Projeto do banheiro

Opções de design de banheiro pequeno

Opções de design de banheiro pequeno
Contente
  1. Opções de projeto de banheiro
  2. Cores correspondentes
  3. Soluções de estilo
  4. Acabamento
  5. Iluminação
  6. Decoração
  7. Belos exemplos de design de interiores

O homem moderno se esforça para garantir que sua casa seja esteticamente atraente. Isso se aplica a todos os quartos, incluindo uma loggia, um armário e até um banheiro. Neste artigo, veremos as nuances de criar um ambiente aconchegante em um banheiro pequeno, onde há espaço apenas para a instalação do encanamento necessário.

Opções de projeto de banheiro

A percepção estética do espaço depende de muitos fatores. A chave é Projeto... Permite-lhe imaginar totalmente como ficará o interior, que materiais serão necessários para o trabalho, em que quantidade. Também permite que você selecione com mais precisão o esquema de cores, o tamanho do encanamento... Graças a ele fica mais fácil decidir o revestimento a ser selecionado para piso, paredes e teto.

O design de uma pequena casa de banho tem características próprias. Como regra, esses banheiros são típicos de apartamentos em casas de tijolos e painéis em estilo antigo. Por exemplo, esses são "Khrushchevs" com um layout extremamente desconfortável e às vezes saliências estranhas em um espaço minúsculo que não carrega uma carga funcional razoável. As portas em tais apartamentos são estreitas, o que aumenta o inconveniente de entrar em um banheiro muito pequeno. O toque final são os peitoris de aparência estranha.

Os projetos podem ser diferentes (apenas com um vaso sanitário, um vaso sanitário e uma pia, um conjunto completo de acessórios de encanamento), depende da filmagem do próprio cômodo, do tipo de vaso sanitário, da maneira como é fixado. Em um caso, será a fixação ao chão, o que não permitirá que você mova o banheiro próximo à parede devido à instalação da cisterna.Em outra, você terá que montar o sistema de embutir na parede, o que parece mais esteticamente agradável, mas exige mais trabalho, incluindo mascaramento e acabamento da caixa.

O projeto pode prever a presença de uma textura espelhada, decoração de uma das paredes de forma a desviar a atenção das imperfeições da perspectiva da sala.

Em um espaço pequeno, você precisa contar com funcionalidade. É por isso que as paredes são frequentemente usadas aqui, usando-as para economizar espaço.

Por exemplo, eles escolhem um modelo de banheiro suspenso com comunicações ocultas.

Para economizar espaço acima do banheiro, muitas vezes é criado um nicho no qual os agentes de limpeza e desinfecção necessários são ocultados. O suporte do papel higiênico é posicionado de forma que não interfira com os usuários. A porta é selecionada de forma que se abra sem obstáculos. Os materiais de acabamento não devem ser escorregadios para excluir a possibilidade de ferimentos.

Além disso, dependendo da forma do cômodo e da localização da porta, o vaso sanitário pode estar localizado em frente à entrada ou na lateral dela. Se a sala for retangular, uma pequena banheira pode ser localizada em frente à porta, e o banheiro pode ser localizado na lateral dela. Além disso, uma banheira pode ser localizada de um lado, um vaso sanitário do outro e uma pia entre eles.

Às vezes, só há espaço suficiente para um banheiro e uma pia compacta. Nesse caso, a localização do encanamento também pode variar. Por exemplo, a pia pode estar localizada na lateral do vaso sanitário em uma parede ou em duas adjacentes. O banheiro também pode estar localizado atrás da pia. Este último pode ser tradicional e embutido na parede sem comunicações visíveis.

Se a sala for muito pequena, o projeto pode incluir a combinação de um banheiro e um toalete. Neste caso, a demolição da parede pode ser total ou parcial.

Este projeto deve ser coordenado com os regulamentos estabelecidos. Com sua aprovação, começa o trabalho de reparo.

A disposição dos móveis, neste caso, pode ser diferente, o que dependerá do projeto escolhido, das necessidades do usuário, das preferências do cliente. Por exemplo, em um caso, a pia é removida por completo, embora seja difícil dizer que essa solução foi bem-sucedida em termos de higiene, porque escovar os dentes durante o banho não é a melhor ideia. Em outra, a localização do banho é variada. Ele pode ficar em frente à porta da frente e ao longo da parede, adjacente à parede com a entrada.

Cores correspondentes

Apesar de as soluções de cores para a decoração de uma sanita poderem ser muito diversas, estão longe de ser bem-sucedidas. E a questão pode estar tanto na percepção do espaço com o domínio de uma determinada cor, quanto na seleção malsucedida da combinação de cores. Para evitar que isso aconteça, vale a pena considerar algumas nuances.

  • Um pequeno espaço precisa de expansão visual. Isso não pode ser alcançado usando tons escuros que delineiam os limites da sala.
  • Em um espaço confinado, muitos tons não podem ser usados, isso cria ondulações visuais e torna o interior desajeitado, contrário aos princípios do estilo.
  • Um projeto elegante precisa de no máximo três cores, um dos quais será o dominante ou fundo, o outro - seu contraste, o terceiro - o conector de dois tons.
  • As paredes devem ser afastadas visualmente, portanto, a base deve ser uma cor clara. Isso vai aliviar a atmosfera negativa que é criada no espaço minúsculo.
  • Todos os elementos de decoração resistem nas cores selecionadas. Não há necessidade de encaixar na composição interior algo que se destaque do cenário geral.

Um banheiro pequeno deve ser branco. É ele quem deve ser tomado como base na escolha da tonalidade do teto. As paredes também podem ser brancas, mesmo que apenas parcialmente.

O branco combina bem com todos os tons da paleta de cores. Ele assume seu colorido emocional, é um suavizador e expansor do espaço. Qualquer que seja a cor com a qual é combinada, o contraste será harmonioso.Por exemplo, azul, verde, pistache, azul, café podem ser os melhores companheiros para ele. Combina com cinza e marrom.

Combina perfeitamente o branco com tons amadeirados, hoje essa solução é considerada uma das mais populares. Além disso, com a abordagem certa da cor, pode ser combinada com o preto, o que criará um interior em tons neutros.

Porém, a quantidade de preto neste caso é dosada de forma que não mude a percepção de expressividade para negativa.

Entre outros tons, ao escolher um esquema de cores, você deve dar uma olhada mais de perto combinações de branco com lavanda, roxo-bordô, laranja e asfalto, azul e marrom (areia, chocolate). Na hora de escolher uma cor, às vezes, por exemplo, a impressão do papel de parede torna-se um fator decisivo. Digamos que ele pode combinar com sucesso o vermelho, o azul-acinzentado e o branco. Não vai competir com o fundo principal, se branco ou cinza claro for escolhido como base para o design.

É indesejável recorrer a contrastes negativos, por exemplo, combinações de vermelho e preto, verde e laranja ácido, vermelho amadeirado e venenoso. Deve haver um senso de gosto em tudo.

Se for difícil decidir sobre a escolha do contraste harmonioso, você pode usar a roda de cores. Com sua ajuda, será possível escolher a solução mais correta.

    Ao escolher uma cor para a decoração interior do banheiro, é impossível não levar em consideração o desenho de fundo da própria habitação. Claro, ninguém diz que a cor em todos os quartos deve ser idêntica. Mas sua mudança radical pode mudar a percepção de harmoniosa para negativa. Por exemplo, quando o interior de um apartamento ou casa é feito em cores neutras (em combinação com branco com cinza, preto), a versão vermelha ou cinza-avermelhada da solução de fundo não se encaixará no conceito de design.

    Dourar em um espaço pequeno parece pesado, por isso tem que ser dosado, reduzindo o acabamento ornamentado. O cromo ficará perfeitamente harmonioso com o branco (por exemplo, na decoração de acessórios, porta-papel higiênico, etc.). Não combine verde ou azul com amarelo, vermelho com laranja e marrom.... Vai bem com cinza menta com prata e branco, bege com cinza e branco, chocolate com branco e leite. Ao escolher a combinação certa leve em conta a temperatura dos tons: deve ser semelhante.

    Soluções de estilo

    A escolha do estilo é um critério fundamental ao criar a atmosfera certa em uma sala. Além disso, é o estilo do interior que determina em grande parte a relevância de cada elemento. Quanto menor for o espaço, mais simples será o design. Esta regra também se aplica ao banheiro: se a área é insuficiente para a localização do banheiro e do tapete, todo esforço deve ser feito para criar espaço visual. E, neste caso, você tem que recorrer ao estilo minimalismo.

    Está no fato usar texturas simples, um mínimo de estampas, usar elementos no arranjo com ênfase na funcionalidade. Trata-se de um modelo simples de vaso sanitário, revestimento lacônico de parede e piso, teto sem decoração. Os tons, texturas e iluminação usados ​​vão tornar-se a decoração de tal interior. Se você tentar decorar um espaço pequeno, ele perderá seu status e expressividade. Até mesmo os holofotes ficarão melhores aqui do que as ferragens de ouro perdidas.

    Ao escolher ramos modernos da estilística (por exemplo, Art Déco, Brutalismo, Art Nouveau) baseiam-se na modernidade das texturas e na manufatura de cada elemento do arranjo. É necessário um tipo de revestimento brilhante que pode expandir visualmente as paredes e elevar o teto.

    Ao mesmo tempo, as paredes podem ser feitas de materiais diferentes, podendo assim vencer a presença de um nicho e criar uma solução prática para simplificar a limpeza da sanita.

    Um loft é uma boa escolha de estilo para um banheiro pequeno em um apartamento na cidade. Apesar de os recursos tradicionais do estilo de interior não serem os tons mais claros, é perfeitamente possível criar uma solução harmoniosa com um design brutal. Este é um vaso sanitário branco, um acabamento deliberadamente áspero de uma parede como concreto ou uma inserção como um tijolo.

    Acabamento

    Os materiais de acabamento para o piso, paredes e teto do banheiro podem ser de uma grande variedade.

    Piso

    O piso do banheiro pode ser ladrilhos, grés porcelânico, laminados, linóleo e pisos autonivelantes. Cada tipo de material tem suas próprias características e características de desempenho. Por exemplo, a maneira mais fácil é colocar linóleo no vaso sanitário, não vai levar muito tempo e esforço. É mais difícil a disposição de ladrilhos ou porcelanato, pois esse revestimento terá que ser nivelado e aparado.

    Um ladrilhador profissional pode fazer isso melhor. Um piso autonivelante nada mais é do que um tipo de revestimento autonivelante que se parece com um piso brilhante, pode ter qualquer padrão e cor.

    Para colocar o piso laminado, você terá que entrar em contato com o mestre, pois sem experiência você não poderá fazê-lo sozinho.

    Paredes

    Hoje é costume usar azulejos e painéis para forrar as paredes do banheiro. As telhas cerâmicas podem ser muito diversas, tanto em cor quanto em forma. No entanto, em condições de espaço limitado, os designers recomendam não recorrer a layouts complexos. Não é desejável usar formas geométricas complexas (por exemplo, na forma de favos de mel ou polígonos) para o acabamento.

    Se você deseja criar um interior com estilo, deve levar em consideração o tipo de impressão. Por exemplo, nas paredes do banheiro será mais interessante olhar um ladrilho de uma única cor de tamanho pequeno sob um tijolo do que um ladrilho grande com flores grandes ou monogramas. Ao mesmo tempo, você pode usar uma borda estreita, mas com o padrão correto.

    Impressões de efeito 3D excluídas e composições geométricas complexas. Eles irritarão os olhos, enquanto o banheiro precisa de um ambiente relaxante.

    No entanto, você pode apostar no layout dos ladrilhos: com uma forma simples de dados sem um padrão, colocar ao longo da diagonal parecerá muito apropriado. Na verdade, a impressão será formada pelo material da espátula, com o qual as juntas dos ladrilhos são preenchidas. Se você quiser algo especial, pode recorrer para painéis de parede. Este material é capaz de imitar a textura de cerâmicas, mármores, tijolos e outras matérias-primas. No entanto, desenhar em uma sala pequena não precisa ser difícil.

    Teto

    O teto em um banheiro pequeno pode ser revestido com diferentes materiais. Se não quiser mexer, pode pintar, colar com ladrilhos ou painéis. Alternativamente, você pode organizá-lo filme extensível, que não tem medo de umidade e vapores, resistente à umidade e fungos. Em que é melhor escolher uma versão monocromática sem refletividade excessiva, porque o reflexo duplica visualmente o número de móveis, criando em um nível subconsciente a sensação de uma bagunça no banheiro.

    Se você não gostar do filme, pode embainhar o teto com gesso cartonado ou painéis de plástico. O drywall mascara perfeitamente os desníveis do teto, sua curvatura e as diferentes alturas das paredes.

    Painéis de teto Podem imitar qualquer textura, são mais leves e mais finos que as contrapartes de parede, permitem criar decorações como pedra, madeira, quadro pintado e outros materiais. Dependendo do tamanho do quarto, o banheiro combinado pode ser decorado feixes falsos de tamanho médio.

    Móveis e encanamentos

    A quantidade de móveis escolhida para a disposição de um pequeno banheiro depende do espaço útil disponível e do espaço que deverá permanecer após a colocação de tudo o que for necessário. Claro, em um espaço pequeno não será possível colocar um guarda-roupa ou cômoda. Freqüentemente, não há lugar para outra coisa senão encanamento. E você tem que escolher os itens necessários corretamente.

    Por exemplo, não coloque um rack atrás do vaso sanitário com prateleiras localizadas em cada lado dele. Não se esqueça da praticidade e da limpeza. O fato é que o sistema anti-respingos nem sempre funciona bem e, ao ser lavado, a água pode entrar nas prateleiras. Portanto, você terá que lavar o conteúdo das prateleiras com bastante frequência e bem.

    Os principais elementos do arranjo serão um vaso sanitário, uma pia, um espelho. O meio-fio pode ser localizado acima do vaso sanitário e sob a pia. Se não houver espaço para um armário de parede, você pode conviver com algumas prateleiras, embora as gavetas fechadas sejam consideradas mais práticas. Eles não conterão tanta poeira quanto geralmente é depositada nas coisas.

    O aquecedor de água é um elemento-chave do banheiro. Geralmente é colocado acima do banheiro ou no topo de uma das paredes. Na ausência de espaço para uma prateleira ou nicho, você pode equipar um banheiro mini-rack com prateleiras estreitas para armazenamento papel higiênico e produtos de limpeza para vasos sanitários.

    Ao escolher a mobília para um banheiro pequeno, é necessário levar em consideração que o encanamento deve ser selecionado de uma única coleção com um design idêntico. O mesmo se aplica aos elementos de mobiliário: devem corresponder ao design, forma e estilo da canalização.

    Por exemplo, acessórios com aproximadamente o mesmo design podem combinar móveis.

    Às vezes, a composição interior prevê a presença de uma prateleira em todo o comprimento da parede. A pia é montada neste painel, o espaço restante é usado como mesa ou prateleira para os acessórios necessários. Na casa de banho combinada, os elementos de mobiliário podem ser uma cadeira para despir ou uma prateleira com ganchos, um porta-toalhas. Quanto à cadeira, seu uso é explicado pela necessidade quando mora em casa uma pessoa idosa que tem dificuldade para se despir em pé.

    Iluminação

    Dado o espaço limitado, a escolha das lâmpadas para decorar o banheiro terá que ser abordada minuciosamente. Se o projeto for combinado, além da iluminação central, é utilizada iluminação auxiliar. Além disso, as lâmpadas de parede podem ser colocadas em ambos os lados de um pequeno espelho, acima dele e, às vezes, atrás do banheiro. Em geral, para iluminação eles usam lâmpadas de tamanho médio de uma forma lacônica.

    Podem ser painéis (planos e arredondados), dispositivos de iluminação pontual com fluxo luminoso direcional, por vezes spots, bem como Luz de tira LED. O último tipo de iluminação é considerado o mais racional: a fita ocupa pouco espaço, prevê a instalação em paredes e tetos. Dependendo do número de LEDs, pode iluminar parcialmente ou totalmente a sala.

    E se você escolher a opção de classe RGB para o arranjo, os proprietários poderão alterar a tonalidade da luz fornecida à vontade.

    Para escolher as lâmpadas certas, é preciso pensar na sua localização, levar em consideração a compatibilidade com a decoração, escolher os tons de acordo com a decisão estilística. Lustres e lâmpadas volumosas e volumosas estão excluídos. O tamanho da luminária é selecionado com base na altura do teto e na própria área. Nas tendências modernas, esses holofotes costumam ser lacônicos.

    Decoração

    Isso não quer dizer que muitos acessórios possam ser colocados em um espaço com uma área limitada. No entanto, se você abordar essa questão de um ponto de vista funcional, poderá decorar o interior do banheiro de maneira eficaz e elegante. Se o desenho for lacônico, a fachada do nicho pode ser decorada com autoadesivo com uma estampa discreta característica da solução estilística escolhida. Assim o nicho ficará disfarçado, e o interior ficará mais expressivo.

    Muitas vezes, ao organizar um banheiro, eles complementam tapete macio. No entanto, ao comprar, muitas vezes não prestam atenção ao fato de que o tapete não se ajusta ao design de um banheiro específico. Se o escolher para combinar com uma das tonalidades da composição interior, será um elemento totalmente adequado e funcional que também carrega consigo uma carga decorativa. Sua cor pode ser relacionada a painéis, acabamento da lâmpada, cor do interruptor, porta-papel.

    Às vezes, no interior do banheiro você pode ver Flores naturais. Que recepção não pode ser chamado de bem sucedido e lógico, Afinal, as flores precisam de luz e ar, e o camarim é escuro e fechado. Não pendure pinturas emolduradas nas paredes - essa abordagem de design é desprovida de bom senso. Você não precisa admirar as pinturas no banheiro, ele tem um propósito diferente.

    Um excelente elemento decorativo do interior pode ser impressão de revestimento de parede. Além disso, para parecer expressivo, não deve ser grande e cativante. Anteriormente, não havia tanta variedade, razão pela qual todos os tipos de flores muitas vezes adornavam as paredes do banheiro. Hoje, o mercado da construção está repleto de todo o tipo de produtos, o que permite escolher acabamentos realmente adequados.

    Por exemplo, pode ser uma composição de acabamento em uma das paredes sob a textura de uma placa ou pedra. Contra o fundo dessa parede, qualquer lâmpada parecerá não apenas funcional, mas também um elemento decorativo do interior.

    Ao mesmo tempo, estatuetas, vasos de flores, relógios e velas decorativas não são acessórios de banheiro. Aqui não têm lugar, porque o papel de componente decorativo pode ser desempenhado pela mesma saboneteira, organizador ou candeeiro. Ao mesmo tempo, esses acessórios não vão ocupar desnecessariamente o espaço em um espaço já limitado.

    Belos exemplos de design de interiores

    Propomo-nos voltar às ideias da galeria de fotos, que demonstram claramente a ponderação do design num estilo particular do interior.

    Esquema de cores do banheiro em um estilo moderno.

    Banheiro minimalista com chuveiro.

    Vestindo um banheiro com uma pia incomum.

    Interior em cores neutras.

    Projeto de um pequeno banheiro em cores claras.

    A escolha do design de interiores com estilo sótão.

    Uso tons amadeirados em um esquema de cores.

    Inclusão de toques luminosos no interior.

    Disposição de um banheiro em cores suaves.

    O uso de encanamento branco.

    Como tornar o design de um pequeno banheiro estiloso e moderno, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa