Vastu Shastra

Noções básicas de Vastu Shastra

Noções básicas de Vastu Shastra
Contente
  1. A história da criação da doutrina
  2. Local de entrada
  3. Como organizar os quartos?
  4. Outras regras de ouro da ciência

A harmonia na casa é garantia de felicidade e saúde. Os ensinamentos do Vastu Shastra ajudarão a organizar adequadamente o espaço de vida, de modo que todas as energias nele sejam distribuídas uniformemente e sejam benéficas. Não é difícil entender o básico deste sistema, suas regras são bastante compreensíveis para uma pessoa comum.

A história da criação da doutrina

O sábio maia é considerado o fundador da direção. Foi ele quem coletou o conhecimento espalhado e o formalizou em um único sistema, que foi chamado de Vastu-shastra. Traduzido, significa "a ciência da construção". Há também outra interpretação - "Conhecimento do espaço"... Inicialmente, o sistema foi usado na construção de locais religiosos hindus, para o planejamento da arquitetura de templos, mas posteriormente penetrou em outras áreas, incluindo a engenharia civil e o projeto de apartamentos comuns.

Os ensinamentos de Vastu Shastra são muito antigos, essas tradições foram transmitidas de geração em geração por 10 mil anos.... Foi esse sistema que se tornou a base para outra tendência popular - o Feng Shui. Se você os comparar, verá muitas semelhanças. No entanto, o ensino chinês é mais focado em processos dinâmicos, movimento e fluxo de energia, e Vastu Shastra coloca a influência de conceitos mais fundamentais e imutáveis ​​em primeiro plano. Se você segue o Feng Shui, então você precisa corrigir a situação em sua casa de vez em quando de acordo com os ciclos de mudança, mas a direção hindu permite que você coloque tudo em seu lugar uma vez e não se preocupe mais com isso

Em parte, a teoria do Vastu Shastra também se cruza com os cânones de construção eslavos. Isso não é surpreendente, porque, apesar da diferença entre povos e mentalidades, existe um conceito global de harmonia que pode ser considerado comum a todos. É por isso, se você gosta do ensino hindu, não há nada de errado em usá-lo no planejamento e projeto de construção.

Um dos conceitos básicos deste sistema é Vastu Purusha. Pode ser considerado a personificação da alma da casa... Cada edifício tem seu próprio Vastu Purusha, que é colocado de uma determinada maneira. E a construção deve ser planejada para que nada atrapalhe, então os inquilinos ficarão bem, o espírito cuidará da sua paz e bem estar. Porém, mesmo que o edifício não esteja localizado de acordo com os cânones, você pode corrigir a situação usando espirais, pirâmides, mandalas e outros símbolos que são projetados para corrigir o movimento das energias.

Durante os cálculos, não apenas a localização do Vastu Purusha é levada em consideração, mas também outros pontos importantes:

  • características da almofada;
  • a influência dos planetas do sistema solar;
  • características de divindades que patrocinam certas partes do mundo;
  • propriedades dos elementos;
  • dados astrológicos pessoais dos residentes.

É necessário processar muitas informações, portanto, para cálculos completos, um especialista que trabalhe com Vastu-shastra é convidado - ele será capaz de desmontar corretamente e levar em consideração todas as nuances. No entanto, existem diretrizes mais gerais e simples que qualquer pessoa pode seguir para adicionar harmonia ao lar.

Local de entrada

Um dos lugares mais importantes é a porta. Está associado ao movimento de energias, mas tanto os tipos positivos quanto os negativos podem penetrar por ele. Por isso é necessário equipar a entrada para que atraia tudo o que é favorável, mas protege-a das influências negativas.

Em primeiro lugar, a localização da porta é levada em consideração.

  • A melhor opção é pelo lado leste. É lá que a energia do Sol se manifesta ao máximo. Tem um efeito positivo na saúde dos residentes, dá clareza de espírito e ajuda na realização dos desejos.
  • Norte ou Nordeste não é uma solução ruim... Entrar por este lado ajudará a trazer boa sorte para a casa.
  • A porta para o oeste é permitida somente se não houver maneira de colocá-lo em uma direção mais favorável.

É altamente indesejável fazer uma entrada no sul ou sudoeste - existe a zona de influência do deus da morte Yama e do planeta Rahu, que atrai mudanças adversas. Estas regras também se aplicam no caso de varandas, terraços e varandas.

Também existem nuances quanto ao design e decoração das portas.

  • Sinais e símbolos sagrados ajudam a atrair boa sorte. A entrada deve ser decorada com imagens de lótus, folhas, pássaros. Além disso, são usados ​​yantras de proteção especiais, que podem ser fixados em qualquer um dos lados da porta.
  • Os tons de azul e amarelo são favoráveis., recomenda-se adicioná-los ao decorar a estrutura da entrada.
  • A porta deve ser de boa qualidade, sem fissuras ou danos, as dobradiças devem ser lubrificadas atempadamente para que não estalem.

Para proteger e atrair boas energias, uma planta sagrada é frequentemente plantada na frente da entrada - manjericão... Se não for possível organizar um canteiro ou pelo menos colocar um vaso, pode-se fazer um desenho adequado na porta ou nas paredes adjacentes. Um enfeite de manjericão terá um efeito semelhante.

Como organizar os quartos?

A forma mais favorável de uma casa é um quadrado ou retângulo. Os quartos internos também devem ser dispostos em uma determinada ordem, já que cada setor é controlado por um determinado planeta.

  • A energia do Sol está concentrada na parte oriental.... Está associado a criatividade, carreira, negócios, atividade. É bom se houver janelas, uma entrada adicional ou uma varanda - uma boa energia entrará na casa através delas.
  • Setor norte associado a comunicações, inteligência, aprendizagem. É administrado por Mercury. Pode haver um workshop, uma sala de estudos ou uma sala de recepção.
  • Zona sul associado à força e assertividade - esses são aspectos do planeta Marte. Nesta área, você pode colocar um quarto ou um berçário. Também pode haver uma despensa no sul.
  • Setor ocidental - lugar de influência de Saturno. Exige respeito e disciplina, por isso pode ser criado um local de trabalho nesta área. Além disso, o oeste está associado à limpeza e é adequado para um banheiro ou área de jantar.

Também vale a pena prestar atenção aos cantos da casa, onde diferentes lados do mundo se tocam. Eles têm características próprias.

  • Nordeste é uma zona importante... É administrado por Júpiter. Nesta área pode haver um estudo ou sala de recepção, um local de oração com um altar.
  • No sudeste o elemento fogo é forte, então uma cozinha pode ser localizada aqui. Esta zona é governada pelo planeta Vênus.
  • Sudoeste - setor fechado de energia. Se você colocar algo aqui, ele ficará lá por muito tempo, então a zona é adequada para instalação de sistemas de armazenamento. Também pode haver quartos de dormir neste local.
  • Zona noroeste tem uma energia luminosa e é adequado para um viveiro. Além disso, você pode equipar um banheiro lá.

O centro da casa é considerado um ponto importante. Deve haver necessariamente um espaço livre e limpo para que as energias possam circular corretamente. Não deve haver divisórias ou pilhas de móveis neste momento.

Outras regras de ouro da ciência

O Vastu Shastra não apenas fala sobre como organizar as instalações da casa, mas também tem outros princípios importantes que devem ser considerados ao desenvolver um layout ou projeto. Na verdade, mesmo os pequenos detalhes podem fazer a diferença. Por exemplo, certas imagens de animais trazem boa sorte, enquanto outras a repelem. Conhecendo esses segredos, você aprenderá a criar um espaço harmonioso.

As leis do Vastu Shastra podem aconselhar sobre qualquer assunto, incluindo a frequência com que a limpeza deve ser feita ou onde a árvore deve ser colocada.

Orientação

Esta regra se aplica à localização da casa. O edifício deve ser orientado estritamente aos pontos cardeais. Desvios levam a distúrbios nos fluxos de energia. A planta da casa é feita com foco nos pólos magnéticos da Terra. Se a estrutura tiver uma forma irregular, recomenda-se corrigi-la adicionando divisões ou alterando as proporções da estrutura.

Como último recurso, você pode usar vários elementos geométricos:

  • círculos e linhas horizontais atrair o elemento Água;
  • quadrados necessário para aumentar a influência da Terra;
  • se a sala não tem Fogo, então deve haver triângulos ou linhas verticais;
  • diagonais personificar o ar.

Símbolos sagrados também podem ser usados ​​para correção. Eles têm um efeito positivo não apenas no espaço, mas também no carma de uma pessoa.

Mandalas Vastu Purusha

No planejamento, um esquema especial também é usado, o que ajuda a entender como as energias vão circular na casa. Vastu Purusha Mandala explica as qualidades e propriedades de qualquer espaço, pequeno ou grande. Portanto, ele pode ser usado para qualquer edifício e até mesmo para o projeto de cidades inteiras. O diagrama é um quadrado, que é dividido em setores - eles estão associados a certas energias, divindades e planetas. Esta grelha é aplicada à disposição da casa para perceber onde é melhor equipar determinadas divisões.

Estrelas de nascimento

Vastu Shastra usa dados astrológicos para criar espaços harmoniosos. Os residentes da casa precisam indicar com precisão não só o local de nascimento, mas também a hora, com precisão de minutos. Com base nessas informações, o astrólogo faz cálculos que ajudam a determinar as características energéticas de uma pessoa, o temperamento e outros traços de caráter. No planejamento de uma casa, tudo isso é levado em consideração, e o espaço é construído de forma a promover o desenvolvimento de características favoráveis ​​e suprimir as negativas.

Se os dados de todos os membros da família não podem ser obtidos, então, em primeiro lugar, eles tentam determinar a estrela do nascimento da amante.É ela quem mantém o clima favorável na casa e se encarrega de tudo o que acontece lá dentro, enquanto o dono vai ao mundo exterior em busca de fundos e recursos para sustentar a família.

Rede de energia

Linhas com energias específicas estão localizadas ao redor do globo. Na ciência, essa grade de energia é conhecida como paralelos de latitude e longitude. Esta regra diz que o esquema da casa também deve consistir em quadrados e retângulos semelhantes. De acordo com o princípio da similaridade, a harmonia é construída entre o sistema de energia de nosso planeta e os fluxos em um prédio separado.

Centro sagrado

O meio da casa é chamado de Brahmastan. Esta área é sagrada. Acredita-se que Brahma, a divindade suprema da criação, é responsável por esta área. É preciso tratá-lo com muito respeito, então o centro fica livre e aberto, não é usado para as necessidades domésticas. Normalmente, um amplo salão é feito nesta área, onde feriados importantes e eventos especiais podem acontecer.

Cor harmoniosa

A escolha das cores na decoração dos quartos também influencia o ambiente geral da casa. Acredita-se que cada cor tenha uma certa energia, então você precisa escolher os tons certos e combiná-los corretamente entre si:

  • no norte, todos os tipos de tons de verde são recomendados, o amarelo claro também é adequado;
  • laranja, branco, vermelho, rosa e dourado são adequados para o leste;
  • no sul, bordô, marrom e um pouco de preto podem estar presentes;
  • o oeste se harmoniza bem com o azul e o roxo;
  • na zona Nordeste, você pode usar branco e amarelo, azul;
  • vermelho ou laranja é adequado para o sudeste;
  • no sudoeste, cinza ou verde escuro é apropriado.

As mais harmoniosas, segundo a doutrina, são as tonalidades naturais que se encontram na natureza ao ar livre e à luz do sol. É melhor evitar a abundância de cores escuras, que em grandes quantidades podem criar uma atmosfera deprimente. Você não deve usar tons excessivamente brilhantes e ácidos.

As regras para a seleção das cores são de caráter consultivo, o principal é que os tons do interior se combinem e sejam apreciados pelos moradores. Se algum dos tons causar hostilidade entre os donos da casa, você não deve usá-lo.

Agradecimentos

Vastu Shastra diz que a própria casa deve ser tratada com respeito.... Valorize a sua casa e ame-a, você não precisa ficar constantemente procurando por defeitos nela e se preocupar com isso. Ser rude e descuidado não fará bem a você, mas se você sentir uma gratidão genuína, isso pode atrair uma energia auspiciosa e lhe dar um estado de paz. De acordo com o Vastu-shastra, a casa tem sua própria alma, por isso sente a atitude dos proprietários e responde na mesma moeda.

A gratidão pode ser expressa de várias maneiras.

  • Mantendo a ordem. Não se esqueça de tirar o lixo, faça limpeza úmida para que o pó não se acumule nas superfícies, procure não sujar o espaço. Se você tiver coisas desnecessárias, não as armazene, mas jogue-as fora ou dê para os necessitados.
  • Limpando o espaço em um nível sutil. Para eliminar a negatividade, é recomendável acender velas regularmente, usar incenso ou óleos essenciais. O efeito do som também tem um efeito benéfico - geralmente inclui mantras ou música clássica.
  • Decoração do espaço... Adicione decoração e pequenas coisas para criar um ambiente aconchegante. Se as pessoas gostam de estar dentro de casa, elas se sentem confortáveis ​​e podem relaxar - isso tem um bom efeito na atmosfera geral e na energia da casa.

Lembre-se de que o Vastu Shastra não é um remédio mágico para todos os problemas. O ensinamento sugere como criar um espaço harmonioso ao seu redor, mas antes de tudo, a pessoa deve ter paz e equilíbrio em sua alma.

sem comentários

Moda

a beleza

casa