Joias femininas

O que é filigrana e onde é usada?

O que é filigrana e onde é usada?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Visão geral da espécie
  4. Áreas de uso

Muitas casas têm joias. E, talvez, muitos de seus proprietários já tenham ouvido a palavra filigrana, especialmente quando se trata de joias. No entanto, nem todo mundo sabe o que é filigrana. Esta técnica de joalheria será discutida no artigo.

O que é isso?

A palavra "filigrana" tem dois significados. Por um lado, significa um padrão especial de fio de metal aplicado a qualquer coisa de metal. Outra opção: a filigrana é um ofício que envolve o próprio processo de criação de um padrão.

Esta palavra parece filigrana em inglês e vem do idioma latino. Assim, filigrana consiste em duas palavras latinas: filum e granum. O primeiro significa "linha" e o segundo significa "grão". O nome contém toda a essência da palavra. Um fio é um fio de metal que, como um fio comum, é muito fino. Já o grão são bolas de metal aplicadas junto com o arame e joias, ou seja, trabalhos com pequenos detalhes. Na verdade, é preciso muito tempo e esforço para aplicar um padrão de filigrana.

Em russo, filigrana é chamada de filigrana. Como em inglês, em nossa fala essa palavra também não apareceu exatamente assim. Na Antiga Rus havia uma palavra "skat", que significava torcer ou torcer. Foi dele que veio o nome do molde da joia.

Vamos descobrir o que é a técnica da filigrana.

  1. Qualquer metal precioso é levado, como regra, é prata ou ouro.
  2. Uma tira muito fina é feita com eles, a partir da qual o padrão será criado. Ao mesmo tempo, é muito importante que os metais preciosos sejam puros, sem impurezas. Caso contrário, o fio não será tão elástico. Apenas espécimes puros podem ser usados ​​para fazer o fio mais fino.
  3. No futuro, os fios são fixados em um fundo pré-preparado na forma de um padrão.

Prata e ouro são usados ​​como materiais não apenas porque são considerados os mais caros e valiosos, mas também porque são metais macios. Infelizmente, o produto final, criado com materiais não muito duráveis, não é muito resistente ao estresse físico.

Depois de aplicado o padrão básico, o artesão passa para a próxima etapa, ou seja, a aplicação de grãos de metal. Eles vão decorar o produto final, dando-lhe um certo volume.

A filigrana é uma das técnicas básicas conhecidas há muitos anos em todo o mundo. Qualquer joalheiro deve ser capaz de trabalhar com essa técnica e também com entalhes de alta qualidade. Com sua ajuda, vários padrões são criados em muitas joias, é assim que as peças preciosas são decoradas.

História de origem

Algumas pessoas acreditam erroneamente que a filigrana é uma arte primordialmente russa. É claro que os historiadores não podem determinar exatamente quando e por quem essa técnica de criação de padrões de joias foi inventada. mas Numerosas escavações e muitos anos de trabalho de cientistas tornaram possível descobrir que a filigrana apareceu pela primeira vez por volta do século 5 aC no Egito, Grécia e alguns outros países do mundo antigo.

Um pouco mais tarde, essa técnica apareceu em outros estados, como Portugal, Espanha. Na Rússia, a filigrana aparece, mas os historiadores não sabem dizer a data exata. Com o início de nossa era e por algum tempo, a filigrana não era muito popular. Isso é evidenciado pelo número de achados e a localização de sua descoberta. Mas já no século 17, a demanda por esses produtos aumentou drasticamente. A partir deste momento, o rápido desenvolvimento desta embarcação começa, novos tipos e técnicas começam a aparecer.

Na Rússia, a filigrana atinge seu auge no século XVI. Os mestres neste negócio criaram verdadeiras obras de arte. Surpreendentemente, mesmo sob o domínio soviético, esta nave não desapareceu, mas, ao contrário, subiu vários degraus acima em seu desenvolvimento. A cidade russa de Kostroma é a capital informal da filigrana russa.

Após a revolução industrial nos países europeus no século 19, os elementos de filigrana tornaram-se uma mercadoria de fábrica. Neste ponto, há uma grande seleção de vários pratos, vasos, caixões e muitas outras coisas com essa decoração. Graças ao novo método de sua produção, o custo no mercado torna-se muito menor.

Visão geral da espécie

É claro que, desde o surgimento da arte da filigrana, ela se desenvolveu incessantemente. O desenvolvimento ocorreu em todas as direções, mais e mais padrões de padrões apareceram. Como resultado, hoje no mundo existem várias espécies muito diferentes.

Soldado

Essa variedade difere porque a soldagem de fios de metal e grãos ocorre em alguma base, na qual eles, em última análise, na maioria dos casos, permanecem. Dependendo de vários fatores, existem várias subespécies de filigrana soldada.

  • Fundo. Por outro lado, ela é chamada de surda. Esta subespécie é considerada a mais simples. Sua essência é que o padrão é aplicado a algum tipo de fundo. Além disso, após a aplicação da filigrana, esta não é removida em parte alguma, além disso, faz parte de todo o desenho.

  • Perfurado. Seu outro nome é bebida. Esta variedade é o oposto da anterior. Aqui, depois que o padrão é aplicado, o fundo é removido. E isso é feito cortando e serrando. A partir dos métodos de eliminação do fundo, existem dois nomes para esta subespécie.
  • Em relevo. A diferença aqui é o próprio pano de fundo. Não se trata apenas de uma folha plana de metal, mas de um relevo marcado. Graças a isso, o desenho final fica mais bonito devido à aquisição de um pequeno relevo volumétrico.
  • Cloisonné. Caso contrário, é chamado de soldado com esmalte. Para criar um padrão deste tipo, o esmalte é usado. Inicialmente, a filigrana é soldada à base, mas depois o trabalho não é concluído.O espaço entre as partições do padrão é preenchido com esmalte.

Uma aparência soldada também é chamada de nota de remessa. Isso ocorre porque o padrão é, por assim dizer, "sobreposto" a algum fundo. Esta oportunidade permitiu que muitos artesãos usassem ornamentos para decorar seus produtos. A filigrana de Sozh pode ser citada como um exemplo desse tipo - essa é uma técnica bielorrussa, produtos desse tipo apreciados em todo o mundo.

Volumétrico

O nome desta espécie foi inventado por uma razão. Ao contrário do padrão soldado, esta variedade não precisa de nenhuma base e, portanto, de um fundo. Com fios de metal, o mestre os torce de modo a obter figuras tridimensionais.

Alguns produtos são muito mais convenientes e corretos de não fazer imediatamente. A criação de produtos de filigrana volumétricos difíceis requer a divisão de uma grande tarefa em várias pequenas. Simplificando, um artesão habilidoso inicialmente faz apenas partes do padrão futuro. Ao mesmo tempo, devido ao fato de que o mestre não precisa se distrair com a figura inteira de uma vez, ele consegue uma maior concentração para o trabalho pontual em cada pequeno elemento. Em seguida, o padrão final é montado a partir das peças confeccionadas.

Pelo fato de que, como tal, esta filigrana não possui base sobre si mesma, sua resistência é muito menor que a do mesmo tipo soldado.

Um exemplo é a filigrana Krasnoselskaya. O mestre desta técnica chama seus produtos de openwork-volumetric. Seus produtos são constantemente demonstrados em várias exposições na Rússia e no exterior.

Openwork

Um padrão desse tipo é um tanto semelhante a uma variedade volumétrica. Mas há uma diferença - os produtos perfurados podem ser planos em oposição aos volumétricos, que são sempre feitos em estilo 3D. A semelhança entre eles é que ambas as espécies não têm base nem no momento de sua criação nem no final.

O processo de criação de produtos openwork como um todo não se destaca em nada de especial. Metais caros e macios também são usados ​​aqui, bolas de metal ou grãos também podem ser usados. O principal interesse dos produtos de lapidação é causado por produtos em relevo. Ao contrário das volumétricas, essas decorações ainda permanecem planas, mas graças a várias saliências e irregularidades, tornam-se mais bonitas.

Um exemplo notável de filigrana aberta é a filigrana de Kazakov. Esta é uma técnica muito popular na qual uma grande variedade de formas e decorações são produzidas. E também demonstra muito bem o estilo openwork da filigrana Kostroma. A própria Kostroma é o berço de tais padrões. Isso explica a habilidade dos produtos que são produzidos usando essa técnica. A filigrana irregular também é um representante do tipo openwork, que é produzido por artesãos tártaros.

Em todas as variedades acima, a tecnologia de rendas preciosas é usada com frequência. Na verdade, esse é um tipo de técnica pela qual um fio de metal é enrolado em um padrão. A peculiaridade desta técnica é que para perfurações e produtos volumosos, a máxima resistência final é garantida.

Áreas de uso

Hoje, os produtos decorados com um padrão de filigrana são muito populares. Eles são comprados como um presente para aniversários, Ano Novo, aniversários, datas especiais ou apenas para você. O escopo de aplicação é enorme, eles incluem um grande número de diferentes pratos, bijuterias ou joias.

Um dos talheres antigos é o porta-copos. Hoje em dia, pode ser usado para criar um ambiente autêntico, mas também funciona muito bem como uma decoração de interior comum. Muitas pessoas herdaram este item da geração mais velha - avôs e avós. Por causa disso, a cor de tais porta-copos mudou ligeiramente devido ao tempo. Portanto, a prata da qual são feitas não é mais tão brilhante, mas mais opaca. Ainda assim, um porta-copos de filigrana ou filigrana fica bem em casas modernas.

Outro item que pode ter vindo dos meus avós é a caixa. Claro, hoje esse item pode ser facilmente comprado em joalherias. A caixa de joias de filigrana não só parece bonita, mas pode funcionar perfeitamente. Portanto, esta caixa é perfeita para guardar relíquias de família ou joias.

Para decorar sua casa, você pode comprar um relógio de mesa de filigrana. Tal como acontece com a caixa, o item será totalmente funcional. Também é importante notar que o relógio de mesa é sempre colocado no lugar mais proeminente. Assim, será possível ver toda sua beleza o tempo todo. Devido às características estruturais dos relógios, a filigrana é feita sobre eles por soldagem, enquanto as bolas de metal adicionais podem ser usadas para uma maior estética.

Os vasos de filigrana costumam ser comprados junto com os relógios. Os padrões neles podem ser feitos não apenas com prata, mas também com fios de ouro. Os vasos são normalmente usados ​​exclusivamente para decoração, mas se desejar, você pode usá-los para qualquer necessidade. E também os vasos vêm em tamanhos muito diferentes. Existem vasos grandes no chão e outros pequenos que ficarão bem com um relógio na mesma mesa.

A filigrana costuma ser decorada com acessórios masculinos. Por exemplo, filigrana para uma cigarreira ficará muito bem. Hoje em dia poucas pessoas usam isso, mais frequentemente tratam como uma obra de arte. Os artesãos fazem os padrões de várias maneiras, usando prata e ouro. Claro, cigarreiras decoradas com fios de ouro serão mais caras, mas em muitos casos o uso de ouro é realmente preferível à prata.

O anel macho também está incluído no escopo do uso da filigrana. Além disso, esses acessórios eram muito populares entre os homens em todos os momentos. A característica mais importante de um anel que o distingue de um anel é a presença de uma gema do lado de fora. A pedra pode ser qualquer coisa, dependendo do preço de todo o anel. Filigrana nessas coisas é uma coisa bastante trabalhosa, porque o mestre tem que fazer um padrão em uma superfície muito pequena.

Em geral, os anéis não são apenas masculinos, mas também femininos. Não há diferenças fundamentais neles, exceto que o estilo será diferente.

Algo semelhante a um anel é um pingente. No entanto, a presença de uma pedra é opcional, embora seja incentivada. O pingente está pendurado no pescoço e é uma joia antiga. Além disso, tal coisa é um acessório exclusivamente feminino. A filigrana em um pingente pode ser de vários tipos. Pode ser filigrana soldada aplicada na base do pingente, e filigrana perfurada, e às vezes até volumosa.

Nesse caso, grandes oportunidades de criatividade se abrem para o mestre, já que diferentes tipos de pingentes podem ser de absolutamente qualquer formato.

A filigrana também é usada na fabricação de pulseiras. Utiliza-se openwork ou filigrana soldada. Curiosamente, as pulseiras de filigrana estão entre os produtos mais populares e caros entre as mulheres. É claro que o material de fabricação desempenha um papel importante no preço: itens de ouro são muitas vezes mais caros. As pulseiras podem ser largas e planas ou ter a aparência de uma corrente.

Em ambos os casos, é muito importante qual padrão de filigrana é usado. Na verdade, em tais coisas, não é apenas a coisa prata ou ouro, é importante que o desenho seja realmente digno.

A corrente de filigrana pode ser usada como tampa. Essa decoração era especialmente popular naqueles anos em que o próprio boné estava na moda. No entanto, mesmo agora, algumas empresas estão envolvidas na produção de correntes de filigrana.

As mulheres podem cuidar de si mesmas brincos de filigrana. O mundo moderno é tal que a variedade desses acessórios é extraordinária. Você pode escolher brincos para qualquer roupa, mas seu custo pode não ser muito alto. Os brincos de filigrana diferem por serem sempre muito grandes. Em geral, essa decoração não é para todos.

E, claro, os broches também foram incluídos na arte da filigrana. Uma grande quantidade de produtos nesse mercado são broches, decorados ou feitos inteiramente com essa técnica. O mais interessante é que até as bases dos broche são feitas da mesma maneira.

Além de tudo listado acima, a técnica da filigrana afeta vários pratos, anéis, colares, artesanato e muito mais. O mais importante é que apesar da variedade de joias diferentes, nem todas são feitas de acordo com o mesmo estêncil. Claro, também existem padrões semelhantes e idênticos, mas na maioria das vezes cada coisa é única - é quase uma obra de arte.

Filigrana é uma técnica especial para criar designs de joias. Tem uma história rica e antiga. Existem vários tipos de filigrana, cada um dos quais é comumente usado na produção de joias e talheres. Em geral, podemos dizer que o alcance do uso da digitalização é muito grande.

Para informações sobre como fazer joias de filigrana com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa