Limpando a casa

Como você pode lavar sua espuma de poliuretano?

Como você pode lavar sua espuma de poliuretano?
Contente
  1. Prós e contras de usar
  2. Características de limpeza de várias superfícies
  3. Limpando produtos
  4. Dicas úteis

Nenhum reparo é completo sem substâncias herméticas. Isso se deve à sua propriedade principal - o preenchimento de fissuras e buracos.

Prós e contras de usar

Hoje, quase todas as casas têm ou planejam instalar janelas de PVC. Durante o processo de instalação, a espuma de poliuretano será definitivamente utilizada, pois é um selante confiável.

Sua capacidade única de penetrar até as menores fendas, a capacidade de selar costuras e colar peças são as principais vantagens do material. Além disso, possui propriedades de isolamento de umidade, calor e som.

Apesar das inúmeras vantagens desse material, ele possui um pequeno inconveniente, que é a dificuldade de lavagem. Se o selante entrar em contato com os objetos ao redor durante o trabalho, será muito difícil corrigir a situação. Muitas pessoas estão se perguntando como remover a espuma de poliuretano. Existem várias maneiras eficazes. A escolha do método deve ser baseada no material de revestimento.

Características de limpeza de várias superfícies

Conforme observado anteriormente, existem várias maneiras de remover a espuma de poliuretano, que são eficazes.

É importante observar que todo piso acidentalmente sujo de espuma, como sapatos ou tecidos, possui características próprias e requer métodos de limpeza específicos.

É muito difícil limpar a espuma de poliuretano velha e seca - é melhor lavá-lo imediatamente.

Revestimentos de piso

Eles podem ser limpos usando os métodos descritos abaixo.

Existem 2 opções a serem consideradas. O primeiro é quando a espuma não teve tempo de congelar e o segundo, quando a espuma já congelou.

Na primeira situação, pode-se remover a espuma usando uma espátula, um pedaço de madeira e outros meios disponíveis. As partículas restantes podem ser coletadas com uma esponja macia comum ou com um solvente especial. A espuma curada não pode ser removida desta forma. Um limpador especialmente projetado pode ajudar aqui.

Você pode usar "Dimexidum", que é comprado sem receita em qualquer farmácia. Nesse caso, é necessário cortar o excesso de espuma com uma faca afiada. Os restos mortais são removidos usando a ferramenta em questão.

É importante lembrar que deve ser manuseado com extremo cuidado.

Ao usar a substância, certifique-se de usar luvas, pois o “Dimexide” se caracteriza por um efeito forte - pode deixar queimaduras no corpo.

Você também pode usar um limpador especial disponível em lojas de materiais de construção. Você precisa usá-lo da mesma maneira que no método anterior.

Água comum também pode ajudar, o que ajudará se você precisar remover o selante de um revestimento como o linóleo. A espuma congelada é cortada com uma faca e um pano úmido deve ser colocado sobre o que sobrou. Depois de cerca de meia hora, quando os pedaços de espuma estiverem bem amolecidos, você pode removê-los facilmente sem danificar o revestimento do piso.

Caso as manchas permaneçam no local da remoção, elas só podem ser removidas por esmerilhamento. Se uma mancha se formou em uma superfície brilhante ou envernizada, então só há uma saída - substituindo o revestimento, pois neste caso não será possível limpá-lo.

Deve-se observar que:

  • O carpete pode ser limpo com Dimexidum, gasolina ou querosene.
  • Para limpar o linóleo com um enfeite ou poros, você precisa usar acetona ou aguarrás, mas se o piso não tiver um padrão texturizado, a espuma que congelou pode simplesmente ser removida.
  • O laminado pode ser bem limpo com óleo vegetal. Em alguns casos, um líquido especial projetado para limpar pistolas ajuda. Não é recomendado o uso de água, acetona ou "Dimexide" neste caso.

Janela

    A espuma de poliuretano tornou-se o principal auxiliar na instalação de estruturas de janelas ou portas. Tem a capacidade de selar e fortalecer a moldura da janela, além de atuar como isolamento acústico e ajudar a reter o calor no ambiente. Por mais cuidadoso que seja o processo de instalação, com certeza várias manchas de espuma de poliuretano aparecerão na superfície. Usar um limpador é o último recurso, pois pode afetar adversamente a aparência da janela, pois o vidro pode ser danificado.

    Abaixo estão duas maneiras ideais de limpar a janela de espuma de poliuretano.

    Em primeiro lugar, é necessário cortar com cuidado a espuma congelada para que apenas uma fina película permaneça na janela. É esse resíduo que é problemático de se livrar, especialmente no caso em que é extremamente importante deixar a superfície intacta e ilesa.

    Uma pequena quantidade de óleo vegetal deve ser aplicada a este filme. Em seguida, você precisa esperar 20 minutos para que o óleo penetre na estrutura do filme e o amoleça.

    Depois disso, você pode usar uma esponja que tenha um disco rígido. É necessário esfregar a mancha com ela, virando-a periodicamente para o lado macio. É necessário esfregar intensamente, mas não exagere, pois se exagerar com força pode danificar a superfície a ser limpa. Depois que a mancha for totalmente removida, deve-se tomar água pura, que primeiro deve ser diluída com sabão em pó, e passar nessa superfície para tirar o vestígio de gordura.

    Método de farmácia, que prevê a compra do gel Dimexide. Ele está disponível ao balcão para pessoas com dor nas articulações. O gel pode amolecer facilmente a espuma que se fixou bem. Você pode aplicar este produto com as mãos ou com um pincel. É importante usar luvas para evitar lesões na pele.O processo de remoção é muito semelhante ao método anterior.

    Telha

    Se a espuma entrar em contacto com o ladrilho, para lavá-lo, pode utilizar um dos métodos apresentados acima. Em alguns casos, você pode resolver o problema com um algodão, que primeiro deve ser umedecido com vinagre. Esta composição deve ser aplicada nos ladrilhos.

    Couro

    Para evitar esse problema, é melhor usar luvas especiais ao trabalhar com espuma para a instalação. Se não foi possível evitar tal situação, o problema pode ser resolvido através dos seguintes meios:

    • álcool;
    • Gasolina;
    • três por cento de vinagre;
    • limpador de tinta.

      Deve-se pegar uma esponja de algodão e umedecê-la em um dos produtos apresentados, após o que é necessário limpar suavemente a área da pele manchada com espuma. Em seguida, a mão é lavada com água pura. É melhor lavá-lo com sabonete líquido e, em seguida, esfregar a área danificada com creme de bebê.

      Existem outras maneiras de remover a espuma de poliuretano da pele:

      • Com a ajuda de sal de cozinha, uma colher cheia deve ser adicionada a uma tigela de água morna. As mãos devem ser abaixadas neste recipiente e mantidas lá até que a espuma esteja completamente amolecida e possa ser removida com as mãos ou com uma esponja.
      • Use água com sabão, que só vai ajudar se as manchas forem recentes. Neste caso, as mãos devem ser imersas em água morna com sabão. Para obter um efeito rápido, você pode usar uma toalha ou esponja.
      • Usar óleo de girassol aquecido, necessário para moer a área problemática. Depois de preencher a área danificada com sabão em pó, ele precisa ser espumado. Em seguida, é necessário enxaguar essa área da pele com bastante água.

      Limpando produtos

      Para limpar rapidamente a superfície de qualquer revestimento do selante, os fabricantes desenvolveram um removedor especial. Visitando uma loja de materiais de construção, você pode ver que esses produtos de limpeza são classificados em dois tipos: um para espuma não curada, outros para selante endurecido.

      É importante lembrar que é melhor limpar a espuma que ainda não teve tempo de endurecer., - assim você pode causar danos mínimos à superfície. Em primeiro lugar, em tal situação, a espuma será mais maleável à limpeza e, em segundo lugar, os produtos de limpeza destinados ao selante ainda não curado são mais cuidadosos com a condição da superfície. Se você agir prontamente, você pode evitar qualquer dano.

      Para a espuma congelada, foi atribuída uma determinada classificação de produtos de limpeza, que têm uma composição especial. Recomenda-se optar por produtos de marca, apesar de serem mais caros.

      As seguintes opções de limpeza podem ser diferenciadas:

      • Abrasão mecânica. Envolve a utilização de um pedaço de plástico ou outro material, cuja dureza é superior à dureza da espuma de poliuretano, mas inferior à superfície esfregada. Este método pode ser usado para limpar objetos de metal.
      • Remoção da espuma com "Dimexidum". Este produto foi testado ao longo do tempo e adequado para superfícies sensíveis. Graças a ele, a espuma pode ser facilmente lavada de linóleo, plástico ou madeira envernizada. O custo do "Dimexidum" é bastante baixo, mas você pode comprar o produto em qualquer farmácia. Ele amolece perfeitamente pedaços de selante endurecido, que podem então ser facilmente removidos.
      • Solventes especiais mencionados anteriormente... Você pode comprá-los em várias lojas de ferragens. Eles devem ser usados ​​em uma situação onde a abrasão mecânica não produziu resultados.

      É importante notar que não importa o método de limpeza que você escolha, esse processo é bastante tedioso e nem sempre dá o resultado desejado.

      Dicas úteis

      Abaixo estão algumas orientações que podem ajudar no processo de instalação com selante.

      É importante lembrar que nem todo tipo de superfície pode ser removido com segurança com um solvente para selante não curado. Por exemplo, o uso de um limpador é estritamente proibido quando se trata de superfícies envernizadas ou pintadas. No primeiro caso, o solvente certamente apagará a camada de verniz existente e, no segundo, pontos claros serão formados.

      Com base nisso, antes de começar a apagar a espuma de poliuretano, deve-se levar em consideração o fato de que a reação ao solvente na superfície tratada pode ser diferente.

      Para fazer isso, aplique uma pequena quantidade do produto em uma área imperceptível e deixe por um tempo.

      Se depois de uma hora as manchas não aparecerem na superfície, você pode prosseguir com a limpeza com segurança, caso contrário, você precisa procurar um remédio adequado.

      Se houver escolha, limpe a espuma de poliuretano nova ou espere até que seque, então você deve definitivamente escolher a primeira opção, já que causará danos mínimos à superfície ou não causará danos. Se o momento for perdido e agora for necessário literalmente "arrancar" a espuma de poliuretano, então você deve usar os métodos abaixo para ajudar a se livrar do selante curado:

      • você pode usar o método apresentado anteriormente usando óleo vegetal;
      • use o produto Dimexid exclusivo - é capaz de lidar com espuma de poliuretano sólida;
      • caso a superfície não seja lisa, pode-se usar lâmina ou lixa.

        Ao comprar um selante, você pode comprar imediatamente limpadores projetados para espuma endurecida e ainda não endurecida, enquanto você deve escolher uma solução da mesma marca. Isso se deve ao fato de que cada espuma de poliuretano possui características próprias, que são levadas em consideração pelo fabricante no desenvolvimento de um limpador, pois um produto "nativo" em qualquer situação será mais eficaz que os outros.

        Para evitar que a espuma entre em contato com os objetos, os construtores usam um filme comum para cobrir a área do local de trabalho.

        É imperativo seguir as regras básicas de segurança: a limpeza deve ser realizada em local bem ventilado, com roupas de proteção e luvas. É necessário evitar que o produto usado entre em contato com a pele ou olhos.

        Para os meios e métodos de lavagem da espuma de poliuretano das mãos, veja o vídeo abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa