Banheiro

Ladrilho "porco" no banheiro: características, prós e contras, recomendações para a escolha

Ladrilho de javali no banheiro: características, prós e contras, recomendações para a escolha
Contente
  1. História do nome
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Espectro de cores
  4. Faixa de tamanho
  5. Textura e tipos de design
  6. Tipos de layout
  7. Belos exemplos

Ladrilhos cerâmicos são usados ​​com mais frequência para decorar o banheiro. Este material é resistente a alta umidade e temperaturas extremas, é relativamente fácil de limpar e tem uma aparência bastante impressionante. A paleta de cores e tamanhos, assim como as formas é muito ampla, o que permite encontrar uma opção ao seu gosto para cada pessoa.

O ladrilho com o engraçado nome "porco" é uma excelente solução para a decoração de casas de banho. Que tipo de ladrilho é, como parece e por que você deve escolhê-lo - o artigo dirá a você.

História do nome

Um "porco" é uma telha cerâmica retangular volumétrica. Tem um chanfro e se parece muito com um tijolo. Este tipo de ladrilho tem mais de 100 anos e a sua finalidade eram trabalhos de fachada.

O azulejo adquiriu um nome interessante e memorável devido à tecnologia de produção: quando a matéria-prima para os "tijolos" foi despejada em moldes, dois orifícios simétricos apareceram em cada um, parecendo um remendo. Na cozedura da cerâmica, o lingote foi partido em dois, obtendo-se dois ladrilhos de superfície convexa.

As telhas de javali têm vários formatos e designs, mas cada segmento é diferente: cada borda é chanfrada em um ângulo de 45 graus, sólida e convexa.

Porém, também existem modelos sem bisel, ou seja, não possuem borda chanfrada.

Vantagens e desvantagens

As vantagens deste tipo de material de acabamento incluem:

  • excelentes propriedades de dureza e resistência;
  • longa vida útil;
  • não sujeito a destruição devido a mudanças de temperatura, umidade e produtos químicos;
  • fáceis de limpar, devido à textura densa dos módulos, a sujeira não os penetra, permanecendo na superfície;
  • O porco não requer uma superfície perfeitamente plana, ele se encaixa perfeitamente em qualquer.

Entre as desvantagens: o ladrilho é muito limitado em tamanho, a largura não é superior a 10 cm, o comprimento é duas vezes maior.

Espectro de cores

Existem muitas tonalidades em que o produto é produzido, mas são as mais procuradas.

O branco é o mais comum devido à sua versatilidade. Pode ser colocado em casas de banho grandes e pequenas. É bom para solo e como companheiro para qualquer cor brilhante - vermelho, amarelo, turquesa ou ultramar. Não precisa ser combinado com ladrilhos brilhantes - podem ser paredes pintadas em cores ricas.

Claro, o clássico é combinação de preto e branco. Esta combinação também é usada com frequência devido ao contraste espetacular criado por ladrilhos escuros e claros dispostos em várias combinações - tabuleiro de xadrez, blocos, padrões, dispersos.

Ladrilhos pretos no banheiro são uma solução não trivial e muito eficaz. É preciso lembrar que os módulos pretos reduzem visualmente o espaço, e o javali, por sua textura convexa, na verdade o reduz. É por isso em banheiros pequenos, é indesejável decorar o interior no estilo totalmente preto, pode ter o efeito oposto ao que você deseja.

Uma parede, forrada com brilho preto, parece incrivelmente impressionante, mudando as proporções da sala a pedido do proprietário.

Cinza ou bege - as cores são neutras demais para serem executadas sozinho. Eles podem ser a base, e o encanamento, por exemplo, é feito na cor preta. Ou torneiras, as molduras dos espelhos podem ser vermelhas ou douradas. Uma base neutra deve ser apoiada com detalhes brilhantes, então o banheiro se tornará um lugar onde você não quer sair.

A cor tradicional para este tipo de quarto é azul, mas os ladrilhos claros dessa tonalidade já estão fora de moda.

É melhor insistir em tons suaves, mas ao mesmo tempo saturados de azul, então terá uma aparência elegante.

A casa de banho, revestida a azulejos vermelhos, é um verdadeiro desafio aos cânones clássicos... Mas é preciso lembrar que o vermelho é uma cor implacável, é difícil psicológica e fisicamente estar em um interior totalmente decorado com ela. É por isso para criar um interior art déco, apenas parte da sala pode ser avermelhada.

Ladrilhos vermelhos combinam bem com branco, bege claro, leitoso. No interior, o vermelho pode ser um sotaque, um ponto brilhante, mas não solar é muito difícil para a psique.

Tons de amarelo ficam bem no design "porco", mas é melhor se os tons estiverem saturados, mas não excessivamente, mas ligeiramente empoeirado. Você pode apoiar amarelo com verde branco, marrom ou gramado.

Tons verdes são outra ótima opção para porco e banheiro... Tons brilhantes são adequados para exibição "spot", e pistache, hortelã ou palheta podem soar, ocupando a maior parte do espaço. Verde é um ótimo companheiro para as cores branco, amarelo, preto e laranja.

Faixa de tamanho

Este tipo de material de acabamento é produzido em diversos tamanhos. O menor tem 7,5 cm por 10 cm e o maior tem 28,5 cm por 8,5 cm. A espessura dos módulos "porco" difere das placas cerâmicas convencionais (0,8 cm) e chega a dois centímetros devido ao seu bojo inerente.

Quanto menor for a sala, menor deve ser o móduloe os quartos espaçosos podem ser confrontados com segmentos de qualquer tamanho usando vários detalhes decorativos.

Textura e tipos de design

Apesar das restrições bastante rígidas quanto à forma, cores (apenas monocromáticas), o "porco" ainda se apresenta no mercado de materiais de acabamento por uma gama bastante ampla de desenhos e texturas. Na maioria dos casos, os módulos possuem bordas chanfradas (chanfro), o que dá volume. O chanfro pode ser pontiagudo ou arredondado. A escolha é inteiramente do consumidor.

Monocromático também não é uma frase - os fabricantes estão constantemente fazendo experiências com a "cor" dos ladrilhos.

O resultado desses experimentos foi o surgimento de cores como mármore, "madeira" e tijolos de imitação.

O porco é produzido não só de cerâmica, mas também de vidro. Este é um design muito bonito e volumoso, que não só não esconde, mas também expande visualmente o ambiente. Você não precisa deixar o banheiro com ele do chão ao teto, mas como um destaque em uma das paredes, parece incrivelmente impressionante.

Módulos podem ter textura fosca e brilhante. O brilho é mais comum porque seu brilho atraente imediatamente atrai a atenção. A casa de banho, ladrilhada com ladrilhos brilhantes, parece mais espaçosa graças ao jogo de luz nas superfícies brilhantes. Textura fosca perfeita para estilos alta tecnologia, loft, mas deve ser lembrado que um banheiro muito pequeno pode ser transformado em uma "caixa" por esse revestimento.

Tipos de layout

Existem 7 formas principais de assentamento de ladrilhos cerâmicos, incluindo o “porco”. Eles podem ser usados ​​separadamente ou em combinação um com o outro.

  • Alvenaria tradicional - as filas de segmentos são dispostas horizontalmente, cada uma subseqüente é deslocada pela metade do segmento em relação ao anterior. Este é o método mais fácil e popular, mas isso não significa de forma alguma que seja ineficaz.
  • Pilha horizontal... Não há deslocamento aqui, a tecnologia de layout "costura na costura". Pode parecer muito simples do lado de fora, mas na verdade, apenas um revestimento experiente pode fazer a junção perfeita dos ladrilhos. Cada costura deve ser reta e limpa.
  • Deslocamento vertical... Esta é, na verdade, uma alvenaria tradicional, apenas em filas verticais. O principal neste método é não "derrubar" a vertical, as linhas devem ser claramente perpendiculares à linha do piso. Casas de banho pequenas com este tipo de disposição não parecem muito impressionantes, mas as espaçosas são mais do que isso.
  • Pilha vertical. Igual à horizontal, mas a necessidade de observar a vertical também se soma à complexidade da junção das costuras. O método é muito complicado, só os especialistas podem fazer.
  • Xadrez - a conhecida forma de configuração, impressiona tanto nas paredes como no chão. No caso do "porco", a colocação é a seguinte: eles pegam duas peças, uma é colocada horizontalmente, a outra - verticalmente. O trabalho é difícil, mas o resultado vale a pena.
  • Diagonal. Esta é a maneira mais difícil. A diagonal reta deve ser realmente reta, não ondulada. A disposição cuidadosa dos ladrilhos e a sua junção requerem não apenas habilidade, mas também paciência. Parece mais impressionante em uma versão leve.
  • Espinha de peixe - layout clássico em "parquet". Os ladrilhos terão que ser cortados em um ângulo de 45 graus, mas o resultado pode ser muito bonito.

Belos exemplos

Veja como um simples bloco "porco" pode ficar bonito:

  • a combinação de branco e preto é muito impressionante;
  • acentos escuros combinam perfeitamente com o fundo branco;
  • banheiro azul e branco - muito fresco e sofisticado;
    • amarelo no interior adiciona sol e luz.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa