Móveis de banheiro

Lustre no banheiro: tipos e seleção

Lustre no banheiro: tipos e seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Cor e design
  4. Como escolher?
  5. Sutilezas de posicionamento
  6. Exemplos de sucesso no interior

Qualquer um, mesmo o projeto de banheiro mais caro, não pode atingir seu potencial sem uma boa iluminação. Um lustre de qualidade pode criar belos contrastes, realçar certos elementos interiores ou reproduzir um jogo de luz incomum. Neste material, você aprenderá informações básicas sobre lustres de banheiro, as variedades mais populares e as características de escolha desses eletrodomésticos.

Peculiaridades

Hoje, um lustre de banheiro é capaz de realizar duas funções ao mesmo tempo. O primeiro é puramente prático: lâmpadas iluminam efetivamente a sala, o que permite que você use acessórios e móveis de banheiro.

A segunda função das louças sanitárias é complementar o interior ou o estilo do quarto, o que é conseguido não apenas através do uso do design da lâmpada, mas também por meio de um certo jogo de luz.

Variedades

Todos os lustres de banheiro podem ser divididos em várias classificações. O mais comum diz respeito aos materiais para fazer esses lustres. Aqui, distinguem-se dispositivos feitos de cristal, metal, vidro, bem como modelos de vitrais.

  • Modelos de cristal. Os lustres de cristal são considerados um clássico em móveis de banheiro clássicos ou modernos. A principal vantagem dos lustres de cristal é a incrível beleza e a aparência rica de tais modelos. Em contraste com eles, existem duas grandes desvantagens - o grande peso até mesmo dos modelos de cristal pequenos, que o obriga a instalar fechos de montagem poderosos, bem como o alto custo e sujeira dos lustres de cristal natural.
  • Metálico... Lustres de chapas finas são considerados uma opção boa e bonita em banheiros minimalistas e de alta tecnologia. Eles se distinguem por sua maior resistência, não tão pesados ​​quanto os modelos de cristal, mas também perdem rapidamente sua aparência apresentável com a evaporação da umidade.
  • Copo. O vidro é considerado um material clássico na fabricação de lustres - pode ficar bem em qualquer estilo. Além do baixo peso, esses modelos não diferem dos de cristal, ou seja, apresentam os mesmos prós e contras.
  • Vitral. Esses modelos de lustres são feitos de mosaicos multicoloridos e muitas vezes não servem para iluminar o banheiro, mas para complementar seu interior. Esses lustres distinguem-se pelo seu design e aparência originais, mas fornecem uma luz fraca, o que os obriga a instalar iluminação adicional na casa de banho.

Se antes eram instalados absolutamente quaisquer tipos de lâmpadas e lustres nos banheiros, hoje os especialistas recomendam colocar apenas modelos à prova d'água. A questão é que o vapor atinge os contatos elétricos. Isso pode levar ao superaquecimento dos lustres, faíscas, luz de baixa qualidade ou até mesmo plugues quebrados.

Hoje, existem vários tipos de lâmpadas à prova d'água para banheiros.

  • Integrado... Eles geralmente são instalados diretamente no teto com fiação em tetos tensos ou divisórias. Em alguns casos, essas lâmpadas são instaladas no chão ou nas paredes (na junção com o chão).
  • A sobrecarga. Eles funcionam com o mesmo princípio que os embutidos, no entanto, eles são montados na superfície do teto ou piso, e não no interior. Parece ótimo no minimalismo ou estilo escandinavo.
  • Luminárias suspensas à prova de água. Esta é a melhor opção para um lustre de banheiro com um bloqueio de acesso de umidade aos contatos dentro do aparelho.
  • Retroiluminação conduzida. Na maioria das vezes, é instalado como uma iluminação adicional, em vez de principal. Pode iluminar a área do espelho, banheira de hidromassagem ou ser instalado acima da prateleira do shampoo.

Cor e design

A harmonia de um lustre com o banheiro depende de dois fatores: a cor correta da luminária, bem como a combinação entre o design da luminária e o estilo do ambiente. Em primeiro lugar, vale a pena considerar os esquemas de cores dos lustres. Os cientistas demonstraram que certas cores podem relaxar e acalmar uma pessoa, enquanto alguns tons, ao contrário, provocam um comportamento agressivo e instável.

  • Vermelho. Esta é a cor mais polêmica para o banheiro, que só ficará adequada em um determinado estilo. Além disso, a cor pode ter sucesso usando seus tons mais escuros ou pastéis. Em outros casos, o vermelho provoca ansiedade, excitação e agressão.
  • Branco. Esta cor é considerada uma cor neutra no design de qualquer ambiente. Simboliza limpeza, frescura e suscita novas ideias.

A principal vantagem de tais lustres é a ausência de contrastes com outros acessórios e elementos internos.

  • Verde. Todos os tons de verde são ótimos para relaxar e acalmar. É a cor perfeita para relaxar depois de um dia cansativo. Além disso, o verde fica bem em qualquer estilo e combina bem com muitos outros tons.
  • Amarelo. Lustres solares e de trigo parecem a opção perfeita para quartos no estilo country ou provençal, mas nos banheiros todos os tons de amarelo parecem fora do lugar. A única vantagem dos lustres amarelos é que ele alivia o cansaço visual.
  • Azul. É considerada uma cor universal na concepção de casas de banho. Simultaneamente relaxa, acalma os olhos, mas também estimula a imaginação, dá energia e força.

Hoje, há um grande número de opções de design para lustres de banheiro. Ao escolher um modelo específico, você deve dar preferência ao estilo existente da sala.

  • Minimalismo. Hoje é um dos estilos mais populares no design de qualquer espaço residencial.Os princípios básicos do minimalismo são completude e funcionalidade máxima. Os lustres de banheiro minimalistas devem ser pequenos e discretos - lâmpadas embutidas ou suspensas com um design simples e iluminação forte são perfeitas aqui.

Além disso, as lâmpadas localizadas ao redor do perímetro da sala parecerão harmoniosas aqui.

  • Estilo escandinavo. As lâmpadas mais funcionais e práticas são perfeitas aqui, que não só iluminam a casa de banho, mas também complementam o seu interior. O estilo escandinavo implica cores exatamente claras ou pastéis, bem como uma grande quantidade de luz branca natural na sala.
  • Clássico. O estilo clássico no design das casas de banho implica luxo e até pompa excessiva. Somente versões caras de lâmpadas com moldagem de estuque original e tons de bronze ou cobre serão adequadas aqui. A opção ideal neste caso seriam armações de metal na forma de cores extravagantes. Além disso, lustres caros de porcelana ou cerâmica podem ficar bem aqui. São as lâmpadas de cristal que se mostram melhor aqui.
  • Alta tecnologia. Em banheiros deste estilo, a iluminação ao longo de superfícies de espelho ou prateleiras é usada ativamente. A principal função dos lustres neste estilo é iluminar certos elementos interiores da divisão.

Além disso, as lâmpadas desses banheiros devem ser as mais práticas possíveis - por exemplo, lustres com controle automático de iluminação, bem como lâmpadas com luzes coloridas.

  • Moderno... A principal característica deste estilo na casa de banho é a presença de componentes florais e vegetais no interior. Cortinas e molduras feitas na forma de flores ou ramos extravagantes terão uma ótima aparência aqui. Para tais composições, lâmpadas com estrutura de metal, vidro ou abajur com vitral são as mais adequadas.

Como escolher?

O banheiro não é considerado o local mais seguro e inofensivo para a instalação de qualquer equipamento eletrônico. Um alto nível de umidade afetará a condição da fiação e dos contatos em qualquer dispositivo, se não for resistente à umidade. Além disso, existem outros fatores a serem considerados na escolha de louças sanitárias.

  • segurança elétrica - este é, digamos, o fator mais importante que deve influenciar sua escolha. Todo dispositivo de iluminação moderno deve ser marcado com 2 números - o primeiro indica o nível de proteção do dispositivo contra poeira, o segundo - contra umidade. A melhor opção seriam os lustres, onde o segundo dígito é mais alto. Além disso, você deve prestar atenção à potência do dispositivo de iluminação - é mais seguro escolher modelos de lustres que podem operar a partir de 12 volts.
  • Ao escolher um lustre para o banheiro, você deve considerar eficiência de iluminação da sala. A opção ideal neste caso seriam os modelos de luminárias com controle automático de iluminação. Infelizmente, nem todos os modelos modernos estão equipados com esta função e, portanto, um dimmer pode ser usado aqui.
  • Como você já pode entender pelas informações acima, lustres de uma determinada cor ou design podem ter uma aparência diferente em quartos em estilos diferentes. Se tem medo de destruir o esquema de cores da sua casa de banho, mas não consegue decidir a escolha da cor do lustre, opte por modelos universais azul claro ou branco.
  • As superfícies espelhadas são imprescindíveis para qualquer banheiro. Graças aos espelhos, você pode aplicar cosméticos com eficácia ou notar imperfeições na maquiagem / penteado. Para uma iluminação de espelhos de alta qualidade, você deve escolher modelos de lâmpadas capazes de fazer iluminação pontual. Para isso, são utilizados lustres embutidos ou iluminação LED.
  • Artigos decorativos. Para a maioria dos compradores, a principal função de um lustre de banheiro é uma iluminação eficaz, não um complemento do design.É por isso que se recomenda escolher modelos de luminárias para esta divisão sem elementos decorativos adicionais, como mosaicos ou pingentes de cristal.

Esses elementos irão distrair a atenção e criar um jogo de luz desnecessário para esta sala.

Sutilezas de posicionamento

São dois os pontos-chave na colocação de lustres em casas de banho: a escolha correta dos fechos, bem como a escolha correta do candeeiro em relação ao tamanho da própria divisão. Todos os lustres podem ser divididos em suspenso, embutido e suspenso. Se adquiriu modelos embutidos ou pendentes, então a sua instalação deve ser realizada estritamente de acordo com as instruções do fabricante, respeitando as regras para trabalhar com cablagem e isolamento de fios contra humidade. Se estes forem modelos pesados ​​e superdimensionados de lustres, para sua instalação você pode precisar de suportes do tipo reforçado com suportes e parafusos adicionais.

Versões pendentes volumosas de lustres com elementos maciços ficarão bem em salas grandes. Em salas baixas, as luminárias embutidas ou montadas na superfície são as mais adequadas.

Exemplos de sucesso no interior

  • No estilo clássico a ênfase principal está no luxo, riqueza e grandes dimensões dos lustres, o que é comprovado pelos exemplos a seguir.
  • Minimalismo no design do banheiro hoje é considerado ultra-moderno - aqui os lustres servem mais como iluminação do que complementar o interior.
  • Molduras de lustre em estilo de banheiro moderno na maioria das vezes feito na forma de linhas curvas bizarras. Essas lâmpadas também se distinguem por algum luxo e solidez.

Para informações sobre como fazer a iluminação certa no banheiro e no vaso sanitário, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa