Embalagem de presente

Furoshiki: características da técnica japonesa de embrulhar coisas

Furoshiki: características da técnica japonesa de embrulhar coisas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Opções de aplicativo

Furoshiki é a arte japonesa de embrulhar coisas em tecido. Não se sabe ao certo quando apareceu. Mas em gravuras datadas do século 2 DC. e., já existem imagens de mulheres carregando fardos de tecidos na cabeça. Análogos de bolsas furoshiki são encontrados em muitas culturas, mas somente no Japão esse hobby se tornou tão difundido. O estágio de maior desenvolvimento caiu nos séculos VII-VIII d.C. NS.

A própria palavra "furoshiki" pode ser traduzida como "um tapete para ir ao balneário". O tapete foi levado com você para ficar em cima dele ao vestir um quimono de banho, um quimono de rua e um quimono de banho foram enrolados nele após os procedimentos de água. Com o tempo, pedaços de tecido passaram a ser usados ​​para transportar diversos itens. E embora agora não haja nenhuma necessidade prática para esta arte, ela continua a gozar de popularidade no Japão e em outros países do mundo.

Não há restrições ao uso da técnica furoshiki. Você pode usá-lo na vida cotidiana, em festas temáticas ou para decorar um presente. A partir de um pequeno pedaço de tecido, você pode construir uma bolsa, uma bolsa, apenas um pacote para alguma coisa ou até mesmo uma pasta.

Peculiaridades

Esta arte pode ser aplicada de quatro maneiras:

  1. quando você precisa transferir algo;
  2. quando você precisa embalar um presente lindamente;
  3. quando você precisa embalar algo para preservar o item;
  4. para decoração de casa e mesa.

Para transportar algo, você pode rolar a bolsa sobre o ombro ou carregá-la nas mãos. Pode ser uma bolsa para carregá-la na cabeça, embora isso raramente seja visto agora. Uma bolsa de tecido pendurada para carregar uma criança na frente também pode ser feita nesta técnica.

E embora esse acessório pareça muito incomum, você precisa se lembrar que se precisar tirar algo da bolsa, você precisará desamarrá-lo total ou parcialmente. E se você precisar recolher mantimentos da loja em tal bolsa, por exemplo, você precisará de um local separado para isso. Isso não é muito conveniente na realidade do modo de vida europeu. Embora para estudantes da moda, tal bolsa será uma excelente alternativa para bolsas com estrutura pesada. Vale a pena pensar com antecedência sobre qual esquema usar.

Mesmo o presente mais feio ficará bem em uma bela embalagem de tecido. Tecidos duros, macios ou fluidos criam um envoltório único. Para isso, geralmente são utilizadas telas brilhantes com padrões. Por muitos séculos de desenvolvimento desta arte, os esquemas de embalagem se acumularam para qualquer forma. Por exemplo, para garrafas (uma, duas ou até três), livros, objetos retangulares e quadrados, pratos, lembranças ou flores.

E também esta técnica é usada quando você precisa guardar algo por muito tempo. Vale dizer que um dos motivos para o surgimento dessa arte foi justamente a necessidade de conservar alimentos. Ao contrário dos residentes europeus, os japoneses não precisaram armazenar alimentos por muito tempo. Os alimentos podiam ser obtidos durante todo o ano, portanto, os alimentos não eram armazenados por mais de 3-4 dias. Um análogo desse propósito do furoshiki pode ser o hábito de nossas avós de embrulhar roupas e objetos em tecidos antes de guardá-los.

Furoshiki é usado não apenas para embalar itens durante o transporte, mas também para decorar sua própria casa. Por exemplo, ao decorar garrafas, vasos, lâmpadas de assoalho. A decoração de vasos de flores e utensílios de cozinha merece destaque. Além disso, os japoneses praticam o acondicionamento de bombons e balas. Além disso, cada doce deve ser embrulhado em uma peça separada. As frutas podem ser embaladas juntas.

Materiais (editar)

Não há restrições quanto aos materiais usados ​​no furoshiki. Tudo depende exclusivamente do desejo do designer e das circunstâncias específicas. No Japão, eles gostam muito de tecidos brilhantes, que usam para bordar. Aqui estão recomendações gerais para os casos mais comuns.

Para fazer bolsas, é melhor usar tecidos fortes e densos, mas não muito pesados. Batiste, Bengala, veludo, gabardine e tecidos básicos são adequados. E também o material é jacquard e diagonal. Esses materiais são caracterizados pela leveza, durabilidade e simplicidade. Também é importante que dificilmente mudem de forma, o que significa que o pedaço de tecido vai durar mais. O material pode ser monótono ou padronizado, dependendo do seu estilo de roupa.

Não existem restrições de materiais para decoração de uma casa. Porém, é recomendável não usar tecidos felpudos como veludo, veludo, veludo cotelê, pois acumulam poeira e fiapos. Para itens pequenos, é melhor usar tecidos com uma característica de “drapeado” alto. Por exemplo, cambraia, grampo, chiffon, seda e madonna.

Para embalar o item "nas costas", você pode usar lençóis velhos e tecido especialmente comprado. Tecidos de algodão, linho e chiffon são adequados.

Para embrulhar um presente, é recomendável levar materiais soltos e estampados. Isso é ditado pelo fato de que, se você planeja fazer uma alça ao embalar um item pequeno, será mais fácil fazê-lo com materiais macios e finos. Se você não pretende deixar as alças e tricotar nós grandes, não há restrições nos materiais. Seda, cambraia, jacquard, veludo, chiffon, guipura, viscose, veludo, cetim e poliéster funcionam bem.

As dimensões do segmento podem ser convenientes. Tradicionalmente no Japão, eram usados ​​pedaços de tecido quadrados com lados de 48 cm, 52 cm, 70 cm, 100-105 cm, 128 cm, 174 cm, 195 cm.

Os especialistas recomendam começar com um segmento de 40x80 cm.Se você planeja usar material com um padrão, veja com antecedência como o padrão se "dobrará".

Opções de aplicativo

Aqui estão alguns exemplos de como você pode diversificar sua vida com um pedaço de tecido e técnicas de embrulho.

Invólucro para duas garrafas

Precisamos de um pedaço de material igual a três vezes o comprimento de uma garrafa na diagonal.

  1. Vamos dobrar as garrafas de forma que os gargalos fiquem em diferentes cantos da mesma diagonal, e haja um vão de 7 a 8 cm entre os fundos.
  2. Vamos fazer um rolo de tecido com recheio de garrafa.
  3. Dobre ao meio para que as garrafas fiquem próximas umas das outras. Dê um nó nos cantos acima do pescoço.

Vai ser difícil colocar tal estrutura, mas você pode pendurá-la.

Uma mochila

Considere como dobrar rapidamente uma bolsa (por exemplo, vamos pegar uma versão do aluno com livros):

  1. precisamos de tal segmento para que a diagonal se encaixe nas quatro larguras do livro;
  2. divida todos os livros em duas partes e coloque-os ao longo das bordas do segmento;
  3. agora envolvemos os cantos restantes (mais próximos a eles) sobre eles e dobramos novamente para que as capas fiquem completamente escondidas sob o tecido e os próprios livros fiquem ao lado delas;
  4. mudamos cada extremidade livre da tela para o lado oposto;
  5. viramos a estrutura, amarramos as pontas livres da tela com um nó na altura que precisamos.

Embalagem de roupa de cama

Como embalar uma pilha de roupas de cama para armazenamento:

  1. espalhamos o material em 3 alturas de pilha;
  2. coloque uma pilha no centro;
  3. amarre alternadamente as extremidades diagonalmente opostas do material;
  4. Dobre as "orelhas" penduradas para dentro para ocultar completamente a pilha.

Embalagem de itens redondos

Com a ajuda de furoshiki, você pode embrulhar lindamente um objeto arredondado (por exemplo, uma caixa):

  1. escolha um pedaço de tecido de forma que fique igual aos dois comprimentos da caixa;
  2. coloque a caixa em um dos cantos, e embrulhe o “rolo”;
  3. enrolamos os cantos que saem da caixa para que a ponta do "rolo" não caia;
  4. formamos um belo nó ou laço.

Furoshiki é uma bela arte tradicional japonesa que pode ajudar a trazer harmonia e beleza à vida.

Para obter informações sobre como embalar você mesmo um presente usando a técnica furoshiki, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa