Ferro

Queima de ferro: o que fazer e como prestar os primeiros socorros em casa?

Queima de ferro: o que fazer e como prestar os primeiros socorros em casa?
Contente
  1. Gravidade
  2. Primeiros socorros
  3. Como e como tratar uma queimadura?
  4. O que não pode ser feito?

A queima com um ferro aquecido é chamada de térmica. Sob a influência da alta temperatura no tecido, ocorrem mudanças neles. A natureza da superfície queimada depende da temperatura e do tempo de exposição à pele. A sola do ferro aquece o máximo possível a 200 ºC. Instantaneamente, as células do corpo morrem já a uma temperatura de 70 ºC. Quanto mais tempo o contato com a superfície quente, mais forte e perigoso é o dano ao tecido. Você pode se queimar não só na superfície do metal, mas também no vapor quente do ferro.

Gravidade

A gravidade é determinada pela área e profundidade do dano. Se o eletrodoméstico não estiver muito quente, não mais do que 60 C, ocorrerá necrose úmida (na aparência, lembra um milho).

Em temperaturas mais altas, os tecidos encolhem e ficam pretos. Os médicos definem 4 graus de gravidade. É difícil para um leigo descobrir quais tecidos foram queimados. Os sintomas do grau de queimadura ajudarão a avaliar a gravidade da situação:

  1. vermelhidão e inchaço perceptíveis da pele;
  2. vermelhidão brilhante, inchaço, formação de bolhas, preenchidas com um líquido transparente amarelado;
  3. lesões cutâneas graves, com bolhas, edema, sangue, afetando tecidos subcutâneos, músculos;
  4. na superfície da ferida há uma crosta marrom ou preta, músculos, ossos e órgãos são irreversivelmente danificados.

Os médicos atribuem as queimaduras de 1 e 2 graus às superficiais, 3 e 4 - às que ameaçam a saúde e requerem atenção urgente em instituição médica.

Mas mesmo pequenas queimaduras podem levar a complicações sérias:

  • estado de choque;
  • adesão de infecção;
  • envenenamento tóxico.

Existem algumas características de queimaduras em crianças. A pele do bebê é muito macia e delicada, queima mais rápido.O sistema nervoso não está bem formado e a reação a uma queimadura pode ser atípica. Devido ao estresse, a criança pode não chorar ou sentir dor. Ou, inversamente, experimente um forte choque e excitação nervosa.

Mesmo com uma pequena área de lesão na pele da criança, podem ocorrer complicações. O choque por queimadura em crianças é manifestado por calafrios, vômitos, sede. É difícil para a criança respirar, a freqüência cardíaca aumenta, o pulso aumenta. Se a temperatura subir, você precisa ir com urgência a uma ambulância.

Primeiros socorros

Em casa, você só pode ajudar avaliando totalmente a situação. É preciso acalmar a criança, examiná-la. Pergunte sobre sua saúde. Apenas queimaduras superficiais podem ser tratadas em casa. Nesses casos, a pele se regenera sozinha. Os princípios básicos são o resfriamento, desinfecção da superfície da queimadura e promoção da cicatrização precoce. As atividades devem ser realizadas imediatamente. Se a criança queimou a mão ou os dedos, examine o ferimento. Se o material da vestimenta grudar, deve ser removido com cuidado. É importante não causar dor e irritação adicional na pele. Não pode tirar a roupa - deve cortá-la, deixar a peça aderente na ferida.

Para resfriar a superfície queimada, você pode comprar gelo seco em seu armário de remédios. O gelo puro deve ser colocado em um saco, envolto em um pano limpo ou curativo médico, a esterilidade é importante. Aplicando uma compressa de gelo por no máximo 5 minutos, a exposição prolongada da pele provoca necrose do tecido. Se não houver gelo à mão, você pode usar água fria da torneira, manter a queimadura sob o riacho por no máximo 10 minutos. Em seguida, limpe-o suavemente com uma toalha limpa ou seque com uma toalha de papel.

Desinfete a queimadura com álcool, tintura de álcool, uma solução fraca de permanganato de potássio, peróxido de hidrogênio, ácido bórico. Se desinfetantes especiais não estiverem disponíveis, use uma solução com sabão. Umedeça um pedaço de curativo, gaze ou algodão e limpe a pele escaldada. Para a cura precoce e o alívio dos sintomas, cremes especiais, pomadas e spray são usados. As preparações complexas são capazes de anestesiar localmente, desinfetar e proteger a pele.

Aplique um curativo. Para isso, pegue um curativo estéril, dobre-o em um quadrado de várias camadas, aplique o produto sobre ele e fixe o curativo na ferida. A bandagem é fixada na parte superior com uma bandagem em várias camadas. A queimadura é bastante dolorida, se a dor for insuportável, pode-se beber um analgésico ou usar anestésico local. As crianças podem receber Panadol, Calpol, Paracetamol, Ibuprofeno. Leia as instruções antes de usar. A dosagem depende da idade e do peso corporal da criança.

Com uma queimadura de 1 grau na pele avermelhada, é necessário aplicar um curativo com álcool e um anti-séptico. Para sensações dolorosas, use o aerossol anestésico Amprovizol. Pressionando a cabeça do cilindro a uma distância de 20-30 cm, segure-a por 2 segundos. Você pode usar essa anestesia 2-3 vezes. O medicamento é contra-indicado para queimaduras de 2º grau. Em seguida, aplique uma bandagem frouxa. Troque 1-3 vezes ao dia. Recuperação completa da pele em 5-7 dias.

Com uma queima de 2 graus é necessário tratar a superfície da ferida com álcool. Não fure ou drene pequenas bolhas! Grandes bolhas devem ser chutadas e o líquido liberado. A pele na superfície protegerá o tecido exposto até que ele se regenere. A criança não deve tocar nesta pele. Se não estiver lá, a infecção bacteriana é possível. Após o resfriamento e enxágue, aplica-se um curativo com pomada ou creme. A bandagem deve ser trocada 3-5 vezes ao dia.

Da mesma forma, é necessário proceder a queimaduras de 3º grau. A pele é restaurada após 2 semanas. Se houver supuração da superfície da ferida ou tecido, um curativo anti-séptico é aplicado com soluções aquosas de anti-sépticos e pomadas hidrossolúveis.Se houver grandes queimaduras, vias respiratórias queimadas (pescoço, nariz, boca), olhos feridos, áreas pretas ou carbonizadas na ferida, não se automedique. É necessária a ajuda urgente de especialistas.

Como e como tratar uma queimadura?

Em casa, adultos e crianças correm risco de queimaduras. Na maioria das vezes, eles queimam com um ferro e machucam membros: mãos, pés, dedos. São frequentes os casos de queimaduras na face e abdómen. Após prestar os primeiros socorros, avaliar a situação e o grau da queimadura, você precisa procurar ajuda no hospital ou continuar o tratamento em casa. Normalmente as queimaduras de ferro não causam consequências graves, são queimaduras de 1 e 2 graus. Você pode curá-los em casa.

Beber e fazer dieta devem ser seguidos. É necessário consumir mais líquido - até 4 litros por dia. Devido à necrose do tecido, as toxinas entram na corrente sanguínea. Febre, fraqueza, aumento de náusea. Beber muitos líquidos elimina rapidamente as toxinas do corpo e alivia os sintomas. Faça uma dieta saudável e equilibrada durante o período de cura.

Os curativos de uso medicinal devem ser atraumáticos, não grudar na ferida, retirar sem dor, sem agredir o epitélio. Para tanto, curativos não traumáticos em "malha" (como tule-gras) têm sido especialmente desenvolvidos. A composição do material para os curativos contém substâncias hidrofóbicas, com a ajuda delas o curativo não reage com a superfície da pele, protegendo a ferida das influências externas.

Você pode aplicar um patch especial de Branolid. O gel desinfetante é aplicado sobre uma base têxtil de algodão. Promove uma rápida regeneração. Para tratar a cobertura da ferida na fase de inflamação, são utilizados guardanapos Activetex, malha de poliamida Voskopran: aplica-se cera de abelha e pomada antibacteriana. Promove a limpeza da ferida, reduz as cicatrizes.

Um agente de proteção semelhante é Arkogol. Esta é uma cola anti-séptica. Após a aplicação, uma película protetora se forma na ferida. Não permite a passagem de ar e bactérias. Facilmente lavado com água.

Drogas especiais

Após a desinfecção da superfície, deve-se lubrificá-la com medicamentos. Aplicar um curativo para queimaduras de grau 1 é desejável; para grau 2-3, é um pré-requisito para o sucesso do tratamento. Durante a cura, os tecidos são esticados e marcados. Para que a pele cicatrize de maneira uniforme e sem dor, são usados ​​medicamentos especiais.

  • Pantenol, Depantenol, Bepanten. Os produtos são comercializados em diferentes formas: creme, pomada, gel, spray. A substância ativa é capaz de se integrar nas células do corpo e participar em reações metabólicas, a regeneração é acelerada e a resposta inflamatória diminui.
  • Levomekol. Pomada antiinflamatória com ação antimicrobiana, repara rapidamente os danos à pele.
  • La Cree - contém apenas substâncias naturais. Destrói as bactérias e reduz a irritação. A pomada é recomendada para crianças e até bebês.
  • Olazol - spray anti-séptico com óleo de espinheiro-mar e anestésico. A dor alivia e desinfeta.

Durante a cicatrização, o local da queimadura deve ser protegido da luz ultravioleta. As células em renovação são propensas à pigmentação. Para evitar manchas escuras, ao sair, cubra a área danificada. A formação de cicatrizes após uma queimadura com ferro pode ser removida cirurgicamente, com um laser ou por uma esteticista usando peelings profissionais e recapeamento.

Remédios populares

Em casa, pode não haver ferramentas especiais disponíveis. Mas as receitas da medicina tradicional virão em seu socorro.

  • Clara de ovo de galinha... A mistura de proteínas batidas é espalhada sobre a pele avermelhada. Isso ajudará a reparar a superfície danificada. Quando seco, forma-se uma película protetora.
  • Pasta de tomate pois uma compressa ajuda a lidar com o inchaço e a inflamação, evita a formação de bolhas.
  • Batata crua - o remédio mais comum. O mingau ralado é aplicado na pele. Você pode adicionar mel para amolecer.O curativo é fixado com curativo por 2 horas. Troque de 3 a 4 vezes. Em caso de emergência, você pode simplesmente cortar as batatas e prender uma cunha na ferida.
  • Suco de babosa possui propriedades regenerativas, ao mesmo tempo que resfria a área danificada. Uma folha descascada pode ser usada em uma compressa. É aplicado e corrigido há algum tempo.
  • Os óleos ajudam a reduzir as cicatrizes: oliva, linhaça, sementes de cominho... A vitamina E líquida também ajuda. Você pode usá-la para fazer loções ou ingerir.
  • Para o alívio da dor glicerina é usada.
  • Aplicar na pele imediatamente após o dano bicarbonato de sódio e enxágue a ferida com água fria. Ele desinfeta e alivia a dor.
  • Pasta de dente mentol vai ajudar a aliviar o inchaço, esfriar, reduzir a vermelhidão.
  • Folha de repolho ou mingau também é usado para comprimir. Aplicado por 60 minutos. Alivia a dor.

É importante compreender que ingredientes naturais e à base de ervas podem causar irritação e alergias. Eles não devem ser usados ​​para bolhas danificadas e queimaduras de grau 3 e 4. Pacientes com queimaduras graves são tratados exclusivamente em um hospital. As infecções microbianas de feridas são tratadas com antibióticos.

O que não pode ser feito?

Não use óleo animal ou vegetal, nem produtos lácteos como loções - existe o risco de infecção. Alimentos ou cremes cosméticos oleosos são um excelente terreno fértil para bactérias. Álcool, perfume, colônia são freqüentemente usados ​​para desinfecção. Acredita-se que contenha álcool. Isso é absolutamente impossível de fazer devido ao forte efeito irritante das impurezas.

Não toque na área afetada com as mãos e danifique as bolhas com objetos pontiagudos. É proibido o uso de produtos químicos oleosos como querosene, gasolina ou receitas perigosas da medicina tradicional com o uso de soluções para loções de vinagre, ácidos, urina. Existe o risco de desenvolver queimaduras e infecções mais graves. A bandagem não deve ser muito apertada. É proibido o uso de algodão em rama para a aplicação. Suas vilosidades podem permanecer na ferida. Para a cura precoce, deve-se prestar imediatamente os primeiros socorros em casa, consultar um médico e seguir todas as recomendações.

Para informações sobre como tratar queimaduras em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa