Banheiro

Candeeiros de teto na casa de banho: variedades, marcas e escolhas

Candeeiros de teto na casa de banho: variedades, marcas e escolhas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Como escolher
  6. Onde instalar
  7. Exemplos no interior

Os acessórios instalados corretamente ajudam a adicionar sabor a qualquer ambiente. O banheiro é a área onde você deseja relaxar e tirar o cansaço de um dia duro. A presença de uma janela nem sempre é fornecida lá, portanto, as lâmpadas ajudam a criar a atmosfera certa.

Peculiaridades

A iluminação pode ser variada tanto com lâmpadas convencionais quanto instaladas no teto. Os designers usam isso para delimitar o espaço em zonas.

O espelho iluminado torna seus tratamentos de beleza ou barbear mais confortáveis. O box do chuveiro, se utilizado no lugar da banheira, tem iluminação própria. No resto do espaço, são instaladas lâmpadas nas paredes, que têm um estilo semelhante ao das restantes.

No banheiro, lâmpadas de teto resistentes à umidade são as mais utilizadas, o que confere aconchego e originalidade ao ambiente.

Eles realizam as seguintes tarefas:

  • crie uma iluminação brilhante, mas não irritante;
  • manter um design uniforme da sala;
  • eles dividem o local em zonas: um banheiro (onde a luz é suave para relaxar) e um lavatório (onde a luz é forte).

O requisito básico para todas as luminárias instaladas em salas úmidas é segurança. Produtos adequados para uso em ambientes úmidos são marcados com IP, onde I é proteção contra poeira e P é proteção contra umidade.

Em salas úmidas, o corpo das lâmpadas de teto deve ser vedado e o índice IP deve ser de pelo menos 67.

Marque a luminária no corpo ou embalagem do dispositivo... Às vezes, o índice consiste em três dígitos, onde o terceiro indica a resistência ao impacto do produto, mas para operação no teto, este indicador não importa.

Visualizações

As luminárias tradicionais costumavam ser penduradas no teto e conectadas a um único interruptor. Eles foram substituídos por iluminação decorativa, que é instalada em todos os planos e conectada a diferentes fontes de energia. As lâmpadas são selecionadas para o interior de acordo com sua finalidade.

As luminárias são apresentadas em diferentes modelos.

  • Ponto universal são montados em tecidos elásticos e colocados em salas de diferentes alturas. Eles se destinam a um leve destaque de uma determinada área do espaço.
  • Modelos incorporados são instalados durante a instalação do teto e muitas vezes servem como iluminação principal. Eles se concentram na área iluminada da sala e estão escondidos no painel do teto ou salientes.
  • Projetando-se do teto iluminar não só a área da sala, mas também a própria estrutura suspensa. Isso torna a iluminação mais brilhante refletindo no plano do teto.

Os embutidos têm uma aparência melhor, mas fornecem menos luz, direcionando toda a luz verticalmente para baixo e iluminando apenas o espaço abaixo deles. Existem modelos que permitem alterar o ângulo de rotação do local.

Eles são instalados com uma mola colocada em um orifício pré-cortado. A mola é esticada e a tela pressiona a luminária contra o teto, portanto, fica um vão de 7 cm entre a tela estacionária e a esticada.

Ao instalar luminárias montadas na superfície, use racks ajustáveis... Nos locais demarcados, anéis térmicos são plantados na cola, que ficam escondidos sob a lateral da lamparina. Eles também fixam o corpo da lâmpada e evitam que a teia aqueça. Existem modelos rotativos para controlar a direção da luz.

Essas lâmpadas incluem as boas e velhas cortinas, chamadas de tablets, que mudaram ligeiramente. Eles podem ter uma superfície de vidro ou de plástico. Eles são adequados para todos os tipos de lâmpadas, eles difundem bem a luz sem perdê-la ao longo do caminho de queda.

Lâmpadas suspensas são penduradas em quartos espaçosos. Eles não estragam a tela porque estão a uma distância segura dela. O lustre não deve pesar muito, e as cortinas devem olhar para o chão. Isso ajudará a evitar o calor e o brilho no brilho da tela.

Todos os modelos suspensos são pendurados apenas em um teto fixo usando um gancho de reforço resistente. Ao mesmo tempo, os elementos decorativos são visíveis - correntes, cabos ou hastes de 20-150 cm de comprimento, e o próprio mecanismo esconde a tela.

Os lustres chamam a atenção na cor e na decoração, podendo ser modulares, independentes, giratórios e fixos. Vários materiais são usados ​​para a fabricação da caixa: metal, plástico, vidro e madeira. Plafonds de formato extravagante são produzidos na forma de várias composições interessantes. Ao utilizá-los, certifique-se de que haja boa ventilação e coloque-os longe da água. Hoje existem lustres de estilo clássico com grau de proteção IP 65, que estão instalados tanto nos banhos hammam como na piscina.

As luminárias raster são equipamentos modulares do tipo fluorescente. Essas células de metal com uma grade reflexiva são instaladas no andar superior. Emita luz difusa e a reflita, adicionando volume. A grade em forma de V protege os tubos fluorescentes de cair.

O mais eficaz é a faixa de LED localizada ao longo do contorno do espaço. Trata-se de uma fita de montagem flexível com lâmpadas LED e resistores que acompanham todas as curvas do objeto. Sua luz não é dirigida, mas difusa. Eles são freqüentemente usados ​​como guirlandas. O objeto iluminado parece estar flutuando no ar. São colados ao teto, servindo como iluminação decorativa. Quando usados, eles permanecem frios o tempo todo, portanto, são absolutamente seguros para todos os tipos de telas.

A potência do circuito depende do número de LEDs conectados a ele. Eles estão disponíveis com proteção contra umidade e comuns. O contorno é composto por cristais multicoloridos e o grau de luminescência também é regulado.

Cada tipo de luminária requer as lâmpadas especificadas no manual de instruções.

Lâmpadas incandescentes com mais potência do que 45-60 W não são adequadas para pinturas de teto. Para lâmpadas halógenas, um transformador adicional deve ser instalado e a potência permitida está dentro de 35 watts.

Existem vários tipos de lâmpadas que podem ser utilizadas em luminárias.

  • Lâmpadas incandescentes inseridos em lustres instalados em um teto fixo, e a distância entre ele e a tela é de até 40 centímetros. Embora produzam luz difusa, eles consomem muita eletricidade e, portanto, não são economicamente viáveis.
  • Lâmpadas halógenas eles consomem menos eletricidade do que o modelo anterior e têm uma longa vida útil. Eles são usados ​​tanto para iluminação pontual quanto para iluminação geral. Esta é uma lâmpada incandescente avançada, dentro dela há um gás tampão, vapores de iodo de bromo de halogênio, que aumentam a vida útil do filamento. Recomenda-se usá-los com vidros de proteção. Eles emitem luz brilhante bem, mas a gama de cores é escassa.
  • Lâmpadas de LED são a escolha mais ecológica e segura. Os fabricantes dão a eles uma garantia de 10 anos. Eles produzem uma luz confortável, não estão sujeitos a cintilação e estão disponíveis em diferentes tons de luz.
  • Luminescente servem por muito tempo, são econômicos, produzem luz difusa, agradável à vista, consomem pouca eletricidade. Eles não aquecem durante o uso e não acendem. A desvantagem é o longo acúmulo de energia. Eles são montados em uma tela suspensa em uma moldura projetada para eles.
  • Filamentos de fibra óptica. Visitante frequente para as pinturas do teto. Têm baixa dissipação de calor e pouca quantidade de luz, por isso costumam ser usados ​​como uma bela luz de fundo.

Dimensões (editar)

Lâmpadas de teto de vários tamanhos podem ser encontradas hoje. As luminárias de montagem saliente estão disponíveis em diferentes formatos: cubo, hemisfério ou esfera completa. O diâmetro varia de 5 a 15 cm, sendo instalados na proporção de um aparelho por 4 m².

Para equipamentos embutidos, lâmpadas em miniatura são preferidas, não muito perceptíveis à primeira vista, mas fornecendo muita luz.

Todos eles têm tamanhos de diâmetro padrão, mas são subdivididos nos seguintes tipos:

  • díodo pontual - 77 mm e encaixe - 5,2 cm;
  • mancha de halogênio - 110 mm, mas não há um padrão rígido;
  • modelo, em que lâmpadas incandescentes comuns são inseridas - 8 cm.

Base tipo Gu5.3 com diâmetro de 75-88 mm e sistema de pinos com tamanho menor. A base do parafuso está disponível em diferentes tamanhos, de micro E5 a E40. Nos focos, são colocadas bases roscadas de micro a pequenas E 27. Nas lâmpadas de teto são instaladas lâmpadas com base de pino.

Eles têm uma distância diferente entre os contatos e sua localização - abaixo ou na lateral. Na maioria das vezes, eles são usados ​​com uma disposição na parte inferior, o que simplifica a substituição da lâmpada.

Visão geral dos fabricantes

Os acessórios para o banheiro devem fornecer boa iluminação e ser seguros. É nisso que pensam os fabricantes que produzem esses produtos.

  • Ecola, China... Quase todos os produtos oferecidos são lacrados e à prova d'água. As lâmpadas de cobertura extensível de baixo custo são fáceis de instalar. Deixe uma folga mínima da lâmina com uma sobreposição estacionária durante a instalação. Eles não alteram a temperatura durante o funcionamento por um longo período de tempo, mantendo a temperatura original. Têm baixo consumo de eletricidade e longa vida útil. Acima de todas as análises positivas sobre os modelos integrados GX53, MR16 e o ​​patch GX70.
  • Philips, Holanda. Após o rebranding, as luminárias são lançadas sob a marca Signify. Reconhecida por sua confiabilidade e versatilidade com tecidos elásticos. Eles são fáceis de instalar e emitem uma luz brilhante e confortável distribuída uniformemente no espaço. Fabricado com matérias-primas seguras. Os modelos superfinos integrados da série Downlight, as lâmpadas de teto da família ECOMODS e os modelos de spot Probos são em particular demanda.
  • Citilux, Dinamarca. Fornece soluções de iluminação extraordinárias.Os materiais usados ​​na fabricação são resistentes à umidade, toleram bem as temperaturas extremas e vibrações. Toda a programação tem preços acessíveis. Duradouro, prático e fácil de manter. Os melhores modelos são representados por lustres de controle remoto da linha Parker, holofotes embutidos das linhas Alpha, Beta e o modelo suspenso Luna.

Lâmpadas de teto com marcas à prova d'água também são procuradas. Osram, Massive, Globo, Markslojd, Feron.

Lâmpadas à prova de umidade semelhantes feitas na Rússia são representadas por várias marcas:

  • Sonex (todos os modelos têm um design diferente, o que permite encontrar o modelo pretendido consoante o design da divisão);
  • Velante (o equipamento tem um design lacônico e um preço acessível);
  • Luz de guarda-chuva (representado pela coleção de lâmpadas CRYSTAL SAND);
  • Elvan (oferece holofotes LED).

Como escolher

Depois de tomar a decisão de comprar uma luminária de teto, você precisa decidir qual é o modelo certo para você, levando em consideração os seguintes fatores.

  1. Uma variedade de formas, das quais deve escolher aquela que se adequa ao estilo de decoração. Alguns modelos são decorados com placas espelhadas que refletem luz, plástico colorido ou vidro. Reflexos difusos de várias configurações criam uma atmosfera única do céu estrelado.
  2. A iluminação é projetada com base no peso e tamanho do modelo. Lâmpadas suficientemente pesadas podem provocar o afundamento da teia de tensão, portanto, é necessário aumentar a altura do vão.
  3. O esquema de cores é apresentado em vários tons, o que ajuda a escolher o candeeiro que condiz com a cor da decoração. Para uma variedade de efeitos de iluminação, você pode comprar vários tons de uma vez.

Vale a pena levar em consideração os requisitos para iluminação do banheiro:

  • para banheiros, apenas equipamentos à prova de umidade com uma caixa selada são aceitáveis;
  • a capacidade de combinar diferentes métodos de iluminação, por exemplo, complementar a iluminação spot com um lustre de estilo clássico;
  • os modelos embutidos devem ter lados internos e o aquecimento não deve ultrapassar 60 ° C;
  • devem estar a 15-20 cm de distância da parede;
  • na série plafond, são utilizadas lâmpadas fluorescentes ou LED;
  • ao comprar uma lâmpada, você precisa saber mais sobre o método de substituição de lâmpadas quebradas.

      Qualquer luminária é adequada para iluminar o banheiro. A iluminação de teto envolve o uso de pequenos lustres. Para um pequeno banheiro, basta um instalado no centro.

      Os holofotes são usados ​​para tetos falsos. Eles são colocados em toda a área do teto.

      Onde instalar

      Para tetos fixos, um lustre é mais adequado, e para tetos falsos, a instalação de modelos embutidos é adequada. Para tetos baixos, um holofote com direção ajustável da luz seria uma excelente opção de colocação. É necessário levar em consideração algumas das sutilezas da instalação de iluminação de teto:

      • deve ser distribuído uniformemente por toda a área, portanto, com um grande número de fontes de luz, a potência de cada uma deve ser menor.
      • coloque lâmpadas em todas as zonas ativas da sala;
      • a luz é direcionada em um ângulo, não perpendicular às superfícies reflexivas;
      • é melhor iluminar o espelho pelos lados ou por cima e pelos lados, para não distorcer o reflexo.

      Exemplos no interior

      A luz ajuda a melhorar o interior do banheiro, concentrando-se em achados de design particularmente bem-sucedidos. Vários princípios de arranjo de luminárias são aplicados.

      • Eles são colocados em todo o perímetro do banheiro, reduzindo a carga funcional na cortina central e distribuindo a luz de forma dinâmica.
      • Posicione-os corretamente em relação aos espelhos de parede. A luz unilateral direcionada ao rosto cria um desconforto, por isso é melhor colocar as lâmpadas em um contorno, o que cria um efeito de luz cruzada.
      • Em uma sala espaçosa, é recomendado o uso de luzes suspensas.Eles vão adicionar ainda mais volume, principalmente quando agrupados em vários pares de elementos leves, formando uma única figura.
      • Para adicionar sofisticação ao interior, você pode colocar faixas de LED no teto ou sob as laterais do banheiro.

      As luzes de teto costumam ser a única fonte de luz, então devem ser escolhidos com base nas suas características e características de design, tendo em conta a sua consonância com o design da casa de banho.

      Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre como fazer a iluminação certa no banheiro.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa