Produtos capilares

Máscaras de óleo de mamona caseiras

Máscaras de óleo de mamona caseiras
Contente
  1. Uso de fundos
  2. Dano potencial
  3. Regras de aplicação
  4. Receitas de máscara
  5. Avaliações

A taxa de crescimento do cabelo, sua saúde e densidade são inerentes a uma pessoa no nível genético. Infelizmente, até o momento, nenhum desses meios foi inventado para mudar radicalmente esses indicadores para melhor. No entanto, mesmo os parâmetros iniciais se deterioram com o tempo devido à influência do meio ambiente, como resultado da exposição a vários produtos de modelagem e estresse. Várias máscaras nutritivas ajudam a restaurar a espessura anterior e dar um brilho saudável aos cabelos. Com as próprias mãos, na maioria das vezes são feitos com óleo de rícino.

Uso de fundos

O óleo de rícino, ou óleo de rícino, é um dos vários produtos de beleza comumente usados ​​em casa. A mamona tem uma consistência viscosa viscosa e um aroma ceroso sutil. Pode variar em cor: de quase incolor a marrom escuro. Este óleo é de origem natural, tem um efeito positivo na estrutura e no aspecto dos cabelos, sendo capaz de controlar a secreção de sebo. Tudo isso é possível devido à rica composição do produto, que inclui grande quantidade de vitamina E e ácidos graxos como:

  • esteárico - esse ácido alivia a rigidez do couro cabeludo, protege-o das influências ambientais, age como uma prevenção do ressecamento das camadas superiores da epiderme;
  • ricinoléico - acelera o processo de regeneração dos tecidos, incluindo os folículos capilares, e também promove um crescimento mais rápido do cabelo;
  • linoléico - hidrata e nutre a epiderme, o que tem um efeito positivo no aspecto da linha do cabelo;
  • palmítico - ajuda as substâncias ativas a penetrar nas células mais rapidamente e em maior volume;
  • oléico - ativa e acelera os processos metabólicos, bem como restaura as propriedades protetoras da pele e das células ciliadas.

Devido à combinação desses ácidos, o óleo de ricina tem efeitos antibacterianos e abrilhantadores. É uma verdadeira salvação para a pele inflamada e seca, torna as manchas da idade e as imperfeições quase invisíveis. Hidratação de alta qualidade do couro cabeludo ajuda no combate à caspa ou seborreia, protege contra a agressividade do meio ambiente. Uma máscara com essa substância ativa protege contra a queda de cabelo e mantém sua espessura original mesmo depois de muitas permanentes e tinturas.

O óleo de mamona mantém unidas as cutículas dos cabelos esfoliados, com isso elas param de se partir nas pontas e adquirem maciez e brilho. Nutre as células epidérmicas e os folículos capilares, não só mudando a aparência de cortes secos e sem vida, mas também tornando os cabelos mais fortes e saudáveis.

Dano potencial

Como qualquer medicamento, o óleo de mamona pode ter algumas contra-indicações e efeitos colaterais, além de ser irritante individual. É um medicamento e deve ser adquirido exclusivamente em farmácias. Você não deve comprar óleo de rícino em lojas de cosméticos ou encomendá-lo pela Internet. Nesse caso, não há garantia de que impurezas artificiais não sejam adicionadas à composição natural do óleo, o que pode causar alergias ou mesmo queimaduras químicas no couro cabeludo. O próprio óleo de rícino, em casos raros, também pode atuar como um alérgeno. Antes de aplicá-lo na raiz do cabelo, deve-se testar o produto em uma pequena área aberta da pele, o melhor para isso é o dorso da mão ou a superfície interna do antebraço. Se dentro de 24 horas a área da pele não ficar vermelha, nenhuma erupção cutânea aparecer, um foco de inflamação não se formar, você pode começar a aplicar a máscara com segurança.

Não deixe óleo de mamona na cabeça por muito tempo, devido ao alto teor de ácidos ativos, ele pode causar irritação severa na pele. Para não prejudicar o seu cabelo, você deve seguir rigorosamente as instruções do medicamento. E também o óleo não é recomendado para uso frequente por donos de cabelos oleosos. É suficiente limitar-se a 1-2 aplicações por mês. Neste caso, após a remoção da máscara, o cabelo deve ser enxaguado abundantemente e não uma, mas 2 a 3 vezes. Isso é necessário para remover do cabelo a película oleosa deixada pelo preparo.

Para quem tem pele sensível, o óleo de rícino puro pode causar desconforto e queimação. Para suavizar o efeito, você pode misturar o óleo com um xampu ou bálsamo comum e aplicar na cabeça como uma máscara. No entanto, deve-se lembrar que tal remédio definitivamente não é adequado para uso diário.

Vale a pena limitar a frequência de uso do xampu ou bálsamo de óleo uma vez por semana.

Regras de aplicação

Existem várias maneiras de usar óleo de rícino. Isso é aplicá-lo em sua forma pura nos fios e pontas, e na raiz do cabelo. Isso pode ser a fabricação de remédios caseiros complexos à base de óleo de rícino. Pode ser uma mistura de um bálsamo comprado em loja ou uma máscara com um preparado de farmácia. Quanto maior a concentração de óleo puro, menos tempo você pode mantê-lo no couro cabeludo e no cabelo.

O óleo de rícino puro é suficiente para trabalhar no cabelo por apenas 15 minutos, e misturado com outros ingredientes de 15 a 180 minutos, não mais. Não deixe a máscara de óleo de rícino durante a noite, especialmente em cabelos descoloridos e quebradiços. Uma máscara quente tem um efeito mais poderoso e rápido do que uma máscara fria. É melhor aquecê-lo em banho-maria, mas não em um forno de micro-ondas ou sob a luz direta do sol. Não aplique a máscara em produtos sujos, envernizados ou outros modeladores.Antes do procedimento, você precisa enxaguar abundantemente e secar levemente o cabelo.

O óleo de rícino puro não deve ser usado em cabelos oleosos e diluído com outros meios - não mais do que 1 vez por mês. Para cabelos normais, não mais do que 1-2 vezes por mês óleo puro e não mais do que 1 vez por semana diluído. Cabelo seco e quebradiço pode ser nutrido com óleo de rícino uma vez por semana e diluído com xampu ou bálsamo 2 a 3 vezes. Para potencializar o efeito do produto, é necessário criar um efeito estufa. Para isso, o cabelo no qual a máscara é aplicada é coberto com um saco plástico ou filme plástico. Toda a estrutura é envolvida por uma toalha felpuda grossa.

O melhor é aplicar o óleo da raiz, trabalhando gradualmente em direção às pontas. É melhor lavar na ordem inversa. Não espere um efeito mágico de 1-2 procedimentos realizados. Como acontece com qualquer produto cosmético, o principal aqui é a regularidade. A correta aplicação e remoção da máscara também é importante. Você não deve inventar novas combinações e máscaras sozinho: ingredientes diferentes podem fortalecer e enfraquecer uns aos outros.

É melhor usar uma das receitas já comprovadas de cosmetologia doméstica.

Receitas de máscara

Máscaras caseiras com qualquer ingrediente são feitas exclusivamente para um uso em um pequeno volume e não são armazenadas. Isso se deve ao fato de que muitos componentes dessas misturas naturais se deterioram muito rapidamente e perdem seu efeito. E também todos os produtos devem ser selecionados levando em consideração as alergias e reações cutâneas individuais. Dependendo do tipo de ação, as máscaras com óleo de rícino diferem em vários tipos.

Para maior crescimento do cabelo

Uma das opções para tal máscara poderia ser uma máscara de ovo e azeite. Isso exigirá os seguintes ingredientes:

  • 1 gema de frango;
  • 1 colher de chá de óleo de rícino;
  • 1 Colher de Sopa. colher de azeite.

Todos os componentes são misturados e aplicados na raiz do cabelo e couro cabeludo com leves movimentos de massagem. De cima, a máscara é coberta com um filme e embrulhada em uma toalha. Após uma hora, o cabelo é bem lavado e seco naturalmente.

Outra opção para uma máscara de crescimento de cabelo é uma máscara de pimenta ou mostarda. Eles irritam levemente e estimulam os folículos capilares, devido aos quais o cabelo cresce várias vezes mais rápido. Essas máscaras devem ser feitas no máximo 1 vez por mês e monitorar cuidadosamente as sensações: deve causar uma leve sensação de queimação, mas não dor intensa. É melhor adicionar menos pimenta na primeira vez para entender sua tolerância. Para cozinhar, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de chá de óleo de rícino;
  • 2 colheres de chá de tintura de mostarda ou pimenta.

Os ingredientes são misturados e aplicados em um couro cabeludo limpo. Tudo é coberto com um filme e uma toalha e guardado por 10-15 minutos. Em nenhum caso, essa máscara deve ser mantida por mais tempo, caso contrário, você pode obter uma queimadura severa na pele.

Contra a queda de cabelo

As melhores máscaras para queda de cabelo são máscaras nutritivas. Os folículos capilares, saturados com substâncias úteis, tornam-se mais fortes e mantêm o cabelo no lugar por mais tempo. Para preparar a primeira máscara, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 Colher de Sopa. uma colher de óleo de rícino;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 gema de frango;
  • 1 colher de chá de suco de limão.

Os ingredientes são misturados e aquecidos em banho de vapor a uma temperatura de + 40– + 43 graus. Espalhe a máscara sobre o couro cabeludo e a raiz do cabelo, cubra com plástico e uma toalha. A composição é mantida na cabeça por 30 a 40 minutos, enquanto a toalha se mantém quente.

Se você tiver cabelos oleosos, pode substituir qualquer álcool forte pelo suco de limão, como conhaque ou vodca. Eles vão secar as raízes oleosas sem prejudicar a pele sensível e delicada.

A segunda máscara nutritiva é feita com uma mistura de dois óleos de efeitos distintos e glicerina para uma aplicação mais confortável. Os seguintes ingredientes são necessários:

  • 4 colheres de chá de óleo de rícino;
  • 4 colheres de chá de óleo de bardana;
  • 2 colheres de sopa. colheres de sopa de glicerina.

Todos os ingredientes são misturados e aquecidos em banho de vapor a uma temperatura de + 40– + 45 graus. A mistura é aplicada em toda a superfície do cabelo da raiz às pontas, coberta com um filme e uma toalha. A glicerina permite que o óleo não role para fora da superfície do cabelo, mas permaneça nela e penetre profundamente no cabelo. Após 40-60 minutos, os óleos são lavados com água acidificada com vinagre ou suco de limão, o que removerá a película gordurosa de bardana espessa e óleo de rícino.

Pontas duplas

Uma excelente máscara de vitamina contra ressecamento e pontas duplas é uma máscara de óleo de rícino e kefir. Para prepará-lo, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de sopa. colheres de leite fermentado;
  • 1 gema de frango;
  • 1 Colher de Sopa. uma colher de óleo de rícino.

Aplique a mistura nos cabelos limpos e completamente secos, lubrificando com cuidado as pontas. Para aumentar o efeito, você pode envolver o cabelo em um filme e uma toalha. Esta máscara dura cerca de 60 minutos e é lavada com o shampoo mais suave na direção da raiz do cabelo.

A segunda máscara, que tem maior probabilidade de prevenir pontas duplas, é uma máscara com sal marinho, rica em vitaminas e iodo. Para prepará-lo, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 4 colheres de chá de óleo de rícino;
  • 1 colher de chá de sal marinho.

A máscara pode até ser aplicada no cabelo molhado, pouco antes da lavagem. Massageie a mistura no couro cabeludo por 15 minutos.

Os grãos de sal marinho têm um efeito adicional de descamação, o que também ajuda a combater a caspa.

Após uma leve massagem, o cabelo é bem lavado com um xampu comum e aplicado um bálsamo nutritivo ou leite.

Avaliações

De acordo com análises online, a maioria das mulheres está satisfeita com o efeito. Essas máscaras caseiras permitem que você restaure o brilho e a saúde até mesmo aos cabelos descoloridos para um louro acinzentado. Muitas pessoas notam um crescimento aumentado e uma densidade maior de cabelos enfraquecidos anteriormente, após seis meses de procedimentos regulares. Quase todo mundo notou a facilidade de pentear e modelar o cabelo após a aplicação de óleo de mamona. O cabelo ficou mais macio e mais gerenciável.

Como regra, nenhum produto cosmético está completo sem críticas negativas. Alguns clientes reclamaram da dificuldade de enxaguar o óleo. As meninas relatam que seus cabelos ficam oleosos e sujos depois do óleo de rícino. Porém, na maioria das vezes esse efeito se deve ao fato de o cabelo não ter sido bem lavado após a máscara. Com uma densidade alta, 1-2 lavagens não são suficientes, você terá que gastar mais tempo para remover a gordura residual do couro cabeludo.

    Quase ninguém causou uma reação alérgica ao óleo de rícino, mas reclamações sobre queimaduras após uma máscara de pimenta aparecem periodicamente em vários fóruns e blogs. Isso se deve à alta sensibilidade da pele ou à aplicação inadequada da máscara. Resumindo, pode-se notar que a maioria das pessoas que fez uso correto e regular do óleo de mamona está muito satisfeita com o efeito produzido, bem como com a facilidade de uso e o baixo custo dos recursos recebidos.

    Se é adequado para um determinado tipo de cabelo e pele, você só pode descobrir experimentando você mesmo.

    Veja abaixo o uso correto da máscara de óleo de rícino.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa