ao seu estado normal. O sono profundo é um estado fisiológico absolutamente desconhecido para eles.

O máximo que os peixes podem pagar durante o descanso é este é um ligeiro enfraquecimento da percepção da realidade circundante, enquanto este ambiente não a toca de forma alguma, bem como uma inação quase total... Ao mesmo tempo, eles veem e ouvem tudo, prontos a qualquer momento para correr para o ataque ou, ao contrário, para se esconder do predador. Provavelmente parece uma pessoa esperando o trem na estação, que não consegue dormir com medo de perder a partida, e tudo o que acontece por aí está cansado das longas horas de espera.

Seu estado é semelhante ao de um peixe sonolento: ele não dorme, e o ambiente não se incomoda até que o tão esperado convite para pousar seja ouvido.

Como saber se um peixe está dormindo?

Sabemos que precisamos fechar os olhos para dormir, pois é improvável que consigamos adormecer com os olhos abertos. Mas também entendemos que olhos fechados não são prova de que uma pessoa ou um animal está realmente dormindo, embora seja esse o caso na maioria das vezes. Em qualquer caso, um sonho pode ser assumido. Além dos olhos fechados, existem outras circunstâncias pelas quais uma pessoa ou animal adormecido pode ser identificado, por exemplo, pela respiração, postura, sons produzidos e assim por diante.

Mas como identificar um peixe adormecido, conheço apenas profissionais e aqueles poucos amadores que podem observar a vida por muito tempo no reino subaquático, cercado pelas paredes de vidro de um aquário pessoal. Os peixes, exceto tubarões, não têm pálpebras - eles renasceram em placas transparentes intercruzadas cobrindo os olhos. Graças a eles, os peixes enxergam melhor na coluna d'água devido à refração da luz na superfície dessas placas. Mas o fato permanece - os olhos dos peixes não fecham e, portanto, é impossível determinar por eles se o peixe está dormindo ou não. Mas há outros sinais que serão discutidos agora.

Então, vamos listar as diferenças de comportamento que confirmam que o peixe está dormindo:

  • fica deitado de lado por muito tempo em algum lugar isolado (em matagais, no fundo, sob um obstáculo ou outro elemento de decoração de aquário);
  • pairou sem movimento no meio ou na camada inferior da água do aquário;
  • flutua com o fluxo sem se distrair com nada.

Alguém provavelmente tem suas próprias idéias sobre o problema descrito, mas os principais sinais ainda têm nomes. Resta acrescentar que peixes de aquário dormem principalmente à noite - muitos fatores irritantes durante o dia em face da atenção universal das famílias. Só talvez peixes predadores, sem o poder de resistir à natureza, fiquem acordados à noite, prendendo possíveis presas.

Afinal, no aquário, muito provavelmente, não é de todo o contingente que eles aguentam. Quem vai colocar repolho na cabra?

Lugares comuns para ficar

Agora vamos revelar todos os lugares escondidos para onde os animais do aquário vão quando as esmagadoras sensações de cansaço e saciedade exigem um descanso imediato. Cada espécie de peixe possui características e hábitos próprios, estabelecidos pela natureza e transmitidos por genes aos descendentes de geração em geração. Portanto, a especificidade do sono depende de que tipo de informação foi transmitida desde os tempos antigos a cada peixe em particular por seus progenitores.

São esses lugares que, talvez, por mais de cem mil anos, tenham servido fielmente como pernoite confiável para várias espécies da classe dos peixes.

  • Existem peixes que se enterram na areia ou no lodo para descansar. É muito difícil encontrá-los dessa forma.Por exemplo, o macrognathus ocelado pode se enterrar na areia em alguns segundos. Na natureza, o linguado também se enterra na areia para tirar uma soneca.
  • Freqüentemente, os peixes, que não têm de quem temer, dormem bem no fundo, sem se esconder em lugar nenhum. Esse peixe, por exemplo, é um bagre. E como ele é um predador por natureza, ele naturalmente dorme durante o dia. Na natureza, da mesma forma - deitado no fundo - o bacalhau dorme, mas não à vista de todos, mas escondido atrás de pedras ou outros objectos. Os astronotos também são amantes da soneca no fundo, se a outra opção for ficar pendurado de cabeça para baixo em um sonho - por algum motivo ele não gostou dessa vez.
  • São muitas as espécies de peixes que precisam se esconder em algum lugar para dormir, por exemplo, em uma caverna subaquática, em densos matagais de plantas aquáticas, entre pedras ou corais.
  • Separadamente, deve-se dizer sobre essa forma talvez não muito comum de dormir, como se enrolar em um casulo de muco secretado. É assim que dorme um peixe tropical chamado papagaio. Esse muco o protege de predadores que não conseguem detectá-lo pelo cheiro - o casulo interfere.

O último método também é usado por alguns outros peixes quando saem, por exemplo, em hibernação.... Um pequeno cardume de peixes, encontrando um local sossegado algures na depressão do fundo, junta-se nesta fossa e começa a secretar muco, que envolve todo o grupo. Tendo assim arranjado um canto aconchegante, eles adormecem por um longo tempo, movendo-se periodicamente junto com sua cortina protetora de uma borda da cova para a outra, o que também garante a localização de indivíduos individuais da comunidade dormente (equalização de condições).

Como os representantes de diferentes espécies descansam?

Observando os peixes brincando no aquário, você pode pensar que eles nunca descansam. Mas isso é irreal. Qualquer organismo vivo requer descanso periódico. Embora existam outros tipos de criaturas subaquáticas para as quais descansar da maneira a que estamos acostumados é categoricamente contra-indicado nesse sentido. Exemplos de tais peixes são tubarão e atum. Eles são projetados de tal forma que precisam bombear água continuamente para suas guelras, caso contrário, não viverão mais do que uma hora - eles serão sufocados por falta de oxigênio.

Os tubarões e atuns devem nadar continuamente com a boca aberta para que a água esteja constantemente circulando por suas guelras. Eles só podem respirar em movimento.... Mas eles também se permitem um pouco de descanso. Para fazer isso, eles encontram águas relativamente rasas ou locais estreitos em seções de pedras ou recifes, onde uma corrente é criada artificialmente devido à vazante ou vazante, vento e outros processos naturais. Nesses locais, eles se deitam, fixando o corpo entre duas pedras com o focinho contra a corrente, e descansam calmamente, sem se mover.

A circulação da água pela boca e pelas brânquias é garantida pelo surf.

O atum e o tubarão são peixes cartilaginosos. E a natureza também privou todos os representantes dessa classe de peixes com bexiga natatória, que é encontrada em peixes da classe dos ossos. Esta bolha é preenchida com ar e ajuda os peixes ósseos a permanecerem calmos na coluna d'água - onde quiserem. Quando os peixes cartilaginosos param de se mover, eles imediatamente afundam. Se, por exemplo, um tubarão adormece em movimento e para, ele começará a mergulhar até ser esmagado pela pressão da coluna de água a uma profundidade inaceitável para um tubarão.

Mas nem todas as espécies de tubarões lavam suas guelras apenas quando se movem. Por exemplo, espécies de tubarões como recifes de pontas brancas, leopardo e wobbegongs podem esfriar na areia do fundo do mar raso por um longo tempo. Eles têm os músculos das guelras mais desenvolvidos, de modo que podem fazer a água circular por eles com movimentos simples de abrir e fechar a boca.

Uma hipótese interessante é que tubarões pelágicos dormem, provavelmente à semelhança de golfinhos (os golfinhos são mamíferos, não peixes, como os outros pensam), isto é sono, desligando os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, por sua vez, dando-lhes assim o mesmo tempo para descansar.

    Os peixes ósseos, que habitam principalmente aquários domésticos, costumam descansar, simplesmente pairando em qualquer profundidade conveniente, sem realizar nenhuma ação ativa. E eles se mantêm apenas devido à bexiga natatória. Se um indivíduo quiser descer um pouco mais fundo, só precisará tirar um pouco o ar da bolha e, se flutuar para cima, ao contrário, terá que enchê-la novamente.

    Outra forma de descansar algumas espécies de peixes é a hibernação no inverno e no verão. Durante a hibernação, os processos fisiológicos no corpo dos peixes em hibernação são visivelmente enfraquecidos e em maior extensão do que durante o repouso normal. Os peixes de aquário não têm períodos de hibernação.

    Como os peixes dormem, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa