Banheiro

Painéis de parede na casa de banho: o que são e como escolher?

Painéis de parede na casa de banho: o que são e como escolher?
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Cores e desenhos
  5. Como escolher?
  6. Sutilezas de instalação
  7. Exemplos de sucesso no interior

Como material de acabamento para banheiros, os painéis de parede competem com segurança com os azulejos, chegando a superá-los em alguns parâmetros. Os consumidores estão cada vez mais atentos a uma forma prática e económica de decorar as instalações, que lhes permite realizar as reparações com pouco dinheiro e em pouco tempo.

Vantagens e desvantagens

A alta demanda do consumidor e a crescente popularidade dos painéis devem-se a uma série de vantagens importantes deste material.

  • Os painéis de banheiro estão disponíveis em uma ampla variedade no mercado. Isso facilita muito a escolha da opção desejada e permite que você adquira um revestimento de qualquer cor e design. Existe uma vasta selecção de painéis à venda que imitam muito naturalmente os azulejos, a madeira e a pedra natural. Com a seleção correta de tons e a combinação correta de texturas, é muito difícil distinguir tais superfícies do original.
  • Os painéis do banheiro são à prova d'água e não são propensos a acúmulo e retenção de umidade. Isso elimina completamente o risco de fungos e patógenos.
  • Devido à superfície plana e lisa, os painéis atendem plenamente aos requisitos sanitários e higiênicosaplicado à decoração de interiores de instalações sanitárias e casas de banho. Eles são fáceis de limpar, não tendem a acumular eletricidade estática e não atraem poeira.
  • Como a maioria dos modelos são montados em moldura, não há necessidade de alinhar paredes e tetos. Isso simplifica muito o processo de reparo, liberando os proprietários da complexa preparação das superfícies de trabalho antes de aplicá-las com um acabamento de acabamento.
  • A instalação da moldura e a instalação dos painéis é um processo muito simples, para enfrentar o que uma pessoa que não tem experiência em terminar trabalhos pode fazer.
  • Devido à estrutura composta das superfícies do painel em caso de dano ou quebra de um elemento separado, ele é facilmente trocado por um novo sem desmontar todo o revestimento.
  • Em comparação com os azulejos, os painéis de parede são leves. e não criam uma carga significativa nas estruturas de suporte.
  • Devido à sua alta resistência ao desgaste a vida útil de tal revestimento é de 10 anos ou mais.
  • Durante a operação, o material não está sujeito a deformação e mantém a sua forma original ao longo de toda a sua vida útil.
  • A faixa de preço dos painéis de parede é muito ampla. Isso permite que você escolha e compre modelos monocromáticos muito despretensiosos e um revestimento sólido com imitação de materiais caros.
  • Graças ao caixote um espaço livre é formado entre os painéis e a parede, o que permite a colocação de linhas elétricas e de abastecimento de água.

Não há muitas desvantagens nos painéis de parede. Esses incluem tendência ao desbotamento dos modelos plásticos, diminuição da área útil da sala devido à instalação da moldura e baixa resistência a cargas mecânicas e de choque dos produtos de PVC. Outra desvantagem é limitar o uso de painéis de aglomerado em locais de intensa entrada de água, por exemplo, perto de uma pia ou chuveiro.

Isso se deve ao fato de que mesmo com danos mínimos à camada protetora, a água começará a penetrar na laje, causando sua deformação e destruição.

Visualizações

A classificação dos painéis de parede de banheiro é feita de acordo com critérios como características de design e material de fabricação. Em primeiro lugar, distinguem-se várias opções de acabamento, cuja descrição detalhada e características técnicas são apresentadas a seguir.

  • Painéis tipo rack são o grupo mais numeroso e são representados por lamelas de até 340 cm de comprimento, 10 a 30 cm de largura e 8 a 12 mm de espessura. Cada um deles está equipado com uma fechadura com ranhura espinhosa, que permite montar os elementos em uma superfície comum, como um quebra-cabeça. O grande comprimento dos modelos permite que sejam instalados em ambientes muito altos sem a necessidade de formar juntas intermediárias. Os painéis rack estão disponíveis nos mais variados tipos de texturas e cores, têm baixo custo e, quando colocados na vertical, aumentam visualmente o teto.

As desvantagens dos comprimentos longos incluem a complexidade da instalação sozinha e a necessidade de controlar a posição de cada lamela usando um nível de construção durante a instalação.

  • Painéis empilhados quadrados são elementos separados, cujo comprimento lateral varia de 30 a 98 cm, o que permite que você mesmo faça a instalação e não gaste dinheiro com serviços de artesãos. Cada quadrado geralmente tem um belo padrão que efetivamente acentua a geometria do banheiro. Esse material é adequado para pequenos espaços e se encaixa organicamente no interior.

Quadrados de diferentes cores e texturas podem ser combinados em diferentes variações, criando superfícies interessantes. As vantagens dos modelos de composição quadrada incluem baixo custo, instalação simples, possibilidade de substituição fragmentária do elemento danificado sem desmontar todo o revestimento e ampla seleção de cores e desenhos.

Entre as desvantagens, nota-se a necessidade de um encaixe perfeito das juntas, uma vez que o ladrilho "em jogo" ficará bastante desleixado.

  • Painéis de folha flexível atingem 1,2 m de largura e mais de 2,4 m de comprimento e são adequados para grandes banheiros. As vantagens do material em folha incluem o número mínimo de juntas e uma superfície absolutamente lisa. Entre as desvantagens estão a instalação complexa devido às dimensões das telhas, bem como a necessidade de desmontar e recolocar toda a tela em caso de danos acidentais em uma pequena área.

Materiais (editar)

O próximo critério para a classificação dos painéis de banheiro é o material de que são feitos. Atualmente usado para sua produção MDF, Fibra laminada, aglomerado, PVC, acrílico e vidro.

PVC

As opções de decoração de parede de banheiro mais acessíveis são os modelos de PVC, mais conhecidos como painéis de plástico. Eles estão disponíveis em uma ampla variedade de cores e designs e há muito tempo são os mais vendidos na categoria de materiais de acabamento de baixo custo. A cobertura de plástico é absolutamente resistente à umidade e imune a mofo e bolor.

Desde que as paredes sejam perfeitamente planas, a instalação pode ser realizada sem a construção de uma moldura, colando os painéis diretamente na superfície da parede. Esses modelos são muito bem cortados e dobrados, o que lhes permite decorar não apenas paredes, mas também usá-los para formar tetos curvos de vários níveis.

As desvantagens dos painéis de PVC incluem aparência rústica, tendência a desbotamento e baixa resistência ao choque.

Acrílico

Painéis acrílicos surgiram há relativamente pouco tempo, mas foram imediatamente apreciados pelo consumidor. Para sua produção, são utilizadas resinas sintéticas com diversos aditivos que afetam a transparência e determinam a cor dos produtos. Os painéis de acrílico criam belas superfícies brilhantes que expandem visualmente o espaço e o tornam incomumente leve.

Entre as vantagens do revestimento de acrílico estão resistência aos esforços mecânicos, leveza, facilidade de manutenção, resistência à água, ampla gama de cores e total segurança ambiental. Há apenas uma desvantagem de tais painéis - esse é o preço, que é muito mais alto do que o custo de outros materiais para decoração de paredes.

Fiberboard

Para a decoração de casas de banho, utiliza-se frequentemente o papelão laminado (fibra). As placas de madeira são pré-impregnadas com um composto hidrorrepelente especial e laminadas na parte superior. A melhor opção para salas úmidas são os painéis impregnados com uma composição betuminosa e chamados de compensado.

A instalação de tais painéis é realizada diretamente na parede e requer nivelamento preliminar da superfície. No entanto, também há um ponto positivo nisso: desde que as paredes sejam planas, o trabalho pode ser concluído no menor tempo possível e a ausência de moldura tem um efeito benéfico no tamanho da sala.

Aglomerado

Para a decoração de casas de banho, utilizam-se painéis de aglomerado resistentes à humidade que, à semelhança do material anterior, são pré-impregnados e laminados. Mas se houver uma possibilidade, então é melhor dar preferência a outros materiais, pois painéis de aglomerado em condições de alta umidade têm propriedades operacionais muito baixas... Além disso, substâncias sintéticas que liberam formaldeído são utilizadas como aglutinante em sua fabricação. E embora o conteúdo desse elemento seja seriamente padronizado, é melhor não arriscar.

    MDF

    Este material é ecologicamente correto e possui propriedades de alto desempenho. Não é absolutamente higroscópico, tolera bem as flutuações de temperatura e não deforma com o tempo. Além disso, o MDF é considerado um bom isolante térmico e acústico, é resistente a esforços mecânicos e fácil de limpar.

    Ao toque, o material lembra o plástico e está disponível em uma ampla variedade de texturas. Isso permite simular o acabamento com pedra natural e artificial, madeira e ladrilhos. Devido à presença de uma fina película de polímero transparente e muito durável Os painéis de MDF podem ser usados ​​em áreas de entrada direta de água.

    Dentre as desvantagens, é necessário revestir cuidadosamente as costuras dos interpainéis com um selante à prova d'água, caso contrário, a umidade entrará no material e começará a destruí-lo.

    Copo

    Painéis de vidro resistentes à umidade também são usados ​​para decoração de paredes de banheiros. Para a sua fabricação é utilizado vidro de quartzo de alta qualidade, altamente resistente a choques e com aparência atraente. Entre as desvantagens dos acabamentos de vidro estão alto custo e necessidade de constantes lavagens das paredes. Este último requisito se deve ao fato de que gotas de água seca, manchas de sujeira e impressões digitais são claramente visíveis na superfície do vidro.

    Aquapanels

    Para a confecção desses modelos, é utilizada uma malha de fibra de vidro preenchida com argila expandida. Esta composição torna a superfície resistente à umidade e temperaturas extremas. Externamente, os aquapanéis à prova d'água têm uma aparência esteticamente agradável, pois são instalados na estrutura com cola ou parafusos auto-roscantes.

    Madeira natural

    As tecnologias modernas permitem impregnar a madeira com uma composição especial, o que permite a sua utilização em zonas húmidas de casas de banho. Para a fabricação de painéis de parede, utiliza-se bordo, amieiro, carvalho, cedro e wengué. Painéis de madeira tornam o espaço muito atraente e sólido. De cima, a superfície é revestida com verniz, cera ou óleo para maior confiança, que repele perfeitamente não só a água, mas também a sujeira.

    A única desvantagem dos painéis de madeira é o preço.

    Cores e desenhos

    Painéis de parede resistentes à umidade para banheiros estão disponíveis em uma ampla variedade de cores e texturas. O design mais popular é o ladrilho de imitação, que repete com exatidão até as costuras: são levemente rebaixadas e pintadas em uma cor diferente. As semelhanças com os ladrilhos reais são tão marcantes que é quase impossível captar visualmente a diferença. Também popular padrões geométricos, que não requerem ajuste do padrão, o que simplifica a instalação.

    Isso também inclui design tipo mosaico, também muito popular em banheiros. As tecnologias modernas permitem a aplicação de impressão fotográfica aos painéis, o que permite obter um revestimento mural com vista panorâmica de uma grande cidade ou a imagem de uma flor.

    Quanto ao esquema de cores, os fabricantes modernos produzem painéis de todos os tipos de tons, do brilhante branco brilhante ao preto fosco.

    Como escolher?

    Antes de comprar painéis de banheiro, é aconselhável ler as recomendações dos profissionais.

    • Todos os painéis devem ser do mesmo lote, caso contrário, pequenas discrepâncias nos tons são possíveis.
    • A embalagem deve estar intacta e limpa. Se forem encontrados danos, é melhor recusar a compra do material.
    • Se a embalagem estiver faltando, então você deve examinar cuidadosamente todas as lamelas. Se você encontrar lascas ou lascas, não faça uma compra.
    • Você precisa comprar material com uma margem de 10-15%, uma vez que sempre existe a possibilidade de danos aos elementos durante a instalação. Além disso, se durante o funcionamento posterior da sala uma das lamelas for danificada, pode ser facilmente substituída por uma semelhante.
    • Na compra de painéis de aglomerado é necessário certificar-se de que as embalagens estejam marcadas, permitindo que sejam utilizadas para decoração de interiores de salas úmidas.

    Sutilezas de instalação

    O revestimento das paredes da casa de banho com painéis pode ser feito de duas formas. No primeiro caso, é instalada na parede uma moldura de ripa de madeira com secção de 1x3 cm, sobre a qual são montados os painéis. A moldura é fixada à parede com cavilhas e os próprios painéis são fixados à caixa com pregos ou um grampeador de construção. A exatidão da instalação de cada lamela é controlada pelo nível e, se necessário, uma gaxeta é colocada.

    A folga entre o painel e o piso (teto) deve ser de 1 cm. Após a conclusão da instalação do último elemento, as juntas dos cantos são fechadas com cantos, as folgas próximas às portas inclinam com molduras nas extremidades e as folgas perto do piso e teto com rodapés especiais.Ao instalar as ripas, lembre-se que quando as lamelas são colocadas horizontalmente, as ripas são fixadas verticalmente e vice-versa.

    O segundo método envolve a instalação de painéis diretamente nas paredes e requer nivelamento preliminar e aplicação de primer nas superfícies de trabalho. A colagem dos elementos deve começar pelos cantos, o que no futuro eliminará a necessidade de ajustes complexos dos elementos dos cantos. A instalação da primeira lamela é efectuada a uma distância de 1 cm do tecto, do chão e da parede adjacente, este painel servirá de guia para a posterior instalação. A cola é aplicada no painel em forma de zigue-zague fino a cada 50 mm da largura da lamela. Cavacos formados acidentalmente e amassados ​​maiores que 2 mm são preenchidos com argamassa de cimento, massa e triturados.

    Após a colocação do último elemento, as juntas são fechadas com molduras e rodapés.

    Exemplos de sucesso no interior

    Revestir as paredes da casa de banho com painéis permite não só decorar a divisão de forma rápida e económica, mas também torna possível implementar os desenvolvimentos de design mais ousados ​​e dar vida a soluções de interiores incomuns.

    Os painéis de parede em PVC imitam perfeitamente os azulejos modernos.

    A possibilidade de utilizar a impressão de fotos permite decorar o banho em qualquer estilo temático.

    Os painéis de vidro conferem à divisão um aspecto elegante e estético.

    O revestimento de MDF parece muito elegante e nobre.

    Painéis de madeira no interior da casa de banho - naturalidade e nobreza de estilo.

    Para obter informações sobre o tipo de painel de parede de banheiro, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa