Produtos capilares

Clareamento capilar com peróxido de hidrogênio

Clareamento capilar com peróxido de hidrogênio
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Preparação
  3. Instruções passo a passo
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Avaliações

Hoje, muitas mulheres estão ativamente experimentando mudar a cor do cabelo em casa. Além das composições prontas para esclarecimento, os remédios populares são muito frequentemente usados ​​durante a autopintura. Entre eles, o peróxido de hidrogênio deve se destacar, pois seu efeito na haste capilar permite atingir o resultado desejado.

Peculiaridades

Devido às suas propriedades, o peróxido está incluído em quase todas as tintas de cabelo, mas individualmente pode alterar a cor dos cachos. Além disso, a composição tem custo mínimo, podendo até usar peróxido para clarificação em casa. Apesar de sua disponibilidade, o uso descuidado e analfabeto da composição pode causar danos significativos à haste do cabelo, portanto, a remoção de pigmentos de cabelos já descoloridos ou danificados não é recomendada. Para iluminar com segurança e eficiência os cabelos da cabeça com uma solução de peróxido de hidrogênio, é recomendável seguir estritamente as instruções para transformar o cabelo e mudar a cor. Como o próprio processo de descoloração ocorre devido a uma reação de oxidação, na qual entra uma solução com oxigênio, tais efeitos na haste do cabelo levam à perda do pigmento de cor - a melanina.

Devido ao fato de o peróxido ser usado de forma bastante ativa para clareamento e descoloração tanto em casa quanto em salões de beleza, seus aspectos positivos e negativos devem ser destacados. As vantagens deste método incluem o seguinte:

  • a solução permite clarear todo o cabelo ou parte dos cachos com significativa economia de dinheiro;
  • com estrita aderência à tecnologia de clareamento, o procedimento em si ficará disponível para realização até para ele mesmo, sem recorrer aos serviços dos mestres do salão de beleza;
  • uma vez que o peróxido penetra bem profundamente na haste do cabelo, lavando o pigmento, a recoloração pode ser realizada com muito menos frequência do que quando se usam outras composições de abrilhantamento.

Esta opção de clareamento não é isenta de desvantagens como:

  • preto e outros tons com peróxido serão bastante difíceis de descolorir;
  • o peróxido seca e desidrata os fios do cabelo, então o cabelo descolorido precisará de cuidados restauradores subsequentes;
  • erros relacionados ao trabalho com a solução podem fazer com que os cachos acabem sendo queimados pelo decantador.

Dada a cor original do cabelo, você pode adivinhar qual resultado será alcançado.

  • Tons escuros... Para donos de cabelos castanhos, loiros escuros e pretos, o resultado da descoloração com peróxido de hidrogênio será uma mudança de tom em no máximo 2-3 posições. Além disso, as mulheres com cabelos escuros devem estar preparadas para um tom de cobre.
  • Cores ardentes. Neste caso, a aplicação da solução pode resultar em uma cor bastante inesperada. Com a dosagem errada ou exposição nos fios vermelhos, uma tonalidade laranja pode ser observada.
  • Cabelo loiro e loiro claro. Os donos de tais cabelos, após o peróxido, podem ter uma cor platina bastante na moda, além disso, as meninas em alguns casos, após o clareamento, tornam-se louras. Como regra, o resultado da coloração serão cores na paleta do trigo ao louro californiano.

Preparação

Para obter um belo resultado após clarear os cachos com água oxigenada, vale a pena preparar os cachos para tal procedimento, seguindo estas etapas:

  • algumas semanas antes da descoloração planejada, é necessário evitar o tingimento, assim como outras influências nas hastes do cabelo, que causarão danos mínimos a elas - isso diz respeito ao permanente, clareamento e assim por diante; o cabelo deve ser saudável, caso contrário, o peróxido danificado e enfraquecido simplesmente queimará;
  • no processo de cuidado com os cabelos antes e depois do clareamento, é necessário evitar o uso de cosméticos de cuidado que contenham sulfatos, uma vez que essa substância desidrata as hastes capilares;
  • não use produtos de modelagem;
  • é necessário evitar o contato com ferros, ferros, rolos de aquecimento e secadores de cabelo.

As atividades preparatórias estarão relacionadas com a aquisição dos materiais necessários para esclarecimentos. Para o branqueamento doméstico, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • é melhor comprar 3% de peróxido, pois uma solução com valor maior pode danificar gravemente os fios; em alguns casos, para cabelos grossos, esse número aumenta para 4%;
  • para aplicação, geralmente é usado um frasco de spray - é mais correto operar um produto novo, se pretende trabalhar com um antigo então deve ser lavado; às vezes, o peróxido é aplicado no cabelo com uma esponja ou pente de algodão;
  • além de clipes, grampos de cabelo e elásticos para fixação, o processo de clareamento envolve o uso de touca de banho, pois será necessária para o clareamento de todo o cabelo; para destaque ou descoloração das raízes, trabalho na técnica de ombre, será necessário folha;
  • você pode proteger a pele de suas mãos com luvas;
  • para fazer a reação ser mais rápida, o cabelo geralmente é enrolado em uma toalha.

Antes do clareamento, o cabelo deve ser lavado e adicionalmente usado com um bálsamo. Você precisa clarear os cachos levemente úmidos; não é recomendável usar um secador de cabelo para secar.

Instruções passo a passo

Existe a seguinte gradação, após a qual a concentração da solução é determinada para relâmpago:

  • para cabelo curto você precisará de cerca de 30 gramas de peróxido;
  • para o branqueamento de cachos de comprimento médio recomenda-se o uso de pelo menos 50 gramas de clarificador;
  • para lidar com cachos longos, você pode precisar de 2 vezes mais peróxido.

Quanto ao tempo de fixação da composição na cabeça, tudo dependerá da estrutura do cabelo, a saber:

  • Grosso as fibras do cabelo podem ficar descoloridas se a reação dentro da haste do cabelo durar pelo menos 2 horas; às vezes, o peróxido é deixado para oxidar por 6–8 horas; em alguns casos, será necessário clarear os cachos em várias etapas;
  • média a espessura das hastes do cabelo é descolorida com peróxido em 1,5–2 horas;
  • para magro cachos, é preferível variar o tempo de exposição na faixa de 30-40 minutos.

Há dois testes importantes que precisam ser feitos para começar o esclarecimento.

  • Verificando reações alérgicas... Para eliminar o risco de irritação na pele, uma pequena quantidade da composição preparada deve ser aplicada na pele na curva do cotovelo ou atrás da orelha. Verifique a reação após um quarto de hora.
  • Determinação da concentração da solução preparada. Para ter certeza da consistência e concentração corretas do clarificador, você deve testar o peróxido em um fio, é melhor escolher um cacho na parte de trás da cabeça. Com uma esponja de algodão embebida no clarificador, aplique a solução nos cabelos, guardando pelo tempo necessário. Dependendo da cor que os cachos tratados adquiriram, você pode determinar se o produto é adequado para trabalho posterior.

Existem várias receitas para a preparação de uma composição que retire o pigmento. Porém, a única coisa que une todas as opções utilizadas é a necessidade de prepará-los imediatamente antes do clareamento, uma vez que a substância tende a oxidar muito rapidamente.

A primeira opção requer o uso dos seguintes componentes:

  • peróxido de hidrogênio - 40 ml;
  • água - 40 ml;
  • sabonete líquido - 20 gramas;
  • bicarbonato de amônio - 3 gramas.

Outra maneira comum de fazer um clarificador de peróxido é combinar os seguintes ingredientes:

  • peróxido;
  • amônia.

As substâncias são ingeridas na proporção de 10: 1, portanto, para uma gota de álcool, você precisará usar 10 ml de peróxido.

Uma das opções mais simples é misturar quantidades iguais de peróxido com água.

Independentemente da receita selecionada para o preparo do clarificador, recomenda-se despejá-lo em um borrifador e proteger o couro cabeludo ao longo da linha do cabelo com uma camada de creme gorduroso. Para a coloração parcial, será muitas vezes mais conveniente trabalhar com uma esponja de algodão, que é simplesmente mergulhada na solução, após o que certos fios na cabeça são processados. O realce é melhor feito envolvendo os cachos adicionalmente com um clarificador em papel alumínio. Antes do clareamento, o cabelo é bem escovado e dividido em partes iguais para um tratamento confortável e uniforme. Você deve começar a trabalhar da raiz, movendo-se gradualmente até as pontas.

Cuidados de acompanhamento

O clareamento de peróxido pela técnica de ombre envolve o tratamento dos fios de cabelo apenas na metade inferior. Nesse caso, é melhor trabalhar com uma esponja, não com um borrifador, para obter um belo esbanjamento de cor. A solução é removida dos cabelos com água morna, após o que os cachos devem ser tratados com condicionador. No final, você pode enxaguar os fios com água fria, que vai dar brilho a eles, e o condicionador ou bálsamo vai nutrir e hidratar os cachos ressecados. Após o clareamento, o cabelo deve secar naturalmente. Para aumentar o efeito de clareamento, você também pode enxaguar os cachos com uma decocção de camomila após a lavagem.

O destaque da Califórnia em casa é feito por um método diferente. Em vez de um chumaço de algodão ou borrifador, a solução clareadora deve ser distribuída pelo cabelo usando um pente previamente embebido na solução. Com um pente, você deve pentear o cabelo ao longo de todo o comprimento até que o peróxido esteja completamente seco e, em seguida, seque-o com um secador de cabelo... Para obter um efeito bonito, essas manipulações com os cabelos precisam ser feitas por vários dias seguidos.

Depois de usar o peróxido, o cabelo precisará ser restaurado. Para mantê-los bonitos e saudáveis, algumas recomendações devem ser seguidas durante o processo de cuidado.

  • Você não precisa lavar o cabelo todos os dias uma vez que este processo irá liberar os óleos naturais do cabelo que protegem a cutícula da haste do cabelo. A frequência ideal de lavagem será de 1-2 procedimentos por semana. Em caso de poluição severa, você pode usar métodos tradicionais de limpeza ou shampoo a seco.
  • O tratamento térmico de fios descoloridos deve ser mínimo, portanto, é recomendável usar o menos possível um secador de cabelo, ferros e outros dispositivos de modelagem. O penteado quente deve ser executado mais de uma vez por semana e, durante o processo de secagem, será mais correto usar o modo de sopro a frio.
  • Cabelo descolorido requer um manuseio cuidadoso e gentil, portanto, após a lavagem, os cachos não precisam ser esfregados com uma toalha. Ao pentear, você pode primeiro desembaraçar as pontas com as mãos e, em seguida, caminhar com um pente ou escova em todo o comprimento para evitar ferimentos desnecessários.
  • Máscaras semanais são obrigatórias, sobre o cuidado dos cachos descoloridos. É melhor fazer formulações nutritivas e hidratantes à base de óleos naturais. Nesse caso, você pode usar azeitona, coco ou bergamota.

Avaliações

O método de clarear os cachos com peróxido tem críticas mistas entre o belo sexo, uma vez que o resultado depende em maior medida da estrutura e da cor das hastes dos cabelos. Como regra, cabelos de espessura média podem ser clareados gradativamente em 2–4 tons, mas é importante escolher o tempo correto de fixação da composição e a frequência dos procedimentos. Com o clareamento regular, que ocorrerá com uma restauração profunda e cuidados com os cabelos de alta qualidade, você pode obter uma bela tonalidade clara, enquanto os cachos permanecem saudáveis ​​e brilhantes.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa