Limpando a casa

Como remover o selante de silicone?

Como remover o selante de silicone?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Acessórios e ferramentas necessárias
  3. Trabalho preparatório
  4. Como você pode limpar isso?
  5. Como tirar da roupa?
  6. A fase final
  7. Recomendações

O selante de silicone é um dos meios mais populares de vedação de juntas contra a água e as correntes de ar. Isso se deve à facilidade de uso e ao baixo preço. Mas na hora do uso pode manchar a superfície ou a roupa de trabalho. Além disso, com o tempo, o produto perde a cor, desmorona, descasca, fica coberto por um fungo. Duas questões surgem: como remover o selante antigo e como remover o agente de silicone que mancha acidentalmente a superfície ou a roupa?

O que é isso?

Um selante de silicone é uma mistura de borracha, intensificador, primer de adesão, plastificante, vulcanizador, corantes, enchimentos mecânicos e fungicidas. Esta composição torna o produto plástico, pegajoso, antibacteriano, capaz de endurecer à temperatura ambiente. Os corantes ajudam a se misturar com a cor da superfície. É esse conjunto de propriedades que deu ampla utilização do selante: pode ser automotivo, sanitário, aquário, universal, etc.

Mas a questão não está apenas no campo de aplicação, mas também na base que foi usada na fabricação da composição. As manchas podem permanecer de acrílico e de poliuretano, betume, thiokol e, de fato, selante de silicone. É por isso é importante lembrar qual meio foi usado para o trabalho. Além disso, o silicone em si é ácido e neutro. Isso é importante ao remover manchas, caso contrário, a superfície ou a roupa podem ser danificadas.

Mas agora você pode comprar um selante combinado que absorveu as melhores qualidades de todos os tipos. Isso consiste de:

  • silicone - 26%;
  • mástique de borracha - 4-6%;
  • tiocol / poliuretano / mastique acrílico - 2-3%;
  • resinas epóxi - não mais do que 2%;
  • misturas de cimento - não mais do que 0,3%.

No caso de usar tal composição, vários produtos podem ser necessários para remover as manchas, ao invés de um.

A frescura da nódoa é de fundamental importância: para retirar o excesso, basta limpar rapidamente a superfície com um pano branco e seco. Para remover a composição endurecida, você terá que usar meios mecânicos ou químicos. O mesmo se aplica ao selante antigo e seco, que deve ser substituído.

Acessórios e ferramentas necessárias

O conjunto de ferramentas e acessórios dependerá de como o selante é removido:

  • fricção;
  • amolecimento (dissolução);
  • lavagem;
  • corte;
  • raspagem.

É claro que os métodos foram divididos em mecânicos e químicos. Para um mecânico, você pode precisar dos seguintes acessórios:

  • faca de escritório ou de construção;
  • tesoura;
  • Chave de fenda;
  • espátula de metal;
  • lixa;
  • raspador;
  • abrasivos em forma de pó (incluindo sal) e material comprimido como pedra-pomes;
  • saco de polietileno.

Para o produto químico, uma grande variedade de preparações alimentícias, farmacêuticas e industriais são utilizadas:

  • essência de vinagre (70%);
  • etanol;
  • solvente "Penta-840";
  • Solvente anti-silício;
  • Espírito branco;
  • gasolina;
  • removedor para remover espuma de poliuretano;
  • limpadores;
  • Dow Corning OS-2 e Dow Corning DS-2025;
  • Logatto;
  • Removedor de Juntas CRC;
  • Quilosa.

Em qualquer caso, você deve sempre ter à mão guardanapos de pano ou panos que combinem com o selante. Não use pano colorido para remover o selante branco ou transparente - o pigmento permanecerá no produto. Ao usar composições químicas certifique-se de usar luvas. Alguns medicamentos têm um odor pungente, por isso é melhor usar um respirador ou máscara médica.

Trabalho preparatório

Se o silicone for removido de uma superfície dura, certifique-se de que os removedores não danificarão a superfície e agirão apenas no selante. Se houver risco de danos, é melhor colar ou cobrir a superfície com um material protetor. Ao usar compostos químicos, a superfície a ser tratada deve ser seca. Você não deve usar vários medicamentos ao mesmo tempo.a menos que prescrito pela receita. A combinação de produtos químicos pode ser prejudicial à superfície.

Como você pode limpar isso?

Um selante transparente ou colorido, quando seco, torna-se uma massa elástica firmemente fixada à superfície. Esta massa reage fracamente à ação mecânica ou química. O método de remoção do selante dependerá do material da superfície.

Os painéis de vidro ou plástico têm a adesão mais fraca à superfície, uma vez que são os mais lisos. Ao remover de uma mesa, você deve usar produtos não tóxicos, para que depois fosse seguro usar a mesa. A superfície de uma banheira coberta com tinta acrílica pode perdê-la se o produto químico errado for escolhido. Ladrilhos ou ladrilhos porosos requerem mais esforço do que uma superfície lisa. Quando compostos contendo ácido são usados ​​em superfícies de aço, eles podem oxidar e enferrujar.

Assim, ao escolher um método, você precisa se concentrar no material da superfície.

Mecânico

Apesar de todos os avisos, alguns ainda funcionam sem luvas. Como resultado, as mãos ficam manchadas com selante. Surge inevitavelmente a questão de como lavá-lo. Você pode começar com as ferramentas mecânicas mais simples:

  1. A mão é cuidadosamente esfregada com um saco de polietileno. Em seguida, é lavado com sabão em água morna. O procedimento é repetido várias vezes.
  2. O sal meio dissolvido em água morna é esfregado com uma pedra-pomes nas mãos. O procedimento terá que ser repetido várias vezes para obter o efeito.

Para remover a composição de ladrilhos ou ladrilhos, use faca de escritório ou de construção. Se precisar limpar a junta entre a banheira e a parede, você pode usar uma chave de fenda.Mas se o selante não for muito velho, você pode tentar retirá-lo de qualquer lugar: ele pode ter retido suas propriedades adesivas e pode ser facilmente removido do recesso com uma tira inteira. Caso não haja a preocupação de arranhar a superfície, pode-se usar uma espátula metálica reta ou angular.

É razoável usar um método mecânico de remoção da composição de bancadas de vidro, plástico ou MDF, uma vez que nenhum constituinte químico permanecerá na mesa. Mas existe o perigo de arranhar a superfície. Portanto, você precisa usar uma faca ou lâmina fina e afiada. Se esse método não ajudar, você pode usar abrasivos de cozinha misturados com água: sal, pó de limpeza.

Lixa é usada se pequenos reparos forem realizados. Por exemplo, antes de pintar a banheira, é mais fácil remover o selante antigo com um abrasivo forte, sem medo de danificar a pintura. Você pode usar um raspador de cozinha em vez de uma lixa.

Depois de remover a camada de base por qualquer método mecânico, limpe a superfície com um pano seco. As manchas mate serão visíveis na superfície. Para eliminá-los, o sal de cozinha úmido é despejado em várias camadas de gaze, enrolado na forma de um tampão e enxugado com ele a superfície.

A superfície deve estar limpa e seca antes de reaplicar o selante.

Químico

Nem sempre é possível fazer apenas com um método mecânico de se livrar da composição antiga. Às vezes, para não arranhar a superfície, é mais fácil dissolvê-la. Em outros casos, o selante antigo não pode ser removido e, em seguida, deve primeiro ser amolecido com a ajuda de compostos químicos. Em casa, são usados ​​solventes de um componente, que diferem no tipo de agente de vulcanização para ácido e neutro. A essência acética pertence a substâncias ácidas. Os neutros são amina, amida, óxido, álcool.

Você pode limpar o selante da pele com álcool, aguarrás, acetona, gasolina. Após o tratamento da pele, lave as mãos com água morna e sabão. Para uso em superfícies inorgânicas, produtos universais são usados.: Antisil ou "Penta-80"... Se for necessário remover o selante antigo, ele é tratado com um solvente e deixado por várias horas. Só então é cortado com uma faca.

Para remover o adesivo de superfícies de plástico, incluindo tubos, você pode usar Dow Corning OS-2... Não é capaz de danificar o plástico, mas também é adequado para superfícies de acrílico. É por isso que eles podem remover o selante da banheira de acrílico. Para fazer isso, o Dow Corning OS-2 deve ser aplicado ao selante e deixado amolecer, então, forçar e remover da junta. Limpe a superfície a ser tratada com um pano limpo e seco e desengordure.

Ao tratar a superfície com gasolina, você terá que esperar cerca de uma hora para amolecer e, em seguida, limpar a vedação. Para se livrar de vestígios de gasolina, a superfície é tratada com um limpador de vidros convencional.

Droga química estrangeiras Dow Corning OS-2 e Dow Corning DS-2025, Logatto, removedor de juntas CRC, Quilosa além disso, mais fortes do que os seus homólogos nacionais, têm uma composição suave. É assim que atraem compradores.

Como tirar da roupa?

Qualquer método descrito anteriormente sugere que não é tão fácil limpar o selante de silicone. Portanto, se manchar a roupa, não espere que seque: quanto antes começar o processo de remoção, mais fácil será. Existem várias maneiras de fazer isso:

  1. Se a mancha não secar, é necessário puxar a roupa e, em seguida, o selante, que se transformou em uma película fina, é recolhido com uma faca afiada e retirado da superfície.
  2. Coloque o item contaminado em um saco limpo, que é colocado no freezer por várias horas. Após retirar a roupa, é necessário esticá-la no local de adesão com o selante e retirar o filme de silicone.
  3. Aplique uma lavagem para remover a espuma de poliuretano da mancha e espere até que seque. Use a unha ou uma faca afiada para pegar o removedor de silicone e removê-lo do tecido. Lave as roupas com detergente.Após a aplicação deste método, as roupas são completamente limpas do selante.
  4. Qualquer solvente acima deve ser aplicado na mancha, coberto com um pano limpo e passado com um ferro quente. Essas etapas podem ser repetidas várias vezes.
  5. Aplique um pouco de óleo vegetal na mancha e deixe por alguns minutos. O óleo começará a dissolver o silicone. Use um cotonete de tecido para remover qualquer selante coagulado. É melhor limpar a mancha com detergente e uma escova. Só então lave a peça completamente.
  6. Se o selante ficar grudado na roupa, a mancha deve ser embebida em essência de vinagre por 30 minutos e, em seguida, enxugada com um pano comum.
  7. Umedeça a mancha com vodka, álcool médico ou técnico e esfregue com uma escova de cerdas duras. Você pode usar uma pedra-pomes em vez de uma escova. O silicone rola em grânulos e é removido do item.
  8. Aplique um repelente do tipo diclorvos na mancha. Depois de um tempo, o solvente do repelente amolece o silicone e pode ser removido.

Ao usar qualquer método, certifique-se de usar equipamento de proteção individual para o rosto e as mãos. Além disso, este trabalho é melhor realizado em uma área ventilada. Roupas coloridas devem ser limpas mecanicamente.

A fase final

A remoção do selante antigo geralmente é feita para fins de substituição. Em seguida, a superfície é lavada, seca e desengordurada. Para uso posterior, você precisa escolher o tipo certo de composição de silicone:

  • O silicone ácido não é adequado para uso em superfícies metálicas. Mas tem excelente aderência a vidros, ladrilhos de cerâmica e plásticos, madeira e materiais derivados de madeira. O silicone neutro não é um agente oxidante e, portanto, tem uma gama mais ampla de aplicações. Mas o preço também é mais alto.
  • O selante é produzido em tubos ou latas, para os quais é necessário comprar uma arma de construção. Muitas vezes é mais econômico usar uma lata com uma arma. Mas se você precisar processar uma pequena superfície, então é bem possível sobreviver com um tubo.
  • A camada aplicada não deve se projetar da junta, isso reduzirá a adesão. Se as lacunas forem muito grandes, elas são primeiro seladas com outros selos e somente no estágio final um selante é aplicado.

Se necessário, corrija a costura, alise com um pano ou luva de borracha. O excesso de silicone deve ser removido da superfície o mais rápido possível.

Recomendações

Ao armazenar o selante de silicone em sua embalagem original a uma temperatura de 0-20 graus, é adequado para uso em 12 meses. Durante a operação, a temperatura ambiente pode ser de +5 a +40 graus. Mas quando usado em clima quente, o tempo de cura é dobrado.

Antes de usar este selante, você precisa entender claramente o final do trabalho: a tinta não se aplica ao selante de silicone, o que significa que será impossível pintar sobre ele. Se esse procedimento foi pretendido, então é melhor comprar outro tipo de selante e primeiro tentar pintar sobre ele.

Para obter informações sobre como remover manchas de selante de maneira adequada, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa