Limpando a casa

Como limpar móveis estofados em casa?

Como limpar móveis estofados em casa?
Contente
  1. Os caminhos
  2. Fundos
  3. Como remover manchas?
  4. Nós limpamos da poeira
  5. Removendo o cheiro
  6. Dicas de cuidados

O mobiliário estofado é um móvel versátil e está presente em uma infinidade de interiores. É confortável, tem uma aparência atraente e proporciona uma estadia confortável.

Mas o estofamento de móveis estofados com seu uso regular está freqüentemente sujeito a todo tipo de contaminação. A limpeza oportuna dos produtos em casa ajudará a devolver os itens à sua aparência original e estenderá significativamente sua vida útil.

Os caminhos

Para limpar a sujeira de móveis estofados, são usados ​​métodos de processamento a seco e úmido, lavagem a seco e também trabalho com limpeza a vapor. A escolha do método depende da intensidade e da área de contaminação, bem como do material de que o produto é feito. Ao usar o método seco é necessário limpar inicialmente o tecido de pequenos detritos mecânicos: cabelo, fiapos, fios e poeira. Isso pode ser feito com uma escova semidura ou aspirador de pó. As áreas brilhantes e desfiadas devem ser esfregadas com sal ou lixa fina.

Em casos de forte abrasão do material, um torrão de açúcar refinado ou semolina é adequado.

A limpeza com sal e semolina deve ser feita com algodão, substituindo conforme a necessidade. Uma mancha gordurosa ou oleosa é borrifada com giz amassado ou amido e, após meia hora, é limpa com pincel. Você precisa usar a escova com cuidado - para não danificar o pêlo e não esticar o tecido.

Se o material do estofamento for suficientemente vulnerável ao estresse mecânico. é melhor usar um aspirador de pó. Derrubar os móveis também é um método a seco.

O método úmido permite uma limpeza mais profunda e de alta qualidade e ajuda a lidar com a sujeira extensa e persistente. Ao usar este método, lembre-se de que umedecimento excessivo da superfície é inaceitável... A umidade que penetra profundamente nos elementos moles pode causar o aparecimento de mofo, fungos, patógenos e provocar a decomposição do material. A essência do método úmido é que uma composição de espuma é aplicada na superfície do estofamento e, após um certo tempo, é removida com uma esponja, escova ou aspirador de pó.

A maneira mais eficaz de limpar os móveis em casa é usar uma máquina de limpeza a vapor. Recomenda-se fazê-lo pelo menos uma vez a cada três meses. Este método permite limpar o estofamento de qualquer contaminação da superfície, desinfetar completamente o enchimento, livrar os móveis de insetos e refrescar o brilho das cores do tecido do estofamento.

Fundos

A limpeza de móveis estofados em casa pode ser feita usando métodos tradicionais e produtos químicos domésticos. Ao escolher composições químicas especiais, é necessário prestar atenção ao tipo de estofamento e ao tipo de poluição - química ou biológica. Também segue leia atentamente as instruções de uso. Existem tanto soluções de ação geral, com as quais o processamento regular de móveis é executado, quanto produtos especializados projetados para remover manchas persistentes e velhas.

Os produtos estão disponíveis na forma de sprays, comprimidos, pós, aerossóis e géis. Os mais comuns são Sama, Denkmit e Gallus, são bastante eficazes e têm muitas críticas positivas.

O uso de remédios caseiros é necessário quando há pessoas alérgicas a produtos químicos em casa. Os produtos de limpeza de estofados mais comuns são refrigerante, sal, ácido cítrico, amônia e vinagre. Para remover a sujeira teimosa, você precisa misturar uma colher de sopa de sal e duas colheres de vinagre diluído e amônia. Misture bem a mistura resultante até que o sal esteja completamente dissolvido e, umedecendo uma esponja ou escova macia na solução resultante, limpe rapidamente o tecido do estofamento. É muito importante evitar umidade excessiva e tentar limpar a superfície limpa o mais rápido possível com um pano limpo e úmido e, em seguida, com um pano seco.

Uma solução composta por um litro de água, 50 gramas de sal e 5 colheres de sopa de vinagre é muito eficaz. Para a limpeza geral, um pano macio deve ser umedecido com essa solução e a superfície deve ser enxugada rapidamente.

Um bom remédio é água com sabão feita de roupa ou sabão líquido. Essa solução lida bem com a sujeira fresca e atualiza visivelmente o material. O tecido de algodão que está sendo processado deve ser periodicamente enxaguado em água corrente. Você também pode usar uma mistura feita de shampoo e banho de espuma. Os componentes são tomados em quantidades iguais e bem batidos. Essa composição não penetra profundamente no enchimento e limpa perfeitamente o estofamento.

Antes de usar qualquer produto, deve-se testá-lo no interior do móvel e aguardar que seque completamente. Misturar compostos caseiros com produtos químicos domésticos é inaceitável. Isso pode causar reações químicas entre os componentes, levando a listras e manchas brancas.

Como remover manchas?

Existem muitas maneiras comprovadas de se livrar de manchas teimosas e sujeira teimosa. Remédios caseiros simples e baratos costumam ser usados ​​junto com removedores de manchas industriais, que podem descolorir levemente a mancha ou deixar um contorno esbranquiçado. Seu uso não causará dificuldades e não exigirá custos significativos. Manchas antigas podem ser bem removidas escovas de náilon, e com a ajuda de uma esponja, a terra úmida recém-plantada pode ser removida. A limpeza deve ser feita das bordas da mancha ao centro, isso evitará o aparecimento de contornos de poluição distantes.

Por exemplo, você pode raspar com cuidado as gotas de cera, colocar uma toalha de papel sobre a mancha restante e passar a ferro com um ferro. A mancha de vinho deve ser coberta com bastante sal e deixada por um tempo. Após o sal ter absorvido o líquido restante, molhe um pano limpo e sem fiapos em um líquido à base de álcool e limpe a área contaminada. Líquidos contendo fragrâncias e fragrâncias não devem ser usados. O tecido vai absorver o cheiro e os móveis vão cheirar a perfume por um longo tempo. Melhor usar álcool ou vodka.

Para remover a goma, assim como a mancha que sobrou dela, você precisa colocar cubos de gelo em um saco plástico e cobrir a goma. Depois que congela, os restos são facilmente raspados sem deixar vestígios.

O chá, o café ou o cacau que acabam de ser derramados no estofado de cor clara devem ser lavados imediatamente com água morna e qualquer detergente, tendo o cuidado de não humedecer o tecido. É melhor fazer isso repetindo o enxágue e, em seguida, remova rapidamente a umidade com um pano de membrana seco.

Você também pode usar uma mistura de água, vinagre e detergente líquidotomadas em quantidades iguais. Manchas de cerveja podem ser bem removidas com água e sabão. O sumo de fruta vai ajudar a retirar uma solução de água, essência de vinagre e amoníaco, na proporção de 2: 1: 1. A composição é aplicada sobre a sujidade e deixada secar completamente. Em seguida, a mancha é tratada com um pano úmido embebido em água morna limpa e seco.

Vestígios de sangue do sofá e das poltronas podem ser limpos com uma solução preparada com um copo de água e um comprimido ácido acetilsalicílico.

Também é permitido o uso de uma mistura de um litro de água e trinta gramas de sal de cozinha. Creme desidratado, corretivo de barra, restos de plasticina ou gordura devem ser limpos com pincel duro umedecido, após imersão em bicarbonato de sódio. Em seguida, a mancha deve ser levemente umedecida e coberta com bastante sal, giz ou amido. Se a mancha for recente e ainda úmida, não será necessário umedecê-la adicionalmente.

Manchas de gordura velhas são removidas com uma mistura que consiste em 2 colheres de sopa de essência de vinagre, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa. colheres de sopa de sabão em pó sem efeito clareador e um litro de água morna. Os componentes são misturados até que uma composição homogênea seja obtida, a solução é vertida em um frasco spray e pulverizado sobre a contaminação. Em seguida, com uma esponja seca, a mancha é limpa, a composição é removida com água morna e a superfície é enxugada. Você pode usar um secador de cabelo para secar seus móveis.

Você pode limpar o estofamento de vestígios de geleia e chocolate com água morna e detergente líquido para a louça. O processamento deve ser feito com escova semidura, após o que o material deve ser enxaguado com água limpa e enxugado com pano seco. As manchas de caneta esferográfica e batom são removidas com uma solução de álcool a 10%, seguido de enxágue com água limpa e secagem. As manchas de bagas e frutos são bem limpas com uma mistura de vinagre e amoníaco, retirados em partes iguais.

As manchas verdes são as mais difíceis e difíceis de remover. Existem várias maneiras de se livrar dessas manchas, mas nenhuma delas é 100% garantida.

O mais racional é usar um removedor de manchas doméstico.

Se a limpeza não funcionar, você pode tentar esfregar a mancha. Solução de amônia a 10%que é aplicado à sujeira e enxugado com um pano limpo.

Também pode ser aplicado na mancha amido e mingau de águadeixando secar completamente. Em seguida, o produto deve ser removido com uma escova dura.Em vez de amido, pode-se usar sabão em pó, mas neste caso, a superfície precisará ser enxaguada com água limpa após a retirada da composição.

Não é recomendado o uso de alvejante à base de cloro. Isso levará à formação de manchas esbranquiçadas, nas quais não será mais possível entrar.

Com estofamento em couro

O estofamento de couro pode ser limpo facilmente com álcool isopropílico 10%, que é aplicado sobre a mancha e deixado por 10 minutos. Decorrido o tempo, a superfície deve ser limpa com um pano umedecido em água limpa e seco. Desta forma, você pode limpar impressões digitais, óleo, manchas de graxa, marcas de lápis, caneta hidrográfica e marcas de hidrocor. Após o processamento, a superfície do couro pode ser limpa com limão e, em seguida, um creme especial pode ser aplicado, caso contrário, pode-se usar um creme normal para as mãos. Ao remover manchas de móveis de couro, lembre-se de que o material não gosta de umidade excessiva e certifique-se de secar após cada limpeza.

Com tecido aveludado

O estofamento em materiais como nobuck, veludo, camurça e flock é limpo contra fiapos. Para a lavagem a seco, você pode usar uma escova de borracha ou um pano duro. O uso de aspirador de pó não é recomendado devido ao risco de danificar a pilha. O processamento regular geral é realizado com água e sabão, seguido de enxágue com água morna e secagem do material de estofamento. Os materiais da pilha são permeáveis ​​à água, portanto a limpeza deve ser feita o mais rápido possível, o que evitará a umidade excessiva e não deixará entrar água no enchimento.

A graxa é removida do veludo com um pano de microfibra, pré-umedecido e levemente ensaboado.

Manchas de maquiagem e tinta são removidas com uma solução de álcool, e manchas de café fresco e vinho são borrifadas com pó e cuidadosamente limpas.

Para remover a sujeira mais difícil, é melhor usar um gerador de vapor ou vaporizador. Isso irá efetivamente limpar a superfície e não estragará a pilha.

Nós limpamos da poeira

A remoção de poeira de móveis estofados deve ser realizada regularmente - pelo menos uma vez a cada dois meses. Isso ajudará a prevenir os ácaros e reduzir o risco de alergias ao pó. A limpeza é feita com aspirador de pó ou com arrancamento e sopro mecânico. Para realizar o procedimento de eliminação, é necessário preparar uma solução a partir de um litro de água, 50 gramas de vinagre de mesa e a mesma quantidade de sal. Os componentes são completamente misturados até que os cristais de sal estejam completamente dissolvidos. Então, na solução resultante, você precisa umedecer e espremer um lençol de algodão, cobrir uma cadeira ou sofá com ele e começar a vomitar. Este método limpará profundamente o enchimento e evitará que a poeira se espalhe pela sala.

No caso de aspirador de pó, o acessório pode ser envolto em gaze úmida, umedecendo-o previamente em uma solução de um litro de água e 35 gramas de sal. Isso refrescará a cor e removerá manchas difíceis. A aspiração não é adequada para veludo, veludo e outros tecidos felpudos.

Removendo o cheiro

O cheiro de móveis estofados pode ser removido com um aspirador de pó e shampoo. Na ausência de tecnologia, deve-se usar uma solução de água e vinagre, tomada na proporção de 50 g de essência por 1 litro de água. Na composição resultante, é necessário umedecer um guardanapo e cobrir a área desejada com ele. O vinagre irá remover o odor desagradável e desaparecer por si mesmo em 2-3 dias. Em vez de vinagre, você pode usar ácido cítrico, que remove até mesmo o cheiro de amônia. Você também pode usar limpadores de carpete que contenham aditivos especiais para remover odores desagradáveis.

Dicas de cuidados

Para que o mobiliário estofado tenha uma longa durabilidade e não perca o seu aspecto original, é necessário limpá-lo regularmente contra o pó e a contaminação de superfícies. Durante a operação, é recomendado o uso de capas e capas. Isso evitará a abrasão rápida do tecido do estofamento e evita que ele fique sujo.As capas devem ser lavadas conforme necessário, mas pelo menos uma vez por mês. As capas naturais são lavadas a 40-45 graus, e os produtos sintéticos, veludo e veludo - a 35.

Se o conjunto de móveis estofados incluir travesseiros removíveis, estes devem ser drenados regularmente e, no período de verão, secos ao ar livre, cobertos com um fino lençol de algodão. Isso impedirá que os raios ultravioleta ataquem o tecido e impedirá a entrada de poeira da rua.

Os elementos de madeira não polida, como apoios de braços, costas e pernas, devem ser regularmente livres de poeira, e as superfícies polidas devem ser esfregadas com polidor. Móveis de couro devem ser umedecidos periodicamente com produtos especializados e não colocados perto de aparelhos de aquecimento. Isso permitirá que a pele mantenha a elasticidade por muito tempo, sem ressecar ou rachar. Limpe esses produtos com um pano ligeiramente úmido ou seco.

A limpeza regular e oportuna, o respeito e o uso adequado dos produtos estenderão significativamente a vida útil dos móveis estofados e manterão sua aparência original.

Para informações sobre como limpar móveis estofados sem grandes investimentos financeiros, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa