Ouro

O que é ouro e o que é feito de metal?

O que é ouro e o que é feito de metal?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Como é formado na natureza?
  4. Propriedades
  5. Visão geral da espécie
  6. Qual é o estigma?
  7. Formulários
  8. Fatos interessantes

O ouro brilhante atrai a atenção das pessoas há milênios. Foi usado como dinheiro, derretido em lingotes e transformado em joias luxuosas. Esse metal ainda é procurado em muitas áreas e é muito valorizado por representantes de diversos segmentos da população.

O que é isso?

O ouro é um metal valioso conhecido pela humanidade desde os tempos antigos. O mineral tem uma cor amarela característica. Devido à sua baixa atividade química, pertence aos metais nobres.

Uma grande vantagem deste material é sua durabilidade. Ele não tem medo do tempo e depois de muitos anos parece tão bonito quanto quando o comprou.

História

Os primeiros itens de ouro foram encontrados durante escavações realizadas no território do Egito moderno. Eles foram encontrados em uma tumba pertencente a uma das rainhas egípcias. Essas joias foram criadas em metal nobre 3.000 anos antes de nossa era.

Por volta da mesma época, joias valiosas eram comuns na Índia, Mesopotâmia e China. Durante o apogeu da cultura antiga, o ouro era considerado um símbolo de luxo. Foi usado para criar joias. Muitos deles sobreviveram até hoje.

Por causa desse metal valioso, guerras sangrentas também eram freqüentemente desencadeadas. Portanto, um dos principais objetivos das campanhas de Alexandre o Grande era a captura das reservas de ouro da Pérsia.

Na década de 1700, a mineração de ouro começou no Brasil. Em apenas alguns anos, o país tornou-se um dos principais fornecedores de metais preciosos em todo o mundo. Em 1848, foram descobertos depósitos de ouro na Califórnia. Isso levou ao desenvolvimento ativo dos Estados Unidos.Alguns anos depois, um fluxo de colonos invadiu a Austrália pelo mesmo motivo.

Situação semelhante ocorreu no início do século passado na África do Sul. Mas, nesta parte do mundo, grãos e pepitas já eram extraídos não por colonos comuns, mas por grandes corporações. Isso também afetou as peculiaridades do desenvolvimento do continente.

Agora, a mineração de ouro está se desenvolvendo de forma bastante ativa. Quase três toneladas de metais preciosos são produzidas anualmente. A maior parte é extraída da África do Sul, Austrália, Estados Unidos e China.

Como é formado na natureza?

Hoje, existem duas teorias principais associadas ao aparecimento deste valioso metal na Terra. De acordo com o primeiro deles, o ouro apareceu no planeta após sua formação. A razão para isso foi a queda maciça de corpos celestes contendo este metal. Chegando à superfície da Terra, o ouro foi distribuído na crosta, de onde foi levado para a superfície depois de um tempo.

De acordo com a segunda teoria, o ouro era parte da matéria a partir da qual a Terra foi formada. Depósitos de metal em várias partes do planeta também foram formados como resultado de vários processos vulcânicos na crosta terrestre.

Agora, na natureza, existem 2 tipos de depósitos de ouro nos quais ocorre a formação de um metal valioso. Os primários surgem em conexão com processos que ocorrem na natureza. Eles estão localizados nas terras altas. O metal nesses locais se apresenta na forma de pequenos grãos que não podem ser vistos a olho nu.

Os depósitos de ouro secundários ou aluviais estão localizados mais próximos da superfície. Eles são formados no processo de destruição de rochas. A água desempenha um papel significativo no movimento do ouro liberado, que corrói as rochas e carrega partículas de metal rio abaixo.

Propriedades

O ouro puro é um metal inerte que dificilmente interage com o meio ambiente de alguma forma. Não enferruja nem oxida com o tempo. Este metal se dissolve apenas em "água régia" - uma mistura que consiste em ácido nítrico forte e ácido clorídrico.

Outra de suas características distintivas é a suavidade. Ao mesmo tempo, apesar de sua plasticidade, o material é muito pesado. Em termos de densidade, ele ocupa a 7ª posição junto com o tungstênio puro.

Também é importante notar que o ouro não causa reações alérgicas em humanos. Portanto, as joias feitas desse metal precioso podem ser usadas até mesmo por pessoas com pele muito sensível.

Visão geral da espécie

Existem várias variedades de ouro que podem ser classificadas em diferentes categorias.

Por cor

Em primeiro lugar, deve-se notar que os itens de ouro podem variar em cores.

  1. Amarelo. A cor clássica que a maioria das pessoas associa a este nobre metal. É obtido após a fusão das matérias-primas com cobre e prata. Em sua forma pura, o ouro não é usado para criar joias. O brilho da liga depende da quantidade de prata que ela contém.
  2. Branco. Este metal agora é muito popular entre os amantes de belas joias. Combina perfeitamente com pérolas e diamantes. Este metal é obtido após a mistura de ouro puro com platina e paládio.
  3. Vermelho. Este metal não ferroso é composto de ouro, cobre e zinco. Em alguns casos, o paládio também é adicionado lá. Isso permite que você dê ao produto final uma tonalidade marrom claro. Quanto maior o teor de cobre na mistura, mais saturada e bonita será a cor.
  4. Cor de rosa. Este material parece impressionante e elegante. As joias de ouro rosa são agora muito populares entre joalheiros e amantes de belos acessórios. Ouro, cobre e muito pouca prata são misturados para criar este metal.
  5. Marrom. Este metal não ferroso contém ouro rosa e vermelho. Foi criada pelo famoso joalheiro Fawaz Gruosi, conhecido em todo o mundo por sua paixão por experimentar as formas e cores das joias.
  6. Preto. Esta liga também possui uma cor incomum e é especialmente apreciada entre os joalheiros. Pode ser obtido misturando ouro puro com cobalto e cromo.

Você também pode ver ouro verde, roxo e até azul em joalherias e coleções de estilistas. Produtos feitos de materiais tão incomuns parecem muito bonitos e elegantes.

Por amostra

Ao comprar produtos feitos de metal valioso, você também precisa prestar atenção à amostra. Este termo denota a proporção de ouro puro para vários aditivos por quilograma de liga.

  1. Sample 375. Esses produtos contêm muito pouco metal precioso puro. Por causa disso, os produtos se desgastam muito rapidamente e perdem a atratividade. Portanto, o ouro 375 não é usado para criar joias.
  2. Concluir 585. Essas ligas são um pouco mais da metade de ouro puro. Aditivos como prata, paládio, cobre ou platina podem ser usados ​​como impurezas. 585 ligas de metal estão disponíveis em uma ampla variedade de cores, do branco ao vermelho.
  3. Fineness 750. As joias feitas de uma liga contendo 3/4 de ouro são duráveis ​​e atraentes.
  4. Fineness 900. Na Tailândia, China e Emirados Árabes Unidos, as joias feitas com esse ouro são muito populares. Na Rússia, esse metal serve de base para a criação de moedas. Além disso, é essa liga que é usada na medicina. Assim, são feitas coroas de alta qualidade.
  5. Fineness 960. A folha de ouro é comumente usada para adornar vários itens decorativos. Além disso, também é utilizado na indústria alimentícia.
  6. Fineness 985. Os produtos feitos de tal liga são muito caros. Eles são de alta qualidade, atraentes e não se desgastam com o tempo.
  7. Fineness 999. As joias feitas com essa liga são raras. Não é vendido em lojas comuns. O ouro com baixo teor de impurezas também é utilizado na produção de lingotes bancários.

O teste ajuda a facilitar o processo de determinação da qualidade do metal e a entender que o produto que está sendo vendido não é uma falsificação.

Qual é o estigma?

Todos os acessórios e outros itens feitos de metais preciosos e ligas são geralmente decorados com um selo especial. Depois de examiná-lo cuidadosamente, você pode entender em que país o acessório selecionado foi criado.

Os produtores de ouro mais populares são países como Emirados Árabes Unidos, França, Espanha e Itália. A presença de um selo na superfície do produto é a prova de que o ouro adquirido não é "samovar".

Formulários

Hoje, o ouro não é usado apenas para criar joias. Este metal nobre é usado em vários campos.

Indústria

O ouro é muito utilizado na fabricação de microcircuitos e placas de circuito. Dela é feita uma folha fina e preciosa, que é usada para cobrir vários objetos e os protege perfeitamente da ferrugem.

Como regra, o ouro técnico é adequado para isso.

Medicina

O metal amarelo é freqüentemente usado em odontologia para fazer coroas e dentaduras. Eles são de alta qualidade e não escurecem com o tempo. A única desvantagem de tais coroas é que elas gradualmente se desgastam. Portanto, em vez de dentes de ouro, muitos usam outras próteses mais modernas.

Medicamentos contendo íons Au são frequentemente usados ​​para tratar tuberculose, lúpus e artrite. Na Índia, acredita-se que o uso regular de medicamentos à base de ouro puro e ervas especiais pode rejuvenescer o corpo.

Indústria alimentícia

O corante alimentar com ouro é absolutamente inofensivo para a saúde humana. É produzido com o código E175 e não tem sabor nem cheiro. Os pratos assim decorados são populares em restaurantes japoneses, americanos e turcos. Normalmente, este metal precioso é usado para decorar doces, bolos e várias sobremesas gourmet.O custo dessa iguaria pode chegar a várias dezenas de milhares de dólares.

Cosmetologia

Hoje, o ouro é frequentemente usado na fabricação de produtos para a pele. Acredita-se que as preciosas nanopartículas tenham um efeito anti-envelhecimento pronunciado. Os cosméticos com um aditivo tão incomum ajudam a apertar o contorno do rosto, além de deixar a pele mais lisa e bonita.

Os fabricantes modernos produzem coleções originais de produtos de higiene pessoal. Eles contêm cremes, máscaras e esfoliantes.

Anteriormente, o ouro também era usado em cirurgia estética. Fios feitos com este material foram inseridos sob a pele. Mas esse método foi considerado traumático. Agora, em vez de um "espartilho" tão incomum, outros materiais mais modernos estão sendo instalados.

Arte

Desde os tempos antigos, o ouro tem sido usado não apenas para criar várias decorações, mas também para decorar afrescos e esculturas. O metal era usado para decorar templos, tumbas e outros lugares que eram reverenciados em diferentes culturas.

Além disso, por muitos séculos, o ouro foi a moeda mais estável em todo o mundo.

Fatos interessantes

Muitos momentos interessantes e fatos curiosos estão associados à história do metal precioso.

  1. Desde a descoberta do ouro até os dias atuais, mais de 160 mil toneladas desse valioso metal foram mineradas. O custo dessa quantidade de matéria-prima é estimado em cerca de US $ 10 trilhões.
  2. O minério de ouro foi encontrado em todos os continentes.
  3. Uma das maiores pepitas descobertas durante toda a existência da humanidade, pesava 72 quilos.
  4. Antigamente, para separar os grãos de ouro da areia, os egípcios usavam pele de carneiro não tosada. Diz-se que foi essa tradição que contribuiu para o surgimento do mito do Velocino de Ouro.
  5. Os antigos gregos acreditavam que o ouro eram os raios do sol que se dissolvem na água. Os incas chamavam esse metal de "as lágrimas do deus sol", e os egípcios chamavam de "pele do deus Rá".

Muitos séculos atrás, as pessoas acreditavam que o ouro era um presente dos deuses para as pessoas. Agora, este metal precioso é usado em várias indústrias modernas, tornando a vida humana brilhante e confortável, o que só confirma o valor deste metal precioso.

sem comentários

Moda

a beleza

casa