Casamento

Quando você pode se casar?

Quando você pode se casar?
Contente
  1. Quem pode e quem não pode se casar?
  2. É possível casar sem registrar casamento?
  3. Quais são os melhores dias para a ordenança?
  4. Como preparar?
  5. Superstições e presságios

Hoje, uma cerimônia como o casamento está ganhando popularidade novamente. Casar se tornou uma tendência da moda, mas apenas alguns casais reconhecem a plena responsabilidade desse sacramento da Igreja. Um casamento é uma cerimônia na igreja, a união dos esposos por Deus. Visto que este não é apenas um belo ritual, mas também uma responsabilidade uns para com os outros e diante da igreja, será útil conhecer algumas de suas sutilezas e nuances.

Quem pode e quem não pode se casar?

A tradição de se casar na igreja remonta à antiguidade. Antes, apenas o casamento celebrado no templo de Deus era considerado legal, pois antigamente eles eram muito sensíveis à observância de todas as regras. Muitas tradições estão desatualizadas e não são mais usadas, mas a maioria delas ainda chegou até nós.

Todos os casais em que a noiva tem 16 anos e o noivo 18 anos podem se casar na igreja. Claro, uma menina que não atingiu a maioridade pode realizar este sacramento apenas com a permissão de seus pais. Para que um casal se case, também é necessário apresentar uma certidão de casamento. Esse requisito é que se deve amadurecer espiritualmente para a vida familiar. Além disso, a certidão torna-se uma espécie de fiança de que nenhum dos recém-casados ​​está em outro casamento paralelamente.

O prazo para um casal se casar na igreja é de 60 anos para uma mulher e 70 para um homem. Isso se deve ao término da função de procriação. No entanto, hoje muitos clérigos estão se encontrando na metade do caminho e se casando com casais mais velhos do que a idade indicada. Ao mesmo tempo, a oração pelo parto é omitida.

Se antigamente estava na moda os casamentos em que o noivo era duas vezes ou mais velho que a noiva, então hoje, se o casal tem uma diferença significativa de idade, o sacerdote pode tentar dissuadir o casal de um passo precipitado. No entanto, se o casal estiver confiante em seus sentimentos, não haverá recusa por parte da igreja.

Além disso, os casais que decidem se casar devem ser da mesma religião, batizados e usar uma cruz.

Os casais podem se casar no dia do casamento e depois de um período indefinido de tempo. O principal é que o sacramento ocorra. Você precisa marcar o casamento com antecedência, com um mês ou duas semanas de antecedência. Ao mesmo tempo, é recomendado negociar todas as sutilezas com o clérigo, preparar os atributos necessários e aprender as regras de comportamento na igreja.

Não há diferença significativa entre grandes e belos templos e pequenas igrejas. Em todos os lugares a cerimônia é realizada da mesma maneira. Hoje este é um sacramento pago e é melhor concordar com o custo com antecedência.

Infelizmente, existem várias proibições para casamentos, por isso nem todos poderão realizar este sacramento. A igreja vai recusar:

  • casais que estão atualmente em um casamento divorciado ou em união estável;
  • clero que deseja realizar uma cerimônia após entrar na dignidade;
  • casais que já tiveram o prazer de se casar três vezes;
  • jovens, se não forem batizados ou tiverem outra religião;
  • casais relacionados com a quarta geração.

É possível casar sem registrar casamento?

Como você sabe, antigamente não havia lugar para o casamento civil, e apenas a união consagrada pela igreja era reconhecida. Hoje, muitos casais questionam se é possível casar sem passar pelo registro de casamento no cartório. No mundo moderno, a igreja considera as certidões de casamento a principal forma de criação de uma família. Claro, esses cânones foram recomendados pelo estado, mas a igreja não pretende abandoná-los.

É importante notar que se você pedir a um padre em casamento sem um documento de registro de casamento, você provavelmente será recusado. Existem apenas algumas exceções às regras que permitem casamentos sem registro, mas apenas por um bom motivo e com a permissão do bispo. Esses casos são muito raros.

Por exemplo, em uma igreja sem documento, os paroquianos religiosos podem se casar, os quais o clero conhece há muitos anos e está confiante em seus sentimentos.

Portanto, ele assume a responsabilidade. Além disso, a igreja pode fazer concessões a casais religiosos, onde um dos parceiros está em perigo ou doença.

Quais são os melhores dias para a ordenança?

Voltando ao calendário ortodoxo, você pode ver que os dias mais favoráveis ​​para este sacramento durarão até o outono: 14 dias em setembro, 17 em outubro e 15 em novembro. Em dezembro, os casais não poderão se casar, pois desta vez cai no Jejum da Natividade.

Em nenhum caso a cerimônia deve ser realizada nos dias 11 e 27 de setembro de qualquer ano. E em outubro é melhor se casar depois do dia 14. Os dias de sucesso em setembro para tal sacramento serão 2, 3, 5, 7, 9, 12, 14, 16, 17, 19, 23, 24, 28, 30. E os dias favoráveis ​​de outubro são 1, 3, 13, 21, 22, 25, 29, 31.

Mesmo nos velhos tempos, era costume casar-se na igreja na primavera ou no outono. O número de dias auspiciosos durante este período foi preservado nos tempos modernos. O período de maior sucesso para o sacramento é considerado o período da Epifania a Maslenitsa.

Os melhores dias para a cerimônia são:

  • Domingo;
  • Segunda-feira;
  • Quarta-feira;
  • Sexta-feira.

A maioria das pessoas que deseja se casar na igreja após o casamento é no domingo. Isso porque o sábado é o melhor dia para o registro do casamento, e no segundo dia do casamento, ou seja, o domingo, é a data do casamento. E a carga emocional é menor para o casal e os convidados estão todos no lugar. Você pode se casar nesses dias apenas se o domingo que você escolheu não for um feriado significativo da igreja.

Como preparar?

O casamento deve necessariamente ser realizado apenas em uma igreja, em nenhum caso na natureza ou em um mosteiro. Os noivos ou seus pais devem combinar a hora do casamento. Ao mesmo tempo, é proibido envolver homens e mulheres solteiros na organização do sacramento.

É desejável que a cerimônia seja realizada apenas para um casal, e não para vários ao mesmo tempo. Será muito bom se os sinos tocarem após o sacramento. Esta não é apenas uma bela tradição, acredita-se que o toque dos sinos traz felicidade na vida familiar.

Para os casais que desejam se casar, surge a questão de saber a que horas do dia a cerimônia deve ser realizada: de manhã, à tarde, à noite ou à noite. Não é costume realizar este ritual à noite no templo. O horário ideal é das 13h às 17h, mas às vezes a igreja faz concessões e coroa logo após o serviço da manhã.

Depois de escolhidos o dia e a hora do casamento, é necessário preparar-se para esta cerimónia. Para isso, é necessário estocar uma garrafa de "Cahors", um pãozinho, velas e toalhas, ícones do Salvador e da Mãe de Deus e, claro, anéis. Para fotografia e filmagem de vídeo, você deve pedir permissão ao padre.

Na Igreja Ortodoxa, a cerimônia de casamento começa diretamente com o noivado em si. No início, os jovens, sob a direção do padre, realizam manipulações com os anéis. Em seguida, ocorre a própria cerimônia de casamento, durante a qual as orações são pronunciadas. Antes do sacramento, é recomendável fazer um jejum de três dias e depois confessar.

Não devemos esquecer que o casamento é um sacramento para dois, uma bênção de dois corações para uma vida longa e feliz, o nascimento e a educação de filhos de acordo com os cânones da religião ortodoxa. Portanto, você não deve alardear este evento com pompa e luxo excessivos, bem como um grande número de convidados. Como se costuma dizer, a felicidade ama o silêncio.

Por mais que a noiva e os convidados para o casamento queiram ter uma aparência elegante, não se deve esquecer o recato e o arrependimento na igreja. Portanto, você precisa se comportar e se vestir adequadamente.

Não deve haver vestidos curtos, decote profundo, jeans, salto agulha.

Superstições e presságios

Não é supérfluo considerar alguns dos sinais e superstições associados à cerimônia de casamento. Essas superstições chegaram até nós desde os tempos antigos e, acreditando ou não nelas, cada casal decide por si.

Se você confia em rumores antigos, maio é considerado o mês mais impróprio para este sacramento. As pessoas comparam a palavra "pode" com o significado "labutar". Ou seja, com base na crença, todos os casais que se casaram em maio terão trabalho árduo por toda a vida.

Em um ano bissexto, apenas alguns casais decidem se casar. Esse ano é considerado malsucedido para o casamento civil e religioso. Segundo a lenda, todos os casamentos concluídos em um ano bissexto não serão duradouros. O ano bissexto é seguido pelo ano da Viúva Negra, seguido pelo ano da Viúva Negra. Acreditava-se que nesses anos é impossível entrar em uma união matrimonial. Na Igreja Ortodoxa, os casamentos em um ano bissexto nunca foram proibidos, os clérigos consideram todas as superstições um pecado.

Sinais populares dizem que:

  • se um casal fizer um juramento de lealdade pelos anéis, sua união será inquebrável;
  • se depois do casamento os jovens se olharem no espelho, então sua união também será forte;
  • uma noiva que use seu vestido de noiva antes do casamento colocará o casamento em risco.

Anteriormente, acreditava-se que o casal deveria trazer um anel de ouro e prata para a cerimônia. Esses eram símbolos do princípio feminino e do poder masculino, o sol e a lua. Ao mesmo tempo, a noiva nunca deve colocar o anel nas luvas.

As testemunhas desempenham um papel muito importante na ordenança. Devem ser melhores amigos, cristãos ortodoxos, pessoas de mente aberta. É melhor escolher um casal feliz.

A coroa durante o procedimento do casamento deve estar sempre na cabeça de quem realiza a cerimônia. Se você removê-lo, o casamento diante de Deus será inválido.As velas que o jovem casal segurava na oração devem ser preservadas por eles. Eles se tornarão tutores insubstituíveis do casamento, facilitarão os partos difíceis.

As pessoas que estão vinculadas pelo sacramento de um casamento não podem se separar, porque Deus os uniu. Se os jovens se separarem, eles nunca encontrarão sua felicidade separados.

A dissolução de um casamento selado pela igreja é considerado um grande pecado. É difícil para alguém que se tornou culpado de um divórcio receber uma bênção para o próximo casamento. Hoje, a igreja faz concessões, realiza uma cerimônia de destronamento e abençoa o próximo casamento. Deve haver motivos sérios para a dissolução de um casamento pela igreja e devem ser explicados. Somente no caso de argumentos de peso será permitida a dissolução do casamento.

Antes de se casar na igreja, deve-se lembrar que o casamento é um sacramento especial e deve ser levado a sério. Se os sentimentos do casal forem fortes, nenhuma superstição ou presságio o destruirá.

Para informações sobre quando você pode se casar, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa