Produtos capilares

Géis para penteados

Géis para penteados
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Como escolher?
  5. Como usar?
  6. Opções de estilo
  7. Como é diferente de outros produtos?

Nos anos 90 do século passado, quando os géis apareceram pela primeira vez no mercado cosmético, ficou muito na moda usá-los para fixar fios rebeldes e texturizar penteados. Naqueles anos, devido à duvidosa qualidade do produto e à sua aplicação excessiva, a esfregona por vezes lembrava muitos pingentes de gelo, aliás grudados. Felizmente, os tempos mudam e a tecnologia não pára - hoje o mercado oferece uma grande variedade de géis que permitem criar efeitos bastante interessantes no cabelo.

O que é isso?

Primeiro, um pouco de história. Poucas pessoas sabem, mas as pessoas criaram os primeiros protótipos de um gel reestilizado há mais de mil anos! Naquela época, para isso se usava gordura, resinas e até excrementos de animais. Claro, a única coisa positiva em usar esse "gel" era a fixação excepcional do cabelo, e todas as outras características da mistura deixavam muito a desejar. No entanto, não vamos nos alongar sobre esses pontos negativos com mais detalhes, e vamos considerar as formulações modernas que são amplamente representadas no mercado cosmético. As marcas da moda não só garantem a durabilidade do penteado, como também não causam o aparecimento de placa pegajosa, têm um cheiro agradável e não têm efeito nocivo nos cabelos.

Então, gel de cabelo é simulador de amplo espectro baseado em água... Em aparência e consistência, lembra uma massa gelatinosa translúcida, que pode ser incolor ou colorida.Nas marcas mais baratas, o grau de fixação é facilmente determinado pela cor do produto - quanto mais escuro, mais fortes os fios irão aderir uns aos outros, mas os melhores fabricantes tentam não introduzir corantes em seus produtos, por isso a fixação nível só pode ser julgado pelas informações na embalagem.

Quando aplicado em cachos úmidos, o gel forma em cada cabelo uma casca fina, mas ao mesmo tempo muito elástica, tornando o cabelo muito mais fácil de prender em um penteado. Os géis de alta qualidade contêm necessariamente proteína fibrilar, mais conhecida como queratina - nutre o cabelo, cura, restaura a sedosidade e dá brilho.

Outro componente útil do gel é o óleo de espinheiro, que satura a estrutura de cada cabelo com os aminoácidos, minerais e vitaminas necessários, proporcionando assim uma produção adicional de queratina, o que torna os fios mais saudáveis ​​e elásticos.

Vantagens e desvantagens

As vantagens indiscutíveis do produto incluem:

  • efeito de fixação - graças a esta propriedade, você pode manter um penteado impecável por muito tempo;
  • a capacidade de criar os penteados mais complexos em seu cabelo;
  • a ausência de qualquer placa pegajosa nos cachos após a aplicação;
  • aroma fraco;
  • hipoalergênico.

Os géis são produzidos com base na água desinfetada sob radiação UV, além disso, a composição do produto inclui todos os tipos de componentes úteis que garantem a durabilidade do penteado, e também possuem um leve efeito cicatrizante:

  • polímeros catiônicos - essas partículas têm carga positiva, por isso se fixam em queratina carregada negativamente;
  • copolímero PVP / VA - proporciona a formação de uma película de fixação que impede a penetração dos componentes do gel na estrutura da haste do cabelo;
  • carbômero - atua como um espessante;
  • trietanolamina - é responsável pela regulação da reação ácido-base;
  • glicerol - ajuda a hidratar os cachos e a nutri-los.

Ao mesmo tempo, a estrutura dos géis inclui substâncias que afetam negativamente a condição do cabelo - incluem conservantes e todos os tipos de corantes artificiais. Além disso, contém álcool etílico, que causa ressecamento, quebra e caspa.

Para mitigar os efeitos adversos desses componentes, o gel é adicionalmente enriquecido com óleos úteis e extratos vegetais. Por exemplo, o extrato de aloe dá um efeito muito bom, que ajuda a hidratar e fortalecer os cachos.

Variedades

As composições modernas têm uma grande variedade de modificações. Fabricantes conhecidos têm tentado garantir que um produto adequado possa ser encontrado para qualquer tipo de cabelo e características de penteado. As opções mais comuns são:

  • gelatinoso - o tipo mais comum de géis modeladores, é versátil, vendido em lata e varia no nível de fixação;
  • líquido - este gel é utilizado para texturizar fios muito finos e esparsos, que, ao utilizar composições de estrutura mais densa, perdem imediatamente todo o seu volume;
  • gel de spray - executa simultaneamente as tarefas de gel e spray, em regra, é aplicado já na fase final, fixa suavemente o penteado, enquanto os fios permanecem móveis e bastante vivos;
  • cera de gel - possui uma estrutura bastante densa, destinada a texturizar as pontas, não sendo adequada para uso em fios oleosos e enfraquecidos;
  • tinta gel - este gel não só fixa os fios, mas também os tonifica adicionalmente, enfatizando os cachos individuais no penteado, porém, a tonalidade em si acaba sendo clara, insaturada;
  • relâmpago - devido às peculiaridades da composição química, sob a influência da radiação ultravioleta, dá uma tonalidade mais clara aos cachos, sem agredir a haste do cabelo;
  • curativo - um gel especial contendo vitaminas A, E, D, adicionalmente enriquecido com pantenol, queratina e outros componentes necessários para manter um aspecto saudável do cabelo; graças ao uso de tal ferramenta, o cabelo não é apenas modelado, mas também tratado.

Dependendo do nível de fixação, existem:

  • Super forte;
  • média;
  • fixação fraca.

Por marcação, existem:

  • para pompa extra;
  • com leve efeito hidratante;
  • dando brilho e brilho;
  • alisamento;
  • medicinal;
  • matiz.

Como escolher?

Escolher o gel certo não é tão difícil - tudo depende do efeito que você deseja obter. Para penteados do dia a dia, é melhor usar sprays, pois têm propriedades de fixação fracas, por isso parecem bastante naturais. Esses produtos são muito fáceis de aplicar, pois não pesam os fios e não grudam os cabelos.

As formulações espessas distinguem-se por uma fixação bastante forte, são adequadas para fixar velos e permitem-lhe manter o estilo ao longo do dia em quaisquer condições atmosféricas.

Para cortes curtos e ultracurtos, a cera é ideal - é muito versátil, podendo ser usada tanto nas pontas quanto em todo o comprimento do cabelo. No entanto, é importante não exagerar aqui - você precisa usar o mínimo do produto, caso contrário, os fios ficarão sujos. Ressalta-se que trabalhar com cera requer certa habilidade, e não é a primeira vez para usá-la corretamente.

Géis de consistência cremosa cuidam dos cabelos, têm efeito regenerador pronunciado e promovem o crescimento acelerado dos fios, mas não é possível fazer com eles um estilo que requeira forte fixação, portanto tais composições são utilizadas principalmente para o uso diário e modelagem diurna.

Todo mundo tem sua composição favorita para o cabelo, muitas vezes em busca do remédio ideal, é necessário experimentar várias dezenas de medicamentos, porém, de acordo com avaliações de usuários, os produtos a seguir se distinguem pelas melhores propriedades de consumo.

Natura Siberica

Gel de alisamento de cabelo de espinheiro-mar da Natura Siberica. Este produto tem uma composição natural, fixa bem o penteado sem sobrecarregar os fios e, adicionalmente, cura e restaura o brilho natural.

Revlon

Gel de fixação super forte da renomada marca de cosméticos Revlon. Uma ferramenta profissional que permite modelar os penteados mais complexos.

Schwarzkopf

Pasta de Gel para Pentear da Schwarzkopf. Uma composição universal que pode ser usada com igual sucesso tanto em condições de salão como em casa.

Conceito

Preparação de bioqueratina da Concept. Um excelente gel que permite não só conseguir um look impecável durante todo o dia, mas também curar cabelos danificados e quebradiços.

O custo desses géis é bastante alto, mas o resultado do uso sem dúvida vale a pena - eles proporcionam um efeito modelador garantido, ao mesmo tempo que restauram os cabelos, tratam e deixam os cachos saudáveis.

Como usar?

Qualquer produto modelador deve ser usado corretamente e os géis não são exceção. Ao trabalhar com ele, você deve seguir as recomendações a seguir.

  • O gel deve ser tomado em pequenas quantidades, caso contrário os cabelos ficarão sujos ou grudados.
  • Os géis são usados ​​apenas em cabelos limpos.
  • Se você planeja usar um modelador de cachos ou ferro para modelar, dê preferência aos géis com proteção térmica.
  • A composição não deve ser aplicada na zona da raiz, cerca de 4-5 cm devem ser retirados da cabeça.
  • Às vezes, quando o gel é aplicado, ele começa a ficar para trás ou deixa um rastro esbranquiçado. Os motivos podem ser diversos: quantidade excessiva do medicamento, uso de produto de baixa qualidade ou uso de gel extra forte que não se adapta ao seu tipo de cabelo.

Ao trabalhar com gel, você deve observar as seguintes precauções:

  • não deixe o gel entrar em contato com os olhos, caso isso aconteça, enxágue com bastante água corrente;
  • se o couro cabeludo estiver inflamado ou com feridas, é melhor usar gel;
  • ao usar o gel pela primeira vez, observe a reação - se surgirem erupções, vermelhidão ou sensações dolorosas, pare de usar a composição;
  • o gel não seco pode deixar manchas inestéticas na roupa - tenha cuidado;
  • os géis devem ser mantidos fora do alcance das crianças.

Opções de estilo

Vamos nos deter em mais detalhes nas opções de modelagem feminina que podem ser feitas com a ajuda de um gel.

"Penas"

Esse penteado é feito por donas de cortes curtos, a essência está na texturização dos fios individuais. Para fazer esse penteado, você deve pegar uma pequena quantidade de gel, distribuí-lo pelas mãos e esfregar no cabelo, e depois usar um pente e um secador de cabelo para pentear da maneira usual. No estágio final, você deve colher um pouco mais de gel e formar fios separados com os dedos, fixando-os na direção desejada.

Normalmente, esse tipo de penteado fica com uma aparência desleixada, para isso os fios ficam “espalhados” por todo o corte.

Efeito molhado

Esta é uma opção de styling muito na moda, um verdadeiro sucesso das últimas temporadas. Para conseguir o resultado é bastante simples, a peculiaridade de usar o gel aqui é que ele é aplicado em cabelos úmidos. Como regra, imediatamente após lavar o cabelo molhar um pouco para retirar todo o excesso de água, em seguida, o gel é aplicado em toda a extensão, após o qual os cabelos são gentilmente prensados, formando cachos.

Nesse caso, o cabelo deve secar naturalmente, se você usar um secador de cabelo, todo o efeito virá em nada, e o cabelo vai se parecer com pingentes descuidados.

Cachos

Com a ajuda do gel, você pode fazer cachos e cachos elásticos. É muito simples fazer um penteado cacheado - é preciso aplicar um pouco da composição nos cabelos limpos e úmidos, depois secar levemente com um secador de cabelo, enrolar os papillotes e secar naturalmente. Em seguida, os rolinhos são retirados e o penteado é distribuído com os dedos sem o uso de pente.

"Megera Domada"

Com a ajuda do gel, até os cabelos mais rebeldes e grossos podem ser modelados, para isso, uma pequena quantidade de gel é aplicada no pente, distribuída uniformemente sobre ele, penteando sistematicamente uma mecha após a outra. Em seguida, são passados ​​novamente nos cabelos, formando o penteado desejado, secos com secador e adicionalmente fixados com verniz.

Ressalta-se que o produto é utilizado não só por mulheres, mas também por homens. Para o penteado diário, eles precisam de muito pouca composição, ela precisa ser esfregada no cabelo e deixada na forma desejada, após o que o cabelo é seco sem a participação de um secador de cabelo.

Entre os rapazes, o estilo “descuidado” é muito popular - neste caso, o gel é distribuído nas palmas das mãos, depois os cabelos são penteados no sentido contrário ao do crescimento e com as mãos formam mechas separadas.

Você pode fazer seu penteado, pelo contrário, liso. Em seguida, o gel é aplicado principalmente nas raízes e, em seguida, penteado para trás com um pente e secador de cabelo. Lembre-se de que esse estilo traz todas as imperfeições do rosto à tona, então nem todo homem pode pagar.

Entre as tendências dos últimos anos está o “ouriço”. Aqui, o cabelo deve ser lubrificado com gel, e depois despenteado, apontando para cima.

Como é diferente de outros produtos?

Ressalta-se que todos os produtos de styling possuem características próprias que os motivaram a sua utilização. Portanto, algumas pessoas do belo sexo acreditam que as espumas e os géis têm o mesmo efeito. Não é o caso, mousses com espumas e géis têm muitas diferenças.

  • Mousses acrescentam esplendor extra aos fios, além de manter a forma desejada do penteado. Os géis também fixam o estilo, mas privam completamente os fios de esplendor.
  • A mousse para o cabelo é uma substância espumosa. O gel é uma massa bastante pegajosa.
  • Normalmente, a espuma é embalada em grandes latas de aerossol. Os géis são vendidos em bancos.
  • Os mousses podem ser usados ​​por consumidoras com cabelos de qualquer comprimento.O gel é mais frequentemente aplicado em cachos curtos.

Veja abaixo as instruções sobre como criar um estilo de look molhado usando o gel.

sem comentários

Moda

a beleza

casa