Limpando a casa

Como limpar o linóleo da sujeira teimosa?

Como limpar o linóleo da sujeira teimosa?
Contente
  1. Características de revestimento
  2. Como e com que remover manchas?
  3. Removendo vestígios de móveis
  4. Nós limpamos após o reparo
  5. Como adicionar brilho?
  6. Como cuidar bem disso?

O uso generalizado do linóleo deve-se em grande parte à sua despretensão e longa vida útil. Mas mesmo os melhores revestimentos para pisos podem se deteriorar com o tempo e perder sua aparência.

O conhecimento de métodos simples de limpeza de um piso coberto com linóleo estenderá significativamente o tempo de uso e fará reparos cosméticos com menos frequência.

Características de revestimento

O Linoleum é funcional e forte, capaz de se adaptar harmoniosamente a qualquer estilo de interior. Não será difícil para você escolher o tipo ideal deste material para qualquer projeto.

Pisos de linóleo podem ser encontrados em residências comuns, lojas de varejo e até mesmo escritórios.

Uma característica importante do Relin pode ser considerada que qualquer limpeza úmida deve ser concluída com um pano seco.

Como e com que remover manchas?

Remover a ferrugem do linóleo é mais difícil do que remover a maioria dos outros bloqueios. Água sanitária (uma parte para dez partes de água) vai ajudar. Não tente usar maior concentração, caso contrário, você obterá marcas de luz desagradáveis ​​em vez de remover a mancha.

Se essa marca aparecer, enxágue com água limpa e limpe com suco de limão.

A gordura residual é removida com utensílios convencionais; diluir com água morna na proporção indicada pelo fabricante. Quando a limpeza for concluída, seque a superfície com um pano macio e desnecessário.

Se a graxa ou derramamento for recente, remova-o com uma espátula ou cotonete, mas de forma que a sujeira não manche a superfície. As demais manchas podem ser tratadas com soluções alcoólicas.

É possível se livrar do óleo derramado na cozinha de outra forma:

  • dissolva um copo de vodka e uma colher de chá de detergente em um litro de água;
  • molhe um pano macio com a solução;
  • limpe bem a sujeira com ele;
  • lave o chão na área do problema com água limpa e seque-o.

Gasolina, querosene ou terebintina podem remover guache, bem como manchas de café, corantes alimentícios ou canetas hidrográficas.

Mas lembre-se de que qualquer uma dessas substâncias tem um efeito negativo sobre o estado do revestimento sintético, portanto, use-as somente quando não houver outra maneira de colocar as coisas em ordem.

Limpar a área desbotada com uma rodela de limão ou suco fresco ajudará a restaurar o brilho perdido com esse processamento.

As listras pretas deixadas pelos sapatos no corredor são tão comuns e teimosas que muitos as consideram invencíveis. Mas não é assim, a borracha escolar lida com o problema de forma bastante eficaz, com a qual limpa a sujeira.

Depois que as listras desaparecerem, enxágue bem o linóleo com água e sabão - e, novamente, não se esqueça de secar imediatamente.

Para sua informação: não hesite em limpar as marcas deixadas pelos sapatos, quanto mais tempo forem ignoradas, mais difícil será resolver o problema. As listras amarelas são removidas da mesma maneira.

A plasticina, assim como a goma de mascar, são removidas por meio de um descolamento mecânico da parte dura do revestimento, com movimentos cuidadosos para não causar danos. Em seguida, lavam bem a área com um pouco de água com sabão e, como sempre, esfregam até secar completamente. Para a limpeza, é preferível não levar banheiro, mas sabão em pó (10 gramas por litro de água morna).

As manchas deixadas pelo verde brilhante (mais fácil, verde brilhante) são removidas com álcool cânfora, amônia ou água oxigenada. Se o iodo for derramado no linóleo, o bicarbonato de sódio aplicado com um pano úmido ou ½ batata crua ajudará a enfrentar.

Quando o chão é excessivamente ativo, as crianças pintadas com uma caneta esferográfica, a sujeira é esfregada com pedra-pomes e, em seguida, revestida com óleo de linhaça. Se a cera entrar, a massa endurecida é removida com uma espátula, e o restante da mancha é sucessivamente lavado com gasolina e água; um método semelhante ajudará a remover o creme para sapatos.

O suco de chucrute costuma ser útil para a sujeira teimosa (desde que a sujeira não contenha substâncias sintéticas).

Se os métodos usuais de remoção do bloqueio não funcionarem, você pode tentar remover a mancha antiga com bicarbonato de sódio. (primeiro é mantido na sujeira por um minuto, se falhar - vinte minutos)... Quando a limpeza terminar, enxágue a mancha anterior com água e aplique verniz ou cera com um pano seco.

As manchas vermelhas são eliminadas de diferentes maneiras, dependendo de sua natureza e há quanto tempo apareceram. Você já conhece o método de tirar a pasta de uma caneta esferográfica: as gotas de sangue são lavadas com água morna e sabão. A tinta da impressora e vestígios de canetas de feltro são removidos com gasolina, querosene, terebintina, álcool de cânfora.

Basta uma vez andar de bicicleta no linóleo ou colocar panquecas na barra para que apareçam manchas escuras de borracha, mas é extremamente difícil removê-las. Nestes casos, recomenda-se o uso de borracha ou pó abrasivo.

Se não ajudarem, resta trocar o revestimento ou raspar a contaminação com uma faca (navalha).

Removendo vestígios de móveis

Móveis, a rigor, não deixam manchas no linóleo, mas amassados ​​e áreas de flacidez. Nesses casos, nada mais permanece, exceto para substituir a tira danificada. Se, por engano, usar borracha ou outro tipo de esponja suja para as pernas, continue, pois costuma lutar contra as manchas do tipo correspondente.

Nós limpamos após o reparo

A pergunta é freqüentemente feita - como lavar o linóleo sem manchas após o reparo. A coisa mais simples é evitar a poluição por completo, é claro: Antes de iniciar o trabalho, cubra sempre o chão com filme plástico, de preferência em várias camadas.

Ou peça que a equipe convidada o faça.Mas se essa preparação não foi feita, ou em algum momento o filme foi movido de lado, o problema ainda pode ser resolvido.

Mesmo um chão muito sujo pode ser limpo desta forma:

  • remova todos os resíduos grandes de materiais de acabamento com uma espátula, varra a poeira e pequenas partículas no local;
  • para finalmente lidar com a poeira e a flor branca, enxágue o chão em várias águas, cada vez com um pano novo;
  • remova manchas com solução de permanganato de potássio ou vinagre de mesa;
  • trate as manchas muito difíceis e teimosas com aguarrás (estritamente de acordo com as instruções, trabalhando com luvas de borracha).

Limpe vestígios de vernizes e tintas o mais rápido possível. As formulações à base de água (frescas) são removidas com lenços umedecidos ou panos úmidos desnecessários. As tintas a óleo são embebidas em guardanapos secos e removidas com óleo de girassol, e o que restar após esse tratamento remover com água e sabão ou detergentes.

É altamente indesejável tratar até mesmo manchas de tinta muito grandes com solventes.

A espuma de poliuretano é cuidadosamente cortada com uma faca e a crosta endurecida é embebida e depois raspada suavemente da superfície.

Como adicionar brilho?

Apenas lavar o linóleo e até mesmo remover a sujeira é apenas metade do trabalho. É muito importante que o material brilhe e o ajudará a conseguir isso. processamento mensal com óleo secante ou óleo de linhaça. Alternativamente, você pode comprar mástique em qualquer loja de construção ou de utensílios domésticos.

Seguindo estritamente as instruções do fabricante, você pode proteger o revestimento da radiação ultravioleta e da umidade, dando-lhe um brilho rico.

O novo linóleo deve ser polido com mástique transparente e usado por muito tempo - escuro, que irá mascarar pequenas rachaduras e defeitos.

Não será difícil lavar o pavimento áspero da mástique, será ainda mais fácil do que o habitual e tem como vantagem inegável o brilho brilhante e o mínimo deslizamento. A escolha correta e o uso habilidoso de uma camada protetora, mesmo em casa, estenderá a vida útil do material em vários anos.

Como cuidar bem disso?

Conseguir um "brilho brilhante" é bastante simples - você precisa esfregar o linóleo com um pano levemente umedecido em leite.

É estritamente proibido limpar e lavar o pavimento com água quente!

Ao se preparar para usar um detergente cuja composição ou propriedades você não saiba ao certo, teste em uma pequena quantidade do material. Isso será muito mais seguro e confiável.

É inaceitável o uso de trapos duros que contenham fios de metal ou borracha durante a lavagem e limpeza a seco. Como último recurso, use um pano velho, mas será muito melhor e mais eficaz usar um tipo especial de pano.

Se a sala for pequena ou cheia de itens internos diferentes, você precisará usar esfregonas estreitas equipadas com rolos de espuma ou "tentáculos" baseados em microfibra com um mecanismo de compressão de água embutido.

É aconselhável usar um limpador a vapor com um esfregão para limpar o linóleo, isso vai ajudar a acelerar e facilitar a arrumação e desinfetar o revestimento de forma mais eficaz.

Trinta dias após a instalação, é indesejável realizar limpeza úmida, é mais correto varrer ou aspirar o chão.

Quatro vezes por ano, você pode remover todos os bloqueios acumulados com óleo secante e polir o linóleo com um pano de seda. Além disso, você pode aumentar o brilho do revestimento misturando uma parte de cera com três partes de terebintina ou mástique, esfregando a tela com esta composição. A camada protetora irá reduzir a retenção de todos os tipos de sujeira e detritos grossos pelo material.

Se a água limpa não ajudar a colocar as coisas em ordem, é necessário usar detergentes especiais. Não tenha medo de comprá-los, o preço é relativamente baixo e as formulações podem ser usadas somente quando necessário.

Não importa se você tem linóleo novo ou velho, qual é sua classe de resistência, quase sempre caem sob a proibição:

  • álcalis cáusticos (o revestimento ficará quebradiço);
  • cloro e todas as preparações que o contenham;
  • abrasivos;
  • a maioria dos diluentes de tinta (eles podem deformar a estrutura do material e mudar de cor).

O linóleo branco é removido da tinta com lixa de grão fino ou pedra-pomes.

Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível, sem fazer movimentos bruscos. Após a limpeza, a área problemática é lubrificada com óleo de linhaça e lixada com um pano de seda.

Manchas de ferrugem e grama que encolheram no trilho leve podem ser removidas com uma solução de água sanitária a 10% e os vestígios residuais serão destruídos pelo suco de limão. Quando houver vestígios de reparos na superfície branca com um padrão de relevo, você pode usar um aspirador de pó lavável.

É proibido arrastar objetos pesados ​​ao longo do linóleo, assim como qualquer coisa que tenha pelo menos um fio pontiagudo. Coloque tapetes de tecido na entrada de sua casa para reduzir a contaminação da superfície.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do linóleo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa